terça-feira, 24 de março de 2015

JEMG 2015 - SRE Carangola prepara a Etapa Microregional


A Etapa Microrregional da SRE/Carangola, que atualmente está sob a Direção de Maria Fátima Gomes de Oliveira, já definiu as datas e sedes da etapa.
Segundo informações da analista educacional Rogéria Maria Silveira de Lima a abertura da Microrregional acontecerá no dia 27 de abril no Município de Orizânia que sediará a modalidade futsal terminando no dia 01 de maio com as finais e premiação do futsal.
As modalidades de vôlei, basquete e xadrez acontecerão no Município de Fervedouro no período de 20 a 22 de maio e a modalidade de Handebol acontecerá no Município de Faria Lemos no período de 25 a 29 de maio.

A SRE/Carangola teve 100% por cento de adesão dos Municípios ao JEMG. São eles: Alto Caparaó, Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Dourada e Tombos.
O Programa Minas Olímpica – JEMG - é o maior e o mais importante Programa Esportivo-Social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as Escolas Públicas e Particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 Municípios.
As modalidades disponíveis no JEMG/2015 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

As etapas do JEMG:
A primeira etapa é a Municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, (módulo I de 12 a 14 anos e módulo II de 15 a 17 anos) seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.
A etapa regional acontece em 6 Municípios do Estado, no período de 22/06 a 27/06/15, com as competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
A 4ª etapa é a Estadual e acontece no período de 03/08 a 08/08/15. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, atletismo, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa e voleibol de praia. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paraolímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

OS NÚMEROS DOS JOGOS:

Mais de 160 mil alunos
8 mil Professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.


OBJETIVOS:

O Programa Minas Olímpica /Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2015- é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas de forma educativa e democrática.
É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. O aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.
Por abranger diversas regiões do Estado, o JEMG/2015 atua como canal de integração, socialização e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.
Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por meio de Diretores, Orientadores Pedagógicos, Professores, Técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica.

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2015- indica os representantes do Estado para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário