domingo, 1 de setembro de 2013

Idosos carecem de maior apoio da sociedade para terem melhor qualidade de vida




Quase um centena de idosos encontra-se abrigada no Lar Divina Providência, Lar Evangélico e Sociedade Carangolense de Proteção e Assistência ao Idoso.

Diz o Estatuto do Idoso que “todos eles devem gozar de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, da mesma forma que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito à convivência familiar e comunitária”. Se tais direitos fossem respeitados, todo cidadão brasileiro poderia envelhecer com a tranquilidade da proteção e respeito, tanto da família quanto da sociedade. Mas não é assim que funciona.
Uns poucos abnegados cidadãos, tementes a Deus e imbuídos do verdadeiro sentimento de servir ao próximo procuram fazer a sua parte e é bem verdade que por mais esforços que empreendam, ainda estão longe de dar ao idoso o que ele precisa e merece.

Na Sociedade Carangolense de Proteção e Assistência ao Idoso, cuja nova Diretoria assumiu em 12 de julho e que tem como Provedor Isaías Ribeiro de Moraes, a situação é crítica, pois o dinheiro arrecadado mal dá para suprir as necessidades básicas dos 28 idosos, sendo que o complemento para este fim vem da própria Diretoria que encontrou uma dívida de R$ 328 mil par terminar as obras e pagar a fornecedores, conforme informou Isaías.
No Lar Evangélico 38 internos, entre homens e mulheres estão abrigados, segundo a Diretoria. Lá trabalham 4 enfermeiros, 2 ajudantes homens par ficar durante a noite, tendo em vista que antes da contratação dos mesmos “era comum chegar pela manhã e se encontrar 2, 3 ou mais internos caídos uns sobre os outros em cima de urina e fezes porque quando um caía, outros caiam por cima e por falta de condições, não tinham como se levantar”.

Desde que o atual Provedor, Pastor Matuzael Nantes Neto e a atual Diretoria e voluntários assumiram aquele Lar, muita coisa tem mudado. A cozinha foi toda reformada e lá trabalham 4 pessoas para atender aos internos. Vários banheiros foram reformados. Foram contratados um homem e uma mulher para banho dos internos, uma pessoa na administração, uma fisioterapeuta, bem como foi iniciada a construção de uma rampa e de seis novos apartamentos com banheiro, para melhor atender aos internos. No entanto, a falta de recursos tem dificultado o adiantar das obras.
Os internos têm quatro refeições ao dia, café da manhã, lanche, almoço, jantar e lanche de noite, mas isso é apenas o básico, e a Direção reconhece, tendo em vista que apesar da Pregação da Palavra de Deus uma vez por semana e da visita de uma Igreja a cada domingo, os internos sentem falta de outras visitas que gerem a integração e os faça sentir que não estão em um depósito, a exemplo dos outros estabelecimentos, a espera da morte chegar. É preciso que o Poder Público e a sociedade façam mais, ajudem mais, visitem mais, sintam mais de perto a necessidade daqueles que um dia deram sua vida e seu tempo para ajudar na construção da sociedade onde todos vivemos.

O Carangola Tênis Clube, sob a Presidência de Pedro Paulo Drumond, realizou no dia 19 de agosto a 2ª manhã de lazer dos idosos de Carangola, que contou com a presença de internos das 3 Instituições e também do CAPS, ocasião em que esteve presente a Promotora de Justiça Dra. Cristiane Campos Amorim Barony e a Juíza de Direito Dra. Fabiana Cristina Cunha de Lima Brum. O evento contou com o apoio da Unimed, Nasfi e a colaboração de Contém 1G e Ciro e Marília Cabeleileira.

A programação no CTC contou com a presença de aproximadamente 70 idosos e foi composta de Café da Manhã, lavagem de cabelo, maquiagem, manicure, medição de glicose e pressão, forró e bingo.

Para o dia 1º de outubro, Pedro Paulo anunciou que pretende realizar uma programação em homenagem ao Dia Nacional do Idoso e lembrou que a gincana cultural promovida pelo CTC arrecadou, só através do IMEC, mais de 250 pacotes de fraldas geriátricas e que outras doações também serão feitas pelas escolas Regina Pacis, Polivalente, Estadual João Belo de Oliveira e Oficina do Saber.
O Clube da Maioridade de Carangola é uma demonstração de que com o amor da família, dedicação das pessoas, e a proteção da sociedade, o idoso pode envelhecer com melhor qualidade de vida. Lá, conta o Professor de Educação Física Leonardo Huth, tem pessoas praticando educação física com 92 anos de idade. Esta declaração nos faz ver que com o apoio da família, da sociedade e do Poder Público é possível oferecer uma melhor qualidade de vida ao idoso carangolense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário