terça-feira, 3 de junho de 2014

Universidade recebe vários benefícios, amplia numero de alunos e aquece o comércio de Carangola



*Em fevereiro deste ano consolidou-se o processo de estadualização do Campus de Carangola como Unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais e desde então os alunos passaram a ter estudo 100% gratuito.
A aula magna realizada no fim de fevereiro marcou o início deste novo ciclo e contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, da subsecretária de Ensino Superior, Liana Portilho, do Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, professor Dijon Moraes Júnior e do Chefe de Gabinete da UEMG, Professor Eduardo Santa Cecília.
Na mesma oportunidade, foi promovido um debate entre os representantes do governo mineiro e Professores da Unidade que conheceram o processo de estadualização da Fundação FAFILE e quais serão as ações da UEMG para a nova Unidade. "Não há mais divisão. A Unidade de Carangola é parte da UEMG, agora de maneira completa", comemorou Dijon Moraes.
O Diretor da Unidade, Professor Braz Cosenza foi incansável em todo este processo, atuando diretamente junto ao Secretário de Estado, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues e ao Reitor da UEMG Dijon Moraes para que Carangola fosse incluída nesse processo de absorção. Outra carangolense que teve um papel fundamental em todo esse processo foi a Procuradora Liana Portilho.

O Governador Antônio Anastasia foi quem "bateu o martelo" para que o Ensino Superior do Estado tomasse dimensões significativas, fazendo com que a UEMG se tornasse a 3ª maior Universidade gratuita de Minas Gerais, possuindo no final deste ano 18.900 alunos e passando de 28 cursos em 2010 para 120 cursos superiores em 2015, fazendo com que " a UEMG se torne a maior Universidade de Minas Gerais com cursos de Ensino Superior", conforme ressaltou o Reitor Dijon Moraes.
Natural de Carangola, Liana Portilho também se manifestou sobre o processo: "Agradeço, sobretudo, ao Secretário Nárcio Rodrigues. Sem a confiança dele, eu não teria tido a oportunidade de trabalhar, pela SECTES em uma causa justa e nobre, que é a expansão do Ensino Superior em Minas Gerais".
No fim da solenidade, duas surpresas. O Magnífico Reitor da UEMG, Professor Dijon Moraes Júnior e o Secretário Nárcio Rodrigues foram homenageados recebendo quadros pintados pelo artista Wellington Villela, natural de Carangola. O quadro recebido por Dijon retrata a paisagem de sua terra natal, Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. Já os dois recebidos por Nárcio são representações da casa onde nasceu e cresceu e do Distrito de Chatão, localizado no Município de Frutal, sua terra natal.
Em Carangola, a comemoração sobre a conclusão do processo de estadualização foi recebida por alunos e Professores com grande euforia, tendo em vista que, além do ensino superior gratuito, Carangola passou de 700 alunos em 2013 para 1100 alunos em 2014, fato que trouxe, paralelamente, um aquecimento no mercado imobiliário e também no comércio local, conforme destacou o Professor Braz Cosenza.
Os Professores que hoje atuam em um sistema de 20 ou 40 horas, diferente do passado, quando eram "horistas", passam a ter mais tempo para se dedicar a pesquisas. Hoje o Campus de Carangola conta em seu quadro de Professores 9 Doutores, 24 Mestres e 25 Especialistas.
Além dos 10 cursos de Graduação já existentes, a partir de 2015 o Campus da UEMG Carangola contará também com a implantação do curso de Enfermagem, já aprovado pelo MEC.
Se por um lado a Universidade cresce, por outro é necessário que o Município também faça sua parte, tendo em vista as condições precárias da Praça dos Estudantes. A fim de ajudar na melhoria urbanística da referida Praça, o Diretor da Universidade anunciou que a mesma está disposta a ceder um espaço em frente ao Campus para que seja feita no mesmo uma praça de alimentação e possa o restante da área ser transformado em um grande espaço para os estudantes daquele Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário