quinta-feira, 27 de junho de 2019

Gran Priorato Templário do Brasil realizou a Iniciação de novos Cavaleiros e Damas de diversos Estados do Brasil



Em solenidade realizada no período de 20 a 23 de junho de 2019, no Complexo Templário Jacques De Molay, sede do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, o único Complexo Templário construído em estilo Medieval, em toda a América Latina, com a presença de dezenas de Cavaleiros e Damas Templários de vários Estados do Brasil, aconteceu a Iniciação de 16 novos Irmãos e Irmãs. 


As Iniciações fizeram parte das comemorações da festa em homenagem a São João Batista, Patrono da Ordem do Templo e do Gran Priorato Templário do Brasil (GPTB) – Cavalaria Espiritual São João Batista (CESJB).


As reuniões Templárias e Iniciações contaram com a presença do 52º Grão-Mestre da OSMTH Magnum Magisterium Dom Albino Neves, do Grão Prior do Brasil Fr.++Eutenciano Chagas, dos Grandes Oficiais Fr.++ Wanderson Braz, Adaniel Barbosa, Renato Milhiolo e Sor.++ Ana Cláudia, além de dezenas de Cavaleiros e Damas do Templo e dos Comendadores Adílio Jorge Marques, Dalton Neves Duarte, Fernando Bacellar, Kleber Eduardo Tavares, Renato Cesar Menendes Cruz, Sidení Moratelli, Ricardo Fabris de Abreu e Robson Barbosa Gimenes.


O Grão Prior Eutenciano Chagas dirigente dos trabalhos solicitou ao Grão-Mestre que assumisse a direção das Iniciações, o que foi aceito por este.
Os novos Irmãos e Irmãs ressaltaram a importância do GPTB-CESJB ter toda a estrutura própria para a realização dos trabalhos e ressaltaram a importância dela ser a única construção para este fim em estilo medieval na América Latina, quiçá, no mundo e também sobre a profundidade dos trabalhos esotéricos apresentados, religando o presente ao período Medieval, seguindo as antigas tradições Templárias.

 Além dos trabalhos realizados no Templo, aconteceu uma visita à Cachoeira de Tombos, início da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota esta que era percorrida pelos índios há três séculos passados e que liga a cidade de Tombos ao Pico da Bandeira - a Montanha Sagrada do Brasil. A rota foi reativada pelo Grão-Mestre Dom Albino Neves, em 2001, depois de ele ter retornado de Israel e Palestina onde peregrinou a pé pelos Passos de Jesus.  
Na base da cachoeira foi realizado um Ritual de Conexão a Terra, um antigo Ritual que era realizado no período Medieval e que visa à conexão entre o homem e o céu e a terra, Ritual este que contou com a participação de vários Templários e de seus familiares. 


As Investiduras Públicas aconteceram na Ermida de Santa Maria Madalena, parte do Complexo Templário Jacques De Molay, tendo a comunhão tido a celebração da Palavrea realizada por Francisco Tridade e Marlene Loze, designados pelo Pároco da Paróquia do Santário de Santa Luzia Padre Jamir Sobrinho. 




Também aconteceram momentos de confraternização coletivos com almoços e jantares nos Restaurantes Picanha, Telinha e Jurandai’s, além da degustação de comidas típicas oferecidas na frente do Complexo Templário por ocasião da Festa de São João Batista, onde foi acesa a fogueira em homenagem ao Padroeiro da Ordem e do Gran Priorato Templário do Brasil.







O Grão Prior do Brasil Eutenciano Chagas agradeceu a todos pela fidelidade, o amor e o espírito de fraternidade que reinou em todo o evento e destacou: “juntos somos mais fortes” e fez um agradecimento especial ao Grão-Mestre Dom Albino Neves destacando que o Brasil e a América Latina sentem-se agraciados por ele ser o primeiro Grão-Mestre não Europeu em 900 anos da Ordem e principalmente por ser ele um cidadão Carangolense, Tombense, Faria-lemense e Espera-felizense e que sempre bem representou a região, Minas Gerais e o Brasil com seu trabalho e realizações. 





















(Fotos cedidas: Marta Célia e Fernando Bacellar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário