terça-feira, 24 de março de 2015

ECOBRIGADA realiza trabalho de prevenção, apoio e combate a incêndio na região


A ECOBRIGADA - ONG de Combate a Incêndios nas Matas, que tem seu polo base em Espera Feliz, existe há 15 anos, tendo sido criada inicialmente para o combate a incêndios florestais. "Com o passar dos anos diversificamos nossos serviços, sendo que hoje oferecemos às Prefeituras, Empresas, ONGs e Instituições, a criação completa de uma Brigada para eliminar incêndios florestais em seu Município" destacou Dr. Renato Milhiolo tesoureiro da Instituição e um dos fundadores. Enfatizou que "como complemento, disponibilizamos também, dentro desse pacote ambiental, além da capacitação de uma Brigada-Educação Ambiental, com a Cartilha Ecológica para o ensino fundamental (exemplares em anexo);Aula de orientação de como se prepara um PROJETO (para angariar recursos financeiros); Noções de produção de mudas de nativas de Mata Atlântica para recomposição de áreas queimadas, além da oferta do Código Municipal de Meio Ambiente completo; a regulamentação do IPTU Verde; onde estabelecemos nossas metodologias de ação contida nesta Proposta".


Ao lado de Aldo Luiz Goulart, Presidente da ECOBRIGADA, Dr. Renato descreveu algumas ações realizadas dentro do projeto da instituição para apoio à Prefeituras e Instituições do gênero:
 formação de Brigadas de combate a incêndios nas matas, a Ecobrigada treina, orienta e forma uma Brigada no seu Município composta por 30 Brigadistas, ou mais, durante três dias; Educação Ambiental (Com o uso das Cartilhas Ecológicas) - A Ecobrigada disponibilizará junto à Secretaria de Educação do Município, ou Escola particular, para alunos do ensino fundamental, a implementação de seis Cartilhas Ecológicas, (exemplares em anexo) com as seguintes temáticas; A Água, O lixão, Animais em extinção, Biorremediação, ICMS Ecológico, Energias Renováveis e Composto Orgânico; Código Municipal de Meio Ambiente e IPTU Verde - Dentro do pacote, também disponibilizamos o Código Municipal de Meio Ambiente completo, e o IPTU Verde, impressos encadernados e em CD; Aula Técnica de Confecção de Projetos (essas aulas possibilitam as Prefeituras angariar recursos na área de Meio Ambiente - Durante duas horas, serão disponibilizadas informações técnicas para a confecção de Projetos, em qualquer área, com a finalidade de angariar recursos; Equipes Técnicas - As nossas Equipes Técnicas de Trabalho, que atendem aos Municípios e Instituições são compostas de 6 Brigadistas, com ampla experiência forjada em 15 anos de trabalho".

Sobre o trabalho realizado, Dr. Renato e Aldo Luiz explicaram que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da realidade, tendo em vista que "a questão ambiental preocupa profundamente as pessoas envolvidas ou não com o meio ambiente. Todo dirigente de Instituições Públicas e Particulares, querem, de alguma maneira, realizar ações que minimizem os impactos ambientais. A questão primordial nos remete à Água, pois já temos Municípios decretando Estado de Emergência por falta desse precioso líquido. Quanto mais diminuir nossa cobertura vegetal, menor é a evaporação dos vegetais, menores ficam os lençóis freáticos e a falta da água se impõe causando transtorno de abastecimento nas cidades" e alertam "Temos que proteger a qualquer custo nossa COBERTURA VEGETAL, ou seja, todas as Unidades de Conservação (Áreas de responsabilidade pública) e as Reservas Legais, nas propriedades particulares. A única forma de coibir e combater os incêndios nos vários ecossistemas é formar uma Brigada contra incêndios florestais que vai atuar de várias maneiras contra esse terrível problema".


Sobre as metas a serem atingidas Aldo Luiz e Dr. Renato informaram que são "formar uma Brigada fortalecendo o Município ou Instituição particular no combate aos incêndios florestais minimizando os impactos ambientais; Conscientizar a população em geral e a estudantil através da Educação Ambiental, usando as Cartilhas Ecológicas; Dar condições de se repor as árvores queimadas através do plantio de mudas de nativas de mata atlântica; Capacitar as instituições a executarem projetos para angariar recursos próprios; Instituir o Código Municipal de Meio Ambiente para se exercer uma política ambiental Municipal e Implantar o IPTU VERDE valorizando as moradias e a política ambiental Municipal. Como única ONG a executar todas essas tarefas" e, arrematando, asseguraram que "a Ecobrigada já atingiu suas metas, ou seja, 45 Brigadas formadas; 6.000 cartilhas ecológicas distribuídas, mais de 1 milhão de mudas produzidas e várias capacitações em projetos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário