quarta-feira, 3 de abril de 2013

Carangola aparece entre as cidades com casos de morte por Dengue em Minas


Um alerta feito pela rede social Facebook na semana passada sobre o fato de que em um passado não muito distante, milhares de pessoas terem sido vítimas da Dengue, quando aconteceram inclusive algumas mortes, mostrava o acúmulo de água no Chafariz da Praça do Santuário (Cel. Maximiano), no centro da cidade, próximo à Prefeitura Municipal de Carangola, ao Forum Xenofonte Mercadante, à agência dos Correios, ao hotel Gran Palace e também a aproximadamente 200 metros da Casa de Caridade de Carangola (Hospital referência regional) o que favorece o aparecimento e desenvolvimento  do mosquito transmissor da doença.

Água empoçada e sujeira no chafariz da Matriz.
 
O mesmo alerta mostrava que o Chafariz, reinaugurado em 2012, estava com sua estrutura danificada.

Após o alerta feito, foram intensificadas as ações de combate à Dengue em Carangola.

No dia 23 a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte anunciava que já havia mais de 4 mil pessoas infectadas pelo vírus na capital e confirmados 28 óbitos no Estado, em 12 dos 823 Municípios mineiros, sendo um deles, Carangola. Em 2012 aconteceram, segundo a Secretaria, 18 óbitos.

Já a Secretaria de Estado da Saúde destacou que em 2013 aconteceram 123.694 notificações da doença até aquele dia, sendo que em 2012 o número total no estado foi de 22.189 e alertou que essa disparidade deve-se às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e que a participação da população no controle da Dengue é de "extrema importância" tendo em vista que, segundo a Secretaria "80% dos focos do mosquito encontram-se dentro dos Municípios. Já o Ministério da Saúde diz que o número de criadouro do Aedes Aegypti dentro dos Municípios na região sudeste é de 63,6%.

Se de um lado a população tem a obrigação de cuidar do seu próprio espaço, de outro compete aos Governos Municipais e Estaduais agirem de forma contundente para que a doença não chegue aos níveis altíssimos como ocorreu em Carangola nos anos de 2009 e 2010, quando a situação  esteve gravíssima.

Vale lembrar que em 2012 Carangola chegou a ser referendada como modelo no combate à Dengue, o que deixa bem claro que com profissionais competentes, dedicação, determinação e força de vontade, é possível conter o avanço do Aedes Aegypti, da Dengue e de óbitos causados pela doença.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário