A sede do Gran Priorato Templário do
Brasil - GPTB - Cavalaria Espiritual São João Batista -CESJB, situada em
Carangola, na Chácara Luz da Manhã,
vinculada à SMOTH e ao Gran Priorato Internacional Templário - GPIT, passou
a ter desde o dia 7 de novembro, em cima
de suas colunas frontais, a escultura dos Evangelistas João, Mateus, Lucas e
Marcos.
As esculturas foram esculpidas pelo artista Afonso
Barra, o mesmo que executou, ao longo da rota de peregrinação do Caminho da
Luz, o Caminho do Brasil as esculturas em homenagem aos índios (base da
cachoeira de Tombos), Nossa Senhora de Lourdes (Gruta da Pedra Santa - Catuné),
São José (Pedra Dourada), São Mateus (Faria Lemos), Pietá (Escola Regina
Pacis), Santa Luzia (Carangola), São João Batista (Caiana) e São Sebastião
(Espera Feliz).
Para a colocação das esculturas em cima das colunas
do Templo foi necessário a ajuda de Felipe, Maurílio Estrela, Francisco e
Lelei, além do Gran Prior Albino Neves.
Na base da escultura de cada Evangelista há um
animal correspondente ao seu signo.
Na coluna da frente, do lado direito está o
Evangelista João: Dentre os quatro João foi o maior teólogo, é representado por
uma águia, por causa do elevado estilo do seu Evangelho, que fala da Divindade
e do Ministério altíssimo do Filho de Deus. Ele inicia seu Evangelho de cima
pra baixo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus"
(Cf. Jo 1,1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz os seus
ninhos nos montes mais elevados. É a dimensão da liberdade do Filho de Deus
diante das forças deste mundo.
Ainda do lado direito, na coluna do fundo, está o
Evangelista Marcos: Marcos inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a
voz que clama no deserto (Cf. Mc 1,1-25). Seu símbolo é um leão alado,
representando as feras que habitam o deserto. É a dimensão da força, realeza,
poder, autoridade do Filho de Deus.
Já na coluna esquerda, na frente, está o
Evangelista Mateus: Mateus é representado por um anjo ou homem alado porque
inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem
e descendência humanas, marcados pelo seu nascimento (Cf. Mt 1). É a dimensão
da obra-prima de Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao fundo do lado esquerdo está o Evangelista Lucas:
Um touro alado simboliza o evangelista Lucas. Ele inicia o seu Evangelho
falando do Zacarias, sacerdote em função naquele ano e cuja tarefa era oferecer
sacrifícios no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios
oferecidos (Cf. Lc 1,25). É a dimensão da oferta a Deus.
Além dos quatro Evangelistas o Templo conta também
com um Cavaleiro e uma Dama Templários ao lado da porta de entrada e dentro do
Templo com a face de Jacques De Molay em homenagem ao Grão Mestre da Ordem
queimado na fogueira em 1314 na porta da Catedral de Notre Dame, Paris, França.
O escultor Afonso Barra foi homenageado pelo GPTB-
CESJB com um Título de Honra ao Mérito pelas obras realizadas para o Gran
Priorato. Entregaram em suas mãos o Diploma além do Gran Prior, o Senescal
Randolpho Radsack, a Mestre de Cerimônias Cátia Santiago, a Chanceler Patrícia
Guerra e a Guardiã da Virgem Marisa Barbosa.
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