O trecho interditado pelas chuvas de 2019/2020
O trecho desobstruído pelo proprietário rural Valtair Nogueira
As chuvas que abateram a região no final do ano de 2019, início de 2020, causaram um desbarrancamento num dos trechos do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, entre Parada General e Ernestina.
O referido deslizamento, além da grande quantidade de terra lançada sobre o trecho, arrastou diversas árvores impedindo a passagem de ciclistas e caminhantes, visto que apesar do desvio que fora feito, o mesmo era íngreme e escorregadio.
Grande quantidade de terra e árvores invadiram o trecho depois do deslisamento
No dia 17 de setembro, o proprietário rural Valtair Nogueira, cuja propriedade encontra-se de um lado e do outro do trecho em questão, mandou suas máquinas e homens para o local, a fim de desobstruir o mesmo.
O trecho desobstruído pertence à União, por ser patrimônio da antiga ferrovia e é usado como passagem dos peregrinos do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, o qual é tombado como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, através da Lei Nº 18.086/2009, assim como toda a rota de peregrinação, desde Tombos até o Pico da Bandeira, sendo que a desobstrução foi realizada por uma gentileza do proprietário.
O trecho depois de retirada a terra e as árvores.
Com a desobstrução, o trecho voltou a ficar liberado para que caminhantes da luz e ciclistas possam transitar por ali.
A ABRALUZ que cuida da manutenção do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, agradece ao proprietário rural Valtair Nogueira, por ter executado o serviço de desobstrução do referido trecho. Muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário