terça-feira, 3 de junho de 2014

Quem se deixa ser usado como massa de manobra não ama a si e à sua Pátria



*Oposição se faz com ideias e mudanças com inovações e competência.
O brasileiro que viaja para o continente europeu nos dias de hoje, vê que a situação, na maioria dos países daquele continente, é delicada e compromete a vida de seus habitantes. A falta de emprego e a escassez de recursos são alguns dos sérios e graves problemas que abatem o velho mundo. Países tradicionais, hoje se veem ser invadidos por empresários e comerciantes chineses, indianos, etc. que passam a fazer parte efetiva da economia daqueles países. O sonho de muitos dos europeus é vir para o Brasil, pois o Brasil é visto como um país promissor, com uma economia estável, baixo índice de desemprego e o avanço em diversas áreas econômicas, tecnológicas e sociais. O Brasil é considerado "a bola da vez".
Enquanto lá fora somos respeitados e admirados como um país em desenvolvimento, próspero e promissor,  aqui dentro as oposições "doentes" (alguma das quais serviçais de países desenvolvidos) e os empresários gananciosos, procuram quebrar a credibilidade do país e o seu crescimento através do apoio ao vandalismo, aliados com a grande  imprensa manipulada e manipuladora, que promove a desmoralização dos brasileiros e a distorção dos avanços obtidos pelo Brasil e pelos brasileiros.
A Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil nos próximos dias, pode não ser a "galinha dos ovos de ouro" e muito menos solucionar os problemas sociais e estruturais pelos quais há muito clamam o Brasil e os brasileiros, mas certamente, apesar de todas as tentativas de cerceamento, de travas e barreiras impostas para retardar o processo de desenvolvimento e adequação do país, deixará marcas importantes na estrutura do Brasil. Além dos estádios, as grandes capitais onde serão realizados jogos da Copa, estão recebendo melhorias de infraestrutura básica, como estradas, aeroportos, metrôs, transporte público, etc.

Muitos daqueles que condenam o gasto do dinheiro público na promoção da Copa, argumentando que o dinheiro deveria ser investido em saúde, segurança e educação, sendo que alguns quando seus partidos e coligações estiveram no governo, nada fizeram pelo Brasil e pelos brasileiros, e agora se posicionam como "salvadores da pátria", pátria que eles mesmos tentam afundar, tudo feito na tentativa de tirar vantagens políticas. É muito fácil dizer que é necessária a melhoria nos setores de Saúde, Educação, Segurança, etc. O que o brasileiro não está vendo em todas essas críticas são as colocações de projetos capazes de fazer as transformações preconizadas. "É muito blá, blá, blá" e pouca solução.
Ninguém pode negar os benefícios que a Copa do Mundo traz, promovendo o Brasil mundialmente, aumentando o fluxo do turismo, melhorando a infraestrutura dos centros urbanos.
Sou de um tempo em que a mordaça vivia atada à boca. No entanto, nunca deixei de falar, mesmo conhecendo as duras penas impostas pelo regime totalitário. A liberdade é o bem maior de uma nação. O nosso direito termina onde começa o direito do outro, isso quer dizer que a manifestação contra a Copa ou o modelo de governo é um direito de todos. O que não é direito é quebrar, incendiar, danificar e destruir o bem público ou privado. Isso é crime, é terrorismo, é vandalismo, é desrespeito ao Brasil e aos brasileiros. Se o governo ceder às pressões dos "pseudo democratas", que acham que tais criminosos e vândalos não devem ser punidos com o rigor da lei é porque já não vivemos mais em um regime democrático, mas em um regime de conveniências políticas, que só interessam aos grandes grupos econômicos, aqueles que querem desestabilizar o país, que desejam implantar o caos, que pretendem instalar uma "guerra civil" em que prevaleça a lei do mais forte e não a lei que deve servir para proteger e punir a todos, indistintamente.
Com relação à corrupção instalada em todos os Poderes da República que se arrasta há décadas no país, a culpa é principalmente do povo, que ao invés de se politizar, de procurar entender sobre política, é igual aos políticos que elege, sempre querendo levar vantagem em tudo, em toda brecha desrespeitar a Lei, burlar as normas, enfim, agir em benefício próprio. Nenhum país pode crescer e prosperar desta forma. Portanto, se queremos reforma, temos que iniciar pela nossa própria reforma, assim todos saberão que a mesma Lei que os protege é a Lei que os condena quando infringem essas Leis.
Albino Neves

ABAPA realizará a XVII caminhada dos Passos de Anchieta



*A Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta - ABAPA - estará realizando, no período de 19 a 22 de junho, a XVII Caminhada Coletiva dos Passos de Anchieta, caminho de peregrinação que liga a Catedral de Vitória ao Santuário de Anchieta e que foi remontado pelo empresário Lucas Isoton e o Jornalista Eustáquio Palhares.
Anchieta nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, no dia 19 de março de 1534 e veio para o Brasil com 20 anos de idade, tendo, no decorrer de sua vida, ensinado o Evangelho por São Paulo, Espírito Santo e Bahia, vindo a falecer aos 63 anos de idade, em 9 de junho de 1597, em Reritiba, atual Anchieta, no Estado do Espírito Santo. Este ano os andarilhos dos Passos de Anchieta, como são conhecidos os peregrinos que percorrem o caminho que era percorrido pelo então Padre em sua dedicação de evangelização dos silvícolas daquele Estado, terão um motivo especial para percorrer a via, pois 417 anos depois de ter sido feito o primeiro pedido de canonização do Padre Anchieta e do reforço que ganhou em 2013, quando a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -  solicitou do Papa Francisco que analisasse o processo, finalmente em 24 de abril de 2014 o Papa Francisco celebrou uma Missa em Ação de Graças pela canonização de Anchieta, que foi reconhecido como São José de Anchieta, o que alegra a todos católicos os brasileiros.
A peregrinação deste ano deverá contar, a exemplo dos anos anteriores, com milhares de peregrinos do Brasil e do mundo que passam a peregrinar por onde andou um dos Santos do Brasil.
Anchieta foi um modelo de evangelizador e missionário, deixando a marca de que o Evangelho, ao ser anunciado, deve ser levado a toda gente e a todas as culturas, como o Cristo assim o desejou.

Universidade recebe vários benefícios, amplia numero de alunos e aquece o comércio de Carangola



*Em fevereiro deste ano consolidou-se o processo de estadualização do Campus de Carangola como Unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais e desde então os alunos passaram a ter estudo 100% gratuito.
A aula magna realizada no fim de fevereiro marcou o início deste novo ciclo e contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, da subsecretária de Ensino Superior, Liana Portilho, do Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, professor Dijon Moraes Júnior e do Chefe de Gabinete da UEMG, Professor Eduardo Santa Cecília.
Na mesma oportunidade, foi promovido um debate entre os representantes do governo mineiro e Professores da Unidade que conheceram o processo de estadualização da Fundação FAFILE e quais serão as ações da UEMG para a nova Unidade. "Não há mais divisão. A Unidade de Carangola é parte da UEMG, agora de maneira completa", comemorou Dijon Moraes.
O Diretor da Unidade, Professor Braz Cosenza foi incansável em todo este processo, atuando diretamente junto ao Secretário de Estado, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues e ao Reitor da UEMG Dijon Moraes para que Carangola fosse incluída nesse processo de absorção. Outra carangolense que teve um papel fundamental em todo esse processo foi a Procuradora Liana Portilho.

O Governador Antônio Anastasia foi quem "bateu o martelo" para que o Ensino Superior do Estado tomasse dimensões significativas, fazendo com que a UEMG se tornasse a 3ª maior Universidade gratuita de Minas Gerais, possuindo no final deste ano 18.900 alunos e passando de 28 cursos em 2010 para 120 cursos superiores em 2015, fazendo com que " a UEMG se torne a maior Universidade de Minas Gerais com cursos de Ensino Superior", conforme ressaltou o Reitor Dijon Moraes.
Natural de Carangola, Liana Portilho também se manifestou sobre o processo: "Agradeço, sobretudo, ao Secretário Nárcio Rodrigues. Sem a confiança dele, eu não teria tido a oportunidade de trabalhar, pela SECTES em uma causa justa e nobre, que é a expansão do Ensino Superior em Minas Gerais".
No fim da solenidade, duas surpresas. O Magnífico Reitor da UEMG, Professor Dijon Moraes Júnior e o Secretário Nárcio Rodrigues foram homenageados recebendo quadros pintados pelo artista Wellington Villela, natural de Carangola. O quadro recebido por Dijon retrata a paisagem de sua terra natal, Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. Já os dois recebidos por Nárcio são representações da casa onde nasceu e cresceu e do Distrito de Chatão, localizado no Município de Frutal, sua terra natal.
Em Carangola, a comemoração sobre a conclusão do processo de estadualização foi recebida por alunos e Professores com grande euforia, tendo em vista que, além do ensino superior gratuito, Carangola passou de 700 alunos em 2013 para 1100 alunos em 2014, fato que trouxe, paralelamente, um aquecimento no mercado imobiliário e também no comércio local, conforme destacou o Professor Braz Cosenza.
Os Professores que hoje atuam em um sistema de 20 ou 40 horas, diferente do passado, quando eram "horistas", passam a ter mais tempo para se dedicar a pesquisas. Hoje o Campus de Carangola conta em seu quadro de Professores 9 Doutores, 24 Mestres e 25 Especialistas.
Além dos 10 cursos de Graduação já existentes, a partir de 2015 o Campus da UEMG Carangola contará também com a implantação do curso de Enfermagem, já aprovado pelo MEC.
Se por um lado a Universidade cresce, por outro é necessário que o Município também faça sua parte, tendo em vista as condições precárias da Praça dos Estudantes. A fim de ajudar na melhoria urbanística da referida Praça, o Diretor da Universidade anunciou que a mesma está disposta a ceder um espaço em frente ao Campus para que seja feita no mesmo uma praça de alimentação e possa o restante da área ser transformado em um grande espaço para os estudantes daquele Campus.

Mec aprova Curso de Enfermagem para Universidade de Carangola





*O Professor Braz Cosenza, Diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Carangola, anunciou esta semana que o Ministério da Educação e Cultura aprovou para 2015, 100 vagas para o curso de Enfermagem naquela Unidade, 50 a serem iniciadas no 1º semestre e 50 no segundo semestre, sendo que o vestibular deverá acontecer no final deste ano de 2014.
O curso de Enfermagem foi reavaliado em 2012, tendo os avaliadores do MEC vistoriado "in locum" as condições para a reimplantação do mesmo, ocasião em que  foi obtido um perfil suficiente, o que levou à aprovação do referido curso na semana passada.
Com estudo gratuito e de boa qualidade, os futuros estudantes de Enfermagem da Universidade contarão com o apoio da Casa de Caridade de Carangola que já possui em seus quadros a Residência Médica instalada, fato que também ajudou na reinstalação do curso de Enfermagem naquela Unidade.
"Desde que a Universidade foi instalada, Carangola teve várias conquistas e esta é mais uma" lembrou o Professor Braz Cosenza, enfatizando, "a grande bandeira da Universidade do Estado de Minas Gerais foi e sempre será o Professor Aluísio Pimenta e a consolidação se deu graças ao incansável trabalho do Secretário de Estado Ciência e Tecnologia e Ensino superior Nárcio Rodrigues".

PAM: Governos Federal e Estadual buscam melhor qualidade de atendimento à população da região



*A Política Nacional de Urgência e Emergência, instituída pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado.
O SAMU, recentemente instalado em Carangola e região faz parte do programa do governo que visa prestar socorro à população em casos de emergência. Desta forma o Governo Federal tem reduzido o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
O SAMU funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas e foi graças à implantação desse serviço em Carangola e à estrutura por ele oferecida, o fato que culminou com a transferência do Pronto Atendimento Médico - PAM - do Hospital Evangélico de Carangola - HEC - para a Casa de Caridade de Carangola - CCC.
Uma das maiores preocupações com relação à transferência dizia respeito às dificuldades que seriam enfrentadas pelo HEC para com o pagamento de encargos com as rescisões, derivadas da suspensão do contrato, tendo sido o mês de maio o último mês em que aquele nosocômio recebeu a parcela de R$ 128 mil referente ao convênio, fechando desta forma o ciclo do PAM no HEC.

Segundo Márcio Oliveiros Costa, Provedor do HEC desde abril de 2013, o convênio trazia pouco recurso e muita responsabilidade, deixando como superávit uma quantia irrisória. O convênio fixava que o PAM deveria atuar 24 horas por dia, com médico plantonista, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, plantonista, pessoal de apoio e recepcionista, sendo que todo encargo ficava por conta do hospital que, com o fechamento do PAM vai demitir 23 funcionários.
Márcio disse que o encargo para sanar a dívida para com os funcionários, muitos dos quais trabalharam até 11 anos no PAM, giram em torno de R$ 600 mil e que graças a um trabalho feito junto à Secretaria de Estado Saúde, via Prefeitura, com convênio assinado e aprovado pela Câmara Municipal, este recurso será repassado em 4 parcelas de R$ 150 mil cada, sendo que a partir desse repasse a Prefeitura de Carangola não tem mais nenhum compromisso de repasse.
O Provedor disse também que a estrutura do HEC é de 6 leitos UTI, 35 leitos clínicos e 12 particulares e que o hospital atende comumente quando existe falta de leitos do SUS, internar usuários necessitados em leitos particulares até que seja aberta uma vaga "cumprindo dessa forma seu papel social". Adiantou ainda que os 6 leitos de UTI são alocado, mas que através de negociação com a Secretaria de Estado da Saúde, serão implantados mais 10 leitos que entrarão em operação. tão logo as obras de ampliação estejam aprovadas, o que deve acontecer até o mês de setembro,
 Desta forma serão dispensados o aluguel dos 6 leitos de UTI.

O Provedor lembrou também que a Secretaria de Estado da Saúde reconhece que os hospitais com menos de 100 leitos são inviáveis de manterem-se em atividade e que diante desta situação já foram liberados mais 15 leitos, o que deixará o hospital com 72 leitos, sendo que outros 4 para atender ao programa de psiquiatria também já foram autorizados pelo Ministério da Saúde, mesmo assim ainda existe um déficit de 24 leitos.
Márcio fez questão de tranquilizar a população com respeito à transferência do PAM para a Casa de Caridade de Carangola, lembrando que com a judicialização da saúde o usuário tem garantido seu atendimento ao atendimento especializado, em caso de urgência e emergência. Além do mais, lembra ele, "a Casa de Caridade é um hospital referência regional, com dezenas de especialidades, o que, aliado à criação do SAMU, há a tendência de melhorar o atendimento em conformidade com o previsto pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde".
Com a instalação do PAM na CCC, a urgência e emergência terão 6 especialistas de plantão presencial 24 horas/dia, sob pena de serem cobrados pelo Ministério Público e a judicialização da saúde. Os especialistas que devem estar de plantão são: um cirurgião geral, um anestesista, um ortopedista, um obstetra e um pediatra. Isto representa um ganho para a população de Carangola e região, principalmente pelo fato de que a CCC tem essa estrutura e certamente cai arcar com os ônus vindos dos bônus referentes à transferência para a prestação de um serviço de qualidade esperado pelos governos Federal e Estadual, que financiam este sistema.

Trabalhando na Casa de Caridade de Carangola há 33 anos, dos quais 17 são como Administrador, Francisco Sangy Filho -Chiquinho - destacou que o Secretário de Estado da Saúde, ao bater o martelo com relação à transferência do PAM do HEC para a CCC, o fez lembrando que "não era importante ter duas portas de entrada para urgência e emergência no Município, daí a transferência para a Casa de Caridade. Para este funcionamento o Estado vai repassar R$ 200 mil/mês e a Prefeitura R$ 150/mês, apesar de que o gasto só com os plantões médicos gira em torno de R$ 388 mil, fora a adaptação, medicamentos, etc. A adaptação está sendo feita com recursos próprios" enfatizou o Administrador.
Sobre a questão de já iniciar o processo de transferência em déficit, Chiquinho lembrou que a Casa de Caridade terá outros benefícios com a transferência do PAM para as suas dependências, o mesmo ocorrendo com o HEC. "Temos um projeto de 10 leitos UTI adulto e o Estado vai repassar à CCC R$ 680 mil, sendo que parte desse recurso já foi depositada em conta própria e o restante será repassado nos meses de junho e julho. Com a classificação de urgência e emergência, a diária de UTI vai passar de R$ 478,00 para R$ 800,00. Além do mais a CCC vai ter 20 leitos de retaguarda com diária de R$ 300,00 cada, se ocupados" expôs Chiquinho. Outro ganho da CCC é a habilitação como Centro de Trauma 1, que aumenta na Tabela SUS 80% para médicos e hospital "portanto a médio e longo prazo, é importante para a Casa de Caridade, e de imediato para toda a sociedade, que a casa assuma o PAM", ressaltou o Administrador.
Quanto ao HEC, ele recebeu 15 leitos de unidade de cuidados prolongados, com recursos de R$ 89 mil/mês, portanto, todos saíram ganhando, os hospitais, Carangola e toda a região.
Com relação a uma das exigências do Governo Federal, que é a questão do transporte aéreo para a locomoção de pacientes para outros centros especializados, isso deverá acontecer em 2015, cabendo ao Município estruturar um local para pouso e decolagem de helicóptero. Hoje esse serviço de transporte de pacientes vem sendo prestado pela Polícia Militar.
Chiquinho disse que a Casa de Caridade vai bancar esse processo de mudança durante um período, e que, dependendo do resultado, ou o Estado ou a União cubram a diferença ou o serviço será devolvido a eles para que implantem onde melhor atender à população. Com a implantação do PAM "devemos passar de cerca de 20 para 150 atendimentos por dia.  Tivemos então que ampliar a área física".
Sobre o SAMU, Chiquinho disse que vai continuar na sede dele, cabendo à Casa de Caridade receber os pacientes.
Com relação ao Hospital Evangélico, além dos R$ 600 mil para cobrir os encargos, receberá também, segundo garantiu o Sub-Secretário da Saúde Tiago Lucas, um repasse de R$ 600 mil em 12 parcelas de R$ 50 mil para custeio a fim de garantir que o HEC permaneça aberto.
O Administrador Chiquinho disse que a Casa de Caridade, no passado, já esteve em situação muito difícil e que hoje tem 180 leitos e vai aumentar mais 10 e lembrou que qualquer hospital que não tenha no mínimo 70% de ocupação tende a fechar e que para ter ocupação é preciso ter mais médicos, e ter mais médicos significa ter mais encargos e tudo isso depende da administração do hospital, porque se a Casa de Caridade recuperou sua estrutura, foi devido a um trabalho conjunto que engloba funcionários, Direção do hospital, Médicos, prestadores de serviço para que tudo funcione satisfatoriamente para todas as partes e a população seja beneficiada a contento.
Outro fato lembrado pelo Administrador é que na época das "vacas magras", em que a situação do hospital estava difícil, "houve uma negociação com os médicos e funcionários e para que a situação 'não se tornasse uma bola de neve' buscamos negociar com os credores, principalmente os médicos, pagando rigorosamente o serviço atual, vinculado a uma parte do débito anterior, até liquidarmos a dívida" lembrou Chiquinho, arrematando "assim não paramos de prestar o serviço e nem os médicos de trabalharem para prestarem serviço ao hospital".
Devido ao fato do Prefeito de Carangola se negar a dar entrevista à Folha, não foi possível ouvi-lo a respeito das mudanças que ocorreram com relação ao PAM - Pronto Atendimento Médico.