terça-feira, 13 de maio de 2014

Peregrinos do Brasil e do mundo percorrem o caminho da luz


Participante finalizando mais um dia de andança pelo Caminho da Luz, que se tornou patrimônio cultural
Participante finalizando mais um dia de andança pelo Caminho da Luz, que se tornou patrimônio cultural
Agência Estado
Reativado em julho de 2001, milhares de peregrinos de norte a sul do Brasil e também de vários países do mundo têm percorrido anualmente os 200km do Caminho da Luz - o Caminho do Brasil a pé, de bicicleta ou a cavalo.

A rota já era percorrida há séculos pelos índios se estende de Tombos, divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, até o Pico da Bandeira (2892m), a Montanha Sagrada do Brasil, divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo e onde os indígenas faziam suas pajelanças em adoração ao Deus Rudá.

O Caminho da Luz é todo sinalizado com placas indicativas e setas amarelas e percorrido por antigas estradas de chão, passando por cachoeiras, matas fechadas, reservas florestais, patrimônios históricos, culturais e geográficos e fazendas centenárias com seus casarios que datam da metade do século XIX.

O roteiro é um lugar rico em belezas naturais, próprio para aqueles que buscam a paz, a tranquilidade, um mergulho em seus próprios abissais, em busca do autoconhecimento.

Também é para aqueles que gostam do turismo rural e de esportes de aventura.

Para ser um caminhante da luz é necessário preencher uma ficha de inscrição e receber a credencial no sesquicentenário Hotel Serpa

A exemplo do Caminho de Santiago da Compostela, a credencial é carimbada em cada local de pernoite, atestando que o caminhante, ciclista ou cavaleiro passou por ali em sua peregrinação rumo à Montanha Sagrada do Brasil.

Ao concluir o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, o caminhante recebe o seu certificado na Pousada Serra Azul, em Alto Caparaó.
A Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz (Abraluz) promove anualmente uma caminhada coletiva com início todo terceiro domingo de julho.
No primeiro domingo do mês, promove em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil o Bike Luz, um passeio coletivo de bike.

Os interessados em percorrer o Caminho da Luz podem obter mais informações por meio do site www.caminhoda luz.org.br ou pelo e-mail coletivaoficial@gmail.com.

Notícia vinculada em: http://www.clicfolha.com.br/noticia/33606/peregrinos-do-brasil-e-do-mundo-percorrem-o-caminho-da-luz