terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A podridão dos Poderes


Num regime totalitário, onde a ditadura impera, é comum ver-se a podridão em todos os setores do Poder. Num regime democrático o que sempre se espera é que, através da manifestação livre do povo, haja a adoção de medidas capazes de proporcionar a todos a igualdade de direito desejada.

Espera-se da democracia que todos realmente sejam iguais e tenham os mesmos direitos. Quando isso não acontece, apesar da mudança de sistema de governo, a podridão continua.

Na democracia o principal valor de seu fundamento é a liberdade, pois sem liberdade não existe democracia, mas sim um simulacro de sistema híbrido que nada tem a ver com o sistema democrático, mas se assemelha a ditadura.

Na democracia espera-se que direitos e deveres sejam comuns a todos os cidadãos, indiferente de credos religiosos, raça, cores partidárias, grau de escolaridade e classe social. Quando existem dois pesos e duas medidas no exercício da função daquele que supostamente que deve ser imparcial, digno e honrado, deixa de existir a democracia e o sistema se torna autoritário, injusto e cruel.

Todo governante, nas mais diversas áreas, eleito democraticamente pelo sufrágio popular, deve ter como princípio a preservação da liberdade de expressão, do ir e vir e da livre manifestação do pensamento. Se assim não for, torna-se este um ditador e os ditadores residem na “mansão” de sua solidão pela centralização do Poder que exerce.

Espera-se, no regime democrático, que acima de tudo o povo tenha respeito, responsabilidade, dignidade e compromisso consigo, com sua família, com a terra onde vive e a pátria onde nasceu. E se ao povo faltam tais qualidades, a democracia fica “capenga”, visto que isso favorece aos políticos corruptos, autoritários, desumanos, desleais, que só pensam em si e nos seus e que não correspondem à vontade e aos anseios da maioria. Em um regime democrático o voto não pode ser meio de barganhas, comprado ou negociado sob qualquer pretexto, sob pena do eleito não ter nenhuma responsabilidade com aqueles que o elegeram.

Quando um governante, eleito pelo voto popular, gera em sua mente doentia a tentativa de manipulação ou de restrição às liberdades democráticas, torna-se indigno de representar o povo em um regime democrático, tendo em vista que tais princípios e ações só são adotados em regimes totalitários, ditatoriais e injustos.

O povo não pode mais servir de massa de manobra, porque enquanto permitir a tal situação, continuará reclamando da falta de médicos, remédios, educação de péssima qualidade, segurança pública deficitária, aumento do número de criminalidade e das desigualdades sociais, enfim, desajustes de todas as formas que provocam a indignação e a revolta de uma minoria de nacionalistas que buscam sempre a igualdade de direitos e deveres e a melhoria da qualidade de vida para todos.

Se os Poderes se tornam podres, o povo tem participação direta nesta podridão, pois na hora de votar vive a brincar de “roleta russa”, apontando sempre para sua própria cabeça. Voto não pode ser atirado nas urnas como os excrementos que saem do interior do homem e são lançados no vaso sanitário. Voto é coisa séria. Não venda o seu, não troque e não se deixe manipular por mentes inescrupulosas que visam apenas chegar ao poder.
                                                                                                                                     Albino Neves

Vale a Pena se firma como destino turístico familiar


 
Em 2004 a família Miranda resolveu apostar no turismo familiar como uma nova fonte de renda para a mesma. Ao longo destes 10 anos muita coisa mudou e aquilo que era para ser uma alternativa tornou-se a principal fonte de renda da família.

Pousada, chalés, restaurante, balneário, o circuito cachoeiras Vale a Pena tornou-se um referencial do turismo na região.

 Além do bom acolhimento da família de José Miranda, Adelina, Edimário, Enedina, Ana Paula, Rafael, Bethânia e Romário, outras seis pessoas participam  da família Vale a Pena. São elas Dona Marlene, Carolaine, Maria Helena, Alexandrina, Carlos e Helem (paulista). Desta forma as centenas de visitantes que buscam refúgio nas belas cachoeiras de água pura na encosta do Parque Nacional de Caparaó são bem recebidas e bem tratadas.

Fazem parte do circuito de cachoeiras do Vale a Pena, a cachoeira da Pedra Furada, Cachoeira do Moinho, Cachoeira das duas ilhas, Represa, cachoeira recanto da paz e cachoeira Recanto do Chiador, todas com fácil acesso, mas quem quer maior comodidade e segurança, a pousada conta também com dois condutores José do João Refe e Rafael.

O circuito Cachoeiras do Vale a pena conta com 4 chalés com tv e frigobar, uma casa com 4 quartos e 2 suítes, num total de 22 leitos. Edimário anunciou que em breve novas instalações estarão à disposição dos visitantes.

Centenas de pessoas procuram o Vale a Pena para passar um dia de lazer nos finais de semana e aproveitam para desfrutar da boa comida feita no fogão a lenha.

Além dos turistas da região, de Itaperuna (RJ) a Manhuaçu (MG) a Guaçuí - Espírito Santo, turistas de outros estados também buscam o circuito das Cachoeiras do Vale a Pena para lazer e repouso.

Edimário diz que um amigo informa para o outro e assim vai crescendo a rede de amigos do circuito das Cachoeiras do Vale a Pena. Quem quiser maiores informações pode entrar no site www.pousadavaleapena.com.br ou em contato direto com Edimário pelo celular (28) 99969-8082.

Grupos de amigos e empresas tem procurado agendar espaço no circuito das cachoeiras do Vale a Pena.

O grande diferencial do local pode ser constatado pelo bom acolhimento a todas as pessoas que frequentam a região das cachoeiras. A família Miranda demonstra, com carinho e amor com que recebem a todos, que o crescimento do empreendimento se dá através do respeito e da vontade de servir, visto que ali todos se tornam parte de uma grande família.

Expedição Macieira e Catu pesquisa área do PNC


 
Os jovens Rodrigo Carrara, Paulo Erênio Rodrigues Filho, Viviane Simiquelli, Kevin Heitor e Rodolfo Grillo Ramos participaram em janeiro, de uma expedição, autorizada pela Direção do Parque Nacional do Caparaó, pelo Chefe substituto daquela Unidade de Conservação Luizmar Catheringer, iniciada na cachoeira dos 7 pilões e término na cachoeira do Tatu, área não autorizada para visitação.

Ao todo os 5 exploradores percorreram om trecho de 4.700 metros por entre matas, corredeiras, pedras, abismos e precipícios.

A aventura,  que teve um mix de exploração, medo e emoção teve a duração de 12 horas e 20 minutos e no trajeto foram descobertas 5 novas cachoeiras que passam, segundo Rodrigo, pelo processo de batismo. Uma delas recebeu o nome de Vale Perdido, face à inóspita localização geográfica e o difícil acesso, já uma outra recebeu o batismo de Cachoeira da Vivi, pelo fato de a cachoeira ser formada por duas quedas de água em forma de V, e como não poderia deixar de ser, também uma homenagem à única mulher presente na expedição chamar-se Viviane.

As outras 3 cachoeiras ainda não receberam o nome de batismo e o processo de escolha irá acontecer pelo Facebook, através de sugestões feitas pelos internautas, as quais serão repassadas depois para a Direção do Parque Caparaó.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Espera Feliz, feliz com o feito dos 5 aventureiros, parabenizou aos jovens pelo trabalho desenvolvido como desbravadores e fez um agradecimento especial à direção do Parque Nacional do Caparaó por possibilitar a exploração feita pelos jovens.

Comunidades rurais se indignam com postura da Prefeitura de Carangola em querer fechar Escolas Rurais


 
Mais de uma centena de trabalhadores, proprietários e pais de alunos das Comunidades Rurais de Conceição, Furriel, Galdina e Papagaio fez uma manifestação no dia 31 de janeiro, desfilando pelas ruas principais do centro de Carangola até chegarem à porta da Prefeitura Municipal em protesto contra o anúncio do fechamento de Escolas Rurais naquelas localidades.


Com apitos e palavras de ordem, os manifestantes gritavam na porta da Prefeitura o nome do Prefeito e solicitavam o seu comparecimento para dar explicações sobre a questão. Como o Prefeito, nem o responsável pelo Setor de Educação apareceram, os manifestantes se dirigiram para a Câmara Municipal de Carangola, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara, o Vereador Tatá do Roberto. Na Câmara os manifestantes expunham cartazes que demonstravam sua indignação e ao mesmo tempo cobravam uma postura do Poder Executivo.

O Vereador Tatá do Roberto garantiu aos manifestantes que existia um grupo de Vereadores na Câmara de Carangola que não votaria nenhum projeto do Prefeito antes de ser resolvida a situação que levou os manifestantes àquela Casa Legislativa.

O manifestante Luiz Pereira disse que o Prefeito Luiz Cezar Ricardo Soares esteve reunido na comunidade de Conceição e usou como argumento para o fechamento da escola, o fato de que o mesmo “aplicou tal medida em Pedra Dourada e deu certo”.

Marly Losi Grosi disse que é inaceitável o fechamento da escola em Conceição e lembrou que em época de chuva as estradas ficam intransitáveis e que é necessário que tudo se mantenha como sempre foi, tendo em vista que a escola de Conceição já funciona naquela localidade há 26 anos.

O Vereador Tatá do Roberto foi categórico ao dizer ser contra o fechamento daquela escola, porque Conceição merece o respeito daquela Casa, e que se depender do Poder Legislativo, a escola não fecha, e que os Vereadores iriam fazer de tudo para reverter tal situação.

No meio do povo houve quem contestasse a situação, lembrando que foi feita uma reunião em Conceição em que o povo saiu descalço e sujo da roça para discutir a questão do fechamento da escola e que lá chegando tais trabalhadores foram classificados como pessoas bêbadas e maltrapilhas.

“Eu acho isso uma falta de respeito para com o povo da área rural e nós não seremos coniventes com essa situação” garantiu o Vereador Rivan Vieira.

Foi lembrado que existem cerca de 300 meninos para estudar na comunidade de Conceição e questionado “Onde vamos ‘enfiar’ estes meninos?”.

Outro fato também citado é sobre a responsabilidade que os pais têm em manter seus filhos na escola, fato que, com o fechamento das mesmas traria a desobediência à Lei. Também foi lembrado que a criança de hoje é o adulto de amanhã. Mesmo sabendo que pode sofrer represálias por sua manifestação, a Professora Maristela, que trabalha há 27 anos na área rural disse que também foi pega de surpresa e lembrou que se os alunos tiverem que acordar às 4 horas da manhã para pegar uma condução e ir para outra escola, isso vai diminuir o seu rendimento escolar. A Professora lembrou que a educação no campo é um direito de todos, que o campo é o coração do céu e que ao invés de fechem escolas, seria bom que houvesse uma interação dos alunos da cidade com os do campo e enfatizou “as maiores revoluções do mundo saíram do campo”.

A ex-Vereadora Regina do sindicato lembrou que a Prefeitura é casa do povo, e que a casa do povo não pode estar fechada para receber o povo, porque não podemos viver uma democracia simbólica.

Outra manifestante disse no meio do povo que durante a campanha eleitoral, o atual Prefeito esteve na casa de seus pais pra tratar sobre a questão do campo de futebol e garantiu a seus pais que Prefeito que argumenta que não existem recursos para realização de obras é Prefeito que não sabe trabalhar.

Também durante a manifestação na Câmara, a comunidade de Conceição distribuiu um manifesto feito em 29 de dezembro de 2013 questionando o fechamento da Escola Municipal Professor Ovídio Mendes, manifesto este encaminhado ao Prefeito e Vereadores que representam aquela comunidade no qual questionam que gostariam de saber “se fossem os filhos de vocês que tivessem que mudar de escola, com as estradas em péssimas condições, o transporte superlotado, oferecendo risco de morte para seus filhos, deixando-os expostos a temporais no período chuvoso, a pelo menos 2 horas e 30 minutos de casa. Vocês concordariam com o fechamento da escola mais próxima?”

O jornalista Albino Neves utilizou a tribuna par alembrar aos presentes que a manifestação democrática era muito importante. no entanto, lembrou-lhes que melhor que consertar uma porta quando está arrombada, é colocar cadeado antes da mesma ser arrombada e é para isso que serve o voto. Voto não pode ser objeto de negociações, de venda, de troca por favores pessoais. Voto é coisa séria, decide o destino das pessoas e da comunidade, portanto, antes de votar, cada um deve conhecer bem a vida do candidato, seja ele candidato ao Poder Executivo ou Legislativo. Ver o que ele já fez der bom para sua comunidade, que tipo de conduta tem dentro da sociedade, como trata o seu semelhante no seu dia a dia, que serviços desinteressados realiza a favor da sociedade e, só depois de pensar bem, analisar com honestidade e sabedoria, exercer o seu direito, tendo em vista que seu voto vale para 4 anos de mandato e não pode ser dado de forma infantil e leviana.

Conforme já declarou várias vezes, o Prefeito Luiz Cezar Ricardo Soares não dá entrevista à Folha, razão pela qual não foi possível ouvir o chefe do executivo de Carangola sobre a manifestação dos carangolenses residentes na área rural, nem tampouco das medidas que ele pretende adotar com relação ao fechamento das escolas rurais.

Área adquirida para parque ficou alagada mesmo com a pouca chuva que caiu na região


Na Edição nº 717 da Folha, quando noticiou-se a apresentação do projeto de criação do Parque Jequitibá pelo Prefeito de Carangola Luiz Cezar Ricardo Soares em área adquirida por aproximadamente R$ 2 milhões, quando o Prefeito, entusiasmado, apresentou através de um telão na Câmara Municipal de Carangola, que seriam feitos na referida área, lagos, quadras, campos de futebol, pista de skate, restaurante, pista de aeromodelismo e diversas outras obras, a Folha lembrou que, como é de conhecimento dos carangolenses, a área em questão, durante o período de chuvas, fica alagada, fato que tende a comprometer toda e qualquer obra física.

Além do mais, foi alertado também sobre a questão do alagamento ser feito por águas vindas de locais onde é praticada a agricultura e a criação de gado convencional, o que torna a água contaminada por herbicidas, pesticidas e diversos tipos de agrotóxicos altamente prejudiciais à saúde humana, sendo que alguns deles incorporam-se à terra, contaminando a mesma por um grande período, e como a área é destinada a uso público, tal fato pode trazer diversos problemas à saúde dos usuários do chamado Parque Jequitibá.



 
No final do ano de 2013, início de 2014, apesar das poucas chuvas que ocorreram na região, as mesmas foram suficientes para comprovar que a área adquirida sofre inundações. Durante vários dias a área ficou alagada.

Além do fato de a área alagar durante o período das águas, existe uma outra questão que precisa ser observada. A que é o fato de a mesma ser uma área de preservação permanente.

Como o Prefeito Luiz Cezar Ricardo Soares, desde que assumiu a Prefeitura Municipal de Carangola ter declarado que não dá entrevista à Folha, fica difícil confirmar as questões que vieram a público sobre o possível aterramento da área em questão, fato que foge  ao bom senso, tendo em vista que , caso os órgãos de Proteção Ambiental autorizem tal feito, em caso de enchente, o distrito de Lacerdina, em seu centro residencial, tende a ser coberto pelas águas, tendo em vista que em 2009, ter havido moradias naquela localidade que foram tomadas por mais de 2 metros de água proveniente das cheias do córrego que corta aquela comunidade.

É preciso que o Prefeito e sua assessoria tornem pública a forma com que pretende tocar adiante o projeto previsto, tendo em vista que os riscos do mesmo dar errado e do dinheiro público ser levado pelas águas é grande.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Caos na telefonia em Carangola


Carangolenses já não sabem mais o que fazer para obter uma telefonia de qualidade, tanto física quanto móvel, tendo em vista que tem sido comum na telefonia fixa muitos usuários não conseguirem completar suas ligações. Já na telefonia móvel, em alguns bairros têm sido raras as ocasiões em que estes podem contar com o serviço.

O problema da telefonia móvel ainda é mais sério, porque aquilo que deveria ser para atender à comodidade e necessidade dos usuários, tem-se tornado um sonho quase impossível, sendo necessário que a ANATEL tome uma providência para que o carangolense possa ter os seus direitos resguardados tanto na telefonia fixa quanto na móvel.

Bueiro coloca em risco a integridade física de transeuntes


A Rua Dr. Waldemar Resende, principal via de acesso ao bairro Eldorado, Carangola, além de encontrar-se com diversos montinhos de terra no meio da rua e durante a época de chuvas, sofrer constantes alagamentos defronte ao nº 71, onde o calçamento encontra-se deformado, oferece grande perigo à integridade física dos que trafegam a pé, de bicicleta ou em veículos motorizados em frente à garagem da Empresa de Ônibus Rio Doce, onde um grande bueiro encontra-se há muito com grade de proteção deteriorada, deformada e fora do lugar.

Moradores da rua têm reclamado junto aos órgãos responsáveis sobre o fato, no entanto, até o momento, nada foi feito.

Tá Quem Guenta estará em Carangola no Carnaval


O Cantor e Compositor João Francisco, um dos criadores da Banda Tá Quem Guenta, a mais tradicional do carnaval da região, estará este ano participando 2 dias, com a Banda, do carnaval carangolense.

O carnaval de Carangola terá em sua abertura o tradicional Bloco do Baba, o que acontecerá no sábado dia 27 de fevereiro.

Estão previstas para participarem, no período de 1 a 4 de março do carnaval carangolense a presença de Blocos e show de Bandas, além do Boi Pintadinho.

Quiropraxia chega à Carangola como programa de reabilitação


 
O Núcleo de Tratamento da Coluna Vertebral - NTC Vertebral - instalado na Rua Quintino Bocaiúva, em Carangola, pelo Dr. Igor Amorim do Couto, Fisioterapeuta com formação internacional em mobilização neural, formação em quiropraxia, em terapia instrumental de quiropraxia, traz para Carangola e região um serviço pioneiro que tem como objetivo a reabilitação das afecções que acometem a coluna vertebral através de métodos modernos e eficazes aplicados nos programas de reabilitação, todos com comprovação científica.

 
Uma das técnicas revolucionárias acontece no tratamento das hérnias de disco, onde é possível obter 90% de eficácia nos casos apresentados, livres de cirurgias e/ou medicamentos.

Dr. Igor lembrou que “o sistema nervoso controla e coordena todos os órgãos e estruturas do corpo humano” e que desta forma “um desalinhamento da coluna vertebral pode causar irritação ao sistema nervoso e afetar o funcionamento de estruturas, órgãos e funções do organismo”.

O NTC Vertebral aplica entre outras técnicas, a fisioterapia manual, quiropraxia, terapia instrumental quiropráxica, mobilização neural, pilates, técnica de flexão - distração/descompressão.

A quiropraxia é, entre todas, uma técnica revolucionária que restaura as propriedades biomecânicas da coluna por meio de técnicas especificadas de ajustamento articular (manipulações vertebrais ou articulares), permitindo que o sistema nervoso volte a funcionar naturalmente, lembrou Dr. Igor, enfatizando “assim, nosso organismo volta a ser capaz de se auto-curar”.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Dr. Igor em Carangola pode acessar o site ntcvertebralmg.com.br ou entrar em contato pelo telefone 32 3741 3497.

Previsão de término de casas populares é para 2020


 Tem gente que diz que obra de Igreja é obra que dura muito e isso é uma realidade, haja vista as grandes Catedrais construídas na Europa, onde muitas delas chegaram a demorar mais de 2 séculos para serem concluídas. No entanto não são só as grandes obras que tem o tempo estendido para sua realização. Em Carangola foi iniciada em 29 de junho de 2012 a construção de 33 unidades habitacionais numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Carangola, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades e as obras vão se arrastando lentamente.

As 33 unidades educacionais que estão sendo construídas no denominado Bairro Vitória a um custo total de R$ 1.215.793,26 e que deveria ter como objetivo abrigar aqueles que perderam suas casas nos desastres ambientais do Panorama e Pendura Saia podem demorar, segundo a placa existente no local, até 29 de dezembro de 2020. Enquanto isso os que ficaram desabrigados pelos desastres ambientais permanecem sem uma perspectiva definida de quando poderão ter novamente um lar seu para morar.

Como o Prefeito Luiz Cezar Ricardo não dá entrevista à Folha, ficou difícil saber a precisão para a conclusão as obras.

Corte de terra está descalçando pedra na subida para a Torre


A estrada de acesso à torre de telefonia e antenas de TV de Carangola sempre requer patrolamento para que possa a mesma ser utilizada adequadamente, pois além das referidas torres, existem moradores naquela região.

Com a retirada da terra, uma grande pedra vem sendo descalçada, fato que requer maior observação por parte da Prefeitura Municipal de Carangola, responsável pelo serviço de terraplanagem nas estradas municipais.

Como o Prefeito de Carangola Luiz Cezar Ricardo Soares não dá entrevista à Folha, torna-se difícil saber que medidas o mesmo pretende adotar mediante o risco da pedra vir a deslocar-se no momento em que um veículo ou mesmo um transeunte estiver passando pelo local.

Patrick Drumond toma posse como Secretário Municipal da PMBH


O ex-Prefeito de Carangola, Patrick Neil Drumond Albuquerque, foi nomeado, no princípio de fevereiro, Secretário Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Ao assumir o cargo na Secretaria no dia 3 de fevereiro, cargo este que era ocupado por Bruno Mirando desde março de 2013, Patrick garantiu que daria continuidade a todos os trabalhos desenvolvidos na Secretaria, enfatizando “vou continuar executando as políticas públicas em andamento com dinamismo e seriedade, sempre visando a humanização do processo e a valorização do ser humano”.

A Secretaria ocupada por Patrick foi criada em 2011, visando incentivar o esporte, lazer a toda a população, bem como democratizar o acesso à prática do esporte para a formação do cidadão e a melhoria da qualidade de vida, focando principalmente as pessoas acima de 65 anos, como forma de melhorar a vida dessas pessoas.

O novo Secretário tem feito inúmeras visitas a representantes de vários Grupos de diferentes práticas esportivas a fim de fortalecer os laços entre os mesmos e a Secretaria.

De roqueiro a proprietário da Easy Taxi


O Carangolense Tallis Gomes deixou seu sonho de roqueiro para se transformar em um talento do empreendedorismo ao criar aplicativos de smartphones que facilitam àqueles que residem nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo localizar um taxi mais próximo.

Tallis fundou o Easy Taxi, tornando-se, desde então, um empresário bem sucedido.

Sua inspiração para ganhar dinheiro através da Internet veio depois de ter visto uma matéria sobre Larry Sergey, da Google.

Antes de criar o Easy Taxi, Tallis adquiria imagens de celulares no mercado livre, inseria 25% a mais que o ofertado, e desta forma começou a ganhar dinheiro e se interessar pelo negócio que o tornou um exemplo de empreendedorismo.

Centenas de famílias da Agricultura Familiar vão poder comercializar suas produções com a Naturamin


A cada dia que passa o homem moderno está mais sujeito a uma alimentação fora dos padrões de controle de uma alimentação saudável. Na agricultura de grande escala é comum a utilização de agrotóxicos para o aumento da produção e, quando isso acontece, a maior atingida é a saúde da população.

Outro fator que também chama a atenção no mundo moderno é a questão do tempo em que o consumidor quer agilidade no preparo do alimento para que possa fazer tudo a tempo e hora e se tal ação puder ser feita dentro dos padrões de qualidade, controle e higiene, melhor ainda. E é dentro desse princípio que surge a Naturamin Alimentos Naturais.
 
A empresa, de propriedade de Adir Mendonça de Araújo - Dida, está instalada no Município de Faria Lemos, na fazenda Santo Antônio, a menos de 100 metros da rodovia MG 111.

A Naturamin entrará em produção de legumes e hortaliças embalados a vácuo, através de atmosfera modificada, no mês de março.

Todo produto é lavado, higienizado, pronto para o consumo, mantendo todas as propriedades nutricionais, sem nenhuma perda de nutrientes e sabor, o que facilita a dona de casa e garante a boa qualidade de vida para toda família.


Inicialmente a Naturamin atingirá um mercado aproximado de 500 a 1000 kgs de legumes e verduras semanalmente, além da produção de alho descascado e cebola picada.

A Naturamin possui uma área reservada de mais de 5.000 metros² para produção de diversas espécies legumes e verduras, tudo dentro do padrão de qualidade, irrigados por gravidade, sem bombeamento, com água que sai diretamente de uma mina, devidamente analisada e considerada “água de mesa”.

Além da própria produção, o empresário Dida destacou que irá adquirir a produção de centenas de famílias produtoras da agricultura familiar, que já produzem verduras e legumes de forma natural, sem adição de produtos químicos. “A ideia é conseguirmos formar um cinturão verde em nossa região, proporcionando o incentivo ao aumento de produção da agricultura familiar e garantindo uma melhor qualidade de vida para os consumidores dos nossos produtos” ressaltando “Toda a produção é regulamentada segundo as normas legais, com alvará sanitário, acompanhado por nutricionista, e todo lixo orgânico será reaproveitado na produção de adubo natural”, enfatizou.

O empresário destacou que, no começo, a Naturamin terá 7 empregados diretos e diversos outros indiretos, que na área da fábrica e embalagem existe um equipamento de última geração próprio para a produção, como tanques de higienização, todos em inox, máquina para realização modificada, máquina de picar, câmara fria, máquina de embalar a vácuo, de forma que a produção seja 100% natural, dentro das especificações de sustentabilidade e que também todos os funcionários trabalharão devidamente uniformizados, com proteção pessoal e que a empresa prima pela responsabilidade social.

“Nossa ideia, a princípio, é atingirmos um raio de comercialização de 100 a 150 km e aumentar este raio na medida em que nossa produção e a produção da agricultura familiar aumente”, destacou Dida.