segunda-feira, 29 de abril de 2013


"A luz se descortina dentro do homem que descobre em si a própria felicidade ".

Albino Neves

Não é o mau político nem o político corrupto que se instala no poder por si só, mas o voto irresponsável do povo

Cento e vinte dias após a posse dos novos Prefeitos em todo país já se vê muito eleitor com saudades  de Prefeitos anteriores que achavam não serem tão bons quanto gostariam.
Precariedade no Sistema de Saúde, falta de medicamentos básicos e atendimento médico de qualidade à população são algumas das reclamações  que já se vê serem postadas nas redes sociais. Pelo visto, remédios mais amargos virão e assistência médica que é bom, nada! Já tem gente até pensando em buscar a cura em curandeiros, que em alguns casos se mostram mais confiáveis do que muitos médicos como aquela que determinava o tempo de vida dos pacientes.
Na Educação, em muitos lugares, as crianças passaram a ter uma alimentação de baixa qualidade e em alguns casos ficaram sem merenda escolar durante alguns meses. Sem contar a qualidade do ensino que em alguns casos caiu vertiginosamente, igual a Bolsa de Valores em tempo de crise.
Cidades que eram modelo em determinadas atuações governamentais hoje já vivem em estado alarmante, preocupando a população que teme por sua vida. A Dengue em muitos lugares volta com força e já tem feito muitas vítimas fatais em diversos Municípios.
Outro fato também reclamado é com relação à Limpeza Urbana que em alguns lugares tinha um serviço de boa qualidade e hoje o que se comenta e, em muitos casos, o que se vê é um serviço de má qualidade que deixa muito a desejar. Desta forma alguns lugares tem se transformado em verdadeiros lixões urbanos.
Os "salvadores da pátria" em quem eleitores de norte a sul do país elegeram já se mostram verdadeiros "lobos maus", comeram os "docinhos" dos votos e agora as "vovozinhas" da população. Se não fosse trágico seria até cômico.
Mas quem acha que a culpa é do político está redondamente enganado, porque não é o mau político nem o político corrupto que se instala no poder por si só, mas o voto irresponsável do povo que gosta de ir às urnas e fazer de seu voto uma verdadeira "roleta-russa" e, para dar mais emoção, mesmo sabendo do passado e da vida política de determinados candidatos acabam por elegê-lo "para ver se melhora".
Candidatos que sempre eram vistos pelas ruas, hoje só são encontrados no meio da rodinha de amigos.
Enquanto isso o povo sofre com a má Administração e não tem nem com quem reclamar.
Quem paga o preço de todo o caos é geralmente a camada mais carente da população. Portanto, é bom começar a pensar desde agora, porque no próximo ano tem eleição para Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República e como 2014 é ano de Copa do Mundo, é melhor se preocupar em avaliar bem a vida e a conduta dos candidatos do que quem será o Campeão do Mundo.
Albino Neves

PM fecha o cerco prende traficantes e assaltantes e apreende grande quantidade de armas e drogas na região



         Major Florindo mostra que todas as ações
são planejadas e controladas pelo Comando da PM.



Desde que assumiu o comando da 75ª Cia. Especial de PM, o Major Florindo desencadeou um trabalho efetivo de combate ao crime e ao tráfico de drogas. Trabalho este que, nos primeiros meses do ano, já mostram grandes resultados com a prisão de 44 criminosos entre traficantes e assaltantes, 62 armas de fogo, além da apreensão de grande quantidade de drogas, como cocaína, maconha e crack, fatores que deram uma desestabilizada no tráfico em Carangola e região.


O resultado das prisões e apreensões deve-se, segundo o Comandante, à atuação constante das equipes do serviço reservado da Polícia Militar, tático- móvel, moto-patrulha, patrulha de atendimento comunitário, preventivo escolar, ciclo-patrulha e patrulha de combate à violência doméstica e principalmente à atuação da população, que tem feito denúncias  contra criminosos e atos suspeitos.


a PM também tem monitorado diversos locais, inclusive com câmeras com autorização judicial e as filmagens são remetidas para a autoridade policial para que tome as providências legais, principalmente com relação ao tráfico de drogas, tendo em vista que muitos usuários têm sido filmados nos locais.

Os Policiais da 75ª Cia. também têm recebido um reforço no treinamento de defesa pessoal, e no manuseio de armas modernas, automáticas e semi-automáticas. Todas as ações que vêm sendo executadas, segundo o Comandante, tem como objetivo proporcionar a paz social, a prevenção ao crime, o trabalho pedagógico, desmantelar o tráfico de drogas, a repressão, prevenção e educação e mostrar claramente que o crime não compensa.

Paralelamente, vários trabalhos têm sido desenvolvidos, como blitz de trânsito, batidas policiais, operação desmanche, combate efetivo às drogas, além das ações de prevenção e educação realizadas através do Proerj, JCC e Patrulha Escolar. Todas as ações, segundo o Comandante, têm encontrado apoio no Ministério Público e no Poder Judiciário, para que sejam executadas em tempo hábil, visando dar uma resposta imediata nas denúncias feitas pela sociedade.

Major Florindo lembrou que a participação da sociedade é fundamental e destacou que a Constituição em seu Artigo 144 destaca que "Segurança é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos".
Outra ação que tem merecido especial atenção por parte do Comando é com relação à ocupação do espaço público e a questão do trânsito. Neste sentido Major Florindo encaminhou ao Executivo Municipal um trabalho elaborado pela PM com um esquema de organização de trânsito, ocupação racional do espaço público, sugestão de ampliação e rotatividade de feiras nos bairros, reativação do estacionamento rotativo, ampliação no número de estacionamentos para bicicletas no centro da cidade, entre outros. "Confiamos na análise da Equipe Administrativa do Governo Municipal e na aplicação de medidas capazes de melhorar a vida de todos" destacou o Comandante.

Queda de túmulos atingiu mais de 300 ossadas no Cemitério de Carangola


                                                 Funcionário retira ossada do caixão.
Pela quarta vez, segundo Vicente Mageste, proprietário da Funerária São Pedro, que também já administrou o Cemitério de Carangola em diversos períodos de Administrações Públicas, uma parte daquele Cemitério desaba, trazendo apreensão para aqueles que tem ali seus entes queridos enterrados.

O último desabamento aconteceu no dia 7, atingindo uma área com aproximadamente 325 restos mortais, ossadas de corpos ali enterrados, segundo Vicente Mageste.


       Ossadas foram retiradas de dentro
             dos caixões e catalogadas.
 
No dia 8 o Administrador do Cemitério, Gilmar Alves dos Santos, chamou o Secretário Municipal de Agricultura Júlio Ferrari e o Secretário Municipal de Obras Marcelo Nunes, para tomarem conhecimento dos fatos, também  solicitou a presença da polícia para registrar o mesmo, tendo sido encaminhado naquele mesmo dia por parte da Administração Municipal, uma solicitação pedindo autorização à justiça para ser efetuada a remoção dos escombros.

No dia 11 o Promotor de Justiça Breno Marques de Jesus Silveira preparou um despacho onde destacou que não só deve ser feita a remoção dos escombros mas também a adoção de medidas no sentido de que sejam acomodados em local apropriado e identificadas, tanto quanto possível, no interesse dos familiares, as ossadas removidas.

Tão logo recebeu o parecer do Ministério Público, o Juiz de Direito Alexandre Verneque Soares lavrou a sentença e Alvará para a execução do serviço no dia 12, destacando que "desde que a operação seja acompanhada por profissionais devidamente habilitados e dotado de medidas adequadas para preservação, acomodação e identificação das ossadas encontradas".
Mediante o Alvará e com a presença de Vicente Mageste, o serviço foi executado no dia 13. Segundo o Administrador Gilmar será construído um espaço para abrigar os ossos, com gavetas numeradas para garantir as ossadas".

Joaquim Barbosa recebe a Medalha da Inconfidência




Em seu discurso, o Ministro do Supremo
Tribunal Federal  defendeu a diminuição
das desigualdades sociais do País.
O Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Joaquim Barbosa, mineiro de Paracatu, foi o principal homenageado da Cerimônia que entregou, no dia 21 de abril, a Medalha da Inconfidência em Ouro Preto. O evento acontece todo dia 21 de abril e é uma homenagem ao Inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e além de ser a maior honraria de Minas Gerais, é considerada uma das maiores de todo o país.

Joaquim Barbosa foi também o orador do evento, tendo defendido a diminuição das desigualdades sociais do país e as cotas raciais.

O Ministro foi o relator do processo do mensalão que condenou importantes personalidades do quadro petista, tendo recebido a medalha das mãos do Governador Antônio Anastasia e Aécio Neves.

Barbosa, em seu discurso, evitou tocar em temas políticos, mas exaltou a memória de Tiradentes.


Albino Neves, Diretor da Folha,
quando Recebeu a Medalha da Inconfidência,
ao lado do Primeiro Ministro de Portugal Mário Soares.
Apesar de Tiradentes ser símbolo da liberdade, o povo da cidade de Ouro Preto, onde realiza-se o evento, desde o primeiro governo do tucano Aécio neves, foi proibido de se aproximar da Praça Tiradentes, onde ocorre a cerimônia. Ali apenas as pessoas credenciadas e autoridades podem ter acesso e este ano, como forma de contestação, bandeiras pretas foram colocadas nas janelas das casas que ficam na Praça como protesto das pessoas por não poderem assistir ao evento. No entanto, conforme afirmou o Presidente da Câmara de Ouro Preto, o Vereador Leonardo Barbosa do PSDB "sumiram com as bandeiras pretas assim como sumiram com a cabeça de Tiradentes".

"Receber a Medalha da Inconfidência é uma honra para todo mineiro e todo brasileiro, pois ela representa o reconhecimento do trabalho e da vida profissional daquele que é condecorado" destacou o carangolense Albino Neves, que já recebeu esta honraria.

Ex-presidente Lula é cidadão honorário de Minas Gerais



Entre os Deputados Dinis Pinheiro e Rogério Correia,Lula se mostra feliz por ter recebido o Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais.
 
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu  no dia 15, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o título de cidadão honorário do Estado. A homenagem foi realizada em Reunião Especial, por solicitação do deputado Rogério Correia (PT), que assim como outros deputados estaduais participou da cerimônia. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), comandou os trabalhos e, em seu pronunciamento, lembrou o papel histórico desempenhado por Lula neste momento de intensa transformação do País. O Plenário recebeu aproximadamente 350 pessoas para a homenagem, enquanto outras 300 acompanharam a solenidade das galerias.

Além do homenageado e dos deputados Dinis Pinheiro, Rogério Correia e Adelmo Carneiro Leão (PT), compuseram a mesa de honra o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; os ministros da Agricultura, Antônio Andrade; e da Educação, Aloísio Mercadante; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Afrânio Vilela; o deputado federal Weliton Prado (PT-MG); a defensora pública geral do Estado, Andrea Abritta; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o vereador Juninho Paim (PT); os presidentes dos diretórios nacional e estadual do PT, Rui Falcão e Reginaldo Lopes, respectivamente; e a presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira.

Aberta por Dinis Pinheiro, a Reunião Especial contou com a presença de outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal de governo, além de muitos prefeitos e vereadores do interior de Minas. Filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de outros partidos da base do governo Dilma Rousseff também se fizeram presentes. Primeiro a discursar, Rogério Correia, autor do requerimento para a homenagem, concedida ainda em 2011 mas só agora formalizada, classificou Lula como "eterno presidente da República". Ele lembrou os principais momentos da trajetória pessoal e política de Lula, destacando a importância da homenagem. "Minas Gerais reconhece agora o papel histórico desse brasileiro. Com esse título de cidadão honorário, ele se torna representante de todo o povo mineiro", afirmou.

Fafile UEMG, ensino de qualidade e gratuito


O Governador Anastasia anunciando
o envio da Lei à ALMG.
Depois de muito trabalho e determinação, a "luz do fim do túnel" do sonho que já se arrasta por mais de 20 anos da total absorção da Fafile pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, começa a aparecer um "novo sol", com a assinatura na primeira quinzena do mês de abril, pelo Governador Antônio Anastasia da mensagem e encaminhamento do Projeto de Lei à Assembléia Legislativa de Minas Gerais para absorver as Fundações dos Municípios de Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos à UEMG.


A assinatura aconteceu na Cidade Administrativa, Sede do Governo de Minas, na a presença dos Presidentes das Fundações, do Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e
O Governador Anastasia esteve acompanhado
do Deputado Mário Heringer durante a Solenidade.
Ensino Superior Nárcio Rodrigues, do Reitor da UEMG Dijon Moraes Junior, do Deputado Federal Mário Heringer e diversos representantes das Entidades que serão absorvidas e membros do governo do Estado.
 
Ao assinar a mensagem, o Governador Anastasia lembrou aos presentes que esta é uma demanda que surgiu com a criação da UEMG em 1989, ressaltando a seguir que "desde lá até agora, decorridos quase 30 anos, tivemos muitas batalhas e dificuldades, mas nem por isso desistimos, ao contrário, nos empenhamos, nos desdobramos, fomos ousados, corajosos e criativos para dar uma guarida à ansiedade maior: o Ensino Público de qualidade em nosso Estado". Ainda em sua fala o Governador destacou que a estadualização foi um compromisso assumido durante o seu mandato e que acredita que, com o apoio dos parlamentares, até meados do próximo ano "o processo deverá ser concluído".

Momento da fala do Secretário Nárcio
Rodrigues durante a Solenidade.
Com a absorção das Fundações Educacionais a UEMG oferecerá melhor gestão dos Cursos e a adequada avaliação de suas necessidades e também se tornará a 3ª maior Universidade de Minas em número de alunos, atrás apenas das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Uberlândia.

Um anúncio que deixou funcionários e corpo docente das instituições felizes foi que, concluído o processo "do ponto de vista prático e concreto, significa que estamos absorvendo os funcionários, as instalações, assumindo as despesas, mas muito mais, nós queremos um processo pedagógico cada vez mais inovador e que sustente a prosperidade e o desenvolvimento de Minas" destacou o Governador Anastasia.

Já o Secretário Nárcio Rodrigues fez questão de ressaltar que com a estadualização, a UEMG passará a atender de forma pública e gratuita em mais seis cidades mineiras, oferecendo cursos na área de Saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição. Disse ainda que "a absorção será feita de forma integral e definitiva".

O Reitor Dijon Moraes disse que a UEMG
passará a ser a terceira maior
Universidade de Minas Gerais.
Ao final de sua fala Nárcio Rodrigues destacou "esse é um momento histórico. Mais do que o resgate de um compromisso, a estadualização das 6 Fundações representa incluir na agenda do governos, de forma definitiva, o tema do Ensino Superior. E esse é o tema fundamental, a ferramenta talvez mais importante para que possamos alavancar o ingresso de Minas na sociedade do conhecimento".

O Reitor Dijon Moraes lembrou que a UEMG passará dos atuais 5.600 para 15 mil, o número de Cursos de Graduação saltará de 32 para 112 e o de Professores de 853 para 1.800. Disse ainda que, nos últimos anos, a UEMG teve diversos avanços, além de autorizar a abertura de Concurso com 590 vagas para Professores, algo inédito para a Universidade que propiciou qualificação docente. "A Universidade cresceu muito e precisava ter esse apoio. O Sr. Governador teve uma participação determinante: Autorizou para a UEMG a incorporação dos benefícios e gratificações na carreira do docente". Logo a seguir o Reitor leu uma mensagem de agradecimento ao Governador escrita pelo primeiro Reitor da UEMG, Professor Aluízio Pimenta, que se encontrava presente naquela Solenidade.

Em Carangola e região a notícia encheu a todos de alegria e de esperanças e não foram poucos os representantes das mais diversas Entidades que reconheceram a importância o trabalho, a determinação, a coragem e, acima de tudo a adequação da Fafile por parte do atual Presidente da Fundação, Professor Braz Cosenza, para que esta fosse incluída no processo de total absorção por parte da UEMG.

O sonho está se tornando realidade e enche de esperança centenas de alunos que, se tudo correr como esperado, até meados de 2014 terão um ensino de ainda melhor qualidade e gratuito.

Tombense perde em casa mas continua na disputa pelo Título do Campeonato Mineiro


Ao vencer o América Mineiro por 2 a 0, o Tombense Futebol Clube garantiu uma vaga nas quartas de final, tendo acontecido o primeiro jogo no dia 27 na cidade de Tombos, quando o Tombense perdeu por 2 a 0 para o Atlético Mineiro, time este considerado um dos melhores do Brasil na atualidade.

O Tombense fez uma campanha exemplar em sua primeira participação no Campeonato Mineiro na primeira fase quando em 11 jogos venceu 6, empatou 1 e teve 4 derrotas.

Torcedores do Tombense e do Atlético Mineiro
lotaram o Estádio Antonio Almeida.
O Técnico do Tombense Marcelo Cabo disse à Imprensa que os bons resultados são fruto das boas condições de trabalho oferecidas pela Diretoria do Clube, do pagamento em dia, da boa estrutura oferecida para a realização do trabalho, da qualificação técnica dos jogadores e do pagamento em dia dos prêmios e que foi dentro dessa estrutura que foi possível chegar em 3º lugar e disputar a semifinal que classificou também o Cruzeiro e o Vila Nova e disse que com relação ao Campeonato Brasileiro de 2014 na Série D e que começa já no segundo semestre de 2013, tudo dependerá dos entendimentos com a Diretoria.
Apesar da população tombense e da região ter ficado satisfeita com o primeiro jogo da semifinal ter sido realizado no Estádio Antônio Almeida, todos reconhecem que isso representou um grande prejuízo financeiro para o Tombense, que poderia ter embolsado mais de R$ 1,5 milhão para reforçar o caixa do Clube se o jogo fosse realizado em Belo Horizonte.
 

 

Secretária de Educação reuniu-se com a equipe da SER


A Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, esteve reunida com os 33 Diretores das Escolas Estaduais dos 11 Municípios que fazem parte da jurisdição da 5ª Superintendência Regional de Ensino - SRE -  quando também estiveram reunidos os 73 funcionários daquela Regional, quando foram esclarecidas dúvidas e discutidos temas relacionados à Educação.

Ana Lúcia destacou a importância do desenvolvimento e aprendizado dos alunos, enfatizando "Vamos buscar instrumentos para alcançar melhorias nos indicadores da Regional. O Programa de Intervenção Pedagógica é nosso principal aliado no Ensino Fundamental e, no Médio, o Programa Reinventando o Ensino Médio nos ajudará a alcançar melhorias nesse nível de ensino".

Em Carangola a Escola Estadual Emília Esteves Marques já aplica o Reinventando o Ensino Médio, ofertando para 205 alunos no 1º ano atividades nas áreas de Empregabilidade, Empreendedorismo e Gestão, Comunicação Aplicada e Turismo e, segundo a Professora Thais Calegari, que dá aula de Turismo, após tal implantação o rendimento dos alunos melhorou, inclusive em outras matérias.

A Secretária de Educação Ana Lúcia esteve
reunida com Professores e Diretores escolares.
Também a Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza tem 227 alunos integrados no novo modelo, tendo a Secretária Ana Lúcia anunciado "estamos estudando uma maneira de criar aplicativos para as áreas de empregabilidade que poderão ser utilizados nos Tablets que serão entregues às Escolas", e enfatizou "precisamos mudar os paradigmas e incrementar esse nível de ensino".

A Escola Estadual Dr. Pedro Paulo Neto, do Município de Divino, desenvolve, desde 2008, o Projeto Amigos da Música onde a Direção da escola, junto à equipe pedagógica, percebeu na música a oportunidade de desenvolvimento artístico e intelectual dos alunos da Instituição. Segundo a Diretora Renata de Souza "O Projeto eleva a auto-estima dos alunos e, com isso, alcançamos melhorias no desempenho e disciplina deles. É uma oportunidade que o aluno tem para aprender sobre a música".

O aluno Éricles Alves de Castro participa do Projeto desde os 12 anos e hoje, com 17, afirma que no Projeto "conheci muitas pessoas, encontrei oportunidades que não tinha antes, como viajar por outros Municípios com a Banda para apresentações".

Já em Espera Feliz, na Escola Estadual Erênio de Souza Castro, o tema do combate à violência sexual promove junto aos alunos a Campanha "Todos contra a pedofilia" sendo o projeto apoiado pela Prefeitura, a Polícia Militar e o comércio local. Entre as atividades desenvolvidas, está a realização de palestras com a participação de pais, alunos e de toda a comunidade escolar.

Já em Alto Caparaó a Secretária Ana Lúcia visitou a Escola Estadual Cel. Américo Vespúcio de Carvalho que tem 611 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos. Durante a visita, a Secretária anunciou o atendimento com recursos de R$ 375 mil para reforma geral e ampliação do prédio. Ana Lúcia também conheceu as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ouviu a Diretora Maria Aparecida Valéria exaltar o trabalho desenvolvido naquela área, tendo em vista segundo ela, ser "a única Escola Estadual do Município. Temos orgulho de oferecer o EJA, que representa a oportunidade que eles têm de completar seus estudos".

Segundo a Secretária, em 2012 foram investidos nas Escolas da Superintendência de Carangola cerca de R$ 715 mil em obras realizadas em 9 Escolas sendo que uma delas também foi contemplada com o Programa de Ações Articuladas do Mistério da Educação para a construção de uma quadra no valor de R$ 360 mil. Para 2013 8 novas quadras serão construídas na área da Superintendência Regional de Carangola dentro do mesmo programa, um investimento de cerca de R$ 2 milhões. Vinte e nove das trinta e três Escolas da Regional de Carangola tiveram investimentos imobiliários e equipamentos, cujo repasse atingiu quase R$ 300 mil.

Os Municípios de Caiana, Caparaó, Divino, Faria Lemos, Fervedouro e Orizânia receberam, cada um, veículo para o Transporte Escolar e, segundo a Secretária, em 2013 está previsto o repasse de R$ 1,8 milhão para a manutenção do Transporte Escolar que serve a  3.859 alunos residentes na zona rural em sua frequência às Escolas Estaduais da região.
A Superintendência Regional de Ensino de Carangola atende a 33 Escolas Estaduais em 11 Municípios, assistindo a 16.123 alunos e, dessas Escolas, 32 já oferecem o Programa Educação em Tempo Integral, beneficiando 2.017 alunos do Ensino Fundamental. A SRE tem como Superintendente Tânia Aguiar que, desde que assumiu a Superintendência, em desenvolvido um trabalho que tem merecido destaque a nível Estadual

Bike Luz estará representado no Adventure Sport Fair



Cicloturistas da Luz vem de várias partes do Brasil.
 
Cicloturistas na base da Cachoeira
de Tombos, início do Bike Luz.
O Bike Luz, evento promovido com início todo primeiro domingo de julho, através de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ - e o Clube de Cicloturismo do Brasil vem se tornando,  a cada ano que passa, um referencial entre os cicloturistas de todo o país, não só pela beleza da região por onde passam, através da rota do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, como também da organização oferecida pelos promotores que contam com o apoio da Operadora de Turismo Rastro de Luz.

Os Diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, Eliana Garcia e Rodrigo Telles, estarão participando da  Adventure Sport Fire, a maior Feira de eventos de esporte de aventura da América do Sul que estará acontecendo no período de 1º a 5 de maio na Bienal do Ibirapuera.

Além de fazerem uma palestra sobre "dicas, macetes e segredos para uma viagem de bicicleta", Eliana e Rodrigo também estarão apresentando o Bike Luz (foto ao lado) para os visitantes da Feira.

Neste ano, o Bike Luz estará acontecendo no período de 7 a 10 de julho e a mais de 90 dias do evento, dezenas de ciclistas de vários Estados do Brasil já garantiram sua participação no evento.

Cantata da Páscoa em fotos


Jesus carrega a Cruz e é acompanhado por Maria, Sua Mãe.

Jesus é pendurado na Cruz.
O espetáculo Cantata da Páscoa realizado como encerramento da Semana Santa promovido pela Paróquia de Santa Luzia no dia 31 de março com a Cantata de Páscoa que aconteceu na igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Triângulo, numa realização da Pastoral da Juventude, foi um espetáculo marcante e vem se tornando, a cada ano que passa, um referencial no turismo religioso da região.

Como havíamos prometido, faremos nessa edição um flash fotográfico de alguns dos principais momentos da cantata.
Coral, atores e organizadores da cantata de Páscoa junto ao Padre Jamir Sobrinho.
 

16ª Caminhada Coletiva dos Passos de Anchieta acontece de 30 de maio a 2 de junho


Andarilhos caminham pela beira-mar e passam por lugares deslumbrantes.
 
Os Passos de Anchieta, revividos pelo Empresário Lucas Izoton e o Jornalista Eustaquio Palhares, é a primeira rota de peregrinação religiosa do país e neste ano entra em sua 16ª edição coletiva promovida pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta - ABAPA.

Eustáquio Palhares e Lilico coordenam
os trabalhos dos Passos de Anchieta.
Os Passos de Anchieta reúnem a maior concentração de peregrinos, ali denominados andarilhos, de todo país em uma única caminhada  e neste ano, segundo os organizadores, é esperado um público de aproximadamente 4 mil pessoas.

A 16º Caminhada Coletiva dos Passos de Anchieta acontecerá no período de 30 de maio a 2 de junho e a saída dos andarilhos está prevista para o dia 30 na porta da Catedral de Vitória onde às 7 horas acontecerá uma Missa e logo a seguir o aquecimento físico e partida junto à Barra do Jucu. O segundo dia de caminhada parte da Barra até Setiba???, já o terceiro dia de Sertiba??? a Meaípe. No último dia de Meaípe até o Santuário de Anchieta, na cidade de Anchieta. Todos os dias a concentração tem início às 6 e 30h e às 7:30 aquecimento físico e partida.

A saudação de chegada aos andarilhos está prevista para as 13 horas ao Santuário de Anchieta e a partir da 13:30 acontece a entrega dos Certificados dos andarilhos de Anchieta.

Pintura do Santuário de Santa Luzia deverá estar pronta em 45 dias


Equipe da Padim vive
pendurada durante todo
o dia para executar a
pintura da Matriz de S
anta Luzia.
A pintura da Matriz do Santuário de Santa Luzia está sendo feita pela empresa Padim "A pintura que o Santo protege", por Tiago, Adriano e Cícero, com a ajuda de Alexandre.

A nova pintura da Matriz já era para estar pronta, segundo o pessoal da Padim, mas devido às chuvas, o serviço sofreu um atraso. Os pintores garantem que caso o tempo se mantenha firme, dentro de no máximo 45 dias a Matriz estará completamente pintada.

Padre Elias vai assumir a Paróquia de Tombos


Padre Elias assume a Paróquia de Tombos
no próximo dia 2 de maio.
Desde a saída do Padre Francisco Célio da Rocha, da Paróquia de Tombos que os Padres da Paróquia de Carangola vem dando assistência religiosa àquela Paróquia.

No próximo dia 2, segundo anunciou o Pároco de Carangola Jamir Sobrinho, estará assumindo a Paróquia de Tombos o Padre Elias de Souza Dorneles, nascido em 18 de abril de 1979 em Manhuaçu e ordenado em 28 de outubro de 2007 em Santana do Manhuaçu por Dom Hélio Gonçalves Heleno (in memorian).

Padre Elias exerce atualmente a função de Administrador da Paróquia de Pocrani, cidade que em 1890 foi elevada à condição de Distrito e que pertencia a Caratinga, sendo que em 1948 emancipou-se.

Foi Dom João Batista Cavati quem erigiu verbalmente a Paróquia de Pocrânia em 16 de julho de 1958, nomeando o Padre Ricardo Bunzel. Desde então passaram pela Paróquia 9 Padres, contando com o Padre Elias.

A população de Tombos está feliz com a indicação do Padre Elias feita pelo Bispo de Caratinga, Dom Emanuel Messias e aguarda sua chegada.

Melhoria da sinalização turística é foco do COMTUR


Durante a reunião do Circuito Turístico Pico da Bandeira que aconteceu na cidade de Durandé no dia 16, foram discutidos vários assuntos. Entre eles, alterações no Estatuto e Regimento Interno do circuito, o ICMS Turístico, o Plano Municipal de Turismo e a inclusão de 3 novos Municípios no circuito que atualmente tem 14 Municípios, dos quais 7 já recebem o ICMS Turístico.

Na ocasião, o Prefeito José Gomes, de Alto Caparaó, reforçou o movimento que vem sendo feito solicitando funcionamento total do Aeroporto de Santo Amaro. Já o Presidente do Conselho Municipal de Turismo e da Associação Comercial de Alto Caparaó, Ronald Santos Gripp, reclamou da falta de sinalização, ou seja, de placas indicativas dos pontos turísticos e das cidades turísticas, tanto nas BR's quanto dentro dos próprios Municípios e anunciou que iria entregar ao Prefeito José Gomes na próxima reunião do COMTUR um projeto de sinalização turística para a cidade de Alto Caparaó e que já foi entregue ao Presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira, Prefeito Daniel Guimarães Satler de Alto Jequitibá para sinalização turística nas BR's 116 e 262.

8ª Cavalgada das Amazonas foi um sucesso


Dezenas de amazonas participaram no dia 21 da 8ª Edição da Cavalgada das Amazonas de Alto Caparaó, numa organização de Norma do Artesanato com o apoio da Prefeitura Municipal de alto Caparaó que, além de acolher as amazonas, também contratou o show com o cantor Allan Grimaldo e patrocinou o almoço de confraternização para as amazonas e cavaleiros que participaram do evento.

Durante a cavalgada as amazonas passaram pelo Córrego do Bananal, zona rural de Alto Caparaó, até o retorno à sede do município através da Av.Pico da Bandeira.

Mônica Pimentel lança seu 4º livro dia 13 de junho


A escritora Mônica Pimentel está se
preparando para o lançamento
de seu 4º livro infantil.
A escritora Mônica Pimentel estará lançando, no dia 13 de junho, no Salão da Favale, seu novo livro infanto-juvenil intitulado "Luisa e Artur: Aventuras para dizer adeus" com ilustrações de Camila Monteiro de Lima e projeto gráfico de Franciane Lobato.

O livro retrata uma história de amizade entre duas crianças que partem para morar em lugares diferentes e, contudo, inventam uma maneira de amenizar a saudade e a distância. A apresentação é da Dra. Maria da Penha de Assis e na noite de autógrafos o livro estará sendo vendido a R$ 20,00 e tem uma edição limitada.

Também estará acontecendo na ocasião uma Exposição de Fotografias de Camila Monteiro de Lima. O evento tem o apoio cultural da Farmarc's, Tecnomed, Vereador Tatá do Roberto, Favale e Coordenação do Curso de Letras.

Mistral Montain Wine e Namoro Gourmet são as


O grupo Caparaó Parque Hotel estará promovendo, através do Estância Gourmet nos dias 24 e 25 de maio, o Mistral Mountain Wine 2013 - Entre tapas e vinhos, uma perfeita harmonização entre os vinhos espanhóis e a culinária da Serra do Caparaó.

Em junho, no dia 13, em homenagem ao Dia dos Namorados, será apresentado o Namoro Gourmet 2013 - Um evento para degustar, amar e dançar, ao som de Beatles Forever. Também em junho, nos dias 22 e 29, estará acontecendo o Arraiá Gourmet, com comida e música típica caipira.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 32 3747 2559 ou pelo site www.caparaoparquehotel.com.br

Carangola vai realizar o 7º Encontro de Trilheiros


Centenas de trilheiros estão sendo
esperados no 7º Encontro que acontece
dia 2 de junho em Carangola.
Numa promoção do Carangola Trial Club, com apoio da Prefeitura Municipal de Carangola, será realizado no dia 2 de junho o 7º Encontro de Trilheiros de Carangola.

A programação tem início às 7:30 h com a inscrição dos pilotos, estando a saída programada para as 9 horas com a Bênção do Padre na porta da Matriz do Santuário de Santa Luzia logo a seguir. Logo depois da Bênção, os pilotos partem para um trajeto de mais de 3 horas de trilha e às 14 horas será oferecido um almoço para todos os trilheiros no Parque de Exposições.

A partir da 10 horas da manhã DJ's agitam a galera com música o dia todo, sendo que às 16 horas acontece o moto-hípica com premiação e brindes e às 17 horas show com a banda Suíte Bordô.