sexta-feira, 1 de março de 2013

Carangolenses descem de bike a Estrada da Morte e Potosi-Zongo e sobem o Chacaltaya


 
 
 
 
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=CRtnbcKxROU

Mais vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=5mQ4xrI6Scw



Conhecida como a estrada mais perigosa do mundo, a Estrada da Morte na Bolívia é o sonho  de todo amante do Mountain Bike e dos praticantes de Down Hill. A estrada tem início em La Cumbre, a 4.700 metros de altitude e termina em Yolosa, a 1.200 metros do nível do mar e chega a Coroico. Ao todo são 3.600 metros de Down Hill de desnível que é percorrido em 4 horas de descida, contando com as paradas para lanche, fotos e contemplação das belezas de uma das áreas mais belas da Bolívia.

Os carangolenses Albino Neves (presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, Cátia Santiago e Juliano Bertholasce aventuraram-se pela trilha de aproximadamente 63 Km, para percorrer a Estrada da Morte contrataram os serviços da empresa Madness e alugaram Bikes Specialaizer, uma das melhores marcas de bicicletas para esse tipo de atividade esportiva.

 
 
 
 
Os ciclistas saíram de La Cumbre com uma temperatura de -05 e ar rarefeito que dificultava a respiração. A baixa temperatura obrigava aos participantes utilizarem grande quantidade de agasalho. O primeiro trecho da estrada foi percorrido por asfalto e a segunda parte, a primitiva Estrada da Morte, percorrido por estrada de chão com muitas pedras soltas, mas também belas paisagens, rica vegetação e muitas cachoeiras. Por falar em cachoeiras, Juliano Bertholasce entrou em todas.


 
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=lX9TBUf4tUY

Depois da aventura na Estrada da Morte, os três carangolenses foram para a Chacaltaya, montanha próxima a La Paz, capital da Bolívia, com 5.700 metros de altitude. Ali Albino, Cátia e Juliano sofreram ainda mais com o ar rarefeito e dos três, apenas Juliano Bertholasce concluiu os 200 metros até o topo, tendo Cátia ficado no campo base e Albino, com outros brasileiros, divertindo-se na neve enquanto Juliano empreendia o final da empreitada.

 
 
 
 
 
 
 
Veja um vídeo da descida:
http://www.youtube.com/watch?v=fB1nBAEXG8E

Apesar da dificuldade e perigo em descerem a Estrada da Morte e a dificuldade dos carangolenses subirem o Chacaltaya, Albino Neves e Juliano Bertholasce descobririam na descida do Campo Base do Huayna Potosi (aproximadamente 5.000 metros de altitude) até Zongo (2.000 metros) de bike, que nada se compara àquela sinuosa via, principalmente porque os dois carangolenses saíram debaixo de uma nevasca, com mais de 10 graus abaixo de zero, e em duas bikes que não ofereciam a mesma segurança das mesmas que desceram a Estrada da Morte, fato que multiplicou a adrenalina e a aventura, considerada por ambos, acostumados a descer as montanhas de Minas Gerais, como a maior aventura já feita em cima de uma bike.

 
Santos, o boliviano que os guiou, ao tentar acompanhar os dois (acostumados com as descidas nas montanhas de Minas Gerais) por três vezes quase lançou-se precipício abaixo, depois desistiu de acompanhá-los.

"Esta foi a maior aventura de minha vida em cima de uma bicicleta" garantiu Juliano Betholasce e Albino Neves destacou que "poder realizar uma aventura dessas aos 59 anos foi verdadeiramente a maior de todas as aventuras, principalmente estando ao lado de um bom companheiro de viagem".

Os três carangolenses estiveram ainda em Tiwanaku, Vale da Lua, Copacabana e Lago Titicaca, além de percorrerem os principais pontos históricos da capital La Paz.

 
 
Mentor do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que tem início em Tombos e vai até o Pico da Bandeira, escolhido pelo Ministério do Turismo entre milhares de projetos como um dos "9 casos de sucesso no Brasil em 2011", Albino Neves destacou que viagens dessa natureza enriquecem o cabedal de conhecimento para melhorar cada dia mais a rota brasileira.

Ou se combate de forma veemente o tráfico ou assistiremos o crescimento do número de "zumbis" e o aumento do índice de criminalidade


O aumento de usuários de crack, do índice de criminalidade e da disputa pelo comando dos pontos de venda de drogas tem deixado a população preocupada, principalmente porque o Estado, que deveria estar investindo mais efetivamente no aumento do contingente das Polícias Militar e Civil, tem sido lento em suas ações. O que dificulta ainda mais é a diminuição do número de policiais nas ruas devido à regionalização das Delegacias de Polícia, fato que, por força das normas estabelecidas, após as 18 horas todos os detidos  por atos criminosos ou infratores, são levados para outros Municípios onde existem Delegados Regionais.

A situação coloca a sociedade mineira bastante preocupada, fato deveria requerer dos representantes políticos nas esferas Municipais e Estaduais uma maior "pressão" junto ao Governo do Estado, a fim de aparelhar melhor as Polícias Militar e Civil de forma a garantir ao cidadão maior segurança.

Na semana passada assistimos os meios de comunicação de massa noticiarem o fato de que um viciado em crack na capital da República, Brasília, pedira à família que o acorrentasse para que ele se mantivesse longe daquela droga, o que demonstra o perigo que a mesma representa para o usuário e, consequentemente, para a sociedade.

Cidades interioranas como Carangola já sentem o reflexo dos usuários do crack, tendo em vista o aumento de pequenos furtos e o circular pelas ruas da cidade de alguns "zumbis", nome dado àqueles cuja droga já dominou e que perambulam pelas ruas como verdadeiros mendigos.

A situação é uma questão muito mais de Saúde Pública do que de repressão, apesar de que há uma necessidade premente de que o tráfico seja reprimido a fim de não alimentar o vício do usuário.

A sociedade tem que aprender a discutir as suas questões, a utilizar mais o "disque-denúncia", a não permitir que a escória desta mesma sociedade travestida na figura de traficante se encrustre no seio desta. Isso quer dizer que movimentos estranhos e situações suspeitas devem ser denunciados a fim de "matar a cobra no ninho".

Sem a participação da sociedade, sem a compreensão dos poderes constituídos, sem a instituição de órgãos que dêem apoio aos pais dos viciados e sem o estabelecimento de clínicas para recuperação dos mesmos, dificilmente as Polícias Militar e Civil serão capazes de exterminar esta chaga aberta no seio da sociedade moderna.

Ou se combate de forma veemente o tráfico e se instrumentaliza os poderes constituídos para tal fim, ou assistiremos o crescimento do número de "zumbis" e  o aumento do índice de criminalidade, fato que coloca a todos em situação de risco da própria vida, tendo em vista que para adquirir a droga, viciados são capazes de tudo, até de matar.

Albino Neves

Mensalão condena 25 réus e em Carangola suposto uso de "caixa 2" está sob judice


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o candidato Paulo Cesar de Carvalho Pettersen e a Coligação Carangola para Carangolenses, ajuizou representação em 19 de dezembro de 2012, contra Luiz Cézar Soares Ricardo e Flávio Dias Queiroz, eleitos Prefeito e vice do Município de Carangola pelo fato de, segundo o Advogado Dr. Wederson Advincula Siqueira, o Prefeito recém diplomado ter apresentado sua prestação de contas à Justiça Eleitoral "contendo diversas supostas irregularidades, dentre as quais se destacam: Gastos não computados e contribuição financeira pessoal não informada na declaração de bens". Disse ainda o Advogado, pertencente a Moura & Siqueira Advogados Associados, que Luiz Cezar Ricardo Soares "declarou ter efetuado investimento de R$ 61.613,78 em sua própria campanha, conforme documentos" e logo a seguir destacou que na declaração de bens dos representados "não consta informação de valor em espécie que ensejasse doação tão vultosa para sua campanha. Nenhum valor em dinheiro foi declarado, e tampouco o representado demonstrou em sua prestação de contas a origem do investimento pessoal efetuado em sua campanha".

Dr. Wederson enfatizou na inicial que "a declaração de bens tem por finalidade garantir a transparência do processo eleitoral, evitando-se que receitas e gastos ocultos influenciem na dinâmica eleitoral, ensejem o enriquecimento ilícito e o abuso de poder econômico por parte de determinada candidatura" e enfatiza "valores que não são declarados, para todos os efeitos, não podem ser utilizados em campanha, pois inexistem aos olhos da Justiça Eleitoral".

O Advogado lembra que cerca de 50% do gasto em campanha foi feito por investimento pessoal do candidato Luiz Cezar Ricardo Soares "valor que jamais foi declarado e é impossível desvendar sua origem", enfatizou. Também foi questionada a despesa com água, combustível, telefone e produção de CD. Logo a seguir Dr. Wederson cita inúmeros trechos da Lei Eleitoral e inúmeros pareceres de Tribunais que condenam tais ações para no final solicitar a cassação do diploma e a declaração de inegibilidade dos representados.

A Advogada Drª. Claudiana Carlos de Oliveira, representante do vice-Prefeito Flávio Dias Queiroz, alegou na defesa do mesmo que os bens declarados pelo Prefeito eleito e seu vice são superiores a R$ 500 mil, de modo que o valor gasto com a campanha representa pouco mais de 10% do total do patrimônio existente e faz considerações sobre as despesas com água, telefone, filmagem e edição de vídeo, para ao final pedir que seja julgado improcedente o pedido contido na inicial.

 
Já o Advogado Latuffe Nagibe Sacre, representante de Luiz Cesar Ricardo Soares, alegou que o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável ao analisar a prestação de contas do candidato e a Juíza Eleitoral a aprovou sem ressalvas. Disse também que o Prefeito eleito é Advogado e Empresário, já que é proprietário de um posto de gasolina, conforme informado no registro de candidatura e declaração de bens. Evidentemente, teve rendimentos suficientes para serem aplicados na campanha eleitoral". Disse ainda que um Fiat Pálio declarado à Justiça Eleitoral foi vendido logo após o pleito para pagar dívidas. Salientando que "a declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral, por ocasião do registro de candidatura não indica, de maneira precisa, a situação econômica do candidato, mas tão somente seus bens patrimoniais, conceito não coincidente com o de renda. Após citar várias súmulas, e a exemplo da Advogada do vice Flávio Queiroz justificar as várias despesas, citou o fato da cassação de um ex-Prefeito de Carangola e após sua exposição pediu que fosse julgado improcedente o pedido feito contra os candidatos arrolando 5 testemunhas para serem ouvidas em Audiência marcada para o dia 18 de fevereiro pelo Juiz Eleitoral Substituto Dr. Alexandre Verneque Soares e o MP, das quais só o Deputado Estadual Sebastião Costa foi ouvido.

Em seu depoimento, o Deputado Sebastião Costa afirmou ter emprestado em espécie R$ 20 mil para o Prefeito Luiz Cezar Ricardo Soares.

Já a Promotora Dra. Cristiane Amorim juntou 3 declarações em que 3 pessoas alegavam que supostamente foram assediadas para testemunhar contra o Prefeito de Carangola. As referidas pessoas foram ouvidas pelo MP antes da audiência do dia 18.

O Advogado da Coligação Carangola para os Carangolenses, Dr. Carlos Alberto, disse que o PMDB não arrolou testemunhas pois a declaração do uso de dinheiro que não constava na declaração de Luiz Cezar Ricardo Soares para a Justiça Eleitoral foi dada por ele mesmo e que, portanto, a inclusão da declaração das 3 pessoas tem o intuito de tumultuar o processo, já que os depoimentos fogem ao caso em pauta.

O Advogado Claudemir de Oliveira, que acompanhou o Prefeito e que até poucos dias antes era Procurador Geral da Prefeitura, nomeado pelo Prefeito Luiz Cezar, na saída da audiência do dia 18, limitou-se a dizer que houve tentativa de compra de testemunhas. O Prefeito Luiz Cezar Ricardo Soares, apesar de questionado duas vezes para falar a respeito da representação feita contra ele e o vice Flávio Queiroz, manteve-se calado, sem dirigir-se a seu interlocutor.  Já o vice-Prefeito Flávio Queiroz alegou que "não iria comentar sobre o fato".

Dr. Wederson informou que o processo independe de testemunha, pois a prova é documental e já foi produzida e que quem precisaria de testemunha para justificar os gastos era o Prefeito Luiz Cezar Ricardo Soares. Disse ainda que os representados fizeram uma defesa vazia, não juntaram um único documento que comprovasse as alegações, muito menos que comprovassem a retirada pró-labore ou mesmo divisão de lucros dos empreendimentos de Luiz Cezar e nem apresentou nenhum comprovante das dívidas contraídas.

Sobre o repasse do dinheiro em espécie por parte do Deputado, Dr. Wederson, disse-se surpreso pois a "utilização do famigerado 'caixa 2' sempre é feita em espécie para dificultar a comprovação da transação" e que qualquer doação, empréstimo ou transação deve ser feito conforme determina a Lei Eleitoral. Para o Advogado, o feito é uma tentativa de inaugurar uma nova forma de legalizar o "caixa 2" e lembrou o mensalão, quando o Supremo Tribunal Federal condenou dezenas de corruptos e corruptores, inclusive personagens ilustres da política brasileira, fato que fortaleceu o Poder Judiciário no país.

João Antônio Jacinto apresentou à ouvidoria do Ministério Público uma manifestação em que alegou que em 10 de dezembro protocolizou uma denúncia contra o Prefeito eleito Luiz Cezar Ricardo Soares por irregularidades em suas contas e que até aquela data (5 de fevereiro) não havia recebido resposta. Citou também o fato de o irmão da Promotora de Justiça Eleitoral Cristiane Amorim, Luciano Campos Amorim ser um dos financiadores da campanha do Prefeito Luiz Cezar Ricardo.

Em resposta à Ouvidoria, a Promotora destacou que o encaminhamento foi feito à Justiça Eleitoral que lhe enviou e que  sua resposta foi que “não vislumbrando a necessidade de outras diligências e convencida de que não procediam as irregularidades noticiadas por João Antônio Jacinto, determinou o arquivamento do procedimento". A Promotora informou ainda que em nenhum momento foi questionada, por quem quer que seja, a regularidade na doação efetuada por seu irmão à campanha dos candidatos eleitos, de cujo fato só tomou conhecimento quando da análise do procedimento preparatório da representação ajuizada contra Luiz Cezar e Flávio Queiroz. Dra. Cristiane enfatizou afirmando que "o fato de seu irmão ter sido doador da campanha não era suficiente para interferir em sua atuação imparcial na condução do procedimento, até mesmo porque eventual interesse na causa não dizia a respeito à pessoa dela".

Procurada pela Folha a Promotora confirmou suas alegações à Ouvidoria. Já com relação a representação contra o Prefeito eleito Drª Cristiane disse que opinou pela improcedência do pedido de Pettersen.

Após as alegações finais dos Advogados das partes e do MP, o Processo foi encaminhado para o Juiz substituto Dr. Alexandre Verneque Soares, que deve ser quem vai dar o parecer final em primeira instancia. Como na maioria dos casos, o veredito final deverá ser dado após análise pelos Tribunais Superiores.

Para que o leitor possa entender um pouco melhor sobre a questão do "caixa 2" citado amplamente na matéria, lembramos que a Agência Brasil noticiou no dia 22 a boa avaliação do Judiciário de todo país com relação à condução do julgamento do Processo do mensalão que, dos 40 réus indiciados no esquema de corrupção do "caixa 2", 25 foram condenados, um fez acordo com o Ministério Público, um morreu, um foi encaminhado para a 1ª instância e apenas 12 absolvidos. A ação penal ocupou toda a Corte no segundo semestre de 2012 e também os principais noticiários da imprensa escrita, falada e televisada.

Vinte e seis das 59 Cortes Regionais de todo país foram ouvidas a respeito do desempenho do Supremo Tribunal Federal (STF), ficando claro que "a transparência no julgamento aumentou a credibilidade da Justiça" conforme declarou o Desembargador Marcelo Pereira, que preside a Corte do Rio Grande do Sul. Já o Presidente do TJ de São Paulo, Desembargador Ivan Sartori, destacou que "o julgamento aproximou o Judiciário da população".

"A corrupção é intolerável e o exame da prova passa a ser, de alguma forma, mais rigoroso", lembrou  Manoel dos Santos , representante do Tribunal do Rio de Janeiro.

Presidentes e representantes de Tribunais disseram ainda na ocasião em que o Conselho Nacional de Justiça fez a pesquisa da ação e resultados do julgamento do  mensalão, pesquisa esta obtida pela Agência Brasilque a decisão do STF colocou um fim na impunidade, não foi indulgente com os agentes políticos, que foi derrubada a idéia até então predominante de que "as pessoas do Poder jamais seriam punidas", e que "serão certamente considerados paradigmáticos e norteadores para as instâncias inferiores" conforme destacou a representante do Tribunal Federal da 4ª Região, Desembargadora Marga Tessler.

A postura do STF e a declaração de Desembargadores de todo país deixam claro que o período da impunidade chega ao seu fim e ainda tem gente que acredita que o político depois de eleito e ter tomado posse está imune às sanções legais por crimes cometidos para chegar ao Poder.
Nota: A Folha já estava na Gráfica quando o Juiz havia julgado improcedente a ação. O PMDB, a Coligação Carangola para Carangolenses e Paulo Pettersen garantiram que vão recorrer da decisão conforme citado na matéria da Folha, independente da decisão em Carangola.

Cachoeiras do Egito e Rogério, as águas mais cristalinas da região



As águas transparentes da cachoeira do Egito.
 
Um dos maiores perigos para aqueles que buscam banhar-se nas cachoeiras da região é, sem dúvida, a qualidade da água, que em sua grande maioria é contaminada por agrotóxicos e esgoto doméstico.

Na região, apenas as cachoeiras do Parque Nacional e as cabeceiras do entorno tem a garantia de balneabilidade, tendo em vista que suas águas nascem nas cordilheiras do Caparaó.



A beleza natural da cachoeira do Rogério.
A cachoeira do Egito, cerca de 4 km depois do complexo turístico das Andorinhas, é uma das poucas onde o visitante pode inclusive beber de suas águas, além de banhar-se. Se a qualidade da água e sua cristalinidade encantam e atraem os visitantes o mesmo não pode ser dito quanto à temperatura, pois a água é bem fria para o primeiro mergulho.
 
 

Ainda acima da cachoeira do Egito, colada no Parque Nacional do Caparaó, a cachoeira do Rogério é ainda mais limpa, levando os visitantes a uma viagem no tempo, atirando-os numa atmosfera de primitivismo, com riqueza de natureza e uma água sem igual. O local é frequentado pelos amantes da natureza que ali podem viver a verdadeira magia que esta oferece àqueles que a amam.

Cachoeira das Andorinhas monta estrutura de Parque



O Complexo Turístico das Andorinhas ganha estrutura de Parque.
 
Localizada a 8 km do Alto Caparaó, a cachoeira das Andorinhas tem atraído visitantes da região e também aqueles que visitam o Parque Nacional do Caparaó.

Além das trilhas e cachoeiras, as Andorinhas tem uma rica flora, local para churrasco, chalés, avestruz, boi para ser montado e fotografado e diversos outros atrativos. Desta forma o local vem ganhando uma estrutura de Parque.

Carangola ameaçada pela Dengue


Lixo e pneus velhos ficaram vários dias na Rua Dr. Juarez Quintão Hosken.
Agentes Comunitários tem patrulhado a sede do Município de Carangola em busca de focos do mosquito da Dengue e apesar do patrulhamento constante, vários casos tem surgido em Carangola, colocando a população sobressaltada.

Moradores da Rua Dr. Juarez Quintão Hosken se comunicaram com membros da Administração Municipal sobre o acúmulo de lixo que havia naquela rua, inclusive pneus velhos, um depositário de água propício à proliferação do mosquito Aedes Egipyt , transmissor da Dengue.

O acúmulo de lixo em algumas ruas da cidade tem preocupado ainda mais a população, que há poucos anos atrás sofreu com uma verdadeira epidemia de Dengue, sendo noticiário em todo o estado.

Se de um lado os Órgãos da Limpeza e da Saúde Pública tem por obrigação fiscalizar para evitar a proliferação do mosquito causador da Dengue, por outro a população deve fazer a sua parte, pois tal responsabilidade é de todos e o mosquito só pode ser combatido com a participação de todos.

Vale lembrar que, no passado, além da Dengue ter atingido milhares de carangolenses, também ceifou várias vidas.

Comandante da 75ª Cia.-PM garante atuar com firmeza


Os Ten. Cel. André de Sá e Nazário e o novo Comandante Major Florindo.
Empossado como Comandante da 75º Cia Especial de Polícia Militar no dia 4 de fevereiro, em substituição ao Tenente-Coronel Luiz André de Sá, o Major Arlindo Rodrigues Florindo Junior lembrou que estava consciente do elevado grau de responsabilidade que envolve esse desafio profissional, ainda mais por ser natural de Carangola e garantiu estar determinado "a trabalhar muito, com seriedade, dinamismo, probidade, ética e lealdade" e enfatizou "assumo o compromisso de trabalhar com minha equipe para preservar o legado de credibilidade, eficiência e capacidade de respostas contra o crime e o medo, conquistado nesses 237 anos da Corporação, visando favorecer a vida, a liberdade e o patrimônio" e, ao finalizar sua fala, destacou que " o sonho de um homem de Fé, Deus realiza".
Adicionar legenda

Participaram da posse o Comandante do 47º BPM, Ten.Cel. Claudio Nazário da Silva Machado, Prefeito de Carangola Luiz Cezar Ricardo Soares, o Presidente da Câmara Otávio Fonseca de Oliveira - Tatá do Roberto, o Ten. Cel. Marco Antônio de Souza Rodrigues, as Promotoras de Justiça Dras. Flávia Cunha de Lima e Cristiane Amorim.

 
Autoridades Civis e Militares compareceram à posse.
O Ten. Cel. Luiz André de Sá, depois de agradecer à esposa, aos filhos, ao Comandante Geral, ao Comandante do 47º BPM, Batalhão do qual participou da criação e estruturação, fez um agradecimento especial a cada um de seus comandados, destacando entre eles os Capitães Willian Machado e Josias, os Tenentes Marcelo, Miranda, Walace e Neves, os sub-Tenentes Paulo Cesar e Silveira, os Sargentos Gélio, Bertholasce, Vanete, Sampaio, José Renato, Resende, Janilson, Vasconcelos, Ranquine, Albert, Heros Marcus, os Cabos Rogério, Correa, Claudio, Olegário, Bolare, Telles e os Soldados Elisa Ataliba, Jucelia, Vital e Fabio Junior, lembrando que eles "realmente fizeram a diferença". O Comandante disse que todos os Militares e os Órgãos representativos citados um a um por ele foram importantes na parceria Polícia e comunidade.

 
O Ten. Cel. André de Sá agradeceu a
todos os seus comandados e à sociedade.
Ao final de sua fala o Ten. Cel. André de Sá desejou ao Major Florindo sucesso no novo desafio e lembrou que "Carangola e os carangolenses certamente estão muito orgulhosos em receber um legítimo filho da terra como Comandante" e arrematou citando Emmanuel "Agindo saberás... se trabalhas com Fé em Deus, na seara do bem, não precisas articular muitas perguntas acerca daquilo que te compete fazer. Prossegue agindo com paciência e, através do próprio serviço a que te dedicas, a sabedoria de Deus te esclarecerá. Agindo Saberás".

O Comandante Ten. Cel. Nazário fez um agradecimento especial ao Ten. Cel. André de Sá, para logo a seguir desejar sucesso ao novo Comandante Major Florindo.
A troca de Comando, realizada na sede do IEF, Bairro Ouro Verde, deu-se na presença do Ten. Cel. Nazário, que ocupou o lugar central onde ouviu o juramento da passagem de Comando.

Num momento em que a droga se expande pelo país, o Proerd fortalece a atuação na prevenção


Desde que foi implantado pela 75ª Cia. Especial de Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd, já formou nos municípios que compõem a Cia milhares de crianças e adolescentes.

Apenas em 2012, mais de 800 crianças e adolescentes das cidades de Carangola Faria Lemos, Fervedouro, Pedra Dourada e São Francisco do Glória foram formados.

Uma inovação aconteceu em São Francisco do Glória, onde 40 pais participaram do Proerd Currículo, tendo realizado curso que visa a informação e estratégia para protegerem seus filhos contra as drogas e contra pessoas que possam querer fazer-lhes mal.

O Programa Currículo Proerd para o 7º Ano recebeu o nome de "Caindo na real" e traz, em linguagem própria, uma forma de conscientizar os jovens sobre a necessidade de diálogo sobre seus anseios e frustrações.

O Proerd deveria servir de exemplo para toda a comunidade, tendo em vista que do debate surge a solução e da solução a proteção das crianças, jovens, pais e da sociedade como um todo.

 

PM planeja a reestruturação do trânsito em Carangola


Major Arlindo Florindo.
Desde que assumiu o comando da 75ª Cia. Especial de Polícia Militar, o Major Arlindo Rodrigues Florindo Junior tem envidado todos os esforços para adequar as Normas de Trânsito de forma a melhorar as garantias de segurança do cidadão.

Em nota distribuída à Imprensa, o Comandante ressaltou que a questão do trânsito é uma preocupação de todos e também deve ser de responsabilidade de todos, tendo em vista que pedestres, ciclistas, condutores e outros, muitas vezes por falta de conhecimento, imprudência ou negligência, não obedecem às regras básicas estabelecidas "para um convívio seguro, civilizado e humano no trânsito", o que leva, conforme tem sido noticiado, a tragédias, trazendo muita dor para a sociedade brasileira.

Lembra a PM que o Código de Trânsito Brasileiro especifica direitos e deveres dos usuários da Via Pública. Aos pedestres "é assegurada a utilização dos passeios ou passagens apropriadas para fins de circulação" entre outras, enquanto os condutores "devem observar atentamente as placas de sinalização, evitarem estacionar em locais proibidos ou em desacordo com a Legislação, fatores que levam  à penalização do condutor com aplicação de multa e remoção do veículo".

Os problemas são muitos, os que estão em desacordo com o CTB e com as resoluções do CONTRAN. Para isso a PM está formulando um projeto de reestruturação e pretende ouvir comerciantes, clientes, usuários das Vias Urbanas, priorizando a área central, comercial/bancária a fim de apresentar à Prefeitura Municipal, Órgão responsável pela regulamentação e manutenção do trânsito urbano, sugestões para a melhoria do mesmo, visando "garantir maior segurança na área central da cidade". O Comando comunica que policiais usados no serviço de ciclo-patrulha, moto-patrulha e  no patrulhamento a pé estarão percorrendo o centro comercial a fim de prevenir furtos e roubos e também de fiscalizarem o cumprimento das Normas de Trânsito", enfatizando, "Todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro e humano".

Tombense se prepara para fazer parte da elite do futebol brasileiro


Momento de comemoração dos jogadores do Tombense no Campeonato Mineiro.
 
A inauguração do Estádio Antônio Guimarães de Almeida, do Tombense Futebol Clube, realizada no dia 6 de fevereiro em jogo disputado entre a equipe local e o Atlético Mineiro, marcou o início do Tombense na elite do futebol mineiro e, não fosse o time ter sido "garfado" em um gol, teria empatado com o Atlético num jogo que terminou 2 x 1 para o Atlético. O Atlético Mineiro não pôde contar com a presença de Ronaldinho Gaúcho, que estava jogando pela Seleção Brasileira em amistoso contra a Inglaterra. O jogador, que foi uma das principais peças de articulação do ataque brasileiro, perdeu um pênalti, o que levou o Brasil a perder de 2 x 1 para aquela Seleção.


Arquibancada cheia nos jogos do Tombense.
 
No dia 17 o Tombense venceu o América de Teófilo Otoni em sua casa por 2 x 1.  Na partida realizada em Tombos no dia 23 contra o Nacional, o placar foi de 1 x 0 para o Tombense.

O time de Tombos ainda fará em casa os jogos contra o Boa (9/03), Vila Nova (23/03) e Tupi, de Juiz de Fora, (14/04) e jogará fora  os jogos contra o Cruzeiro (02/03), Caldense (17/03), Araxá (30/03), Guarani (07/04) e América Mineiro (21/04).

No jogo de estréia o Técnico Cuca do Atlético Mineiro foi recepcionado pelo empresário Lani Gaviolle, que estruturou o futebol tombense colocando-o na 1ª Divisão em Minas Gerais e que tem como meta  chegar a disputar o Campeonato Brasileiro.

SRE Carangola recebe liberação de recursos para construção de oito quadras poliesportivas


O ano de 2013 começou com mais um anúncio de investimentos na infraestrutura das escolas da rede estadual de Minas. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) garantiu a liberação de recursos, através de negociação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para construção de 431 quadras poliesportivas completas e modernização de outras 205 que serão contempladas com a cobertura.

 Para a execução desse projeto, conforme informou a Assessoria de Comunicação da SEE, foram investidos mais de R$158 milhões de reais. Esses valores referem-se aos recursos financiados pelo FNDE. Para além desse montante, o Governo de Minas investiu, em contrapartida, mais de R$48 milhões na elaboração dos projetos, contratação de engenheiros, preparação de terrenos e pisos.

Todos os modelos de projetos de quadras poliesportivas adotados pela Secretaria contam com, no mínimo, arquibancadas, vestiários masculino e feminino, banheiros com acessibilidade, refletores, depósito, entre outros espaços.

 Para a consolidação dessa iniciativa, a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, professora Ana Lúcia Gazola, destaca "o empenho dos parlamentares estaduais, que sempre apresentam à secretaria as demandas das unidades escolares, particularmente, no que se refere ao atendimento da questão das quadras esportivas".

Atendendo a solicitação da SEE/MG, o setor de Infraestrutura Escolar da Superintendência Regional de Ensino de Carangola, sob a direção da Professora Tânia Maria Oliveira Aguiar Real, realizou um levantamento junto às escolas estaduais que apresentaram os projetos, no intuito de verificar se as mesmas possuíam espaço adequado e número de alunos exigidos pelo MEC.

A diretora e professora Tânia Aguiar, na oportunidade "Parabeniza a todos que direta e indiretamente participaram dessa ação tão importante para a coletividade e socialização dos jovens que praticam o esporte, no qual aprendem regras e a convivência com as derrotas e as vitórias".                 

As escolas beneficiadas pelo projeto são: E.E. Dr. Jonas de Faria Castro (Carangola); E.E. Pedro de Oliveira (Ponte Alta); E.E. Nascimento Leal (Alvorada); E.E. Vereador José de Souza Gomes (Bom Jesus - Divino); E.E. São Sebastião (Espera Feliz); E.E. Fazenda Paraíso (Espera Feliz); E. E. Bom Jesus do Madeira (Fervedouro) e E.E. Ilka Campos Vargas (Tombos).

União do Povo marca uma nova era no Carnaval de Tombos


 
 
O Carnaval de Tombos sempre foi marcado como o melhor de toda a região e com a não realização do Carnaval de Carangola pela atual Administração Municipal, neste ano Tombos e Faria Lemos receberam milhares de foliões carangolenses.

As tradicionais Escolas de Samba Balança Roseira e Não Venhas Assim sempre marcaram a magia e o encanto do Carnaval tombense, que este ano foi embalado pela Escola União do Povo que mostrou na passarela do Samba muita magia e samba no pé, confirmando a tradição de Tombos  por apresentar o melhor Carnaval da região.

Na abertura do evento o Prefeito Oscar José Bastos agradeceu aos tombenses e visitante a presença, desejou um bom Carnaval a todos e fez uma menção especial ao ex-Prefeito Didi Almeida  como "grande baluarte de Tombos".

Mais de uma dezena de Blocos compostos de foliões com belas fantasias desfilaram pela Passarela do Samba mostrando porque Tombos tem o melhor Carnaval da região. O Carnaval de Tombos é também conhecido como o Carnaval da família, tendo em vista que pais e filhos se divertem juntos com segurança e em clima de confraternização.

Caiana realiza carnaval familiar com a participação dos caianenses


 
Durante 4 dias o Município de Caiana reuniu nas ruas da sede milhares de caianenses que foram participar da maior festa popular do mundo, o carnaval.

Luiz Alberto, Auxiliadora, Neide com
o Troféu, Prefeito Leno, Joana D'Arc e Verônica.
Animado pelas Bandas Comodor's, Via de Acesso, Na Levada e Tropical Brasil e também por DJ's todos os dias, o Carnaval 2013 de Caiana foi marcado por muita alegria, descontração e participação popular, quando caianenses, familiares e visitantes se divertiram  com segurança e confraternização, lembrou o Secretário de Turismo Geová Valadão.

Na abertura do Carnaval 2013, o Prefeito Sebastião Heleno Zaniratti - Leno, ao lado da primeira-dama Joana D'Arc, do vice-Prefeito João Neto, Secretários Municipais e Vereadores que compõem a Câmara de Caiana, lembrou que o evento era promovido pela Prefeitura e Câmara Municipal e desejou a todos um bom carnaval.

Impulsionados pelo som das bandas, os Blocos Renascer Melhor Idade, Faca na Caveira, Bloco do Sapo, Vaca Louca do Bloco das Piranhas, conduziram os foliões pela Passarela do Samba e ao final do carnaval todos os dirigentes dos blocos foram agraciados com um troféu da Administração 2013/2016.

Ao final do evento o Prefeito Leno agradeceu a participação de todos que prestigiaram o carnaval de Caiana lembrando que em 2014 pretende que o carnaval seja ainda melhor e finalizou sua fala assegurando que seu governo "visa resgatar as festas tradicionais e culturais do Município".
 
 

Escola São Mateus homenageou Cavaquinho


O Prefeito Hélio Azevedo junto dos foliões que homenagearam  o carnavalesco
 Cavaquinho (in memorian).
Realizado no período de 8 a 12 de fevereiro, o carnaval de Faria Lemos este ano não contou com a presença da Escola de Samba Azul e Branco Vem Ká Meu Bem.


Carro Alegórico da Escola São Mateus.
A Escola São Mateus, Presidida pelo carnavalesco Qualhada, homenageou "in memorian" o carnavalesco Cavaquinho, personagem tradicional do carnaval naquela cidade.

Durante os dias de folia aconteceram matinés animadas pela Corporação Musical José Ferreira. As Bandas SóPandas, Balacobaco e Cataguases animaram o carnaval de rua.

O tradicional Bloco do Pijama, As Piriguetes, Cascousse, Rapariga, Depois da Cachaça Eu Falo, e Esquenta, além do Boi do Vira Vira, arrastaram os foliões pela Avenida do Samba.

Animadamente o Prefeito  Hélio Azevedo e o vice Gil Damas participaram, junto aos foliões, do animado carnaval farialemense.
Reportagem fotográfica: José Carlos.