segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Que os novos Prefeitos e Vereadores possam ser o melhor possível para seus Municípios

Albino Neves
Muita gente não entende como funcionam os Meios de Comunicação, tendo em vista que, para muitos, ele é um mero instrumento de promoção deste ou daquele partido e/ou Administração Pública. Ora, quando merecedor de elogios ou bem fazendo a favor do povo, o governante, independente do partido a que pertença, deve merecer da Imprensa os devidos créditos e quando não, as devidas críticas.
Lamentavelmente, no interior, ainda se vê as disputas eleitorais se tornarem verdadeiras batalhas onde o debate muitas das vezes foge do campo das idéias e parte para as agressões pessoais de candidatos, simpatizantes ou partidários, o que é um fato lamentável, pois todos têm seu lado bom e mau, independente de serem políticos ou não. Não foi por acaso que, com relação à mulher pega em adultério, Jesus, quando chamado para ser "juiz", disse aos presentes: "Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra" e todos se retiraram deixando a mulher no meio da rua. Dentro desse princípio fica claro que o debate no campo das idéias não é algo contra um irmão, mas contrario a um determinado comportamento.
Muitas vezes a Imprensa elogiou ou elogia determinada ação de um governante, mas quando este age de forma espúria, irresponsável, leviana ou desonesta, merece o repudio não apenas da Imprensa como de toda população. Ora, muitos governantes, principalmente em cidades interioranas, para boicotar seu sucessor, danificam programas de computador, veículos, prédios e diversos outros bens públicos, esquecendo-se do compromisso que deveriam ter com a população, de resguardar aquilo que é de todos e para servir a todos. Quem tem boa intenção e quer o melhor para o povo e para o Município, indiferente de quem esteja administrando, deve sempre torcer e trabalhar para que tudo corra da melhor maneira possível. Afinal, depois do resultado nas urnas, tanto o eleito quanto os "derrotados" e toda a população devem querer que o governante acerte o máximo possível a favor de todos.
Cabe aos recém empossados, quando se depararem com fatos que prejudicam a Administração Pública, tomar as providências legais. Afinal, a Lei foi feita para ser cumprida.
Vale lembrar também que muitos governantes que assumiram as cadeiras nos Poderes Executivo e Legislativo estão sob judice e  caso a Justiça encontre fundamento legal nas alegações dos promotores das ações, certamente serão retirados de seus cargos, o que deve ser visto pela população, não como uma forma de ganhar no "tapetão", mas de corrigir um erro que havia sido cometido. A Legislação Eleitoral existe para ser cumprida "doa a quem doer".
Que os novos Prefeitos e Vereadores possam ser o melhor possível para seus Municípios, sem discriminação, com honestidade, coerência, respeito e responsabilidade.    Albino Neves

Padre Jamir pede a católicos que acompanhem os trabalhos Legislativos e ajude fiscalizar a coisa pública

Padre Jamir lembrou aos eleitos que o povo “está cansado de ser enganado”.

Em Missa celebrada no Santuário de Santa Luzia no dia 1º às 18 horas, com a participação de 12 dos 13 Vereadores que compõem a nova Câmara Municipal de Carangola, do Prefeito Luiz Cesar Soares Ricardo e do Vice Flávio Dias Queiroz e centenas de carangolenses, o Pároco de Carangola, Jamir Pedro Sobrinho, em seu sermão, destacou que a paz depende do nosso agir e que cada um deve renovar o voto de paz.
Dirigindo-se aos eleitos, o Padre alertou "Vocês são representantes não só de seus companheiros, mas de todos os carangolenses, nós depositamos uma esperança nas mãos de vocês. Que os Vereadores não decepcionem o povo de Carangola, não permitam a corrupção, que pensem no interesse de Carangola, principalmente nos mais pobres" e destacou "sou Padre, não sou partidário, mas me comprometo como político não partidário, procurar que a comunidade católica vá às reuniões e fiscalize. Podemos avançar se não colocarmos os interesses de grupos à frente dos interesses de todos. O povo está cansado de ser enganado. Vamos fazer o bem comum, não comungamos com mentiras, com corrupção, com perseguições políticas. Sabemos que é difícil, mas esperamos que façam um governo transparente, pois Deus só abençoa os que fazem o bem. O sonho do Padre Jamir é a construção de uma Carangola melhor" e lembrando o Papa João Paulo II destacou "que haja um só pastor e um só povo" enfatizando "que não tenhamos políticos ladrões, que os senhores não permitam que entre nenhum dinheiro desonesto nas contas de vocês".
As palavras do Pároco de Carangola mexeram com todos os políticos e com aqueles que participaram da Missa, tendo em vista que alguns dos empossados, após a Missa, nas dependências do Carangola Tênis Clube, citaram as palavras do Padre Jamir.

Cristiano Xavier quer unificar o povo de Caparaó

Cristiano Xavier pretende unificar o povo de Caparaó.

Os Vereadores que estarão à frente do Legislativo de Caparaó de 2013 a 1016 elegeram no dia 1º de janeiro a nova Mesa Diretora que ficou formada por Paulo Ananias Campos - Presidente, Ronaldo Adriano Monteiro Lopes - Vice -  Alisson Xavier Miranda Nogueira  - 1º Secretário e Lucilene Rodrigues Figueiredo - 2ª Secretária. Também foram empossados os Vereadores Dilmar Xavier Lopes, Edimilson Donádio, Rodrigo Emanuel de Oliveira, Antônio Jorge Lopes de Carvalho e João Pantaleão Neto.
 
O grande líder político Lico Xavier esteve presente na posse dos eleitos.
Após a eleição da mesa, foram empossados o Prefeito Cristiano Xavier da Costa (PMDB, PSC, PSDB) eleito com 54,19% dos votos e o Vice Elias Rodrigues dos Santos.
O Município de Caparaó teve, na gestão passada, um fato que foi destaque na imprensa mineira e também levou à condenação do Prefeito Dalmo Miranda. O de ele ter "colocado de castigo em praça pública" em frente à Prefeitura Municipal daquele Município algumas pessoas que exerciam cargos de confiança no governo de seu antecessor, o ex-Prefeito Itayr Horst Pinheiro.
 
Momento em que Cristiano Xavier e Elias Rodrigues prestavam juramento.
Numa demonstração de que seu governo vai ser o mais democrático possível, o Prefeito empossado Cristiano Xavier disse que seu objetivo era unificar o povo de Caparaó, sem discriminação, respeitando as diferenças partidárias e que será um governo de conciliação e unificação do povo de Caparaó, rigoroso com os gastos públicos e que vai priorizar a Saúde, a Agricultura, a Educação e o Turismo. "Queremos que o Caparaó seja uma estrela brilhante na constelação da região e de Minas e para isso precisamos de todos os caparaoenses" arrematou o Prefeito.

Coletiva promovida pela Rastro de Luz realiza passagem de ano na Luz da Manhã

Caminhantes da Luz fizeram a passagem de ano na Luz da Manhã.

A Operadora de Turismo Rastro de Luz promoveu, no período de 27 de dezembro a 05 de janeiro de 2013, a Caminhada Coletiva da Passagem de Ano, quando participaram dezenas de caminhantes vindo de vários lugares do Brasil.
Como tem acontecido nos últimos 4 anos os participantes da coletiva de fim de ano cearam na Chácara Luz da Manhã juntamente com o Presidente da ABRALUZ, Albino Neves e vários membros da Direção da Entidade.
 
Momento em que os Caminhantes da Luz chegavam à Gruta da Pedra Santa.
Para 2013, a Rastro de Luz dirigida por Vitor Hugo e Clarissa Assef, já lançou a agenda do ano. Vale a pena conferir: Fevereiro: 08 a 17/02 - Carnaval; Março: 22 a 31/03; Maio/Junho: 24/05/2013 a 02/06; Julho: 12 a 21/07;  Coletiva Rastro de Luz; Julho: 21a 28/07 - Coletiva ABRALUZ; Outubro: 04 a 13/10; Novembro: 08 a 17/11; Dezembro: 27/12/2013 a 05/01/2014- "Reveillon".

ABRALUZ distribui presentes ao longo do Caminho da Luz

Família foi agraciada com presentes e donativos.

A Direção da ABRALUZ esteve, no dia 26 de dezembro, percorrendo a rota de peregrinação para distribuir para algumas famílias ao longo do Caminho, brinquedos, donativos e comestíveis de Natal.
A Direção aproveitou para agradecer às famílias pelo apoio que sempre tem dado aos caminhantes, ciclistas e cavaleiros da Luz, lembrando que sem o apoio deles o Caminho não tem o mesmo sentido.

Tombense pode realizar jogo de abertura contra o Atlético Mineiro em seu estádio

As arquibancadas do Tombense são para 3 mil pessoas e serão ampliadas para 10 mil.

Em 1914 era fundado em Tombos um dos primeiro estádios de futebol da região, o Tombense Futebol Clube, cujo estádio recebeu o nome do ex-Prefeito Antônio Guimarães de Almeida.
Com a chegada do empresário Lane Gaviolle, para dirigir o Tombense Futebol Clube, o mesmo passou a ganhar um caráter profissional e, para alegria dos tombenses e de toda região, o Tombense conquistou uma vaga na 1ª divisão do Campeonato Mineiro de Futebol e vai poder disputar o título com equipes tradicionais como Atlético Mineiro, América, Cruzeiro e outros.
Lane vem realizando um trabalho empresarial de alto nível, criando uma Praça de Treinamento na entrada da cidade e também ampliando e melhorando o estádio municipal, cujas obras vêm sendo executadas por Nego João, da Hidralar.
 
Fachada do Estádio Antônio Guimarães de Almeida, sede do Tombense.
A expectativa é que o Estádio Antônio Guimarães de Almeida que a princípio terá capacidade para 3 mil pessoas tenha suas obras concluídas dentro do prazo estipulado pela Federação Mineira. Se isso acontecer o jogo do Tombense contra o Atlético Mineiro, agendado para acontecer no dia 6 de fevereiro, poderá ser realizado em Tombos.
Tombense disputará durante o Campeonato Mineiro com os seguintes adversários: América TO (17/02); Nacional (23/02);  Cruzeiro (02/03); Boa (09/03); Caldense (17/03); Villa Nova (23/03), Araxá (30/03); Guarani (07/04), Tupi - JF (04/04) e América Mineiro (21/04).
Os tombenses confiam que time da casa fique entre os 4 melhores de Minas e assim possa disputar o Campeonato Brasileiro e do jeito que o time e o futebol de Tombos tem crescido nada é impossível.

Mauri Ventura retorna à Prefeitura de Divino

Mauri garantiu que governará para todos os divinenses.

O Deputado Durval Angelo ao lado do Prefeito Mauri, vice e Vereadores.
Depois de eleita a Mesa foram empossados em Divino para dirigir aquela Casa Legislativa, os Vereadores Sebastião Real Sobrinho - Presidente, Caríssio Luiz Viana - Vice, Ronaldo Adriano de Souza - Primeiro Secretário, Elias Mendes da Felicidade - Segundo Secretário. Também foram empossados os Vereadores Vagner P. S. Carvalho, Euzilene Gonçalves, Ulisses Campos Pereira, Vanilda F. Nazaré, Gilson dos Santos, Antenor Real Filho e Adeilton Souza Lima.
Após empossados os membros  da Câmara, passou-se à posse do Prefeito Maurí Ventura e do Vice Zé Melquíades, que venceram as eleições naquele Município com 53,42% dos votos.
Esteve prestigiando a posse de Mauri e Zé Melquíades o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Durval Angelo - PT, que elogiou a eleição de Mauri "homem íntegro, trabalhador, honesto e que sempre teve como filosofia de vida o servir ao próximo, principalmente à sua gente".
Momento em que o Presidente Sebastião Real Sobrinho votava.
O Presidente da Câmara, Sebastião Real Sobrinho, garantiu que vai trabalhar em conjunto com todos os Vereadores, objetivando o desenvolvimento do Legislativo divinense. Em Divino e toda região "é preciso que a voz do Vereador seja ouvida, pois ele é que mais próximo está do povo" destacou Sebastião Real.
O Prefeito Mauri Ventura agradeceu a todos que o ajudaram em sua recondução à Prefeitura Municipal de Divino e garantiu que, a exemplo do mandato anterior, vai trabalhar com afinco para melhor atender aos divinenses e melhorar a estrutura do Município de Divino.

Sebastião Heleno toma posse em Caiana ao lado de João Neto

Após ser empossado, Sebastião Heleno falou para os caianenses.

O Vice-Prefeito João Neto disse que trabalhará ao lado de Sebastião Heleno.
Em solenidade realizada no Ginásio Poliesportivo de Caiana, no dia primeiro, os Vereadores eleitos em outubro passado escolheram para dirigir aquela Casa Legislativa os Vereadores Luiz Antônio da Silva - Presidente, Laurício Luiz da Cunha Ramos - Vice e Sandra Regina Teixeira Casate - Secretária. Também foram empossados os Vereadores Darci Cabral Júnior, Sebastião Zanirati, Almir Rodrigues da Silva, Antônio Marco de Azevedo, Laercio de Sales Rodrigues e Clair Escotiel de Faria.
 
Após empossada a Mesa foi dada posse para o Prefeito Sebastião Heleno Zanirati e o Vice João Neto que foram elogiados pelo Advogado Dr. Euler de Moura Soares Filho e pelo ex Prefeito de Carangola, Patrick Drumond.
 
Momento em que os Vereadores faziam seu juramento.
João Neto em sua fala disse que pretende implantar, com Sebastião Heleno, um trabalho eficiente que fique marcada na história de Caiana como um divisor de águas e aproveitou a ocasião para agradecer a todos seus amigos e correligionários que atendendo a seu chamamento deram a vitória a ele e Sebastião Heleno com 62,29% dos votos.
Sebastião Heleno garantiu que a exemplo do que sempre fez quando ocupou uma cadeira no Legislativo caianense, irá trabalhar com afinco, determinação, honestidade para beneficiar Caiana e seu povo e agradeceu a todos que o elegeram Prefeito de Caiana, lembrando que maior que a vitória é a responsabilidade que ele tem em desenvolver um trabalho que beneficie a todos.

Transmissão de cargo em São Francisco do Glória aconteceu no Salão Paroquial

Padre José de Fátima junto ao Prefeito, Vice e Vereadores em S. Francisco.

A cerimônia de posse dos 9 Vereadores que compõem a Câmara Municipal de São Francisco do Glória e também do Prefeito José Bissiati Filho e do vice Wallace Ferreira Pedrosa aconteceu no Salão Paroquial Centro de Evangelização e Cultura Padre Inácio Tito de Azevedo e contou com a presença de centenas de franciscanos e do Padre José de Fátima Rosa. Os Vereadores elegeram para Presidente Aristóvan Pires, Secretário Antônio Jacinto Bissiati, Vice Secretário Inácio Donizete Ricardo.
Também foram empossados Vereadores Cleber Lúcio da Silva, Geraldo Laviola, José Antônio Neto, Jucélio Martins Pedrosa, Marcilon Altino Matias e Nicoalu Pedrosa Mendonça. Após a posse da Mesa Diretora deu-se início à cerimônia de posse do Prefeito José Bissiati e do vice Wallace Pedrosa, eleitos com 57, 23% dos votos.
 
Zé Bisiate e Walace Pedrosa ao lado de familiares.
O ex-Prefeito Luciano Dias Paes Neto agradeceu a todos o apoio dado durante seu governo e pediu que dessem apoio ao novo Prefeito e Vice para que seja dada continuidade ao desenvolvimento do Município.
José Bissiati destacou que seu governo vai ser pautado no respeito ao próximo e que será "um governo para o povo", destacando que espera "contar com a participação de todos para que seja possível realizar o melhor para o Município e os munícipes".
 
Prefeito e Vice se postaram à frente dos Vereadores de São Francisco.
No dia seguinte, Prefeito e Vice, ao lado da equipe da Saúde e Assistência Social e vários funcionários da Prefeitura estiveram presentes na abertura das portas da Prefeitura para a população, ocasião em que foi realizada uma Celebração para abençoar o trabalho que se inicia, bem como foi dada uma Bênção com água benta no Gabinete do Prefeito, objetivando a proteção para os próximos anos.

Carlinho Cabral garante que vai trabalhar para dar melhor condição de vida à população

O Prefeito Carlinhos Cabral (d) e o Vice Jadir Vidal com a bandeira do Município.

Em solenidade realizada no dia 1º, no Ginásio José Erasmo, em Espera Feliz, foi eleita a nova Mesa daquele Legislativo que tem um mandato de 2013 a 2014.
O Vereador Gilmar Augusto de Oliveira foi eleito Presidente, desta feita pela 4ª vez, como vice Presidente foi eleito Edomar Dutra Resende, segundo vice Eluízio Bilheiro Ferreira, 1º Secretário Oziel Gomes da silva, 2º Secretário Rafael Barbosa Gomes.
 
Ao lado do Presidente Gilmar e membros da Mesa, Carlinhos e Jadir prestam o juramento.
Em seu discurso de posse, Gilmar lembrou que aquele era um novo "patamar de gestão pública para o Município", acrescentando "estamos todos sendo desafiados a inovar, ousar, planejar com criatividade e competência projetos para o Município".
"Ao Prefeito eleito Carlinho Cabral e o vice Jadir Vidal, desejo sucessos e muitas conquistas e colocamos a Câmara de Espera Feliz para ajudar e colaborar na melhoria da qualidade de vida para todos".
Também tomaram posse os Vereadores Robson de Souza Lacerda, Sandra Donádio, Altamiro Nogueira Neves, Rafael Barboza Gomes, Marcossuel Fialho Amaro e Milton José Gomes.
Após empossados os Vereadores e a nova Mesa, foi realizada a posse do Prefeito João Carlos Cabral-Carlinho Cabral e do vice Jadir Vidal.
 
Vereadores de Espera Feliz no momento em que foram empossados.
O vice Prefeito, que já foi Prefeito de Espera Feliz, afirmou que vai trabalhar de braços dados com Carlinhos Cabral em busca da melhoria da qualidade de vida dos esperafelicenses e do Município.
Depois de agradecer o apoio recebido, que lhe deu a vitória com 49,99% dos votos na coligação composta pelos partidos PPS, PSDC, PV, PSDB E PSB, o Prefeito Carlinho Cabral disse que durante muito tempo resistiu a convites feitos para que aceitasse ser candidato a Prefeito e que diante da necessidade do crescimento de Espera Feliz e de melhor assistência aos esperafelicenses, veio candidato a Prefeito "pelo amor que tenho por Espera Feliz, pela vontade que tenho de ver o crescimento do Município e de oferecer uma vida mais digna aos munícipes. Aceitei esta tarefa e espero contar com todo o povo de espera Feliz para melhor cumprir com este nosso objetivo".
No dia seguinte, nas primeiras horas do raiar do dia, Carlinhos Cabral já estava "em campo" para "tomar pé" da situação e iniciar o seu trabalho.
Reportagem fotográfica: Valter Fotografia

Silvanir entrega nas mãos de Eunice uma nova Pedra Dourada

Silvanir entregou as chaves nas mãos da Prefeita eleita Eunice Soares.

Em solenidade realizada em Pedra Dourada, os Vereadores eleitos para o quadriênio 2013/2016 elegeram a Mesa Diretora que irá dirigir a Câmara Municipal no período 2013/2014. Após a posse dos Vereadores foram eleitos Antônio Marcos Rodrigues - Presidente, Pedro Souza Neto - Vice, Glice Soares Souza Zan - Secretária. Também tomaram posse naquela Casa Legislativa os Vereadores Aluízio de Almeira, Francisco Marinho, Genézio Veiga, José Maria Valentim, Madalena Barbosa e Paulo Guedes.

Eunice Soares e César Ricardo ao lado dos filhos na solenidade de posse.
Após a posse da Mesa foi dada posse à Prefeita Eunice Araújo Soares e ao Vice Vandir Pedrosa de Mendonça, eleitos com 73,17% dos votos. O Prefeito Silvanir Simplício de Andrade, que no período de 2005 a 2012 dirigiu o Município de Pedra Dourada realizando importante transformação naquele Município agradeceu a todos pelo apoio recebido durante os 8 anos de governo e ao falar sobre seu pai, falecido há poucos meses, não conteve a emoção. O Prefeito lembrou também que recebera, há 8 anos passados, as chaves da Prefeitura das mãos da Prefeita Eunice e que estava devolvendo deixando muitas obras, serviços e bens conquistados.

Eunice prestou juramento junto com o Vice Vandir Pedrosa.
Em sua fala a Prefeita Eunice agradeceu à sua família e em especial a seu marido, o também Prefeito eleito de Carangola Luiz Cesar Ricardo Soares, parabenizou ao Prefeito Silvanir e ao vice Márcio Carrara, destacando que eles fazem parte da história de Pedra Dourada, da mesma forma que agradeceu aos 1.293 votos recebidos e garantiu que  vai continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido em Pedra Dourada para que o Município continue merecendo ser destaque.
Reportagem fotográfica: Lucio - Foto Batista

Ébio Vitor transmite o cargo em praça pública

Centenas de orizanenses ouviram Creca em Praça pública.

Eleitos para o quadriênio 2013/2016, os Vereadores da Câmara Municipal de Orizânia realizaram no dia 1º a eleição da Mesa que vai dirigir aquela Casa Legislativa no biênio 2013/2014. Foi eleito Presidente Dirlei Alves da Silva, Vice Presidente Rogério Luiz do Carmo, 1º Secretário - Romar Giviziez Oliveira, 2º Secretário - Moacir Pereira da Silva. Também foram empossados os Vereadores Jesus Alves de Oliveira, Maurício T. Campos, Salvo Feliciano e Sérgio Magela Ribeiro, Sidinéia Rufino.

Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito empossados em Orizânia.
Na Praça, em Orizânia, sob  o olhar de mais de mil orizanenses aconteceu a transmissão de posse do Prefeito Ébio Vitor para o Prefeito eleito Ederaldo de Souza Almeida (Creca) eleito com 72,59% dos votos e o vice Gilmar Antônio Fialho (Gilmar do Nelsinho).
Creca parabenizou o ex-Prefeito Ébio Vitor pelas grandes transformações e benefícios realizados a favor de Orizânia e dos orizanenses e agradeceu o apoio do ex-Prefeito à sua candidatura, garantindo que fará todo o possível juntamente com Gilmar do Nelsinho, para dar continuidade aos avanços e ao progresso de Orizânia.

Dr. Carlos toma posse para dirigir Fervedouro por mais 4 anos

Dr. Carlos Coridon foi reeleito em Fervedouro.

Dr. Carlos Corindon foi o único Prefeito reeleito na região tendo obtido 49,44% dos votos e tendo como companheira de chapa como Vice-Prefeita Penha de Fátima. Os dois foram empossados em seus cargos após ter sido eleita a Mesa da Câmara.
Os Vereadores eleitos para o quadriênio 2013/2016 em Fervedouro elegeram Salermo Alves Braga - Presidente, Juracy Vicente Ferreira - Vice Presidente, Marcelo Antônio de Freitas - 1º Secretário e Adriano Rhotes Leandro - 2º Secretário. A Mesa foi eleita por unanimidade dos votos. Também foram empossados os Vereadores Márcio Maia Vicente, Rozeni Pedrosa, Alessandra Imbelloni, Aguinaldo Ribas e Jaime Gomes Vieira.
Em seu discurso de posse o Prefeito reeleito Carlos Coridon garantiu que vai continuar trabalhando a favor dos fervedourenses e do Município de Fervedouro, com a mesma dedicação, planejamento e choque de gestão, visando sempre o bem comum, pois foi o reconhecimento desse trabalho que o reconduziu a Prefeitura de Fervedouro.

Prefeito Hélio Azevedo recebe a Prefeitura das mãos de Clerinho

O ex-Prefeito Clerinho apresentou o relatório de feitos em sua gestão ao Prefeito Hélio Azevedo.

Ao lado de Clerinho e do Vereador Fabinho, Hélio Azevedo garantiu que vai governar com austeridade.
Em solenidade no dia primeiro na sede do Faria Lemos Clube, foi eleita a Mesa que vai dirigir aquela Casa Legislativa. Os quatro Vereadores eleitos para compô-la foram Walter Lucio Ventura - Presidente, Luiz Antônio Ferreira - Vice Presidente, Fábio Rocha - Secretário e Antônio Geraldino - Segundo Secretário. Também foram empossados os Vereadores Antônio Francklin, José Maria da Silva, Manoel Coalhada, Antônio Nogueira da Silva e José Luiz Marques Ribeiro.
Após a Mesa ter tomado posse foram empossados o Prefeito Hélio Antônio de Azevedo e o Vice Prefeito Gil Damas, que venceram as eleições naquele Município com 38 votos de frente, a mais apertada disputa em toda região.
O ex-Prefeito José Clério Alves Terra, durante a transmissão de cargo falou de suas realizações e entregou nas mãos do Prefeito empossado a dotação orçamentária para 2013. Clerinho disse que procurou ao longo dos 8 anos servir da melhor maneira possível à sua terra e a sua gente e que esperava que o novo Prefeito e Vice tivessem a mesma postura, desejando a ambos sucesso em sua administração.
O vice-Prefeito Gil Damas agradeceu a todos e lembrou que vão trabalhar ao lado do povo e realizar um governo transparente.

Transparência foi o tom dado pelo Prefeito empossado Hélio Azevedo que destacou que esteve fora do Município durante alguns anos e, nesse período, organizou sua vida e que voltou para cuidar de Faria Lemos com trabalho, responsabilidade, austeridade e honestidade. Lembrou também de quando foi Secretário de Saúde no Município onde desempenhou um papel importante na melhoria da Saúde da população.
Ao término de sua fala Hélio disse que sua administração terá dois focos como carro chefe: a Saúde e a Educação. A saúde porque sem ela não existe vida, e a educação porque sem ela não existe uma boa formação do cidadão.
Após a posse houve uma queima de fogos de aproximadamente 15 minutos, a maior já vista na história do Município.

Calica: "A esperança e os anseios do povo estão depositados em nossas mãos"

Calica (d), ao lado de Dr. Walter e do Vice Jorjão, quando lia seu discurso.

Depois da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tombos, que ficou composta pelo Presidente Onofre Camilo Perusso,Vice Presidente Hélio Rogério de Souza, 1º Secretário Luciene T. de Moraes, 2º Secretário José Fernando Bastos, foi empossado pela segunda vez Prefeito daquele Município Oscar José Bastos - Calica, eleito com 59, 02% dos votos e o vice Jorge Rodrigues da Silva - Jorjão.
Para o vice Prefeito Jorjão, estar ao lado de Calica é adquirir experiência e saber que está ao lado de alguém que tem um amor singular por Tombos e pelos tombenses.

Calica junto aos Vereadores empossados em Tombos.
A alegria de Calica e Jorjão ao serem empossados.
O Prefeito que deixava a Administração, Ivan Carlos de Andrade, enviou comunicado avisando que devido a compromissos anteriormente assumidos, não estaria presente na posse de seu sucessor.
Em seu discurso de posse Calica disse que aceitou o desafio e a convocação da Unidos por Tombos e aproveitou para agradecer a todos os partidos candidatos e a Vereadores e amigos que participaram da campanha, fazendo uma deferência especial ao vice Jorjão e lembrou que esta foi "uma vitória farta... jamais presenciada na história política de Tombos". Depois de dizer-se feliz lembrou que a tal vitória aumentava ainda mais sua responsabilidade, pois "a esperança e os anseios do povo estão depositados em nossas mãos".
Calica disse que é Prefeito de todos os tombenses e conclamou a todos se unirem "em busca do bem comum, olhando para o futuro, sem ressentimentos, com fé em Deus e com a vontade de acertar sempre em nossas ações".
 O Prefeito disse ainda que haveria dedicação exclusiva, se comprometendo a trabalhar para honrar os compromissos do plano de governo e finalizou destacando uma estrofe do Hino Nacional "Verás que um filho teu não foge à luta/ Terra adorada!".
Reportagem fotográfica: Lucio - Foto Batista

Juninho Jacomel entrega as chaves da cidade ao Prefeito José Gomes

O ex-Prefeito Juninho Jacomel entregou as chaves nas mãos de José Gomes.

Durante 8 anos Juninho Jacomel administrou o Município de Alto Caparaó ao lado do então vice José Gomes Monteiro, realizando uma significativa transformação naquele Município.
José Gomes, da coligação PP, PDT, PTB, PR, PPS, PSB E PSDB, foi eleito com 58,66% dos votos e vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido, ao lado de Juninho Jacomel.
A Câmara Municipal de Alto Caparaó empossou no dia 1º os 9 Vereadores  que irão legislar no período de 2013 a 2016 e elegeu a nova Mesa Diretora que ficou assim constituída: Presidente Gelvane Barbosa Fernandes, Vice Wilians Valério, 1ª Secretária Alcinéia Pinheiro Cesar e 2º Secretário Osmar Lúcio de Souza.

Os Vereadores ato da escolha da nova Mesa Diretora.
Também tomaram posse os Vereadores Adeílton de Oliveira, Dionei Pinheiro Tavares, Izaías Custódio Gomes, Julio Cler e Rodrigo França Peixoto. Após empossada a Mesa,  os Vereadores deram posse ao Prefeito José Gomes Monteiro e ao vice Florisvaldo Domiciano Pinto.
Em seu pronunciamento Juninho Jacomel falou sobre as inúmeras realizações no Município de Caparaó e da importância da participação de José Gomes em sua administração, destacando que ao eleger José Gomes Prefeito de Alto Caparaó, a população dava um sim à continuidade do trabalho desenvolvido. Logo depois Juninho entregou as chaves da cidade ao Prefeito empossado, desejando-lhe boa sorte.
Em seu discurso de posse José Gomes disse que, assumir a Prefeitura no lugar de Juninho Jacomel é uma grande responsabilidade pelo muito que foi feito. No entanto, pelo fato de ter estado ao lado do Prefeito em todos os instantes, pôde adquirir experiência para realizar um governo que atenda a todos e aproveitou para conclamar ao povo de Alto Caparaó que se mantenha unido para que juntos possam realizar ainda mais.
O Prefeito de Alto Caparaó José Gomes garantiu continuar o trabalho de Juninho Jacomel.

César Ricardo anuncia que fará um grande trabalho em Carangola

Momento em que César Ricardo prestava seu juramento como Prefeito de Carangola.

Depois da participação dos Vereadores eleitos de Carangola e do Prefeito e Vice em uma Missa celebrada  pelo Pároco Jamir Pedro Sobrinho, no Santuário de Santa Luzia, os eleitos rumaram para o Carangola Tênis Clube onde fizeram o juramento e foram empossados. Dos treze Vereadores apenas o Vereador Joel Maia de Abreu não participou da Missa.
Luciano Amaral
Valéria Rubio
O trabalho para votação da Mesa Diretora foi presidido pelo Vereador João Pereira de Oliveira, auxiliado pelo Vereador Carlos Antônio Candinho.

Foram apresentadas duas chapas, uma composta pelos Vereadores: Otávio Fonseca de Oliveira, para Presidente, Leandro Moreira - vice, Carlos Antônio Candinho - 1º Secretário e Joel Maia - 2º Secretário, chapa essa que sagrou-se vencedora com 7 votos a favor contra 6 da chapa encabeçada por Luciano Amaral, Aloísio Antônio Toledo, Ronaldo Ramos da Silveira e Rivan Viana Ferreira.
Olavo Costa foi aplaudido
Também tomaram posse os Vereadores: Carlos Augusto Benedito, Eider Lucio Valente, João Pereira de Oliveira, Julênia Maria L. da Silva e Marlon Cunha Terra.
O Vereador Carlos Benedito entregou nas mãos do Presidente eleito as chaves da Câmara e um relatório patrimonial.
Após a posse dos Vereadores foram empossados o Prefeito Luiz César Soares Ricardo e o vice Flávio Dias Queiróz.
Em sua fala o Vereador Luciano Amaral disse que não fará oposição ao Prefeito empossado mas que o grupo dos 6 Vereadores que o apoiaram irão se posicionar de acordo com o agir do Prefeito, pois "nosso partido é Carangola".
Bené entregou relatório ao novo Presidente Tatá do Roberto.
Também usaram da palavra os Vereadores Julênia, Carlos Benedito, Candinho e, por fim, o Presidente Otávio Fonseca.
A vice-Prefeita que deixava o cargo, Valéria Rubio,  apesar de ter sido empossada como vice-Prefeita na chapa do Prefeito Patrick Drumond, que deixou o cargo, se eximiu ter "a impressão digital no processo em que foi nomeada vice-Prefeita" e justificou não estar com a chave da Prefeitura para passar para o Prefeito e vice empossados porque não participou do governo, por não ter encontrado nele o seu perfil e finalizou preconizando que o Prefeito eleito veio para ficar 4 anos e quem sabe mais 4.
O Vice-Prefeito Flavinho Queiróz agradeceu a indicação de seu nome.
O vice-Prefeito Flávio Queiroz disse que se candidatar é ficar vulnerável e que sua família havia sentido isso, aproveitando a ocasião para agradecer a Décio Cancela e Dr. Juarez Quintão Hosken por terem indicado seu nome na chapa de César. Sobre o Prefeito eleito ele disse que César o ensinou que se vence uma eleição com trabalho e aproveitou o momento para lembrar que Carangola estava voltando a democracia e a normalidade e fez uma homenagem especial ao vice Prefeito Lauro Murer e ao Dr. Olavo Costa, filho do ex -Prefeito Dr. Fernando Costa (in memorian) sendo Lauro e Dr. Olavo aplaudidos durante a referência.
Luiz César Soares Ricardo disse que participou da campanha com as melhores intenções e que todo acontecimento especial deveria ser precedido de uma Missa como a que aconteceu antes da posse presidida pelo Pároco Jamir Sobrinho. Lembrou que o Padre falou da necessidade de ser bem intencionado.
César disse ainda que reuniu-se com os 13 Vereadores e que, infelizmente, não obteve sucesso na formação de uma bloco único para que a eleição da mesa não tivesse como resultado 7 a 6 e lembrou que no dia 27 de dezembro recebeu o título de Cidadão Carangolense e pediu a todos a oportunidade para trabalhar e que esperava que o que aconteceu com Dr. Fernando Costa não venha acontecer novamente e que sentia estar recebendo a Prefeitura das mãos de Lauro Pinga e Dr. Olavo.
Ao final de sua fala o Prefeito empossado disse que vai trabalhar durante todo o mandato, que pretende fazer um grande trabalho e que na Prefeitura vai implantar um histórico de correção e arrematou, "vamos construir uma cidade melhor".
Antes de encerrar a solenidade o Presidente Otávio Fonseca disse que era preciso haver a união de toda classe política para alcançar o desenvolvimento de Carangola e lembrou que o gestor público que não abre as portas, está fadado à derrota e arrematou dizendo que dinheiro não é tudo, mas é 100% preciso para pagar os salários do funcionalismo em dia.

Valor da Família

Terminamos mais um ano falando de família, porque ela é o valor maior que temos na vida. É aí que acontecem as relações fundamentais no amor, relações estas vindas de Deus. É na família que as pessoas precisam ser mais amadas e respeitadas. Só assim, na harmonia, podemos construir a verdadeira vida humana na terra e dar possibilidade de uma vida feliz, pautada pelos valores cristãos.
Começa um novo ano com a esperança da paz, do respeito para com os verdadeiros valores da vida, principalmente pela pessoa humana. Cada ser humano é criatura de Deus, é filho de Deus e, como tal, tem uma dignidade própria, que não pode ser "ferida" por ninguém. Ela tem a dimensão da vida familiar, de amor e carinho.
No Natal contemplamos a Família de Nazaré. Sobre ela estava contida a vontade de Deus-Pai, a realização de seu Reino, criando um clima de responsabilidade, de autoridade dos pais sobre os filhos e, destes, assentimento de obediência para com seus pais. Toda família, autenticamente constituída, existe por vontade divina.
Na família, Deus deve ser o grande referencial para todos, formando comunidade de amor e de estima, onde acontece o desenvolvimento humano e espiritual. A separação dos pais é sempre um sofrimento, um impacto que prejudica fortemente a unidade do lar. Há, com isto, fraturas profundas, e até difíceis de ser superadas.
A honra em relação aos pais é um princípio básico. Isto significa assentimento filial a Deus. É atitude que se expressa em algumas das manifestações, como: bondade, compaixão, humildade, mansidão, respeito etc. Tudo isto depende de esforço pessoal e capacidade de ver no irmão a dignidade que toca a todos nós.
O valor da família depende muito da forma de agir de seus membros, de se deixarem modelar profundamente pelos princípios do Evangelho. A Palavra de Deus modifica e edifica a vida das pessoas capacitando-as para superar todo tipo de diferença que impede a harmonia no lar. Seja assim a vida familiar no Brasil, no ano de 2013.
Dom Paulo Mendes Peixoto - Arcebispo de Uberaba

Gilmar assume a Presidência da Câmara pela quarta vez

Momento em que o Vereador Gilmar era empossado como Presidente.
O Vereador Gilmar Augusto de Oliveira, de Espera Feliz, foi, no período de 2001 a 2006, em três mandatos consecutivos, Presidente da Câmara Municipal de Espera Feliz e no dia 1º, na eleição para a nova Mesa Diretora que exercerá o mandato de 2013 a 2014, Gilmar foi novamente eleito Presidente daquela Casa Legislativa, desta feita por unanimidade dos votos. Como vice-Presidente foi eleito Edomar Dutra Resende, segundo vice Eluízio Bilheiro Ferreira, 1º Secretário Oziel Gomes da silva, 2º Secretário Rafael Barbosa Gomes.
Gilmar lembrou que durante sua estada à frente do Poder Legislativo, entre outras ações, criou a Câmara Cidadã, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, a informatização de todas as Leis Municipais, entre outros, e que na gestão que ora se inicia implantará a votação eletrônica que foi testada no dia 4. Vai implantar a Transparência Legislativa e a transmissão das reuniões via internet.
"Queremos, como sempre fizemos, implementar ações que possam trazer benefícios a toda a população”.
Reportagem fotográfica: Valter Fotografia

Diretoria do Instituto São José realiza festa de Natal

O Sd. Fábio, Humbertinho, Pastor Ozéias e Iraídes junto às crianças do Instituto São José.
A Diretoria do Instituto São José, presidido por Iraídes Francisco de Paula, realizou, no dia 25 de dezembro, nas dependências daquele instituto uma festa de Natal em homenagem às meninas internas e também aos meninos que estão abrigados na Casa do Aconchego. A organização da festa esteve a cargo do Presidente, da Secretária Valéria Drumond, Humbertinho e contou com o apoio da Polícia Militar, do Soldado Fábio, dos Jovens Construindo a Cidadania, do Pastor Ozéias e do "Papai Noel" da Suprema Ordem Templária - Cavalaria Espiritual - Priorato São João Batista.
A Diretoria do Instituto aproveitou a ocasião para agradecer a todos que colaboram com suas doações e participação na festa do dia do Natal das meninas e meninos do Instituto São José e da Casa do Aconchego.
O Papai Noel da Ordem Templária participou dos festejos natalinos.

Randolpho Radsack apresenta tese sobre Carangola 1800-1888

Randolpho Radsack ao lado da banca examinadora.
O Professor Randolpho Radsack Corrêa apresentou, no Programa de Pós Graduação em História Social do Brasil - Linha de Pesquisa, Sociedade, Cultura e Trabalho da Universidade Salgado de Oliveira - Niterói - RJ, como defesa de Dissertação de Mestrado o trabalho "Santa Luzia do Carangola: escravidão, criminalidade e cotidiano (1880/1888).
A defesa, realizada no dia 9 de novembro de 2012 no núcleo de Prática Jurídica no Campus da Universo/ Niterói foi aprovada pelos membros da banca composta pelos Professores Dr. Luiz Fernando Saraiva( UFF), Dr. Carlos Engemann (Universo/UFERJ) e o Orientador Dr. Jonis Freire (Universo/UNICAMP).
A qualidade do trabalho e da dissertação foi selecionada para ser apresentada no evento "Internacional del Conocimiento": Escravidão e Sociedade nas Américas: trabalho, liberdade e identidades da Universidade do Chile no período de 07 a 10 de janeiro.
O Professor Randolpho Radsack passou a integrar o corpo docente da Pós-Graduação Lato Sensu em História da África da Universo/Niterói - RJ.

75ª Cia/PM é comandada por um Tenente-Coronel pela primeira vez

Tenente-Coronel André de Sá é o primeiro oficial com tal patente a comandar a 75ª Cia.
 Em 1899, Carangola tinha um destacamento da Brigada Policial de Minas Gerais, com um Cabo e seis Soldados. Foi em 1975, quando foi instalada onde funciona até hoje na Rua Olímpio Machado, a Sede da Companhia de Polícia Militar, hoje Companhia Especial, subordinada ao 47º BPM.
Pela primeira vez na história da Companhia, ela está sendo comandada, mesmo que por poucos dias, por um Tenente-Coronel, patente esta designada para o Comando de um Batalhão.
O Tenente-Coronel Luiz André de Sá, chegou a Carangola como Major e após concluir o curso e ser promovido atingiu um dos mais elevados cargos da PM, privilegiando a 75ª com sua estada e comando.

Trovão Vitor é o novo Presidente do CIS-Verde

Prefeito Trovão Vitor quando assumia a Presidência do CIS - Verde.
O Prefeito de Pedra Bonita, Trovão Vitor de Oliveira, foi empossado Presidente do CIS-VERDE. Ao tomar posse  o Prefeito foi parabenizado pelo Secretário executivo do Consórcio - Sérgio Murrer Miranda, por José Antônio Bitencout Soares - chefe de gabinete da SEGOV - MG, representando o Governador, por Prefeitos que participam do Consórcio, além de Vereadores e amigos do Presidente eleito.
Na comemoração da eleição do Presidente e Prefeito reeleito de Pedra Bonita, Trovão Vitor, foram servidos aos convidados dois bois no rolete. A festa contou com a participação de centenas de convidados.

Carga pesada compromete ruas de Espera Feliz

Carretas com grandes blocos de granito têm passado pelas ruas de Espera Feliz.
A exemplo do que tem ocorrido em Carangola, também as ruas principais da cidade de Espera Feliz tem sofrido com o transporte de carga pesada de grandes blocos de granito que, em sua maioria,  tem a origem no Município de Faria Lemos onde os mesmos são explorados para serem transportados e beneficiados no Espírito Santo, Estado que fica com a principal renda tributária do minério.
Enquanto o Espírito Santo é o Estado mais beneficiado, Espera Feliz, assim como Carangola, ficam com os estragos deixados nas principais ruas que não foram construídas para suportar as dezenas de toneladas que pesam os blocos que por elas transitam. Já passou da hora das autoridades tomarem sérias providências a fim de coibir a passagem de cargas tão pesadas pelos centros das referidas cidades.

Flash - Manoel Gomes Leal

Flash do belíssimo Lincoln
Randolpho Radsack, ao lado da mãe Maria Aparecida, após apresentar a tese na Universo. Parabéns!
Beleza - Acontecerá no dia 19 de janeiro, nos salões do Carangola Campestre Clube, uma noite no Havaí e o tradicional desfile para eleição da Musa Verão e Garoto Verão 2013. Estarão na passarela os mais belos jovens de nossa sociedade. A produção é de Manoelzinho Leal e Equipe de Som Caveirão. Vamos arrasar!
Chegou - A cegonha continua fazendo suas visitas. Desta vez trouxe Laís, Filha de Vânia e Leonardo e netinha de Jaime e Maria do Carmo. Dia 25 de novembro na Casa de Caridade de Carangola, pelas mãos do Dr. Walter Barbosa. Beijos da Coluna.
Título - Uma pesquisa feita pelo Flash Manoelzinho Leal elegeu os três músicos carangolenses mais bregas  2012. Lá vai: 1º lugar Célio Santos, 2º Robinho Sereno e 3º Adenilson - Caldeirão Sertanejo. Parabéns!
Título II - Receberam, merecidamente, o título de cidadania carangolense o cirurgião Dr. Ivan Zornoff de Mattos e o Diretor da Mais FM Mário Luiz. Beijos da Coluna.

O amigo Juliano Bertolace desfrutando das águas claras da Cachoeira do Egito.
A psicóloga Ravana di Carvalho e o namorado André passeando no Parque do Caparaó.
Na passagem - Muita gente bonita, chique e alegre marcou o Reveillon do Carangola Tênis Clube. Foi um verdadeiro encontro de confraternização de pessoas de diversas idades. A noite foi abrilhantada pelo toque musical da banda Top Mix. Decoração de Mirian Grillo. Serviço de bufett impecável. Gente Chique: Mirian Grillo, Cristiane Abdo, Hélvia Hortência, Lívia Kamil, Alcinéia Fava, Amazília Beviláqua, Valéria Rúbio. Parabéns ao Presidente Pedro Paulo e toda Diretoria.
Niver - Para comemorar idade nova, 10 anos, a gata Manuela Leal Silva reuniu parentes e amigos em sua residência no Coroado. Parabéns e beijão do titio. Dia 19 de dezembro.
No verão - Está bombando a piscina do Marcinho na Varginha. Nos fins de semana acontece domingueira animada pelos artistas da terra. Sempre lá: Kátia Flávia, Claudia Belan, gatas, belíssimos bofes e eu. Maravilha. Vale conferir.