quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Agora é hora de "rezar para que tudo dê certo"

Carangola, como o mais importante Centro Comercial, Educacional e de Saúde da região, vem há muito carecendo de uma política de adequação à sua importância e história.
Com uma arrecadação aquém de sua necessidade, Carangola é dependente de repasses do Governo Federal para a manutenção de sua estrutura e também a implantação de novos projetos.
O Código de Postura do Município data de 1974, ou seja, foi elaborado há 38 anos, em uma época que ainda era preciso estipular que não era permitido amarrar animais nas árvores do jardim da Praça da Matriz.
O aumento do comércio clandestino e a invasão das calçadas e áreas públicas tornam a concorrência desleal com aqueles que estão estabelecidos e que pagam seus impostos em dia.
Da mesma forma que, com o aumento do combustível, para diminuir o percurso da distância entre a BR 116 (Fervedouro) e o noroeste fluminense, inúmeros caminhões passaram a cruzar com carga pesada pelo centro da cidade. Também há de se destacar que por ali trafegam caminhões carregados de blocos de granito produzidos no vizinho Município de Faria Lemos e arredores, mostrando a necessidade urgente da criação de uma rota alternativa a fim de desviar o tráfego pesado do centro da cidade, o que além de comprometer o piso asfáltico, também abala inúmeros prédios seculares reconhecidos como Patrimônio Histórico do Município.
A criação de um novo código de posturas certamente deverá normatizar a questão das edificações urbanas, da ocupação do espaço público, do comércio clandestino, e diversas outras atividades para geração de recursos para os Cofres Municipais. Também deve-se resolver a questão da passagem pelas principais ruas da cidade de caminhões abertos coletando ossos e restos de açougue impregnando às ruas com forte odor. 
A tarefa do novo gestor e da próxima Câmara Legislativa deverá ser de adequar toda a máquina administrativa a um novo tempo, pois com a redução do IPI proposta pelo Governo Federal e a consequente diminuição do repasse do FPM, Municípios como Carangola estão sofrendo com tal situação, sendo que muitos deles ameaçam até fechar as portas do Poder Executivo.
Diante de tantos fatores complicadores, a maioria do povo carangolense ainda não entendeu como a minoria dos eleitores elegeu um Prefeito que se instalou no Município às vésperas da eleição.
Como diz o velho ditado "depois do leite derramado não adianta tentar colocar novamente no pires" agora é "rezar para que tudo dê certo".
Albino Neves

Municípios terão que cumprir a Lei de Acesso à Informação

*Todos os Municípios com mais de 10 mil habitantes estão obrigados, desde 16 de maio, a divulgarem na Internet todas as despesas efetuadas pela Administração Municipal, inclusive pagamento de salários e transferências de recursos para Organizações Não-governamentais e Entidades Privadas. A mesma Lei torna ainda obrigatória a publicação dos procedimentos licitatórios e os dados sobre programas e obras da Administração.
 
Carangola terá que se adequar às exigências da Lei.
A Lei de Transparência deveria atingir todos os Municípios. Afinal, em todos eles há o uso do dinheiro público e os grandes meios de comunicação e de massa tem denunciado o desvio de dinheiro público, principalmente nos Municípios menores, onde Prefeitos, mancomunados com empresas fraudulentas, superfaturam obras, realizam contratações artísticas a preços exorbitantes, enfim, gastam o dinheiro público ao "bel prazer", sem se preocupar em prestarem contas, tendo em vista que em alguns deles os Prefeitos também detém a maioria nas Câmaras de Vereadores, o que facilita a aprovação de contas mesmo que as mesmas sejam recomendadas pelo Tribunal de Contas do Estado, através de minucioso trabalho técnico, como irregulares.
O Ministério Público Federal, em Manhuaçu, resolveu anunciar nos últimos dias de setembro que iria passar "pente-fino" nas Prefeituras da Zona da Mata que estivessem em desacordo com a Lei, citando entre elas 26 Prefeituras, revelando o nome das mesmas, as que não cumpriam as exigências. Entre elas encontram-se os nomes de Carangola, Espera Feliz, Fervedouro e Divino, pertencentes às Comarcas da região.
O Procurador Eduardo El-Haje, que desencadeou o trabalho criou o blog "Fiscalize de Casa", cujo endereço é http://fiscalizedecasa.blogspot.com.br, que, segundo ele, ensina ao cidadão os caminhos para rastrear os gastos públicos. No entanto, lembra que, no combate à corrupção é preciso a ajuda de todos, pois os Órgãos de controle do MP, Tribunais de Contas e Controladorias são incapazes de combater sozinhos a corrupção, sem as informações privilegiadas das quais os cidadãos dispõem a respeito de empresas em conluio e laranjas. Portanto, fica aí a dica para o cidadão que tem visto Prefeitos, através de laranjas, adquirirem bens com dinheiro desviado dos Cofres Públicos.

BR 482 apresenta problemas antes mesmo de ter concluída as obras próximo ao antigo Motel

A situação no trecho do Motel é crítica e precisa ser acompanhada de perto.

Há muitos anos a BR 482, no trecho que liga Carangola à Fervedouvo, vem sendo um dos grandes problemas enfrentados por Carangola, principal centro comercial, médico e educacional da região.
Depois de muita espera, finalmente as obras de reparo naquela Rodovia vem sendo executadas pelo Consórcio Terrayama Hmiranda, graças a inúmeras ações implantadas por lideranças políticas e empresariais do Município de Carangola.

Ruptura na estrutura deu-se devido ao grande volume de água.
Um dos trechos mais críticos é, sem dúvida, o do antigo motel, onde existe grande acúmulo de água que desce da encosta no período das chuvas aliado a algumas nascentes e também a diversos vazamentos provocados pela tubulação do SEMASA, por onde passa a água que é tratada e distribuída em Carangola.
O reparo total dos principais pontos críticos da estrada  está orçado em R$ 8 milhões e a previsão era de que a obra seria entregue no mês de novembro. No entanto, para  surpresa de todos, no final de mês de outubro, com o início do período das águas, houve uma ruptura em parte da estrutura construída para segurar a terra  e garantir a revitalização do trecho.

Empresa fez um desvio  para garantir a trafegabilidade.
Além da ruptura é possível ver, a "olhos nus", alguns trechos do muro de contenção rachados ou deslocados, fato que preocupa aqueles que trafegam pelo referido trecho. Face ao deslocamento e ruptura, a empresa construtora tratou de fazer um desvio mais acima de onde passava o asfalto para garantir a trafegabilidade.
Durante a visita da Folha ao local encarregados da obra que acompanhavam a cobertura da terra com lona preta para evitar novos deslizamentos e o encharcamento da terra garantiram que as avarias seriam restauradas e que as obras devem ser concluídas até o final do mês de dezembro.
É preciso que o Município de Carangola, suas lideranças políticas, empresariais e também o Ministério Público, além da fiscalização do DNIT, acompanhem o trabalho de perto para garantir que o serviço seja entregue dentro das Normas de Segurança e que não venha a ruir novamente deixando Carangola "ilhada" daqueles que chegam ao Município pelas BR's 116 e 482, tendo em vista que o trecho em questão tem um terreno instável e requer  um trabalho bem planejado e executado.

Cachaça Charmosa de Minas deve fazer parte de circuito turístico de cicloturismo

O cortador de cana trabalhando na fazenda.
Joaquim Toledo e Daniel junto ao grande tonel de Cachaça
 Desde que lançaram em parceria, em 2009, o Bike Luz, trajeto de cicloturismo percorrido através da rota de peregrinação do Caminho da Luz que tem início na cidade de Tombos e segue até o Pico da bandeira que a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz e o Clube de Cicloturismo do Brasil, através de seus dirigentes, vem trabalhando para a criação de novos roteiros de cicloturismo na região. Em julho, no Bike Luz 2012, Albino Neves, Rodrigo Telles e Eliana Garcia, representantes das duas Entidades, reunidos com Vitor Hugo e Clarissa Assef, da Rastro de Luz, discutiram sobre algumas novas rotas, entre elas a rota da cachaça que incluiria em seu trajeto a Cachaça Charmosa de Minas e a Tatuapé.
Fazenda Santa Bárbara, sede da Cachaça Charmosa de Minas.
Fazenda Santa Bárbara, sede da produção da Cachaça Charmosa de Minas.
Em 1946 Joaquim Toledo Cunha e José Toledo produziam rapadura e face às chuvas que caíram fortemente em 1949/1950 comprometendo o estoque de rapadura e melado, encontraram como meio de não perder a produção o fabrico de cachaça e desde então não pararam mais. A Fazenda Santa Bárbara, situada próximo ao Aterro Grande, no Distrito de Lacerdina, em Carangola, produz, além da cana de açúcar para produção da famosa e renomada Cachaça Charmosa de Minas, café e gado de corte e leite.
A terceira geração na produção da Charmosa de Minas, Luiz e Daniel, continuam na fazenda dando prosseguimento ao trabalho iniciado na década de 40 e os outros 2 filhos de Joaquim Toledo e D. Nair Toledo,Flávio e Fernando residem fora e tem outras atividades.
Funcionário alimenta a caldeira para destilar a  Cachaça.
Além do plantio da cana para produção, Daniel conta que é necessário comprar cana de outros produtores e que a média de produção/ano gira em torno de 80 a 100 mil litros de cachaça, sendo que toda a produção é certificada pelo IMA.
Boa parte da adubação do plantio é feito de forma orgânica e o vinhoto que em muitas destilarias é um sério problema, tem parte destinada ao gado e o restante irrigado como adubação orgânica na produção.
A Charmosa de Minas tem um teor alcoólico de 42 gl, é fermentada em fubá, em alambique de cobre, envelhecida em tonéis de madeira de cerejeira, garapa amarela, jequitibá e ipê amarelo. Lá é possível encontrar cachaça envelhecida desde 1993.
A fazenda tem 12 funcionários que cuidam da cana manualmente, sem queima, e também da produção cafeeira de 22 mil pés e do gado.
Luiz Toledo cuidando da construção do novo portal de entrada.
Daniel garante que está preparando a fazenda para visitação, onde o cicloturista ou o turista poderão acompanhar desde a colheita da cana, passando pela moagem, a destilação e o engarrafamento, além de poder degustar a cachaça diretamente na fonte.
Luiz, que é ciclista de competição, mostrou-se feliz com o anúncio da inclusão da Charmosa de Minas em uma rota de cicloturismo. Os interessados em conhecerem a fazenda e a produção de cachaça vão percorrer de 10 a 12 quilômetros do centro de Carangola.
O patriarca José Toledo tem satisfação pelo que faz e maior satisfação em ver seus filhos Daniel e Luiz tocarem a Fazenda Santa Bárbara com amor e dedicação.
O complexo turístico do Tatuapé fará parte da rota de cicloturismo.
Já a produção da Cachaça Tatuapé é feita no complexo turístico Tatuapé, no vizinho Município de Espera Feliz. Lá o cicloturista ou turista encontram também alojamento, área de camping, comida em fogão a lenha e piscinas de águas naturais.

Presidente da ABRALUZ repassa para a Firjam relatório do projeto "A volta do Trem"

*Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, ABRALUZ, atendendo solicitação do Gerente Regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, FIRJAM, Renato Amaral, esteve reunido no dia 22 de outubro, na sede da FIRJAM  em Itaperuna, com Marcos Braga, onde apresentou o documento encaminhado ao então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pela ABRALUZ, pelo então Presidente da Câmara Municipal de Carangola Carlos Candinho e o então Prefeito Fernando Souza Costa, em 31 de julho de 2009 durante o III Encontro Regional de Câmaras Municipais. O documento teve o endosso de todos os participantes do Encontro e posteriormente o apoio de dezenas de Deputados Federais e Estaduais.
 
Albino Neves: “Itaperuna e Carangola precisam se unir”.
Com o aval dos Deputados, o Chefe de Gabinete do então Ministro dos Transportes, Aluísio Augusto de Queiroz Braga, em cumprimento à determinação do Ministro, solicitou  ao Secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, o estudo da viabilidade da Ferrovia Transcontinental EF-354 passar por Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Tombos, Faria Lemos, Carangola e Divino, seguindo dali para Ipatinga e Paracatu, em direção a Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, até a fronteira do Brasil com o Peru. Ao todo serão 4.400 km de ferrovia ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
O Secretário de Política Nacional de Tansportes, Marcelo Perrupato, encaminhou aos Deputados e aos proponentes em 20 de outubro de 2009, nota técnica em que o Engenheiro Arthur Rodrigo Mota de Miranda dizia "acolher de bom grado o louvável pleito, com vistas a solicitar a inclusão de Carangola no traçado da Ferrovia Transcontinental, desde que tal pleito se mostre viável do ponto de vista econômico, tecnológico e sócio-ambiental", documento este que também foi entregue a Marcos Braga.
Durante a conversa, Albino Neves lembrou que a passagem por Itaperuna e Carangola representa diminuição do trecho até chegar em Ipatinga, redução no custo, além do fato de que cerca de 80% do trecho até Carangola já estavam compactados e liberados ambientalmente, o que ajuda na aceleração das obras.
Marcos Braga destacou que Itaperuna tem grande interesse de que a Trascontinental passe por aquela cidade e que estaria unido a Carangola em sua reivindicação. Outrossim, informou ainda que a FIRJAM estava trabalhando no sentido da duplicação da Rodovia que liga Campos a Itaperuna e da ampliação do Aeroporto de Itaperuna, o que em ambos os casos, trará grandes benefícios não apenas para Itaperuna, mas como também para a Zona da Mata Leste de Minas Gerais.

Caso do Hotel de Fervedouro continua sem solução

Hotel está abandonado e sendo deteriorado pelo tempo.
Em 29 de julho de 1976 foi lançada a pedra fundamental do Hotel Poços de Fervedouro, uma obra construída com recursos da Embratur, Prefeitura Municipal de Carangola e sociedade civil. O Hotel foi construído durante o regime militar, ocasião em que Carangola era uma Estância Hidromineral, devido às águas fervorosas do lugar. A área era considerada de segurança nacional durante o regime militar e face ao fato, Carangola teve, por vários anos, Prefeitos nomeados, até que em 1982 o então Governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, restabeleceu a autonomia política de Carangola, sancionando Lei votada e aprovada pela Assembléia Legislativa, sendo que em 1985 acontecia a primeira eleição direta desde a época em que Carangola fora transformada em Estância Hidromineral.
O fato é que apesar do grande investimento feito pela Prefeitura Municipal de Carangola na construção do Hotel que está situado em uma área de 26 alqueires, dos quais quase todos em mata fechada, o Hotel nunca entrou em funcionamento, tornando-se desta forma um "elefante branco", onde estão enterrados milhares de reais do Município de Carangola que poderiam ter sido aplicados em diversos setores a favor dos carangolenses.
Um complicador a mais dentro do processo aconteceu em 27 de abril de 1992, quando o então Distrito de Fervedouro foi emancipado.
Com o passar do tempo aconteceram diversas invasões na área pertencente ao Município de Carangola.
Em algumas ocasiões a Prefeitura de Carangola tentou vender a área e o prédio.   No entanto, ações de cunho político não permitiram que o negócio chegasse ao seu término.
Também o Ministério Público, através do então Promotor de Justiça de Carangola Marcos Aguiar Arlé, ajuizou ação civil contra a municipalidade, a fim de "salvar o patrimônio público da ruína". Na ocasião, o Promotor de Justiça esteve no local, constatando que o mesmo estava "sujo, sem acabamento, com várias paredes quebradas e danificadas e ligado à rede elétrica por gambiarras, enquanto o terreno se encontrava invadido e abrigando edificações irregulares".
O fato é que entra governo e sai governo e o problema vem se arrastando. Já foram sugeridos alguns destinos para o locam como transformá-lo em Hotel/Escola ou mesmo num Centro deApoio do corredor ecológico Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - Parque Nacional do Caparaó.
Carangola e região tem grande potencial turístico e o que se espera do novo governo que toma posse em 2013 é que viabilize a venda do Hotel que encontra-se dentro do Município de Fervedouro e que destine parte dos recursos advindos da venda em projetos turísticos dentro de Carangola, como o complexo turístico do morro do Cruzeiro, envolvendo trecking, cavalgada, mountain bike, turismo de aventura (rapel, escalada) turismo religioso, a fim de proporcionar uma nova opção turística para o Município. Tal projeto já foi inclusive discutido entre a ABRALUZ, o atual chefe do Executivo Municipal e a Paróquia de Santa Luzia. Entretanto, apesar de todos os levantamentos e acordos, não saiu do papel até o momento.

Bráulio Braz deixa a Secretaria de Esporte onde realizou diversos programas e projetos

*O Deputado Estadual Bráulio Braz solicitou, no dia 16 de outubro, ao Governador de Minas Antônio Anastásia, sua saída do cargo de Secretário de Estado de Esporte e Juventude, cargo que ocupava desde 3 de janeiro de 3011 quando fora convidado pelo Governador para assumir a pasta.
Bráulio Braz disse que vinha conversando com o Governador desde julho sobre sua exoneração e que tomou a decisão porque "precisava manter maior contato com minhas bases políticas" que em seu primeiro mandato era composta por 32 Prefeitos e que atualmente são 42, sem contar que outros 8 Prefeitos eleitos tem interesse em "serem companheiros políticos".
 
Bráulio Braz ao lado de Clerinho, Prefeito de Faria Lemos.
A transmissão do cargo de Secretário do Deputado Estadual Bráulio Braz para o Deputado Federal Eros Biondini aconteceu no dia 25. Desde que deixou a Secretaria Bráulio Braz retornou à Assembléia Legislativa para o exercício do cargo de Deputado Estadual.
Ao deixar a Secretaria, Bráulio fez uma avaliação de sua passagem por aquela pasta, que, segundo ele, sofreu importantes reestruturações: O Programa Minas Olímpica Geração Esporte teve um aumento de 50% na melhoria salarial dos Educadores; Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais teve inseridas 10 modalidades para-olímpicas e durante sua gestão mais de 50 mil alunos de 626 Municípios mineiros participaram da Competição; Ginástica Para todos e Geração Saúde foram 2 grandes projetos criados e executados em 2011 na melhoria da Saúde; o Programa Jogos de Minas inseriu pela primeira vez a participação de Belo Horizonte melhorando o nível técnico da Competição; o Programa Oficina de Esporte pela primeira vez as Unidades Esportivas foram selecionadas por meio de um Edital; o Programa Bolsa Atleta concedeu, em 2012, benefício mensal a 127 atletas. Também foram realizados importantes trabalhos no Centro de Treinamento Esportivo, Esporte para-olímpico, volei de praia, políticas esportivas com responsabilidade social, a criação do Observatório do Esporte, a participação de Empresas na Lei de Incentivo ao Esporte, que atualmente está disponibilizando para apoio a projetos esportivos aproximadamente R$ 2 milhões, o atendimento a 261 Municípios no ICMS Solidário, investimentos na ordem de R$ 4,6 milhões nos Programas Oficinas de Esportes e Esportes Para-olímpicos.
Bráulio Braz disse que em sua gestão, entre 2011 e 2012, foram investidos cerca de R$ 100 milhões em benefício do esporte e da juventude de Minas Gerais.

Desastre ambiental em Espera Feliz só é comparado ao causado pela Klabin naquele Município

O que vem sendo feito em Espera Feliz é devastador.
Durante as décadas de 70 e 80, a Klabin Mineradora, que extraía caolim em Espera Feliz, causou danos significativos ao meio ambiente e à saúde dos esperafelicenses, que adquiriram, com a extração do caolim, doenças como a caolinose.
Os desastres ambientais causados com  a extração de caolim ainda podem ser vistos com as erosões, assoreamento de rios e outros.
Novamente o Município de Espera Feliz vem sofrendo grandes desastres ambientais provocados ora pelo desaterro de morros com grande declividade, ora pelo aterro em áreas baixas que servem para o depósito da terra dos desaterros. Desta forma recursos de água têm sido soterrados, matas têm sido violentadas e o meio ambiente sofrendo uma grande catástrofe ambiental provocada pela ganância humana.
A situação está à vista de todos, tornando-se impossível ver o que vem acontecendo contra o meio ambiente sem ser tocado pelos desastres ambientais, principalmente às margens da estrada que liga Espera Feliz à Carangola e Espera Feliz a Caiana.

Justiça Eleitoral exige cumprimento da Lei

Drª. Edna  expôs todas as normas para partidos e candidatos.
O Desembargador Antônio Carlos Cruvinel, Presidente do TRE/MG, encaminhou a todos os órgãos de direção partidária do estado, Ofício recomendando a remoção da propaganda eleitoral utilizada na eleição 2012, bem como a restauração do bem em que foi posta.
A mesma recomendação já havia sido feita pela Juíza Eleitoral da Comarca de Carangola, Dra. Edna Márcia Lopes Caetano, por ocasião da reunião que fez com candidatos e representantes dos partidos no dia 15 de agosto no Fórum Xenofonte Mercadante, juntamente com a Promotora da Justiça Eleitoral, Dra. Cristiane Campos Amorim Baroni.

Eunice Soares retorna à Prefeitura de Pedra Dourada e vai receber um novo Município

Eunice deverá ter como foco a elaboração de projetos que dêem maior sentido à transformação de Pedra Dourada em um dos destinos turísticos da região.
Depois exercer por 8 anos o cargo de Prefeita e de ficar outros 8 anos afastada da Prefeitura Municipal de Pedra Dourada, tendo eleito e reeleito o atual Prefeito Silvanir Andrade, Eunice Soares retorna em 1º de janeiro à Prefeitura com a maior votação obtida entre candidatos das Comarcas de Tombos, Espera Feliz, Divino e Carangola, tendo sagrado-se Prefeita com 73,17% dos votos.
Em seu retorno à Prefeitura, Eunice Soares encontrará um Município completamente mudado, tendo em vista que o atual Prefeito fez inúmeras benfeitorias que se estenderam desde a melhoria no Parque São João à implantação de projetos como o Mão Amiga, o incentivo e a parceria para a construção do Dourada Parque Hotel, a ampliação do Clube Municipal, a instalação de uma Academia Pública de ginástica e musculação, a implantação do Parque de Exposições, entre outras.
Eunice deverá ter como foco a elaboração de projetos que dêem maior sentido à transformação de Pedra Dourada em um dos destinos turísticos da região.

JE reabre transferência de títulos e alistamento

Desde o dia 8 de novembro os Cartórios Eleitorais de todo o país voltaram a atender a todos os interessados em se alistar como eleitores, transferir o domicílio eleitoral, proceder à revisão ou tirar segunda via do título eleitoral, tendo em vista que estes serviços estavam suspensos desde o dia 10 de maio, quando foi fechado o Cadastro Nacional de Eleitores para que o TSE fizesse o cruzamento de dados e contabilizasse o eleitorado apto a votar.
Maiores informações podem ser obtidas junto aos Cartórios Eleitorais, ou através do site do TSE.

O que você tem a ver com a corrupção?

O Conselho Nacional de Procuradores Gerais, através da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e a Controladoria Geral da União, deram o máximo de dimensão durante as Eleições 2012 à campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", lembrando que "a corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, pois compromete a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países"  ressaltando ainda que "a luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento de todos e de cada um, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam".
Pois bem, se o povo colaborou ou não para a melhoria da estrutura política do país, isso está dentro da consciência de cada cidadão, de cada político. No entanto, uma coisa é certa. Quando o eleitor se permite trocar seu voto por cimento, areia, tijolos, telhas, utensílios domésticos, gasolina, etc, está causando mal a toda sociedade. Da mesma forma que quando o povo elege Prefeitos itinerantes, também se torna co-responsável pelos seus atos e a Justiça Eleitoral é bem clara com relação a todos estes fatos.
Se por um lado o Ministério Público Eleitoral, através do CONAMP, procurou, de todas as formas, esclarecer ao eleitor e alertar ao cidadão sobre a sua responsabilidade, por outro a Justiça atua quando é provocada.

PM de Tombos recebe elogios pelo trabalho desenvolvido durante as Eleições 2012

O Prefeito Eleito de Tombos, Oscar José Bastos - Calica e o vice-Prefeito Jorge Rodrigues da Silva - Jorjão, encaminharam ao Tenente Walace Vieira Miranda, Ofício parabenizando o trabalho realizado pelo 4º Pelotão da 75ª Cia. Especial de PM, destacando que "os homens sob seu comando souberam interpretar, como poucos, o Lema  'Servir e Proteger", na medida em que extrapolaram de forma absolutamente positiva o exercício do dever, agindo principalmente de forma isenta e apartidária", referindo-se ao trabalho da PM no transcorrer do processo eleitoral em Tombos. Desta forma Calica e Jorjão parabenizaram o trabalho realizado.
Também foi encaminhada à Ouvidoria mensagem elogiando o trabalho realizado pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Tombos, Dr. Alexandre Verneck Soares, o Promotor Dr. Claudio Cerqueira Filho, os integrantes do Cartório Eleitoral e à Polícia Militar, desejando que o Município de Tombos seja "exemplo para os demais colégios eleitorais".

MG111 continua servindo de depósito de lixo e aumentando a erosão

A situação da MG 111, no trecho ente a curva 1500 e o corte de pedra, na proximidade da propriedade do Dr. Fernando Campos, está se agravando a cada dia, tendo em vista que a erosão existente naquele local tem aumentado dia a dia, colocando em risco aquele trecho asfáltico e também a vida daqueles que por ali transitam.
Não bastasse a erosão, outro fato que tem acontecido é que o local tem servido de depósito de lixo e entulho, causando mau cheiro e também quando ali é atirado qualquer tipo de animal morto, a presença de urubus que muitas vezes com o barulho dos veículos que por ali trafegam , saem em revoada com o risco de chocarem-se com os carros e provocar acidentes.
De um lado, há uma necessidade urgente de que o local seja cercado para que não continue servindo de depósito clandestino de lixo e, de outro, que o DER providencie a recuperação do local, a fim de evitar um desastre ainda maior.

Prefeito e vice de São Francisco são recebidos por Bráulio e Renzo Braz

O Prefeito Eleito de São Francisco do Glória, José Bissiati Filho, esteve, juntamente com a esposa Fátima e o vice-Prefeito Walace do Fabinho, reunido com o Deputado Estadual Bráulio Braz e o Deputado Federal Renzo Braz, expondo os compromissos assumidos durante a campanha, dentre eles a implantação de academias ao ar livre, pontes, campos de futebol, casas populares, entre outros, ressaltando o Prefeito que logo que tomar posse começará o trabalho com força e determinação e dependerá de ambos os Parlamentares dos quais é aliado político.
Os Deputados Bráulio e Renzo Braz garantiram que irão trabalhar junto ao Governo Estadual no Congresso Nacional em busca de recursos para atender os compromissos assumidos pelo Prefeito José Bissiati e o vice Walace.

Elo Paroquial lança "preparação do Jubileu"

“Ir ao Povo” estará presente no Jubileu de Santa Luzia.
O Jornal Elo Paroquial, em sua Edição de novembro, apresentou  a programação da Paróquia de Santa Luzia para preparação do Jubileu em homenagem à Padroeira de Carangola.
O Jubileu terá início no dia 24 de novembro na Comunidade de Ponte Geraldo, que será a primeira a receber a Imagem da Padroeira. A Imagem também percorrerá as Comunidades de São Manoel, Borboleta, dos Lima-Furriel, Serra da Galdina, Residência, São Bento, Alvorada, Barcelos, São João Batista, Meia Lua, Barnabé, Córrego da Mata, Santa Bárbara, Lacerdina, Papagaio e, na sede do Município as Comunidades São Pedro e São Paulo, São Sebastião, Senhor Bom Jesus, Divino Espírito Santo, Santo Onofre, Santa Emília, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário, Escola Servita Regina Pacis e na Matriz de Santa Luzia.
Desde 2010, quando esteve em Carangola, o Bispo Dom Hélio (in memorian), por ocasião da inauguração do Monumento à Santa Luzia abençoando um peregrino deficiente visual, doado pela ABRALUZ, Carangola foi confirmada pelo Papa Bento XVI como Santuário de Santa Luzia, anúncio feito por aquele Bispo.
Neste ano, o jubileu de Santa Luzia, ou melhor, o Santuário de Santa Luzia comemora 35 anos e 2 anos do reconhecimento Papal.

Deputado Bernardo Santana recebe a Medalha JK

Ao lado do pai, ex-Deputado José Santana, o Deputado Bernardo Santana recebeu a Medalha JK.
A Chefe do Cerimonial do Governador Antônio Anastasia, Maria Paula Pinheiro, esteve no gabinete do Deputado Federal Bernardo Santana para entregar-lhe a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, a qual foi outorgada ao Deputado que não pode comparece à Solenidade de entrega realizada no dia 12 de setembro, em Diamantina, por estar viajando na ocasião. A Medalha entregue é concedida a personalidades que prestam ou tenham prestado relevantes serviços à sociedade.
Ao receber a homenagem, Bernardo Santana agradeceu ao Governador Anastasia, garantindo que irá continuar trabalhando por Minas e pelo Brasil.

Ponte do Napoleão será entregue ao tráfego de veículos

Há muito o tráfego pela Ponte do Napoleão, que atravessa o rio Carangola e é a ligação entre os Estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro e os Municípios de Faria Lemos a Santa Clara encontrava-se em estado de alerta, face à estrutura de madeira que vez por outra necessitava de reparo e substituição.
Construída com vigas de ferro e cimento armado, a Ponte do Napoleão está pronta para ser entregue ao tráfego de veículos, o que deverá ser feito em breve, conforme já havia anunciado o Prefeito de Faria Lemos, José Clério Alves Terra, Clerinho.
A nova ponte tem bases sólidas e vai permitir o tráfego de veículos pesados com maior segurança.
"Esta é mais uma obra que havíamos prometido entregar aos farialemenses e que assim o faremos antes do término de nosso mandato" garantiu Clerinho.

Flash - Manoel Gomes Leal

Karina H. Neves concluiu o seu Mestrado na UFJF. Parabéns!
Parabéns - A jovem Karina Hernandes Neves, esposa do Samir e filha do nosso Diretor Albino Neves, foi aprovada com louvor no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública feita na Universidade Federal de Juiz de Fora. Karina teve o início de seus estudos superiores na Fafile/UEMG e é mais uma prata da casa que se destaca. Parabéns!
Na folia - O Presidente do Bloco do Jacaré, Marco Antônio (Neném), realizou, no dia 20 de outubro, bela festa no bairro Caixa D'Água. Uma noite de muito agito ao som de Abadauê. Isso tudo para engordar o caixa do bloco para o Carnaval 2013. Bola pra frente.
 
Ana Paula entre o namorado Renato e a amiga Desirré Cardoso.
Na folia II - Já o famoso Bloco do Bode, sob a Coordenação de Yuric TUM-TUM, Wellington, Kairo e Thomás, também já está quentíssimo para a folia 2013. O samba-enredo já arrasou! Segue Letra: "Não durma no ponto que o Bode já chegou/ vem curtir o nosso bloco porque hoje eu tô que tô/ Bloco do Bode vem homenagear/ nosso querido carnaval que temos muito a cantar/ são muitos anos de festa e alegria/ vem curtir o nosso bloco vem e caia na folia/ No carnaval não tem tragédia/ e não podemos esquecer a classe média/ e vamos todos juntos pra rua de novo/ "Tá Quem Guenta" "tá na praça" e a festa é do povo/ Descendo o morro com muita fé/ alegrando a cidade vem o "Boi do Jacaré"/ "Los Pés Inchados" e também "Cobra Mandada"/ quando entram na avenida agitam a rapaziada".
 
Itatuitin Ruas sendo entrevistado pela TV Globo. Parabéns!
Palestra - No dia 22 de outubro aconteceu, na Rua Antônio Marques, grande palestra Empresarial com distribuição de geladinhos e balas para as crianças. A Organização foi dos Professores Ligeiro e Tiroteio.
Beleza - O Coordenador geral do Rainha do Café de Minas Gerais, Domingos Anastácio Neto vai coordenar o concurso O mais belo homem do Estado de Minas. Vamos estar presente. Haja bofes!
No embalo - Aconteceu no dia 20 de outubro a 2ª edição do Psyfriends, na AABB de Carangola. Maravilha.
Greta Garbo - A querida comadre reforma Lucimar Ribeiro (Lu Presentes) apareceu no final da madrugada (chiquerésima) no trailer da Maior Idade querendo algo diferente. Acabou no Irajá.
Niver I - Aniversariou no dia 30 nosso amigo Itatuitim Ruas, indigenista, filho de criação do Marechal Rondon, e que teve um Monumento erguido em sua homenagem na Cachoeira de Tombos, início do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil. Parabéns.
 
Niver II - Quem também aniversariou no dia 31 foi a Jornalista Raquel Vilella que durante um tempo fez parte da equipe da Folha. Parabéns.
Niver III - Aniversariou no dia 31 nossa amiga Ana Paula Amaral, namorada do amigo José Renato. O níver foi comemorado em Muriaé com a presença de parentes e amigos. Parabéns e beijos da Coluna.
Casa nova - O Restaurante Amoricana, dirigido pela amiga Maria Clara está funcionando na Praça dos Estudantes, em Carangola, em frente à Fafile/ UEMG, servindo refeições, self-service e tira-gostos de segunda a sábado. Vale a pena conferir.
Bofe - E por falar em Lucimar, o neném da filhota Maria Gabriela vai ser menino. O nome ainda é Segredo de Estado.
Niver IV - Comemorou idade nova, no dia 19 de outubro, o belíssimo Tadeu Gomes Leal Zielinski, filho de Maria Aparecida Leal e Harlei Zielinski. Felicidades e beijão da coluna.
Cara nova - O Açougue Eldorado, Destaque dos anos, passou por grande reforma. Ficou um luxo. Parabéns Zizinho e Aparecida.
Na moda - O peplum surgiu em tempos passados e foi visto em criações de Christian Dior, no pós-guerra, inaugurando assim o que se conhecia como new look. De lá pra cá a moda se adaptou às diversas transformações e avançou seguindo o tom e a evolução dos anos fashion. O peplum, também chamado de babado ou sobre-sainha, está de volta no verão 2013.
Conselho de Dona Madame - Quando a gente cumprimenta alguém, apertar uma mão mole é um horror. Aliás, coisa mole não presta.
Frase - O homem que quiser conduzir a orquestra tem que dar as costas para o público. (Max Lucado)

Dia Nacional da Juventude

Neste 11 de novembro, em Uberaba, celebramos o DNJ, Dia Nacional da Juventude, dando mais um passo na direção da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. É o grande momento dos jovens de nossa Arquidiocese, firmando seu compromisso com a missão cristã, descobrindo sua potencialidade e dinamismo nos novos tempos.
Fixemos nossos olhos no jovem e profeta Elias, seguidor das palavras do Senhor, cumprindo a tarefa que lhe foi confiada. Elias, debilitado e com fome, vai buscar alimento na casa de uma viúva pobre, mas que partilha com ele sua pobreza, confiando na proteção de Deus. A generosidade dessa viúva de Sarepta fez com que o pouco que ela tinha, sendo dividido, fosse multiplicado.
Todo jovem deve colocar sua confiança em Deus. A Providência não falha quando não deixamos que a vaidade, o orgulho e a ganância sejam os destaques maiores na vida. A ostentação impede a ação de Deus. Jesus critica as pessoas que querem uma posição de destaque de forma egoísta, só por motivo de autopromoção e de dominação.
A generosidade é sinal de desapego e atitude essencialmente cristã. Jesus elogia uma viúva que, no templo, oferece tudo que tinha. Quem dá do que sobra não vê tocada sua própria existência, que continua segura. Não basta dar a Deus o supérfluo, mas a nós mesmos, nossa própria identidade, do que é necessário.
O Brasil vive o "tempo da juventude", acolhe a cruz e o ícone de Nossa Senhora, recebidos em Madrid, que percorre por todas as arquidioceses e dioceses do país. É um convite a todos os jovens para o seguimento de Jesus Cristo, direcionando sua vida para aquilo que o torna mais feliz e comprometido com o bem.
A manifestação de Deus dá-se nos mais vistosos, mas também nos fracos, nos frágeis, indigentes, doentes, jovens etc. A exigência maior é a capacidade de autodomínio, de doação e sacrifício pelo Reino de Deus. Jesus foi jovem modelo, conquistando a vida com a doação de sua existência na cruz.

Morte de Dr. Fernando Costa deixa um vazio político em Carangola

A morte súbita do ex-Prefeito de Carangola, Dr. Fernando de Souza Costa, no dia 19 de outubro às 16 horas na Casa de Caridade de Carangola, aos 79 anos, deixou os moradores do Município muito tristes, tendo em vista que durante o mandato e meio em que exerceu o cargo de Prefeito, de 2005 a 2010, ao lado do então vice-Prefeito Lauro Rogério Murer, Dr. Fernando realizou dezenas de obras nos diversos setores da Administração Pública, tanto na sede do Município quanto nas comunidades rurais e no relatório apresentado por ele quando candidatou-se à reeleição, o volume de capital investido no primeiro mandato ultrapassavam R$ 8,5 milhões.
Dr. Fernando Costa (in memorian)
 o juramento de Prefeito eleito de Carangola
.
Enquanto Prefeito, Dr. Fernando orgulhava-se de anunciar que "sempre estivemos em dia com nossos fornecedores e funcionários, o que gera respeito e credibilidade".
Centenas de carangolenses estiveram presentes no velório, que aconteceu na sede da Sociedade Médica de Carangola, tendo em vista que por mais de 50 anos Dr. Fernando exerceu a medicina no Município. Da mesma forma que centenas de carangolenses, entre parentes, amigos e admiradores estiveram presentes em seu sepultamento.
Na última campanha eleitoral, Dr. Fernando teve um papel preponderante na campanha do ex-Prefeito e ex-Deputado Paulo Pettersen, percorrendo com o candidato todos os cantos do Município, fato que aumentou significativamente a votação de Pettersen, que até as vésperas da eleição era tido como favorito, estando empatado tecnicamente com o atual Prefeito.
A não decretação de luto oficial por três dias pela morte de Dr. Fernando, como é de praxe sempre que morre uma autoridade dentro do Município, deixou seus amigos e parentes surpresos.
"Para mim, Dr. Fernando foi um exemplo de homem público, de honradez e honestidade e ter o seu apoio, seus conselhos e a sua companhia durante a campanha eleitoral foi uma grande satisfação" destacou Paulo Pettersen, enfatizando: "Carangola perdeu muito com sua morte e eu, particularmente, perdi um amigo a quem aprendi a respeitar e a admirar. Estendo meu pesar a D. Helaine e ao Dr. Olavo, seu filho, por quem nutro grande carinho".

"Preparai o Caminho" conta a experiência de um leigo no Caminho da Luz

Ruy Halasz participou da coletiva oficial 2012.
O boletim informativo da Paróquia São Joaquim do Cambuci - Igreja de Nossa Senhora da Glória, denominado Preparai o Caminho, recebeu em sua Edição de setembro, às páginas 1 e 2, uma matéria escrita por Ruy Halasz intitulada "Os caminhos - um leigo e a palavra" onde relata sua experiência pelo Caminho de Santiago de Compostela e pelo Caminho da Luz.
Ruy diz que retornará a Santiago em 2013 e que escolheu o Caminho da Luz para sua preparação. Daí por diante narra sua experiência ao lado de peregrinos de 14 aos 67 anos, casais com seus filhos, esportistas e pessoas como ele treinando para fazer Santiago de Compostela. O peregrino-escritor falou da importância da experiência, do aprendizado, da humildade, do companheirismo e das belezas naturais que encantam o Caminho da Luz: "Eu rezava e agradecia a Deus por estar ali e por ter me dado aquilo de presente" lembra Ruy.
O peregrino também falou sobre a experiência ímpar de ter chegado a quase 3 mil metros de altitude a uma temperatura que atingiu 3 graus celsius e também sobre a Missa em Alto Caparaó onde, como leigo, fez a Celebração da Palavra, tendo em vista sua preparação na Paróquia de São Joaquim e os cursos na Região Episcopal Sé e na Arquediocese.
Ruy participou da caminhada coletiva que aconteceu de 15 a 22 de julho deste ano.

Afonso Barra recebe Troféu de Mérito Cultural

Conhecido na região, onde vem construindo uma rota Sacra do Caminho da Luz através de esculturas em cimento, Afonso Barra é um artista notório por sua arte e recentemente produziu, na cidade de Três Corações, MG, uma escultura com mais de 5 metros de altura  que representa o Rei Pelé e seu pai.
Seu talento é reconhecido em vários estados que possuem obras suas. No dia 9 Afonso Barra foi agraciado em Pouso Alegre com o Troféu de Mérito Cultural. Ao receber a homenagem Afonso ressaltou que, entre outras, uma das obras que mais gosta é o casal de índios que esculpiu na base da Cachoeira de Tombos, onde se inicia a peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil. Por falar em Caminho da Luz, o artista disse que estará em breve de volta à região onde irá esculpir a 8ª escultura ao longo da rota de peregrinação.

Caminho do Espírito Santo tem início em Bom Jesus e termina na Cachoeira de Tombos

Paulo Bastos é o criador do Caminho do Espírito Santo.
Criado por Paulo Bastos, que foi vice-Presidente da ABRALUZ, o Portal do Caminho lançou um caminho de peregrinação denominado Caminho do Espírito Santo, como primeira rota desenvolvida dentro do Projeto Portal do Caminho.
O Caminho do Espírito Santo cruza 3 Estados. Tem início em Bom Jesus (RJ), passando por Bom Jesus do Norte (ES) até chegar a Tombos (MG), na Cachoeira onde se inicia o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.
Segundo seu criador, o Caminho é "ideal para a prática das atividades de longo curso" e passa por "fazendas antigas, reservas em mata atlântica, nascentes e cachoeiras".
Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.portaldocaminho.com

Boteco Dourada promete servir o melhor da comida mineira

Visando incrementar seus pacotes, o Dourada Parque Hotel , situado na cidade de Pedra Dourada, estará apresentando hoje (15/11/2012) o Boteco Dourada, onde será servido almoço e jantar  com buffet à mineira.
O Boteco Dourada visa despertar o lado boêmio que existe em cada um, com festival de petiscos e comidinhas de boteco com porções originais e inéditas em um cardápio especial, onde o Chef André Luiz e sua equipe oferecem a oportunidade de experimentar petiscos clássicos e novidades da verdadeira culinária de botequim. Dia 16 haverá uma atração especial com a cantora e compositora Chris Carvalho apresentando o melhor da MPB e também da música internacional.
Dourada Parque Hotel estará realizando pacotes especiais para o feriado prolongado da comemoração da Proclamação da República.