quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EDITORIAL - Justiça Eleitoral deu um exemplo de como "se mata a cobra no ninho"


*A festa da democracia reuniu milhões de brasileiros de norte a sul do país que compareceram às Urnas a fim de escolherem os Prefeitos e Vereadores dos mais de 5 mil Municípios do Brasil.
Nestas, o resultado representou a alegria de uns, a tristeza de outros, a insatisfação de mais alguns e a indiferença de outros mais. É como uma partida de futebol onde parte da torcida comemora enquanto outra lamenta, mas assim como no futebol ora a vitória é de um time, ora de outro. Nas Eleições não é diferente, pois nem sempre quem é eleito consegue fazer aquilo que promete ou que deseja e o time vitorioso de hoje provavelmente será o mesmo que irá amargar a derrota na próxima partida. Esse é o indiscutível ciclo da vida.
A Justiça Eleitoral, pelo menos na Comarca de Carangola, deu um exemplo de como "se mata a cobra no ninho". Reuniu representantes de partidos, coligações e candidatos e juntos discutiram as "regras do jogo", ou seja, como deveriam todos se portar e comportar dentro daquilo que estipula a Legislação Eleitoral. O resultado foram ruas mais limpas, menos poluição visual e sonora e uma Eleição que, se não foi a ideal em termos democráticos, foi, sem sombra de dúvidas, a melhor dirigida nas últimas décadas.
Mas não é só a Justiça Eleitoral que merece crédito por uma Eleição aparentemente mais igualitária, mas também as Igrejas, a Imprensa, a Polícia Militar, a Polícia Civil e algumas Entidades que tiveram uma postura de imparcialidade e colaboração para elucidação do eleitor. Afinal, foi a primeira eleição "ficha limpa". Não quer dizer que todos os candidatos sejam "ficha limpa", tendo em vista que alguns estão para serem julgados e outros estão sob investigação. Se o eleitor fez a escolha certa ou não, isso só poderá ser constatado ao longo dos próximos 4 anos.
A situação esteve quente mesmo nas redes sociais, onde "fakes" escondidos por trás do anonimato, ocultando sua própria identidade, utilizavam suas mentes muitas vezes doentias, injustas e criminosas para divulgar mentiras, ofender pessoas, magoar famílias, descaracterizar o trabalho alheio, enfim, para fazer tudo quanto é tipo de falcatrua possível e aparentemente até impossível sob o manto da obscuridade. Tais atitudes lembraram os tempos de recessão, quando na calada da noite muitos que eram contrários ao regime totalitário eram presos, torturados e até mortos. Tristes páginas da História do Brasil.
Certamente a Justiça Eleitoral terá que atuar com mais rigor nas redes sociais nas próximas Eleições, tendo em vista que, além dos fakes, muitos outros "espertinhos" criavam enquetes que apontavam sempre seus candidatos como aqueles que estavam "na crista da onda", ou seja, na cabeça, em primeiro lugar, induzindo o povo, principalmente os indecisos, a migrarem seus votos naquela direção, fato que torna injusto o processo eleitoral e que foge à intenção da Justiça Eleitoral de promover uma eleição justa e democrática.

Ainda sobre pesquisa eleitoral, há de se destacar o episódio da divulgada pelo candidato à Prefeitura de Carangola vitorioso nas Urnas às vésperas das Eleições, que mereceu da Juíza de Direito o seguinte despacho: "Cumpre, por fim, observar que há fundado receio da ocorrência de prejuízos irreversíveis, haja vista que a divulgação de pesquisa eleitoral irregular e eivada de vício no tocante à sua realização sem a observação dos requisitos mínimos e indispensáveis à sua segurança e confiabilidade do eleitor, como é o caso, é passível de desequilibrar a disputa eleitoral". Foi com fundamento desse teor que a Juíza deferiu o pedido de Liminar solicitado pela Coligação "Carangola para carangolenses" e determinou a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral, depois de o Município ter recebido uma verdadeira "avalanche" de panfletos apontando para o candidato vitorioso a "preferência do eleitor". A decisão ocorreu no dia 5. No entanto, a mesma Juíza, no dia seguinte, ratificou sua sentença alterando em seu texto "a autorização para que a referida pesquisa fosse divulgada através de carro de som ou com novos panfletos que façam expressa menção de forma destacada, quanto à margem de erro da pesquisa e ao número de entrevistados, além das demais informações exigidas pelo artigo 11, da Resolução TSE 23.364/11".
Pois bem, se tal fato trouxe prejuízo irreversível ou não, quem tem que julgar é a própria Justiça. No entanto, a divulgação da pesquisa violou frontalmente o disposto no Art I, Parágrafo 2º, incisos II e III, da Resolução TSE 23.364/2011 e, segundo os derrotados, grande parte dos indecisos "migraram seus votos para o candidato vitorioso induzidos pela pesquisa que não cumpriu, em seu total teor, o disposto na resolução do TSE".
Por outro lado, houve opositores à coligação que, após a decisão da Justiça no dia 5, chegaram a fazer divulgação dizendo que a pesquisa era "falsa", fato que em momento algum a Justiça Eleitoral a classificou, deixando sempre claro que a mesma ofendia diretamente a resolução do TSE.
Não fosse esse incidente considerado por muitos como "gravíssimo", na decisão do eleitor, provocado pela coligação do candidato vitorioso, o pleito em Carangola mereceria melhor nota na análise das Eleições 2012.
Estão de parabéns a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral, que agiram sempre com imparcialidade e à Polícia Militar que em todos os instantes se fez presente cumprindo os requisitos da Justiça e atuando com serenidade em todos os momentos em que foi requisitada.
Diante desse quadro o que se pode desejar é que os eleitos em Carangola, na região, em Minas e no Brasil, tanto para o poder Executivo como para o Legislativo, cumpram com seu dever com honestidade, trabalho, determinação e acima de tudo, amor ao próximo, principalmente àqueles das classes menos favorecidas e que mais necessitam da estrutura pública para garantia de seus direitos fundamentais. A todos, mãos à obra e boa sorte!
 Albino Neves

Juíza previu "prejuízos irreversíveis" com a divulgação de pesquisa sem o cumprimento das exigências do TSE

Drª. Edna, em seu Despacho, alertou sobre
os possíveis prejuízos da divulgação da
pesquisa sem a observância da Lei.

A divulgação de uma pesquisa eleitoral em desacordo com a Resolução 23.364/2011 do TSE, favorecendo ao candidato a Prefeito de Carangola Luiz César Soares Ricardo  e ao vice Flávio Dias Queiroz pela Coligação Trabalho e Progresso levou a Coligação Carangola para Carangolenses a uma representação contra  tal pesquisa que "inundou" todo o Município poucas horas antes do pleito.
Depois de analisar minuciosamente a representação e o parecer do Ministério Público Eleitoral, a Drª. Edna Márcia Lopes Caetano, Juíza de Direito Eleitoral, em seu despacho, após várias citações, destacou que pelo fato de a pesquisa ter sido divulgada sem  constar a margem de erro e o número de pessoas entrevistadas, "pode gerar, sem dúvida, a falha quanto ao dever de bem informar e o eleitor e até mesmo influenciar na sua decisão em quem votar" enfatizando a seguir: "Cumpre, por fim, observar que há fundado receio da ocorrência de prejuízos irreversíveis, haja vista que a divulgação de pesquisa eleitoral irregular e eivada de vício no tocante à sua realização sem a observância dos requisitos mínimos e indispensáveis à sua segurança e confiabilidade do eleitor, como é o caso, é passível de desequilibrar a disputa eleitoral".
Ante seu fundamento, a Juíza deferiu o pedido de liminar determinando a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral. Face à decisão a Coligação Carangola para Carangolenses e a Coligação O Progresso Vai Continuar trataram de imediatamente divulgar a decisão da Juíza. No entanto, alguns correligionários chegaram a dizer que a pesquisa era falsa, fato não mencionado pela Juíza, o que levou a Coligação Trabalho e Progresso a solicitar a revisão da sentença, tendo a Juíza deixado claro que não se tratava de pesquisa falsa e que autorizava a divulgação do resultado da pesquisa "desde que sanadas as irregularidades existentes, consistentes na ausência da margem de erro e ao número de entrevistados".
Apesar da nova decisão, o fato é que, segundo os opositores do candidato vitorioso Luiz César "o estrago já tinha sido feito" e, utilizando o próprio despacho da Juíza, acrescentam que "os prejuízos eram irreversíveis".

Vitória de César Ricardo em Carangola pode estar vinculada à pesquisa distribuída às vésperas das Eleições

César foi eleito Prefeito de Carangola.

A vitória do candidato Luiz César Ricardo Soares, da Coligação "Trabalho e Progresso" surpreendeu até mesmo os mais otimistas, tendo em vista que seus opositores, o ex-Deputado Paulo Pettersen, da Coligação "Carangola para Carangolenses" e o atual Prefeito Patrick Drumond da Coligação "O Progresso Vai Continuar", haviam encomendado pesquisas para avaliar o quadro das Eleições e conhecer os pontos fracos a serem corrigidos e ambos os grupos tomaram conhecimento através de tais pesquisas de que estavam empatados tecnicamente e com boa margem à frente do candidato vitorioso, mas como dizia um tradicional político mineiro, "Eleição e mineração, só depois da apuração".
A eleição de Luiz César surpreendeu também pelo fato de ele ser de Pedra Dourada, residir em Belo Horizonte e não ter vínculos com Carangola, a não ser ter sido Secretário Municipal no governo do ex-Prefeito Fernando Costa.
O Prefeito eleito poderá contar com 5 dos 13 Vereadores eleitos para a Câmara Municipal, o que pode ser um fato complicador em sua Administração. Outro fato é que ele obteve 36,86 % dos votos válidos, enquanto os outros candidatos obtiveram juntos 63,13% dos votos. Independente dos fatores que levaram à vitória de Luiz César Ricardo, o fato é que todos devem torcer para que ele faça uma boa Administração e possa dar continuidade aos trabalhos que vem sendo executados pela atual Administração.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.
LUIZ CEZAR S. RICARDO DEM/ PSD/ PC do B/ PT do B/ PSL          6.832   36,86%
PAULO. PETTERSEN PRB/ PP/ PMDB/ PRTB/ PTC/ PSB/ PV 6.198   33,44
PATRICK NEIL DRUMOND PDT/ PSC/ PT/ PTB/ PR/ PSDB 5.503  29,69

Vereadores eleitos
MARLON CUNHA TERRA PP/ PRTB/ PSB/ PV  1.221     6,41%
OTÁVIO F. DE OLIVEIRA DEM/ PSD/ PT do B     834     4,38
CARLOS ANTONIO CANDINHO PSL/ PC do B     704     3,70
JOEL MAIA DE ABREU PT/ PTB/ PSC     647     3,40
JULENIA MARIA L. DA SILVA DEM/ PSD/ PT do B     578     3,03
CARLOS AUGUSTO BENEDITO DEM/ PSD/ PT do B     565     2,97
RIVAN VIANA FERREIRA PMDB     508     2,67
EIDER LUCIO M. VALENTE PDT/ PR/ PSDB     507     2,66
JOÃO PEREIRA DE OLIVEIRA DEM/ PSD/ PT do B     432     2,27
LUCIANO AMARAL DE SOUZA PDT/ PR/ PSDB     408     2,14
RONALDO R. DA SILVEIRA PDT/ PR/ PSDB     367     1,93
LEANDRO DOS S. MOREIRA PMDB     299     1,57
ALUIZIO ANTONIO  TOLEDO PP/ PRTB/ PSB/ PV     187     0,98

Vereadores não eleitos

EDIMAR GROSSI DEM/ PSD/ PT do B     407     2,14%
MARCELO GOLFETO DEM/ PSD/ PT do B     359     1,88
ROZANGÊLA P. CARVALHO PDT/ PR/ PSDB     345     1,81
SEBASTIÃO S. DE SOUZA PDT/ PR/ PSDB     340     1,78
ANA BEATRIZ SILVA GRAÇA PT/ PTB/ PSC     302     1,59
REGINA A. DE CASTRO PT/ PTB/ PSC     300     1,57
DURVAL F.S DA SILVA FILHO PMDB     290     1,52
RENILDO VALENTE FIALHO PMDB     287     1,51 J
ANDERSON LUIZ DA SILVA DEM/ PSD/ PT do B     239     1,25
JOSÉ VALTESIR DE SOUZA PRB     234     1,23
WANDERLI LEMOS PMDB     212     1,11
SANDERSON SOUZA RIBEIRO PSL/ PC do B     210     1,10
EDSON DE C. PETTERSEN PMDB     187     0,98
BARBARA M. P. DE SOUZA PDT/ PR/ PSDB     187     0,98 
AMARILDO E. CLEMENTE PTC     186     0,98
CLOVIS VALENTE PDT/ PR/ PSDB     163     0,86
GERALDO FERREIRA PDT/ PR/ PSDB     157     0,82
ADRIANA SIMONE MAGE PMDB     156     0,82
MAURICIO R. FERREIRA PT/ PTB/ PSC       154     0,81
CARLOS ALBERTO LOUREIRO PTC     153     0,80
MOACIR RONER DA SILVA PT/ PTB/ PSC     147     0,77
CARLOS EDUARDO P. PEREIRA PSL/ PC do B     140     0,73
DIVINO ROBERTO DA SILVA PDT/ PR/ PSDB     140     0,73
JOSÉ EVANGELISTA PMDB     128     0,67
LUIS AUGUSTO NARCISO PSL/ PC do B     125     0,66
OLINDA MARIA BEVILAQUA DEM/ PSD/ PT do B     119     0,62
JAIRO TOLEDO FERREIRA PDT/ PR/ PSDB     112     0,59
ANDERSON BARBOSA DEM/ PSD/ PT do B     112     0,59
EDI AGUIAR DE OLIVEIRA PP/ PRTB/ PSB/ PV     111     0,58
WALDEMAR DA SILVA JUNIOR PP/ PRTB/ PSB/ PV     102    0,54
CESARO ROBERTO NICOLAU PP/ PRTB/ PSB/ PV     100    0,52
SIDNEY BRUM DEM/ PSD/ PT do B       98    0,51
MARCIO M. DE CARVALHO PSL/ PC do B      95    0,50
DANIEL T. DE OLIVEIRA PP/ PRTB/ PSB/ PV      94     0,49
EDERSON DE SOUZA SENRA PSL/ PC do B      91     0,48
LAISY A. DE MELLO BANDOLI DEM/ PSD/ PT do B      90     0,47
VALTON JOSE DE FREITAS PTC      88    0,46
RENATO MACHADO NETO PRB       85    0,45
ROBERTO M. DE OLIVEIRA PRB      84    0,44
ROMULO G.FERREIRA PTC     83    0,44
LUIZ ISMAEL G. DE SOUSA PTC      82    0,43
MARCIO PADILHA QUEIROZ PRB       79    0,41
ALUISIO  DO NASCIMENTO PSL/ PC do B       78    0,41
HÉLIO CESAR DA SILVA LEAL PT/ PTB/ PSC       77    0,40
SEBASTIÃO WILSON GOMES PP/ PRTB/ PSB/ PV       76    0,40
ROZÂNGELA ALVES DE SOUZA PDT/ PR/ PSDB       72    0,38 
MARILENE DE ASSIS MARINHO PMDB       70    0,37
GIOVANI PEREIRA COELHO PT/ PTB/ PSC       61    0,32
MARINELIO F. DA SILVA PTC       60    0,31
RILDO LOPES DOS SANTOS PT/ PTB/ PSC       58    0,30
PAULO EDSON DA SILVA PT/ PTB/ PSC       54    0,28
ALINE BASTOS C. SANTOS DEM/ PSD/ PT do B       53    0,28
GUANAYR JABOUR AMORIM PMDB       52    0,27
JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS PTC       52    0,27
JOSE DOMINGOS I. MORAIS PRB       51    0,27
LAIS PEREIRA FERREIRA PRB       50    0,26
MARIA DAS G. G. MORANDO PSL/ PC do B       50    0,26
CRISTIANO LACERDA LEAL PRB       50    0,26
NEIDER NAGIB CAMPOS SALES PP/ PRTB/ PSB/ PV       50    0,26
ELIAS F. BEVILAQUA DEM/ PSD/ PT do B       49    0,26
LECY DOS SANTOS PT/ PTB/ PSC       49    0,26
JOÃO GOMES VILELA FILHO PDT/ PR/ PSDB       48    0,25
MARLI CARDOSO DE LIMA DEM/ PSD/ PT do B       48    0,25
ANDERSON DE O. CAMILO PP/ PRTB/ PSB/ PV       47    0,25
GESO JACINTO PSL/ PC do B       47    0,25
MARCELUS PAIXÃO PP/ PRTB/ PSB/ PV       46    0,24
ANTÔNIO N. CHENGUI DEM/ PSD/ PT do B       45    0,24
GLEIDE MARIA V. DE SOUZA PMDB       42    0,22
LUCIO DE SOUSA ARAUJO PMDB       41    0,22
JOSÉ FABRICANTE PTC       40    0,21
JAIR CELIO CRECENCIO PP/ PRTB/ PSB/ PV       40    0,21
FATIMA ISABEL NOVAES PP/ PRTB/ PSB/ PV       40    0,21
ADRIALDO MARCOS PEREIRA PTC       39    0,20
PAULA ROBERTA DE PAULA PRB       37    0,19
JOÃO BATISTA RODRIGUES PP/ PRTB/ PSB/ PV       36    0,19
YURIC MENDES GOMES PSL/ PC do B       35    0,18
JANETE MARIA SOARES PTC       34    0,18
JOÃO DE DEUS DA SILVA PDT/ PR/ PSDB       34    0,18
ROGERIO NUNES DE SOUSA PRB       33    0,17
PABLO BAYLÃO PEREIRA PT/ PTB/ PSC       33    0,17
BENVINDO MARTINS DA SILVA PT/ PTB/ PSC       32    0,17
MARCELO V. DE ALMEIDA PP/ PRTB/ PSB/ PV       32    0,17
MARIA GORETI R. DA SILVA DEM/ PSD/ PT do B       29    0,15
GETULIO GOMES DA SILVA PSL/ PC do B       29    0,15
APARECIDA  DE CARVALHO PMDB       28    0,15
VINICIUS DOMINGOS LEITE PTC       28    0,15
SEBASTIAO FERREIRA MENDES PSL/ PC do B       28    0,15

Hélio vence em Faria Lemos com 38 votos de frente


*A disputa mais apertada das Eleições Municipais 2012 nos 12 Municípios que compõem as Comarcas de Carangola, Divino, Espera Feliz e Tombos, aconteceu na cidade de Faria Lemos entre o candidato Hélio Antônio Azevedo, apoiado pelos partidos PMDB/ DEM/ PPS/ PSD/ PDT e Armandinho Delácio, apoiado pelos partidos PP/ PT/ PTB/ PV/ PSDB e pelo atual Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho.
A diferença entre os dois candidatos à Prefeitura foi de apenas 38 votos, o que causou em todos os simpatizantes, filiados e cabos eleitorais muita emoção durante as apurações.
O candidato eleito vai poder contar na Câmara com o apoio de 4 dos 9 Vereadores. Por outro lado, o grupo ligado ao atual Prefeito Clerinho e ao candidato Armandinho terá 5 assentos no Legislativo farialemense, o que reverte o atual quadro daquela Câmara.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

HELIO ANTONIO DE AZEVEDO PMDB/ DEM/ PPS/ PSD/ PDT 1.316 50,73%
ARMANDO DELACIO JUNIOR PP/ PT/ PTB/ PV/ PSDB 1.278 49,27

Vereadores eleitos

EDUARDO MANOEL   PSD/ PPS/ PDT 189   7,24%
FABIO DA ROCHA . PTB/ PSDB   155   5,93
ANTONIO N. DA SILVA PSD/ PPS/ PDT   143 5,47
WALTER LUCIO VENTURA PTB/ PSDB   112 4,29
ANTONIO FRANKLIN PTB/ PSDB   103   3,94 
JOSE MARIA DA SILVA PMDB/ DEM     92 3,52
ANTÔNIO G. S. DE OLIVEIRA PP/ PT/ PV     89 3,41


Monumentos do Caminho da Luz foram destaque na Revista Terra da Gente


*A Revista Terra da Gente, com abrangência nacional, destacou em sua Edição nº 101, de setembro, duas páginas num texto e foto de Tiago Gonçalves, ao trabalho realizado pelo artista Afonso Barra, que vem fazendo esculturas ao longo do Caminho da Luz, encomendadas pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ - através de seu Presidente Albino Neves.
A matéria intitulada "Escultor da sensibilidade" fala sobre as obras de Afonso Barra e sobre sua veneração por São Francisco de Assis.

Afonso Barra foi destaque na Revista Terra da Gente.
Quando menino, Afonso Barra dizia querer ser desenhista de histórias em quadrinho e o artista, durante certo tempo, seguiu este caminho, que consumia-lhe metade do dia, história que ele relatou a Tiago Gonçalves. O Artista lembrou que foi numa Semana Santa que foi "despertado para a escultura", obras que fazia de barro, a princípio Nossa Senhora das Dores e o Senhor morto e que ganhavam cabelos de estopa.
O escultor relatou que com argila consegue moldar esculturas de até 1 metro e que após esta tamanho é necessário que a mesma seja feita com cimento, material com que ele já esculpiu obras de até 5 metros de altura.
Afonso Barra, que recentemente esculpiu Dondinho com o filho Pelé, obra que mede mais de 5 metros, inaugurada pelo próprio Rei do Futebol, lembrou ao repórter que desde 2010 "percorre as estradas do Caminho da Luz, em Minas Gerais, realizando esculturas pouco maiores que um ser humano e que ao todo já foram feitas ao longo da via 7 obras, sendo uma delas a Pietá, desta feita na Escola Servita Regina Pacis, sendo as outras em Tombos (Monumento ao Índio, primeiro peregrino do Caminho da Luz), Catuné (Nossa Senhora de Lourdes), Pedra Dourada (São José), Faria Lemos (São Mateus), Carangola (Santa Luzia) e Caiana (São João Batista).
Dom Emanuel se maravilha com a obra de afonso Barra
Sobre suas obras prediletas Afonso Barra destaca que uma é um bêbado banhado em cachaça, em Cambuquira/MG e a outra, um casal de índios à beira da Cachoeira de Tombos (início do Caminho da Luz e primeira obra realizada por ele ao longo do percurso).
O Artista lembrou ainda que ao longo da rota de peregrinação do Caminho da Luz serão realizadas 3 outras esculturas nas cidades de Espera Feliz, Caparaó e Alto Caparaó e que existe a vontade do Presidente Albino Neves encomendar outras duas obras após a conclusão do roteiro. Uma em Tombos e outra em Água Santa (Distrito de Tombos).
"O trabalho de Afonso Barra é de uma sensibilidade 'à flor da pele', pois ele consegue transformar o "indizível através do sensível de uma forma plena e com grande valor artístico" lembrou o Presidente Albino Neves enfatizando "ele consegue fazer com que o duro concreto de cimento tenha alma".

Afonso Barra faz escultura de Pelé e seu pai em Três Corações

O Rei Pelé cumprimentou o artista
Afonso Barra pelo trabalho realizado.

*Milhares de pessoas estiveram na cidade de Três Corações, no sul de Minas, no dia 23 de setembro para receber, aplaudir e prestigiar o Rei Pelé, figura mais importante daquele Município.
Pelé compareceu à sua cidade natal para receber 2 importantes homenagens; uma réplica da casa onde viveu com a família e uma escultura de mais de 5 metros de altura feita pelo escultor Afonso Barra na qual estão Dondinho e o filho Pelé.
Estiveram presentes ao ato Secretários de Estado, o ex-Governador Eduardo Azeredo, Deputados, além de filhos e primos do homenageado e membros da CBF. O evento prestigiando o eterno Camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol contou com a cobertura de vários órgãos da Imprensa escrita, falada e televisada do Brasil e de vários países do mundo.
Na réplica da casa de Pelé a Imprensa de todo
o País registrou outras obras de Afonso Barra.
Pelé disse de sua satisfação em receber a dupla homenagem, principalmente por ela se estender ao seu pai Dondinho que jogou futebol naquela cidade defendendo o time local.
Sua primeira visita foi ao Parque Municipal de Três Corações onde inaugurou a estátua produzida pelo escultor Afonso Barra, o mesmo que tem produzido as esculturas ao longo do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e também a Pietá na Escola Servita Regina Pacis em Carangola. Ao inaugurar a escultura, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé parabenizou a obra de Afonso Barra.
Afonso Barra trabalhando na escultura
 que retrata Dondinho e o filho Pelé
inaugurada pelo próprio Rei do Futebol.
Emocionado com as homenagens, Pelé cantou um trecho da música que ele mesmo compôs e que em uma das estrofes diz "Em Três Corações eu nasci, foi em Três Corações o que a vida deu pra mim, o exemplo do meu pai, o amor da minha mãe e o carinho desse povo que eu nunca esqueci" tendo sido aplaudido efusivamente. Logo depois, o Rei disse que "sempre divulga Três Corações em suas viagens".

Depois da inauguração da escultura Pelé foi inaugurar a réplica da casa em que viveu cujo projeto teve um custo de R$ 200 mil, através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Três Corações. Para dar um aspecto de maior realidade possível à casa em sua época de infância, especialistas em cenários da Rede Globo de Televisão ajudaram na decoração e simulação de um desgaste natural do tempo.
O objetivo das inaugurações é tornar os lugares como atrativos turísticos da Copa do Mundo que será realizada no Brasil e que tem Três Corações no roteiro.
D. Celeste, mãe do eterno craque não pode comparecer às inaugurações por estar cuidando do tio do jogador, Jorge, operado poucos dias antes, mas pediu ao filho para conferir "se não arrancaram a jabuticabeira", onde ele tanto brincava quando criança.

Novos Prefeitos e grandes desafios para 2013


*Após as Eleições do domingo, 07 de outubro, muitos Municípios já vivem a expectativa de troca da gestão pública. Como o Estado com o maior número de Municípios do Brasil, Minas Gerais teve uma troca significativa de Prefeitos, sendo que 684 Municípios contarão com uma nova gestão a partir de 2013. Uma mudança de 80% do quadro atual.
Os novos Prefeitos terão vários desafios importantes nos próximos quatro anos. Por não conseguirem gerar receitas próprias, a maioria das cidades mineiras é dependente do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Hoje, esse repasse é a principal fonte de renda de 60% das cidades mineiras que tem menos de 10.188 habitantes ou FPM 0,6.
As obrigações constitucionais praticadas vêm onerando as receitas dos Municípios. Atualmente, as cidades mineiras gastam em média 23% de seus recursos em Saúde, quando, por Lei, deveriam investir 15%. Os critérios de correção do piso salarial do magistério, que pode chegar a 100% nos próximos quatro anos, é outro gargalo que os novos Prefeitos terão que administrar.
 Além disso, os futuros gestores terão que se adequar à resolução normativa 414/2010 que trata dos ativos da Iluminação Pública. Atendendo às reivindicações da Associação Mineira de Municípios - AMM, a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, modificou alguns itens da Resolução como o Artigo 218, onde a data limite de transferência dos Ativos de Iluminação Pública, antes prevista para setembro de 2011, foi prorrogada para o dia 31 de janeiro de 2014. Os novos Prefeitos mineiros ficarão responsáveis pela gestão dos Ativos de Iluminação Pública e terão que se adaptar aos aspectos técnicos e legais das transferências.
Outro ponto ao qual  os novos gestores deverão ficar atentos é a Lei nº 12.527, que trata do acesso às informações públicas pelos cidadãos brasileiros. Sancionada pela Presidente Dilma Roussef em novembro de 2011, essa Lei entrou em vigor no dia 16 de maio e busca a transparência da Administração Pública. Os órgãos da Administração direta e indireta de todos os poderes e entes federados terão que estar preparados para fornecer ao cidadão qualquer informação que seja considerada pública, sem que haja necessidade de justificativa para requerer tal solicitação.
É preciso lembrar, ainda, da Lei da Ficha Limpa ou Lei Complementar nº. 135/2010. Um Projeto de Lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas. A lei torna inelegível, por oito anos, um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Lei constitucional e válida para as Eleições realizadas no Brasil.
As Eleições 2012 representaram um momento de grande mudança para Minas Gerais. Os novos Prefeitos terão grandes desafios nos próximos quatro anos. Além de cumprir com as obrigações normais de seus Municípios, terão que administrar a escassez nos recursos e a necessidade de se adaptarem às novas normas da Administração Pública.
Para o Presidente da AMM e Prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, os novos Prefeitos e os reeleitos terão desafios extras para enfrentar. "Além das obrigações antigas, os novos Prefeitos terão que se preocupar com as novas demandas, com os pisos profissionais que nós defendemos, mas que temos que saber de onde virão os recursos para cobrir essa demanda e, mais do que isso, os ativos de Iluminação Pública, essa é uma área nova para 90% das Prefeituras mineiras, ninguém ainda sabe direito como cuidar", ressalta.
 Pensando nas demandas dos novos Prefeitos, a AMM se estruturou para atender e orientar os gestores eleitos em suas necessidades. Além disso, a Associação vai promover nos dias 21 e 22 de novembro, em Belo Horizonte, o 5° Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos. A iniciativa visa à orientação sobre os desafios e as oportunidades para a próxima gestão.

José Bissiati vence com mais de 50% dos votos em São Francisco do Glória


*Apoiado pelos partidos PDT/ PT/ PMDB/ PSDB, José Bissiati Filho foi eleito em São Francisco do Glória com 2.192 votos ou seja, 57,23% dos votos válidos, enquanto seu oponente Euclydes Viegas da Coligação PPS/DEM/PSD obteve 42,77%, 1.638 votos.
O Prefeito eleito conseguiu eleger 5 dos 9 Vereadores em sua Coligação. Os outros 4 foram eleitos pela Coligação PPS/DEM/PSD.
Com a maioria dos Vereadores o Prefeito terá maiores condições de administrar aquele Município pertencente à Comarca de Carangola.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições.

JOSÉ BISSIATI FILHO PDT/ PT/ PMDB/ PSDB  2.192  57,23%
EUCLYDES VIEGAS PPS/ DEM/ PSD   1.638  42,77

Vereadores eleitos

ARISTOVAM PIRES PDT/ PMDB/ PSDB     325   8,33%
MARCILON A. MATIAS PPS/ DEM/ PSD     224   5,74
INÁCIO D. RICARDO PT      213  5,46
JOSÉ ANTÔNIO NETO PPS/ DEM/ PSD      185  4,74
ANTONIO J. BISSIATI PDT/ PMDB/ PSDB      184  4,72
CLÉBER LÚCIO DA SILVA PDT/ PMDB/ PSDB      160  4,10
GERALDO LAVIOLA PPS/ DEM/ PSD      157  4,03
JUSCÉLIO M. PEDROSA PPS/ DEM/ PSD      155  3,97
NICOLAU P. MENDONÇA PT      144  3,69


Projeto TRILHAS, do Instituto Natura, chega a mais de duas mil escolas da rede pública de Minas

Material didático vai apoiar professores na alfabetização de crianças do ensino fundamental em mais de 200 municípios do estado
As escolas da rede públicadeMinas Geraisjá comemoram mais uma conquista para a Educação daregião. O material didático do Projeto TRILHAS começou a ser utilizado neste mês de setembro em 2.617 escolas. Idealizado pelo Instituto Natura, em parceria com a Comunidade Educativa - CEDAC, e o Ministério da Educação (MEC), o material distribuído é um importante complemento ao ensino no campo da leitura, escrita e oralidade, criando oportunidades que favorecem o acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.
O material educacional, elaborado com foco nos alunos do 1º ano do ensino fundamental (crianças entre 6 e 7 anos),  é composto por cadernos de orientação do professor,jogos educativos, cartelas para atividades, além de 20 títulos literários, subdivididos em três temas: TRILHAS para ler e escrever textos, TRILHAS para abrir o apetite poético e TRILHAS de jogos.
O kit foi distribuído a 296 municípios do estado, entre eles, os considerados prioritários pelo MEC, por terem recebido nota abaixo da média no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009, como por exemplo, o município deConceição das Alagoasque obteve 4.7no Idebdaquele ano e a meta era atingir 4.8.Fonte: Dados retirados do endereço eletrônico ideb.inep.gov.br
Para a realização do projeto no estadode Minas Gerais, 169formadores locais (representantes técnicos das Secretarias de Educação Municipais e Estaduais) foram envolvidos. Eles fazem parte da Rede de Ancoragem do Projeto TRILHAS, formada por representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e professores universitários, além de representantes dos estados e municípios contemplados, diretores pedagógicos e professores. Essa grande rede é responsável por auxiliar a implementação do projeto, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação dos professores nas escolas.
O Projeto Trilhas está presente em todos os estados brasileiros, beneficiando, aproximadamente, 72 mil escolas da rede pública de 3.300 municípios do país, 140 mil professorese mais de3 milhões de crianças.
Na região foram agraciadas as Escolas de Caparaó, Carangola, Divino, Faria Lemos e Tombos. O Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, entrou em contato com a Assessoria da Natura solicitando que sejam incluídas Escolas dos Distritos de Água Santa e Catuné (Tombos) e os Municípios de Alto Caparaó, Caiana, Espera Feliz e Pedra Dourada que fazem parte da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.

O Atleta carangolense Jocimar Augusto Radael foi o Campeão Master da 5ª Copa Light de Ciclismo


*O ciclista carangolense Jocimar Augusto Radael participou, juntamente com os atletas carangolenses Alexandre Michetti, Rafael Madeira da Silva (Perna), Ricardo Gomes e Luiz Toledo da 5ª Copa Light de Ciclismo que aconteceu no dia 30 de setembro na Avenida Presidente Vargas, Centro, Rio de Janeiro, e que teve a participação de dezenas de ciclistas de vários Estados do Brasil.
Jocimar foi o Campeão da categoria Master, disputando com atletas de renome como André Novaes que ficou em 3º colocado na Master A2 e que é destaque do ranking carioca e brasileiro, sendo inclusive o atual Campeão do ranking carioca.


O Atleta carangolene Jocimar Radael (foto na chegada) vem intensificando seus treinamentos, fato que garantiu-lhe o 3º lugar na prova ciclística de São Salvador, em Campos de Goytacases, 5º lugar na III Copa Fundart em Muriaé e 2º lugar na 59ª Corrida Ciclística de Natividade. Desde que começou a intensificar seu treinamento Jocimar tem ganhado destaque na categoria que disputa.
Subiram no Pódium na Copa Light os Atletas Renato Vieira Nascimento (Petrópolis/RJ) e André Luis Novaes Cãndido (FECIERJ).
Os Atletas carangolenses Alexandre Michetti e Ricardo Gomes de Brito classificaram-se em 21º e 23º lugar respectivamente. Já o Atleta Carangolense Rafael Madeira da Silva foi o 17º colocado na categoria Master A1.
Jocimar disse que acredita que com a Fundação da Associação de Ciclistas de Carangola, que inclui as categorias Speed, Montain Bike e Danwill o ciclismo em Carangola tende a crescer ainda mais e que é necessária a realização de provas para que os atletas possam melhor se preparar para fazer como a equipe que foi ao Rio de Janeiro disputar a 5ª Copa Light de Ciclismo trazendo importantes resultados para Carangola.

Milhares de católicos na Caminhada da Bíblia


*Milhares de católicos vindos de diversos rincões de Carangola participaram, no dia 30 de setembro, das comemorações do Dia da Bíblia que teve o acompanhamento do Pároco Jamir Pedro Sobrinho e do Capelão José de Souza Lucas. Estiveram presentes à Marcha da Bíblia representantes de todas as Pastorais da Paróquia de Santa Luzia.
Católicos seguiram pelas ruas em direção ao Santuário de Santa Luzia.
Os fiéis reuniram-se na Igreja São Sebastião no Bairro Santa Maria e saíram em marcha em direção ao Santuário de Santa Luzia situado no centro da cidade, na Praça da Matriz.
Após a peregrinação, com cada fiel carregando consigo sua Bíblia Sagrada, foi celebrada uma Missa no Santuário de Santa Luzia, pelo Padre Jamir e concelebrada pelo Capelão Lucas. O evento foi um importante marco para a consciência cristã dos católicos.

MEC aprova Curso de Enfermagem na Fundação Fafile/UEMG e Favale


*Depois de um árduo trabalho para montagem dos Laboratórios Anatômico, Semiologia e aquisição de livros para os 4 períodos  e a assinatura de Convênio com a Casa de Caridade de Carangola (futuro Hospital-Escola), a estrutura para implantação do Curso de Enfermagem da Fundação Fafile/UEMG e Favale foi vistoriada pelo Sistema MEC.
O Presidente da Fundação Fafile, Prof. Braz Cosenza, anunciou na semana passada que todas as exigências do MEC foram realizadas num prazo recorde de 30 dias, tendo a Fundação adquirido, com recursos próprios, grande parte dos equipamentos e realizado as obras da mesma maneira. Tudo isso "sem comprometer os salários, fornecedores e impostos". Braz disse ainda que a UNIME Vale do Carangola doou parte do material do Laboratório de semiologia e que a Fundação Renato Azeredo, através do Presidente e Prof. Aluízio Pimenta, do vice-Presidente Prof. Ramon Vidal e toda equipe daquela Fundação "não mediram esforços para liberação de R$ 48 mil para aquisição de todos os livros novos para os 4 primeiros períodos, facilitando desta forma a estruturação necessária para implantação do curso". O Presidente lembrou ainda que os funcionários e Professores da Fundação Fafile/UEMG e Favale "trabalharam arduamente para entregar tudo pronto para vistoria do MEC".

Braz Cosenza tem trabalhado pela melhoria na Educação.
O sistema E-MEC emitiu parecer favorável "dando como satisfatórias as condições da abertura do Curso de Enfermagem em Carangola" anunciou Braz, enfatizando "o relatório mostra claramente que a qualidade do Corpo Docente do Curso, formado na sua maioria por Doutores, Doutorandos, Mestres com grande experiência no ensino superior, aliado à infra-estrutura de salas, Laboratórios, Biblioteca e ainda Bibliografia básica atualizada e também o Projeto Pedagógico, foram contundentes para aprovação do Curso".
Para o Presidente Braz Cosenza, a história da Fundação Fafile demonstra mais uma vez "ser emergente e grandiosa" e lembra que o Curso de Enfermagem "fortalecerá ainda mais o curso de Ciências Biológicas e abrirá as portas para outros cursos na área de Saúde".
A publicação do Edital para o início do Curso de Enfermagem já em 2013 deverá acontecer em dezembro. Após a publicação, segundo Braz Cosenza, Carangola e região serão favorecidos com "60 vagas noturnas para o Curso de Enfermagem".
O Presidente disse ainda que há uma grande expectativa com relação à finalização do processo de estadualização e que isso será de suma importância para o ensino na região e para o progresso e desenvolvimento de Carangola.

Coluna Flash

Ao lado da esposa Eunice (eleita Prefeita de Pedra
Dourada) César andou pelas ruas de Carangola.

Eleições - E o povo resolveu mudar de vez, quem saber pra melhor. Parabéns Cesar Ricardo e Flavinho. Estamos torcendo, afinal de conta, nós merecemos...
Eleições II - Parabéns para as Eleições na Câmara Municipal. Já estava na hora... Sucessos.
Sucesso - A feijoada da Associação dos Veteranos do Bela Vista foi um show. Mais de 350 pessoas marcaram presença. O Grupo Só Pantas e Kátia Flávia arrebentaram. Marcaram presença com beleza e irreverência: a Miss Gay Regional Izabella Michelle Houston, Micaela, a Beleza Afro Valdéria (todas de Espera Feliz). Vamos repetir.


Turma de Direito da Doctum que vai formar-se no
primeiro semestre de 2013 já esta preparando a formatura.
Sucesso II - A gata Claudilene Martins (Brasil Pitanga) deu um show no Flash Manoelzinho Leal com sua belíssima voz e arte no violão. Vale conhecer.
Beleza - Ficou lindíssimo o Escritório de Advocacia dos feras Morais Advogados, na Rua Pedro de Oliveira (antiga Mariloja). Maravilha...
Matando Saudades - O rei da bola Ireninho esteve na cidade (nas Eleições) e participou de um farto almoço na residência do Fred Eisenlorh ao lado da família e amigos. Valeu.
Presentão - Ganhei de presente da artista Simone (Brasil Pitanga) uma luminária belíssima. Amei. Beijos da Coluna.
Nas alturas - Tive a glória de estar na piscina do Sesi ao lado de Kátia Flávia, Claudia Belan, Chaibem, Alex e Lúcia Januário e bofes lindíssimos. Uma loucura.
De algodão - A Contém 1G Make Up lança uma promoção neste mês de seu aniversário (1 ano). Deixe sua lista de presentes na loja, informe seus amigos e ganhe um curso de auto-maquiagem. No dia 11 de outubro aconteceu um coquetel de comemoração do seu aniversário. Parabéns à proprietária Rosângela Morando e funcionárias.

Nosso amigo Prefeito Patrick ao lado
do grande empresário Duduta.
Mudança - A bela loja de modas Sickert Fitness mudou-se para a Praça Cel. Maximiano, bem em frente ao jardim. Ficou um luxo. Sucessos para a Gerente Iranete.
Na folia - O belo Yuri Vilela está criando um bloco para o Carnaval 2013, o Bloco do Bode. O samba-enredo já está pronto e a madrinha também. Nada mais, nada menos que Suzi Tsunami. Vai abalar.
Moda - Primavera-Verão - no mix do cenário lúdico das confeitarias antigas resgata-se a postura feminina e delicada da década de 50. A maquiagem vem nas cores adocicadas - confettis, menta, normandia. Tudo na Contém 1 G.
Conselho de Dona Madame - Prefira calar-se a falar mal de alguém. Costuma não dar certo.
Frase - Não é um governo arrogante que escolhe prioridades. É um governo irresponsável que deixa de escolher (Tony Blair)

Mauri Ventura volta à Prefeitura de Divino em 2013


*O ex-Prefeito Mauri Ventura - PT - retorna à Prefeitura de Divino no próximo ano com aprovação de 53,42% dos eleitores.
Mauri vai poder contar na Câmara com 6 Vereadores dos 11 que foram eleitos.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

MAURI VENTURA PRB/ PP/ PT/ PMDB/ PR/ PSDB                    6.106   53,42%
GILVAN PINHEIRO PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PHS/ PSB/ PSD           5.324   46,58

Vereadores eleitos

WAGNER P. S. CARVALHO  PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PHS/ PSB/ PSD 1.015    8,56%
EUZILENE GONÇALVES          PT    528    4,45
ULISSES C. PEREIRA            PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PHS/ PSB/ PSD           480   4,05
VANILDA F. NAZARETH   PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PHS/ PSB/ PSD     474   4,00
GILSON DOS SANTOS   PT     462   3,90
ANTENOR REAL FILHO   PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PHS/ PSB/ PSD        452  3,81
ADEILTON SOUZA LIMA   PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PHS/ PSB/ PSD      443  3,74
RONALDO ADRIANO   PT      401  3,38
SEBASTIAO SOBRINHO   PT      373  3,15
ELIAS  FELICIDADE   PRB/ PP/ PMDB/ PR/ PSDB      345  2,91
CARÍZIO LUIZ VIANA   PRB/ PP/ PMDB/ PR/ PSDB            319  2,69


Dr. Carlos Corindon foi reeleito em Fervedouro


*O Prefeito de Fervedouro, Carlos Corindon foi reeleito com 49,44% dos votos através da Coligação composta pelos partidos PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB que também elegeu 5 dos 9 Vereadores.
A Coligação PSC/PPS elegeu 2 Vereadores, a DEM/PSD elegeu 1 e a PT/PR/PSB elegeu 1.
Dr. Carlos Corindon disputou a eleição com a candidata Elizabeth Gomes-PSC/PPS e Getúlio Gomes Vieira - PT/PR/PSB.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

CARLOS CORINDON         PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB 3.342    49,44%
ELIZABETH GOMES PSC/ PPS 2.433    35,99
GETULIO GOMES VIEIRA PT/ PR/ PSB   985   14,57

Vereadores eleitos

MARCIO  MAIA VICENTE PSC/ PPS   320   4,62%
SALERMO ALVES BRAGA PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB   309    4,46
ROZENI PEDROSA PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB   261   3,77
ALESANDRA IMBELLONI DEM/ PSD   238   3,44
ADRIANO RHODES PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB   228   3,29
JURACY VICENTE PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB   228   3,29
MARCELO  DE FREITAS PP/ PDT/ PTB/ PMDB/ PHS/ PSDB   224    3,24 AGUINALDO  RIBAS PSC/ PPS   173  2,50
JAIME GOMES VIEIRA PT/ PR/ PSB   154  2,22



Sebastião Heleno vence com mais de 62% dos votos


*Sebastião Heleno Zanirati foi eleito Prefeito de Caiana com 62,29% dos votos válidos, ou seja, 1.969 votos.
Sebastiao Heleno tem como vice João Neto, que teve expressiva votação na Eleição passada, quando disputou o cargo de Prefeito.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

SEBASTIAO HELENO ZANIRATI PDT/ PTB/ PPS/ DEM/ PSDB 1.969 62,29%
MAURICIO PINHEIRO FERREIRA PP/ PT/ PMDB 1.192 37,71

Vereadores eleitos

DARCY CABRAL JÚNIOR PP/ PT/ PMDB 250  7,72%
SEBASTIAO ZANIRATTI PDT/ PTB/ PSDB 228        7,04
SANDRA REGINA T. CASATI PPS/ DEM 204    6,30
ALAMIR RODRIGUES DA SILVA PP/ PT/ PMDB 182  5,62
LUIZ ANTONIO DA SILVA PPS/ DEM 166    5,12
ANTONIO MARCOS DE AZEVEDO PP/ PT/ PMDB 151  4,66
LAURICIO LUIZ DA CUNHA RAMOS PDT/ PTB/ PSDB 136  4,20
LAERCIO DE SALES RODRIGUES PP/ PT/ PMDB 130  4,01
CLAIR ESCOTIEL DE FARIA PDT/ PTB/ PSDB 122  3,77


Candidato apoiado por Ébio Vitor obtém mais de 72% dos votos


*Apoiado pelo atual Prefeito de Orizânia Ébio Vitor, o candidato à Prefeitura daquele Município, Ederaldo de Almeida da Coligação PP/PSL/PPS/DEM/PSD foi eleito com 3.498 votos, 72,59%.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

EDERALDO DE ALMEIDA PP/ PSL/ PPS/ DEM/ PSD 3.498   72,59%
AROLDO ALVES DE SOUZA PMDB 1.077  22,35
JOSE VITOR SOBRINHO PTB/ PR/ PMN/ PSDB   244    5,06

Vereadores eleitos

SÉRGIO MAGELA RIBEIRO PP/ PPS   380  7,55%
MAURÍCIO T. CAMPOS DEM/ PSD   282  5,60
MOACIR PEREIRA DA SILVA PP/ PPS   276 5,48
DIRLEI ALVES DA SILVA PSL   235 4,67
ROGÉRIO LUIZ DO CARMO PT/ PMDB   229 4,55
JESUS ALVES DE OLIVEIRA PP/ PPS   202 4,01
SIDNEIA RUFINO PSL   173 3,44
ROMAR GIVIGIEZ OLIVEIRA PP/ PPS   168 3,34
SALVO FELICIANO PT/ PMDB   154 3,06


Eunice Soares tem a maior vitória da região


*A ex-Prefeita Eunice Soares, da Coligação PSDB/PT do B/PP/PDT/PTB obteve a maior porcentagem de votos da região, 73,17% e também conseguiu eleger 8 dos 9 Vereadores que compõem a Câmara Municipal daquele Município.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.
Seu marido Luiz César Ricardo Soares elegeu-se Prefeito na cidade de Carangola.

EUNICE ARAUJO SOARES PSDB/ PT do B/ PP/ PDT/ PTB  1.293  73,17%
RAUL TAVARES DE BARROS PT/ DEM     474  26,83

Vereadores eleitos

MADALENA BARBOSA PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B  225    12,49%
JOSE MARIA VALENTIM PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B          133       7,38
ANTONIO MARCOS PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B 133    7,38
PAULO GUEDES PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B 131    7,27
GENEZIO VEIGA PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B 121     6,72
GLICE S. DE SOUSA PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B 120     6,66
PEDRO DE SOUSA NETO PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B 103    5,72
FRANCISCO  MARINHO PT/ DEM 103    5,72
ALUÍSIO DE ALMEIDA PP/ PDT/ PTB/ PSDB/ PT do B   49    2,72


Calica volta a Prefeitura de Tombos


*Prefeito de Tombos por mais de uma vez, Oscar José Bastos - Calica, foi eleito novamente Prefeito daquela cidade, com 3.491 votos, 59,02% contra 2.424 votos, 40,98% obtido pelo candidato Daniel Seabra, apoiado pelo atual Prefeito Ivan Carlos Andrade.
Calica vai poder contar na Câmara com 5 dos 9 Vereadores eleitos.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições.

OSCAR JOSÉ BASTOS PP/ PTB/ DEM/ PSB/ PSDB/ PSD  3.491  59,02%
DANIEL RIBEIRO SEABRA PT/ PMDB/ PT do B   2.424  40,98

Vereadores eleitos:

LUCIENE T. DE MORAES PP/ PSB/ PSDB/ PSD    308    5,20%
SIDNEI OLIVEIRA DA SILVA PT/ PMDB/ PT do B    299    5,05
EVERALDO B. FORTINI PP/ PSB/ PSDB/ PSD   294    4,97
RONALDO GOMES COIMBRA PT/ PMDB/ PT do B    293    4,95
HÉLIO ROGÉRIO DE SOUZA PT/ PMDB/ PT do B  289     4,88
ONOFRE CAMILO PERUSSO PTB/ DEM   249   4,21
DULCINEIA SOARES BENTO PT/ PMDB/ PT do B   213    3,60
MICHEL LAZZARONI MORAES PTB/ DEM   204    3,45


Vice Prefeito é eleito Prefeito com mais de 58%


*Vice-Prefeito por 2 mandatos na chapa de Juninho Jacomel, atual Prefeito de Alto Caparaó, José Gomes Monteiro, da Coligação PP/PDT/PR/PTB/PPS/PSB/PSDB foi eleito com 1.974 votos, 58,66% contra 1.331 votos do candidato Dalmes Dutra Cardoso Junior da Coligação PT/PMDB/PTC.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

JOSÉ GOMES MONTEIRO PP/ PDT/ PTB/ PR/ PPS/ PSB/ PSDB 1.974 58,66%
DALMES DUTRA CARDOSO JUNIOR PT/ PMDB/ PTC 1.391 41,34

Vereadores eleitos:

RODRIGO FRANÇA PEIXOTO (PDT/ PPS/ PSDB) 298 8,63%
ADEILDO DE OLIVEIRA PP/ PTB/ PR/ PSB 230 6,66
DIONEI TAVARES PINHEIRO PDT/ PPS/ PSDB 204 5,90
OSMAR LUCIO DE SOUZA PT/ PMDB/ PTC 193 5,59
GELVANE BARBOSA FERNANDES PP/ PTB/ PR/ PSB 189   5,47 
IZAIAS CUSTODIO GOMES PT/ PMDB/ PTC 176 5,09
ALCINEIA PINHEIRO CEZAR PDT/ PPS/ PSDB 157 4,54
WILIANS VALÉRIO PP/ PTB/ PR/ PSB 143 4,14
JULIO CLER PDT/ PPS/ PSDB 116 3,36


Cristiano Xavier vence o candidato do Prefeito Dalmo Miranda


*Cristiano Xavier da Costa, candidato à Prefeitura de Caparaó pela Coligação PMDB/PSC/PSDB obteve 1.920 votos, 54,19% superando o candidato apoiado pelo atual Prefeito Dalmo Miranda, Antônio Carlos Lopes, da Coligação PP/PDT/PT/PR/PPS/PHS/PSB.
Veja no quadro anexo o resultado as Eleições para Prefeito e Vereador.

CRISTIANO XAVIER DA COSTA PMDB/ PSC/ PSDB 1.920 54,19%
ANTONIO CARLOS LOPES PP/ PDT/ PT/ PR/ PPS/ PHS/ PSB                 1.623 45,81
Vereadores eleitos



DILMAR XAVIER LOPES PDT/ PHS 273   7,55%
ALISSON XAVIER M.NOGUEIRA PMDB/ PSC/ PSDB  237   6,55
LUCILENE RODRIGUES FIGUEIREDO PMDB/ PSC/ PSDB  209   5,78 
PAULO ANANIAS CAMPOS PMDB/ PSC/ PSDB  173   4,78 
EDMILSON DONÁDIO PPS  172   4,75
RONALDO ADRIANO M. LOPES PMDB/ PSC/ PSDB  166   4,59 
RODRIGO EMANUEL DE OLIVEIRA PT  136   3,76
ANTONIO JORGE L. DE CARVALHO PMDB/ PSC/ PSDB  121   3,34
JOÃO PANTALEÃO NETO PP/ PR/ PSB 109    3,01