sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Caminho da Luz contorna o espaço histórico de Caiana

Onde foi a Estação Ferroviária hoje funciona
a Biblioteca Pública de Caiana.

O município de Caiana ganhou no mês de junho, a exemplo de Tombos, Catuné, Pedra Dourada, Faria Lemos e Carangola, uma escultura homenageando o Padroeiro São João Batista e o peregrino idoso e Templário.
Caiana é um dos oito municípios por onde passa o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, na língua Tupi-Guarani seu nome quer dizer "índia velha", o povoado surgiu por volta de 1858 quando foi criado um patrimônio para a Igreja Católica tendo naquele ano sido construída a 1ª igreja.

Antigo depósito de café e salão de bailes
 faz parte do conjunto arquitetônico
a Praça São João Batista.
Em 17 de dezembro de 1938 o Decreto Lei 148 desmembrava o distrito de São João do Rio Preto do município de Carangola, a partir daquela data passou a integrar ao distrito de Espera Feliz com a denominação de Caiana e só em 30 de dezembro de 1962, através da Lei 2.764 é que Caiana tornava-se município, o qual foi oficialmente instalado em 1º de março de 1963.
Os dados históricos de Caiana confirmam a passagem dos índios por aquela cidade em direção ao Pico da Bandeira, a montanha sagrada do Brasil.
Sempre em busca de resgatar a história, a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, entidade de utilidade pública reconhecida municipal (Lei 3.610/2006) e estadual  (Lei 16.580/2006), sempre busca tornar cada vez mais autêntico os dados históricos do Caminho, o qual é tombado como patrimônio cultural de Minas Gerais através da Lei  18.086/2009, desta feita, na semana passada Albino Neves Presidente da ABRALUZ, acompanhado de José Renato Souza e Ana Paula Amaral Menezes marcaram o trajeto pela rua João Ferreira, antigo leito da linha férrea e de onde é possível avistar o Pico da Bandeira.
Prédio onde funcionava o armazém de mercadorias que
embarcavam e desembarcavam dos trens.
O trajeto passa pela antiga estação ferroviária desativada em 1974, onde hoje funciona a Biblioteca Municipal Dilene Novaes Silva, também pela antiga estrutura da caixa d'água que abastecia as locomotivas, inaugurada em 25 de julho de 1911, coincidência ou não, na data de 25 de julho é comemorado o dia de Santiago de Compostela. Ainda em Caiana o caminhante irá passar pelo antigo depósito da Leopoldina, também construído nos idos de 1900. Pelo galpão onde funcionava um armazém de compra de café e que depois foi transformado em salão de projeção cinematográfica e de bailes, por fim chega à praça São joão Batista, onde encontra-se a igreja do padroeiro de Caiana e onde a ABRALUZ instalou o 6º monumento do Caminho,               mais uma obra do escultor Afonso Barra.

Caixa d’água que abastecia os trens da Leopoldina.
O resgate cultural de Caiana veio enriquecer ainda mais a via de peregrinação e foi recebido com muito carinho por todos os moradores do trajeto, que agora poderão ver os caminhantes, ciclistas e cavaleiros da Luz passarem em suas portas a exemplo do que faziam os tropeiros, aventureiros e índios e também as locomotivas da Leopoldina.

PCH prejudica a fauna e a flora no trecho de vazão reduzida do Rio Carangola

A situação na área de vazão reduzida do Rio Carangola
é crítica e afeta aquele ecossistema.

Desde que foi anunciada a construção da PCH Carangola, a Folha sempre alertou para os desastres ambientais que ocorreriam com a construção da usina hidrelétrica naquela localidade. Alertou também sobre a existência de inúmeras espécies vegetais endêmicas e novas para a ciência existentes ao longo do trecho do rio Carangola no trajeto da vazão reduzida.
Outro fato alertado é de que seria melhor para Carangola se fosse feita uma barragem próxima à ponte de Conceição, barragem essa que serviria para conter o volume das águas no período das cheias, ajudando a resolver o problema das enchentes.
As entidades representativas de Carangola e os poderes executivo e legislativo, apesar dos inúmeros avisos dos prejuízos advindos da construção da usina, acabaram por aprovar o projeto durante a audiência pública para este fim.

Apesar de já citado outras vezes, tambores que serviam
de depósitos para produtos químicos continuam cercando a água.
Com a instalação de uma barragem apenas para desviar a água para o túnel que a conduz para gerar a energia, o que se tem assistido é que mais de um quilômetro e meio de rio teve a vazão reduzida a níveis críticos, principalmente na época das secas, o que tem comprometido a fauna e a flora ali existentes.
Outro fato já citado pela Folha em outras ocasiões é que para captar maior volume de água, a PCH Carangola utiliza tambores plásticos de 200 litros, tambores estes utilizados anteriormente com produtos químicos dos quais não se sabem o teor de seus componentes e no que eles podem afetar a saúde dos carangolenses, principalmente pelo fato de que tais tambores são colocados próximos ao local onde o SEMASA capta água para o tratamento e o abastecimento da população carangolense.
Já é passado o tempo das entidades e autoridades ligadas ao meio ambiente averiguarem se a vazão reduzida a níveis críticos encontra-se dentro do projeto aprovado durante a audiência pública que culminou na liberação da construção da PCH Carangola.
Apesar de várias tentativas, não conseguimos manter contato com os responsáveis pela PCH para que eles pudessem esclarecer sobre os fatos relacionados.

Prefeitura estrutura parque de exposição para realização da Fefal

Parque de exposição vem recebendo calçamento.

O Prefeito municipal de Faria Lemos José Clério Alves Terra - Clerinho,  está melhorando toda estrutura do Parque de Exposições para receber os farialemenses e visitantes no período de 6 a 9 de setembro quando será realizada a 34ª Fefal.
O Centro Cultural José Carlos de Carvalho, onde está situado o palco da Fefal, teve ampliado o seu telhado e também instalado um gerador de grande potência, capaz de suportar grandes consumos de energia. Também está sendo construído o calçamento da área do Parque de Exposições e ao lado do Parque será colocada ainda este ano a cobertura de uma quadra poliesportiva que ali está sendo construída.

O Prefeito Clerinho mostra as obras realizadas para
melhoria do Centro Regional José Carlos de Carvalho.
A 34ª Fefal terá concurso leiteiro que está definido em seis ordenhas. Já a programação no Centro Cultural José Carlos será a seguinte: dia 6 forró com Lucinha Braga, dias 7, 8 e 9 Pagode com Só Pantas e logo a seguir forró com Malu Barbosa; dia 8 forró com a banda Nota Mil e dia 10 forró com Alejandro.
Já no Parque de Exposições a programação será a seguinte: dia 6 Momento Gospel com o cantor Washington Batista, show com Caldeirão Sertanejo e encerrando com a banda Xodó Di Nóis; dia 7 Mega show com o cantor Belo e banda e banda Suite Bordô; dia 8 show com Ministério Católico Ágape, show com Beto Kauê e banda e encerrando a noite show com Trio Chapahall's; domingo dia 9 haverá encontro de motociclistas, show com grupo Soul Samba e encerrando a noite show com a banda Expresso 22. Todos os dias nos intervalos e após os shows haverá apresentação dos DJ's da Equipe Absolut.
A abertura oficial será no dia 6 às 21 horas com a apresentação da corporação Musical José Ferreira, ocasião em que estarão presentes autoridades do município e de outras cidades da região.
A entrada será franca todos os dias e a realização do evento é da Prefeitura Municipal de Faria Lemos.

Turistas criticaram o estado de degradação das trilhas do Parque Nacional do Caparaó

Animais tem causado degradação do solo no Parque do Caparaó.

Durante o mês de julho milhares de turistas visitaram o Parque Nacional do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país e 1º mais alto acessível.
Falta de fiscalização permite jipes sem
segurança transportarem turistas.
As trilhas que levam ao Pico da Bandeira estiveram congestionadas em vários trechos e um fato que chocou aqueles que amam o meio ambiente e que reconhecem a importância do Parque como Unidade de Conservação Ambiental foi a degradação de diversas trilhas, provocada principalmente pelo trânsito de animais carregados com equipamentos de campistas, equipamentos como barracas, churrasqueiras, aparelhos de som, mochilas, colchonetes, entre outros.

Além da degradação das trilhas, o que se pôde observar também foi a falta de educação de diversos usuários daquela Unidade de Conservação Ambiental, que largavam pelas trilhas embalagens de biscoito, cigarro, chocolates, garrafas pet, entre outros.
Outro fato também observado por vários turistas foi a utilização de jipes com capotas de lona, sem cinto de segurança, sem "Santo Antônio" para proteger em caso de tombamento, enfim, sem a devida segurança para os usuários, fato que deveria ser observado pelos fiscais de trânsito.

Nova sinalização melhora estrutura do Caminho da Luz e facilita acesso dos caminhantes

José Renato ajudando na fixação das novas placas.

Apesar de bem sinalizado, os quase 200 quilômetros que formam o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, sempre é necessário ampliar e retocar a sinalização de forma que os peregrinos a pé, de bike ou a cavalo não tenham dúvidas do trajeto.
Na semana passada a ABRALUZ reforçou a sinalização de Tombos até Caiana, tendo grande parte do trajeto sido acompanhado por Cátia Santiago, José Renato Souza, Ana Maria Menezes e Ravana di Carvalho. O trabalho realizado consistiu em instalação de placas de sinalização e pinturas para reativar a via de peregrinação.
José Renato, Ana Maria e Ravana, que percorriam o trecho da via pela primeira vez, encantaram-se com a beleza das paisagens ao longo do trajeto e também com o acolhimento daqueles que residem à margem da rota, e que sempre recebem a todos com muita hospitalidade.
"A reativação da sinalização do Caminho da Luz é um dos trabalhos que a ABRALUZ realiza ao longo da rota de peregrinação como organização não governamental" lembrou o Presidente Albino Neves destacando a importância da colaboração de voluntários para os trabalhos realizados no Caminho, "essa colaboração humaniza cada vez mais a rota de peregrinação, e aproxima, da mesma forma, o caminhante dos habitantes da região, que sempre têm um carinho especial para com todos".

Governador recebe Medalha do Mérito Diógenes de Araújo Netto


O Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, recebeu no Palácio Tiradentes no dia 16, das mãos do Presidente da Fundação Fafile de Carangola, unidade associada da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a Medalha Professor Diógenes de Araújo Netto e do Mérito Acadêmico, que lhe fora concedida por ocasião das comemorações dos 40 anos da Favale e da Fundação Fafile.
O Professor Braz Cosenza entregou a medalha ao
Governador Anastasia em reunião no Palácio.
Ao entregar a Medalha nas mãos do Governador, Braz Cosenza agradeceu ao chefe do executivo mineiro pelo encaminhamento conjunto com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino superior, Dr Nárcio Rodrigues, na agilização do processo de estadualização das unidades associadas à UEMG, entre elas a Fafile Carangola que deverá ser estadualizada em 2013.
Braz também participou com o Governador, da reunião da Frente Ambientalista para Biodiversidade de Minas Gerais, a qual a Fundação Fafile e o Centro de Estudos Ecológicos - CECO - fazem parte. Também participou desta reunião o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Dr. Adriano Magalhães, sendo discutido na mesma assuntos referentes à matriz energética do estado de Minas Gerais, a criação de novas unidades de conservação, o plano estadual de biodiversidade, o diagnóstico da fauna de Minas e a adaptação da nova Lei Florestal a Minas Gerais.
"A reunião sobre a biodiversidade de Minas foi muito profícua e o Governador Antônio Anastasia demonstrou sua preocupação e seu interesse em proteger a biodiversidade do estado", ressaltou o Professor Braz Cosenza.

Ex Prefeito Norberto morre em Carangola

O ex-Prefeito de Faria Lemos, Norberto Martins,
deixou uma marca de austeridade e trabalho naquela cidade.

Faleceu no dia 16 de agosto na Casa de Caridade de Carangola, onde já estava internado há alguns dias, o ex-prefeito de Faria Lemos, Norberto Martins.
Conhecido pela firmeza de suas palavras e convicção de seus ideais, Norberto Martins deixou em Faria Lemos a marca de um homem público singular que era firme no seu sim e no seu não, sempre administrando a cousa pública com austeridade, honestidade e mãos firmes.
Em seu enterro estiveram presentes familiares e grande número de amigos. Todos falavam a uma só voz sobre sua firmeza, compromisso, palavra e honestidade, lembrando que Faria Lemos perdeu um dos seus filhos mais ilustres.
O Prefeito José Clério Alves Terra, Clerinho, decretou luto oficial por três dias e foi conciso ao afirmar que houvera sido companheiro político de Norberto e que sempre viu nele um homem honrado e um político do bem.

Morre o primeiro Prefeito de São Francisco do Glória

Tião Mercadinho e Lauzinho Laviola.

Faleceu no dia 25, em Belo Horizonte, o primeiro Prefeito da cidade de São Francisco do Glória, Sebastião Carvalho Lazaroni, o conhecido Tião Mercadinho, que foi Prefeito outras vezes em sua cidade natal.
Tião Mercadinho, segundo seu amigo Dr. Laerte Hosken, que junto com o Presidente da Câmara de São Francisco, o ex-deputado Dr. Juarez Hosken, e uma cidadã daquela cidade falaram em homenagem ao falecido no dia 26, quando foi sepultado, "atuava na vida pública desde 1945 tendo sido sempre fiel ao seu partido e companheiros políticos. Homem querido por todos. Líder político nato", assim definiu Dr. Laerte.
Em seu enterro esteve presente grande número de franciscanos e líderes políticos da região que foram levar o último adeus àquele líder. Também esteve presente ao velório o Deputado Estadual Sebastião Costa.
Tião Mercadinho fecha um ciclo de homens públicos que dedicaram suas vidas para o bem público, sempre lutando por melhor qualidade de vida para os munícipes, ao contrário do que acontece nos últimos anos em que grande parte dos homens públicos cuida dos seus próprios interesses ao invés dos interesses daqueles que os elegem.

JCC ajuda na Campanha "o que você tem a ver com a corrupção"



Além da Justiça, do Ministério Público, da Imprensa e da Igreja, o Conselho Comunitário de Segurança Pública - CONSEP e o Jovens Construindo a Cidadania - JCC, da 75ª Cia Especial de Polícia Militar, estão empenhados em conscientizar a população, principalmente aos estudantes entre 16 e 18 anos, sobre "o que você tem a ver com a corrupção".
O trabalho do JCC e CONSEP foi realizado nas escolas estaduais Emília Esteves Marques e João Belo de Oliveira (Carangola), Pedro de Oliveira (Ponte Alta) e Joaquim Bartholomeu Pedrosa (Fervedouro).
A campanha é feita em parceria e apoio do Ministério Público de Carangola, nela os integrantes das referidas instituições lembram que "para enfrentar a corrupção, uma das principais armas é a educação" e reforçam a necessidade da formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a ética, a moral, a cidadania e a honestidade, como fórmula para construção de uma sociedade "livre da corrupção".
O JCC e CONSEP anunciaram que durante os meses de agosto e setembro, diversas ações como palestras em escolas, distribuição de materiais, fixação de cartazes e faixas, e vinculação de mensagens na rádio, na mídia escrita e virtual têm sido aplicadas visando "a luta contra a corrupção", tendo em vista que esta luta "exige uma mudança cultural e de comportamento de cada cidadão", e arrematando a divulgação do trabalho desenvolvido, os integrantes do programa JCC afirmam que "uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam"

Flash - Manoel Gomes Leal

Flash do formando
 Fred Eisenlohr.
A bela formanda Kamila
 Marinho Florindo.

Nas alturas - Lista-se entre os formandos do curso de Direito pela Faculdade Doctum, o carangolense Frederico Eisenlohr. A colação de grau aconteceu no dia 16 no Carangola Campestre Clube. Congratulações da Coluna.
Nas alturas II - Também na lista de formandos do curso de Odontologia pela UFJF, a carangolense Kamila Marinho Florindo, filha de José Carlos Florindo e Arly Fava Florindo. Dia 17 no Cine Teatro Central em Juiz de Fora. Aos formandos, que a carreira seja de absoluto sucesso. Beijos da Coluna.

O Prefeito Clerinho e a Primeira Dama Suely
estão esperando todos os farialemenses
e visitantes na 34ª Fefal. Estaremos lá!
A aniversariante Dona Zélia ao lado do
 marido Alberto Cosenza, das filhas Shirley,
Scheilla e Schirlaine, de Albino Neves,
da neta Maria Gabriela e Thaís. 
Alianças - Será dia 29 de setembro o casamento da ex-rainha do Café de Minas Gerais, Caroline Knupp, e Giuliano Portilho, ela filha de Ademir Knupp e Mirza Leoni Knupp e ele, de Anazi Soares e Maria Elizabeth Portilho Soares. Aos noivos votos de felicidades.
Niver - Para comemorar sua idade nova, o pedreiro Destaque dos Anos, Marco Antônio Candinho, ganhou bela festa na sede do Bloco do Jacaré ao lado da gata "Miss Bauxita" Elizângela Frauches, parentes e amigos, com muita cerveja e feijão amigo. Tudo com seu grupo de pagode Só Pantas. Foi uma delícia. Parabéns e beijos da Coluna.

Dona Mariza - E por falar em Marco Candinho, ele assumiu a Presidência do Bloco do Jacaré. Com isso a Missa Bauxita passa a ser a Primeira Dama da Caixa D'Água, ou melhor, do Bloco. Faça idéia...
Folia - O conhecido João Alexandre Fava (João Galinha) já querendo agitar o Carnaval 2013, está criando o bloco de travestis (transformistas) que levará o nome de Transveados. Kátia Flávia será a porta estandarte e o enredo será uma homenagem a um famoso travesti da city, ex Miss Gay. Aguardem.
Aniversariou no dia 29 nosso amigo
 Vitor Hugo Cosenza Neves. Na foto,
ele com os irmãos Karina, Ágatha
e Vinícius. Parabéns!
Clique - No casamento do irmão Vinícius X Priscila Huth, o grande amigo Patrick Emanoel de Carvalho, ex-goleiro do Flamengo, marcou presença. Arrasou!
Moda - As listras deixam de ter aquele jeito de uniforme para brilharem no verão 2013. Você pode mistura-las com peças florais desde que as cores das duas estampas se complementem.
Conselho de Dona Madame - Não tente roubar votos de seus amigos. É mais imperdoável que roubar bancos.
Frase - Eu quero menos corrupção ou mais chance de participar dela. (Ashleigh Brilliant)
Beijos e até...

Presidente agradece apoio da Fundação Renato Azeredo

Braz Cosenza ao lado do Professor Aloísio
Pimenta, Ramon Vidal e Ana Cristina.

Em visita ao professor e ex-ministro Aluízio Pimenta e sua equipe, o Presidente da Fundação Fafile de Carangola, Professor Braz Cosenza, agradeceu ao apoio e à ajuda que sempre foi dada pela Fundação Renato Azeredo à Fundação Fafile e à Favale.
Desde 2008, através do Professor Aluízio Pimenta, a Fundação Renato Azeredo ajudou com a obra de reconstrução do prédio principal da faculdade, além de equipamentos para o Herbário HUEMG, compra de livros para os cursos de Administração e Serviço Social, e agora também para o curso de Enfermagem.
Braz Cosenza entregou nas mãos do Professor Aluízio Pimenta uma foto noturna da Faculdade emoldurada na forma de porta retrato, também passou às suas mãos diversas fotos da inauguração do memorial da Fundação Fafile, por ocasião das comemorações dos 40 anos da faculdade, quando o grande homenageado foi o Professor Aluízio Pimenta, que ganhou um grande painel no saguão principal da faculdade com um texto de sua autoria.
"O Professor Aluízio Pimenta se mostrou grato e emocionado pela singela homenagem feita a ele, e deixou claro que seu grande sonho é ver concretizada a estadualização total da Fafile", destacou o Professor Braz Cosenza.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

"A política é a maneira mais sublime de se fazer caridade"


*A Missa promovida no dia 11 pela Paróquia de Santa Luzia na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Carangola, para esclarecer aos eleitores e candidatos a Prefeito e Vereadores, veio corroborar aquilo que há muito vem sendo abordado pela Folha em seus editoriais e também o que tem sido amplamente divulgado pela Justiça Eleitoral. Afinal, como bem diz o prospecto da Diocese de Caratinga - Eleições 2012 - "Quando os bons se omitem os maus aproveitam".
O prospecto de orientações para os eleitores traz impresso "Os 10 Mandamentos do Eleitor Honesto e Inteligente" e vem assinado por um Arcebispo e três Bispos.
"A política é a maneira mais sublime de se fazer caridade", já dizia o Papa Paulo VI. Portanto, se não existir amor, respeito ao próximo e temor a Deus, o político será mero instrumento nas mãos do maligno em busca do atendimento de seus desejos e vontades pessoais e de seu grupo, sendo ele, portanto, indigno ao exercício da função pública, por tornar-se inapto para promover a caridade tão desejada.
Políticos que já se livraram de condenações através de artifícios e manobras jurídicas, apesar de toda comprovação de sua corrupção ao subtrair para si dinheiro público, certamente é indigno do exercício da função pública, tendo em vista que o enriquecimento ilícito é crime e que aquele que bebe da corrupção sempre se mantém com sede,  pois o roubo que é praticado contra os Cofres Públicos representa a manutenção da pobreza e da miséria e o sofrimento das classes menos favorecidas.

Por mais que o candidato se faça de inocente, se diga ser o arauto dos bons costumes, não há de ser o falso brilho das realizações vantajosas que mudam seu caráter e seus princípios, pois é inadmissível que ainda se pense ou se divulgue "ele rouba, mas faz", tendo em vista que o exercício da vida pública deve ser imbuído dos mais profundos sentimentos de amor e socorro às classes menos favorecidas. Parafraseando o ex-Presidente Tancredo Neves, vale sempre a pena relembrar que "enquanto houver neste país um só homem sem trabalho, sem teto, sem pão e sem letra, toda a prosperidade será falsa".
Quando alguém salta à frente de uma sociedade dizendo-se ser o "salvador da pátria", mesmo sem conviver com aquela sociedade, sem conhecer seus costumes, suas carências e necessidades, certamente tem por trás de sua "pele de cordeiro" um lobo com dentes afiados e fome feroz a fim de devorar as riquezas do povo para satisfazer sua gana de abastecer seus próprios cofres e os dos seus companheiros e apadrinhados, em detrimento do sofrimento das classes menos favorecidas.
O povo não pode e não deve mais cair em "contos do vigário", pois o Clero, a Imprensa e a Justiça Eleitoral estão fartando a mesa do povo de informações para que ele não continue sendo vítima de si mesmo ao não observar atentamente a postura, o programa e a vida dos candidatos.
O povo não pode e não deve mais fazer "roleta russa" com uma arma que tem 5 projéteis num tambor no qual cabem 6, pois isso é jogar muito com a sorte e entregar sua vida e a de sua família de forma cruel nas mãos de políticos corruptos e inescrupulosos, verdadeiros bandidos travestidos de mocinhos.
Não podemos e não devemos mais ser marionetes nas mãos de pessoas que não crêem em Deus e que são verdadeiramente a incorporação do mal a fim de fazer mal ao tão sofrido povo brasileiro.
Leia, discuta, analise, vote com consciência, pois o seu destino, o de sua família e o de sua terra estão em suas mãos, não permita que suas mãos sejam manchadas pela falta de escrúpulos dos maus políticos.
Albino Neves

Missa na Igreja Católica reuniu César da Dourada, Paulo Pettersen, Patrick Drumond e candidatos a Vereadores

Candidatos a Prefeitos e Vereadores participaram da Missa de apresentação dos mesmos.

Pela primeira vez na história de Carangola um pároco reúne todos os candidatos a Prefeito e Vereador em uma Missa para apresentá-los ao público, rezar em suas intenções, falar sobre o compromisso do cristão para com o cidadão e a comunidade, as orientações para os eleitores elaboradas pela Diocese de Caratinga, contendo os 10 Mandamentos do Eleitor Honesto e Inteligente. A Missa aconteceu no dia 11, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro do Triângulo, reunindo mais de mil fiéis.

Patrick Drumond (d), candidato à reeleição
e Ismael Rodrigues, candidato a vice.
O Padre Jamir Pedro Sobrinho pediu a todos os fiéis para que acolhessem os candidatos a Prefeito Cezar da Dourada, Patrick Drumond e Paulo Pettersen e os candidatos a Vereadores de todos os partidos, solicitando dos candidatos que repetissem com ele: "Eu me candidatei para representar uma comunidade. Que Deus me ilumine e que Deus me abençoe". Padre Jamir foi auxiliado pelos Padres Braz Rabelo e José de Fátima.
Padre Braz recitou um poema de sua autoria dedicado ao Dia dos Pais, que ao final diz: "Que tipo de pai você é? Todo filho quer um pai, apenas um pai! Que seja consciente do amor e que seja capaz de dividi-lo... Todo filho quer um pai, apenas um pai! Que seja muito amigo!" E ao final pediu que Deus Pai abençoe a todos os pais.
"É impossível ser feliz sem ter Deus em nossas vidas. Ter Deus é saber que somos chamados por Deus para um propósito de Deus" lembrou Padre Jamir.

César e a esposa Eunice. Ele, candidato à Prefeitura em
Carangola e ela, candidata à Prefeitura em Pedra Dourada.
Durante as preces foram feitas rogativas pelas eleições em todo Brasil "para que o exercício responsável da democracia e da cidadania traga melhores perspectivas para a nação; para que as próximas eleições sejam expressões de um povo livre, consciente e responsável; para que seja uma etapa importante para fazer avançar o processo de transformações sociais, políticas e econômicas; para que o Espírito nos ilumine na hora em que votamos; para que os governantes conscientes de sua responsabilidade, lutem exclusivamente, pelo bem verdadeiro de nossas famílias". E também para as famílias e os pais, tendo todos os presentes na Igreja respondido: "Mostrai-nos, Senhor, Vossa Misericórdia!".
Padre Jamir exerce a função de Padre há 18 anos, morou um tempo na Itália onde estudou Moral/Social. Sua formação o liga diretamente à sociedade e à política, fato que motivou-o à realização da Missa a favor dos candidatos e da conscientização política da população. "Quando colocamos o processo nas mãos de Deus tudo flui melhor", lembrou o Padre, alertando aos eleitores que os representantes políticos "são uma espécie de funcionários nossos".

Paulo Pettersen (d) e o candidato a vice-Prefeito, Dr. Juan Velasco.
Aproveitando as palavras do Papa Paulo VI "A política é a maneira mais sublime de se fazer caridade" Padre Jamir lembrou aos candidatos que a política "deve atender aos mais necessitados. Não podemos dizer que somos cristãos se não pensarmos nos mais pobres" e fez uma rogação "Pedimos ao Pai do céu que ilumine aos candidatos eleitos para que possam pensar nos mais pobres".
Após a Comunhão Padre Jamir chamou a todos os candidatos para que fossem à frente do Átrio para que o povo pudesse ver os seus rostos para depois cobrar deles e leu os 10 Mandamentos do Eleitor Honesto e Inteligente, documento distribuído pela Igreja  elaborado e assinado pelos Arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio da Rocha, e pelos Bispos Dom Emanuel Messias de Oliveira, Caratinga; Dom Odilon Guimarães, Itabira - Cel. Fabriciano; Dom Werner Siebenbrock, Governador Valadares.
1- Tomar consciência da importância e do valor do seu voto. 
"Voto não tem preço, tem consequências".
2 - Verificar se o candidato ama o povo ao qual ele deve servir. 
Em primeiro lugar deve-se olhar o projeto político do partido, se visa o bem do povo, de modo bem concreto; pois o político deve ser um servidor, um empregado do povo, que respeita o projeto político do seu partido.
3 - Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social.
Só se deve votar num político comprometido com o povo, não apenas com seu discurso na campanha eleitoral, mas, sobretudo, com suas atitudes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e envolvido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de ser executadas e totalmente voltadas para o bem do povo.
4 - Observar se o político respeita seus adversários.
O político que, em seus comícios, só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos colegas de outros partidos, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, que trata os adversários como se fossem inimigos.
5 - Não considerar nenhum político como representante da Igreja.
A Igreja não tem partido. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política.
6 - Não votar em candidatos cujos projetos atentem contra a família ou contra a dignidade da vida humana.
Por isso é indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde sua concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia.
7 - Exigir e fiscalizar aqueles que foram eleitos quanto à sua absoluta transparência administrativa.
O eleitor deve acompanhar o desempenho daqueles que foram eleitos, pois, o voto é uma espécie de procuração para que o eleito aja em nome daqueles que o elegeram.
8 - Colocar em prática a Lei nº 9.840 de 1999, que altera o Código Eleitoral contra a corrupção eleitoral.
Eleitor consciente não vende e não troca o seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a própria dignidade. Quem compra o voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende está degradando sua dignidade.
9 - Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor.
Não se trata de uma Lei para alterar a Lei 9.840/99, que já existe, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidade, baseados na vida pregressa dos candidatos.
Agora, com a Lei da Ficha Limpa, poderemos evitar que candidatos condenados pela Justiça concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos.
10 - Não anular seu voto nem votar em branco.
Se fizer isso, você poderá beneficiar um candidato que não merece seu voto.
Após ler os Mandamentos, Padre Jamir lembrou que iria usar todos os meios, Rádio, Jornais, Missa, para ajudar aos candidatos e ao povo, a fim de evitar a corrupção eleitoral. "Vamos montar um mutirão para que o eleitor tenha mais consciência do seu voto e vote sem coação" lembrou o Pároco de Carangola.
Após a Missa a Folha ouviu os 3 candidatos a Prefeito, aproveitando o momento para oferecer a cada um deles o mesmo espaço para expor seu programa de governo e responder sobre algumas questões que possivelmente coloquem em dúvida suas histórias políticas diante do eleitorado.
O candidato Luiz Cezar Ricardo Soares, conhecido popularmente como Cezar da Dourada, foi categórico com a Folha " Não dou entrevista nem agora nem depois, pode entrevistar os outros dois candidatos". Já o Prefeito Patrick Drumond, candidato à reeleição disse após a Missa que "comungo com o pensamento do Papa Paulo VI quando diz que:  "a política é a maneira mais sublime de fazer caridade". Desde que entramos na vida pública esta tem sido a nossa missão como cristãos" e que é só a Folha marcar o dia e hora para que ele apresente sua proposta de governo e respondo tudo o que lhe for perguntado sobre sua vida política. Paulo Pettersen disse "Achei a Missa e as informações, bem como todas as orientações para os candidatos muito boas, foram de suma importância para os candidatos" e sobre a entrevista disse que "darei com todo prazer, só terei que ver o dia em minha agenda".
"Se a gente soubesse o quão importante é a sabedoria teria desejado nascer velho para ser sábio desde novo".
Albino Neves

Dazinho desiste de sua candidatura a Prefeito de Caiana

Dazinho (e) ao lado do Prefeito Sebastião Sales.

Atual vice-Prefeito da cidade de Caiana, Antônio Silva - Dazinho - desistiu de continuar mantendo sua candidatura na Coligação Novos Tempos que tem como candidato a vice o ex-Presidente da Câmara João Neto.
A desistência de Dazinho surpreendeu a todos, principalmente porque ao invés de o candidato a vice João Neto vir  na cabeça da chapa,escolheram o nome de Sebastião Heleno Zaniratti, que anteriormente havia colocado seu nome para o grupo e que com a indicação de Dazinho manteve-se afastado do grupo chegando muitos a  falar em Caiana que ele já pedia votos para o candidato Maurício Pinheiro Ferreira, da coligação Pelo Povo e por Caiana.
Companheiros políticos de Dazinho dizem que o vice-Prefeito desistiu de sua candidatura devido à sua idade e ao desgaste de uma campanha política. Já os adversários dizem que Dazinho desistiu dado ao crescimento do apoio à candidatura de Maurício Ferreira.
Independente das intrigas políticas, parafraseando o ex-Governador Magalhães Pinto, o fato é que "Eleição e mineração só se sabe o resultado depois da apuração".
Nossa reportagem esteve em Caiana na tentativa de ouvir Dazinho, sem contudo conseguir nosso objetivo.

Sebastião Sales realiza modelo de Administração em Caiana


Herdeiro político do ex-Prefeito Paulo Roberto Ferreira, conhecido como "o Prefeito dos pobres", de quem foi Secretário Municipal, o Prefeito de Caiana, Sebastião Sales realizou, nos últimos sete anos e meio, uma Administração modelo que justifica o slogan utilizado por ele: "Certeza de uma cidade melhor".
Os investimentos avaliados em milhões de reais atingiram no primeiro mandato 2005/08 níveis que superaram as expectativas, garantindo-lhe a eleição em um segundo mandato, apesar de todas as forças contrárias investidas contra ele.
Nos 4 primeiros anos de governo o Setor de Educação recebeu uma van sprinter para o transporte escolar, um fiat uno e a Secretaria Municipal de Educação, novos equipamentos, sem contar com a reforma e ampliação do pré-escolar Jair Alvarenga Pinheiro, a construção do Centro de Educação Infantil "Vó Conceição" e a instalação da Biblioteca Pública, entre outras conquistas.
Com a Prefeitura equipada com novo mobiliário e equipamentos, foi possível estruturar a Administração Pública de forma a atingir níveis de excelência.
Mais de uma dezena de ruas foram calçadas no primeiro mandato, além da construção da Praça Ana Maria da Conceição.

Prefeito Sebastião Sales, o Advogado Laerte Hosken
e o Deputado Paulo Abi-Ackel.
No Setor de Saúde, a construção da sede do PSF e da cobertura do Pronto Socorro de Caiana, aliados à aquisição de equipamentos para instalação da sede do PSF, a aquisição de duas Doblôs, um Iveco, dois Fiat's Uno, de equipamentos para a modernização da Secretaria Municipal, a instalação da Sala de Fisioterapia, a construção da Farmácia de Minas Terezinha Finotti Zanon, foram algumas das conquistas realizadas no Setor de Saúde e que tem sido modelo para Municípios do mesmo porte.
No Setor de Esportes a construção da Quadra Poliesportiva coberta na Escola Municipal Pedro de Oliveira, a iluminação do Estádio Municipal Getúlio Costa Silveira e a construção do Ginásio Poliesportivo Prefeito Paulo Roberto Ferreira deram ao Município de Caiana destaque regional no Setor de Esportes e também no Esporte Estadual.
Na agricultura e setor rural destacam-se a aquisição de uma retro-escavadeira, de um trator agrícola, do abastecimento de água na comunidade do Bananal, onde também foi feita a reforma do Posto de Saúde Itamar Alves Moreira, além da rede pluvial e calçamento. Ainda neste setor aconteceu a ampliação e reforma da Escola Municipal João Cabral de Almeida e a construção de bueiros armicos no Córrego Mato Grosso.
Em Dores de Minas foi implantado o abastecimento de água, a Estação de Tratamento de Esgoto, a construção de Quadra Poliesportiva, a reforma da Escola Aida Monteiro Pinheiro, além do calçamento de diversas ruas. No Divininho o abastecimento de água, construção de ponte, encascalhamento das estradas, reforma da Escola Guilhermino e do muro do Cemitério foram alguns dos feitos naquela localidade. Já nas Palmeiras foram construídos bueiros armicos e a sede do PSF. Também no Morro do Sabão e Barro branco aconteceram a construção de bueiros armicos e da ponte Albertino Guerra da Costa.
No segundo mandato, nos últimos três anos e meio, Sebastião Sales não tem agido diferente. Ampliou, na área de Urbanismo, o calçamento de quase 100% das ruas da sede do Município, construiu o muro do Cemitério, está reformando a Praça São João Batista e os canteiros centrais da sede do Município.
A Administração teve reformada a Sede da Prefeitura e a aquisição de um veículo Prisma para atender ao gabinete do Prefeito.
A reforma da Escola Municipal Pedro de Oliveira, a aquisição de um veículo para a Secretaria de Educação, o transporte contínuo de estudantes de todos os recantos do Município e a reestruturação no setor foram algumas das conquistas no seu segundo mandato.
No Setor de Saúde a implantação da segunda equipe do PSF na comunidade das Palmeiras, a reforma e ampliação do Centro de Saúde de Caiana, a aquisição de três novos veículos e uma Ambulância, aliados a um atendimento no Setor de Saúde que atinge 100% dos caianenses, são marcas da Administração de Sebastião Sales. Dando continuidade ao saneamento implantado no primeiro mandato, o setor foi ampliado no segundo mandato.
Inúmeros bueiros armicos foram implantados em diversas comunidades rurais, facilitando a passagem das águas dos córregos e garantindo a trafegabilidade dos veículos. Também todas as estradas rurais do Município foram ensaibradas, encascalhadas e patroladas a fim da melhoria do tráfego e do escoamento da produção agropecuária.
No Divininho aconteceu a construção de uma Quadra de Esportes, a reforma do Estádio Municipal Custódio Zaniratti, a ampliação do Posto de Saúde e o calçamento da Praça foram algumas das obras realizadas naquela localidade. Já em Dores de Minas a reforma e construção de muros na Quadra de Esportes da Escola Aida Monteiro Pinheiro também fizeram parte das obras realizadas em seu segundo mandato.
"Durante esses sete anos e meio de governo procuramos servir aos caianenses de forma a fazer com que todos os cidadãos, indistintamente, fossem atendidos e todas as comunidades recebido a mesma atenção por parte da Administração às suas necessidades", lembrou Sebastião Sales, acrescentando que "um Administrador não pode discriminar os cidadãos do Município que administra, e assim procuramos agir, sem discriminação e seguindo a escola do nosso amigo ex-Prefeito Paulo Roberto Ferreira, in memorian, que deixou marcas profundas de amor e realizações em  nossa terra e para nossa gente".

Gruta da Pedra Santa e Caminho da Luz são destaques em vários meios de comunicação

Milhares de peregrinos comparecem todos os
anos à Gruta da Pedra Santa, em Catuné.
Momento em que Albino Neves recebe, das mãos
do Ministro Pedro Novaes, o Troféu pelo
caso de sucesso ao lado do Secretário
de Turismo Agostinho Patrus.

O Governo do Estado de Minas Gerais lançou na semana passada um projeto do Turismo Religioso e utilizou a experiência do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e a celebração da Missa na Gruta da Pedra Santa, em Catuné, como modelo do turismo religioso em Minas Gerais.
Caminhantes oram na base da cachoeira.
Além de publicação no Diário Oficial, também vários Jornais de vários estados publicaram matéria versando sobre a Gruta da Pedra Santa e o Caminho da Luz, lembrando que o Caminho da Luz ganhou o troféu Roteiros do Brasil 2011, promovido pelo Ministério do Turismo, como "um caso de sucesso, roteiro e destino do turismo segmentado", prêmio recebido por Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, das mãos do então Ministro do Turismo Pedro Novaes durante o 6º Salão do Turismo  - Roteiros do Brasil que aconteceu de 13 a 17 de julho de 2011 no Anhembi/SP. O troféu foi recebido no dia 14 daquele mês.
Padre Célio dando a Benção aos peregrinos.
No dia 31 de julho o Governador Anastasia anunciou a estruturação do Caminho Religioso da Estrada Real, que liga o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, "Os viajantes motivados pelo Turismo Religioso permanecem, em média, 2,6 dias no destino turístico, pouco mais da metade se hospeda em Hotéis e Pousadas". Outras características que definem melhor o turismo religioso: 41% possuem renda familiar até R$ 2 mil, metade tem mais de 50 anos; 40% deles possuem ensino médio e quase 70 % são originados do próprio Estado de Minas.
Monumento da Pietá está inserido na rota Sacra.
O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo. Existem cerca de 5 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em 2010, 8,1 milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé, o que representa 3,6% de todas as viagens realizadas no Brasil. As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. O turismo místico e esotérico também são nichos do turismo cultural no Brasil.
Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, disse que, como Presidente da Entidade, está criando uma nova rota, desta feita, uma rota Sacra que tem como marco esculturas de cerca de 2,30 metros de altura feitas pelo artista Afonso Barra e lembrou que, ao todo, já foram construídas 7 delas ao longo da rota do Caminho da Luz e que outras 3 serão construídas em breve para completar o roteiro Sacro.

Participantes do Bike Luz elogiam a organização do evento


Realizado de 1º a 4 de julho, numa promoção da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz e Clube de Cicloturismo do Brasil ao longo do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, o Bike Luz tem tornado-se referência entre as rotas de  cicloturismo do país.
O Bike Luz 2012 reuniu cicloturistas de diversos estados de norte a sul do país que, a exemplo dos três anos anteriores, encantaram-se com a beleza da região, o carinho, a fraternidade e a solidariedade praticada por todos ao longo do Caminho e pela organização do evento.
Jair Amaral, de Curitiba/PR, fez um agradecimento especial ao Presidente da ABRALUZ Albino Neves "idealizador, condutor e zelador do Caminho da Luz, homem do bem, carregado de boas energias" e também a todos que participaram do Staff do Caminho da Luz durante nossa passagem. "Enfim, obrigado Minas Gerais pelos odores, sabores, paisagens, montanhas e mineiros!"
Membro da Direção do Clube de Cicloturismo do Brasil, o paulista Fábio (FES) diz "como explicar tantas pessoas especiais em um lugar, reunidas por um ideal de pedalar e viver!? Obrigado de coração a todos que lá estiveram! Realmente, o mundo da bicicleta é humanizador e transformador!".
"O pedal do bike Luz foi mágico! Obrigado ao Albino e toda organização por promover esta festa" Ciclo Beijos Kathy - São Paulo.

Grupo de ciclistas que participaram do Bike Luz 2012.
"A bike proporciona isso, traz novas amizades, encontros e reencontros. O Bike Luz 2012 foi mágico, a subida ao Pico da Bandeira, surreal. Obrigado Albino e ABRALUZ, Eliana, Rodrigo e Fábio e ao Clube de Cicloturismo, a Vitor, Clarissa, Pedro e à Rastro de Luz, vocês foram impecáveis e toda organização, atenção e cuidado com cada ciclista" Laerte Costa - Sete Lagoas - MG.
"Bike Luz tem que ter bis. Podemos elogiar e agradecer pela organização, pelo cuidado com a alimentação e tudo mais, lembrando ainda que faltou falar do Dê e do Picirica que fizeram um super apoio, trazendo além de tudo uma alegria especial", Cesar e Regina Stella.
Esses foram alguns dos muitos depoimentos enviados para a Direção da ABRALUZ.
Albino Neves, Presidente da Associação, disse que nada pode ser feito sem o apoio da comunidade, sem o carinho das pessoas ao longo do Caminho, sem a parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil através da Eliana e do Rodrigo e da parceria com a Rastro de Luz através  da Clarissa, Vitor e Andréia. A eles todas as homenagens e agradecimentos, pois são os verdadeiros construtores do Bike Luz.

Trecho de Ernestina está sendo recuperado


Desde 2011, quando aconteceu um grande deslizamento de terra que destruiu cerca de 300 metros  da área da antiga linha férrea no trecho que liga a antiga Estação de Ernestina à Fazenda de Vinícius Araújo, que a rota do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil foi desviada naquele trecho passando pela propriedade de José Claudio Miranda. Com a queda, peregrinos a pé, de bike ou a cavalo, perderam não só os 300 metros onde a terra  caiu, mas também outros 2 km da antiga linha de trem, isto porque o desvio só pôde ser feito a 1 km depois da antiga estação.

O proprietário rural Gilmar Lopes entre Darci Júnior e
Bertônio no local onde está sendo reaberta a estrada.
Na semana passada o proprietário rural Gilmar Lopes contratou uma máquina para fazer um desvio acima do deslizamento, objetivando sua passagem de Caiana até sua propriedade. Para a retirada da terra Gilmar disse que contou com o apoio do proprietário Valtair Nogueira.
Acompanhado do Secretário de Obras de Caiana, Bertônio de Brito Moreti e de Darcy Cabral Júnior - Juninho, Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, esteve no local para ver a obra e também a viabilidade da passagem dos caminhantes, ciclistas e cavaleiros por ali.
Segundo Gilmar Lopes o Caminho ficará seguro e possibilitará a passagem de pequenos veículos como jipes e pick- up's e também caminhantes, ciclistas e cavaleiros.
"Quisemos vir aqui, apesar da área ser fronteiriça de três Municípios, para averiguar como está sendo feito o serviço, tendo em vista que a recuperação do trecho é importante para proprietários rurais que residem em Caiana e também para os turistas do Caminho da Luz" destacou Bertônio, mesmo não sendo a Prefeitura de Caiana a responsável pelo serviço e pelas máquinas que estão executando o mesmo.
Juninho disse que sempre achou importante a passagem daqueles que peregrinam pelo Caminho da Luz em Caiana, principalmente depois da implantação do Bike Luz, quando os participantes pernoitam em sua cidade.
Albino Neves disse que só depois do serviço concluído e de consultar a Direção da ABRALUZ é que a Entidade tomará uma posição sobre a retomada do Caminho por aquele local.

Secretaria de Turismo do Estado lança guia sobre lugares, histórias e roteiros


A Secretaria de Estado de Turismo lançou um guia intitulado "Descubra lugares. Descubra novas histórias. Descubra novos roteiros para suas viagens. Visite Minas Gerais".
O guia contém 18 roteiros de Minas: Vilas e Fazendas de Minas; Triângulo Mineiro; Serra do Cipó; Pico da Bandeira noturno; Dois dias em Araxá; Roteiro das Grutas; Rota do Tucunaré; Serra da Canastra, Turismo de Vilarejo em Capivari, Vapor Benjamim Guimarães; Minas Colonial; Café com Cachaça; Diamantes da Estrada Real; Caminho da Luz, o Caminho do Brasil; Terras Altas da Mantiqueira; Mar de Minas; Serras Verdes do Sul de Minas e Encantos do Ibituruna.
O guia, em formato 16x21,5, é de excelente qualidade e tem o apoio do Governo de Minas e do Ministério do Turismo, traz um mapa do Estado de Minas Gerais marcando todos os roteiros e também o que oferece cada um deles, estando o Caminho da Luz entre os sete roteiros que mais opções oferecem ao turista.
No guia, o Caminho da Luz está inserido nas páginas 32 e 33 como uma "travessia fascinante" e destaca 8 dias de caminhada de Tombos até o Pico da Bandeira, enfocando as distâncias e os principais atrativos de cada dia. Também é citada a Operadora Rastro de Luz que monitora o Caminho da Luz.
Fim do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, o Pico da Bandeira também ganha destaque em sua subida noturna "pro dia nascer feliz", roteiro que foi inserido na página 13 do guia e que fala sobre o 3º ponto mais alto do país, produto também comercializado pela Operadora Rastro de Luz em Carangola e Alto Caparaó.
O guia vem sendo distribuído pela Secretaria de Estado de Turismo para todo o país.

Mineração Rocha Viva causa danos a Patrimônio Cultural e transporte de blocos coloca em risco vias de Carangola



O Sargento Leonardo e o Cabo Hércules estiveram,
juntamente com Albino Neves e representantes
da Pedra Viva, em estrada alternativa para passagem das carretas.
 Fazendo extração de granito no Município de Faria Lemos, a Mineração Rocha Viva tem trazido sérios prejuízos para Faria Lemos e Carangola.
No ano passado um caminhão transportando grande quantidade de óleo diesel quebrou uma das pontes próxima à Fazenda de Claudio Machado, trazendo prejuízos para os produtores daquelas imediações, que tiveram aumentada a distância para o escoamento de suas produções e locomoção até suas propriedades.
Quem tem sofrido também com as constantes intervenções da Mineração Rocha Viva é a rota de peregrinação do Caminho da Luz, declarado Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais pela Lei 18.096/2009.

Caminhão que transporta blocos de pedra da Rocha Viva
ficou atravessado na estrada obrigando peregrinos a passar por cima.
Recentemente, durante a realização da Coletiva Oficial, um caminhão com um grande bloco de pedra atravessou a estrada obrigando caminhantes e pessoas da região a passarem por baixo ou por cima da carreta, tendo em vista que a mesma ocupou toda a pista.
A cidade de Carangola é que vem sofrendo os maiores prejuízos com a passagem das carretas com um, dois e até três blocos de granito, carga que, em alguns casos, ultrapassa 80 toneladas e que diminui a vida útil do calçamento e asfalto das ruas por onde passa: Machado de Assis, Praça Getúlio Vargas, Rua Antônio Marques, Dr. Juarez Hosken, Rua Magalhães de Queiroz e Av. Capitão Antônio Carlos de Souza. A passagem de tais blocos pelas ruas de cidade não traz nenhum benefício para Carangola, tendo em vista que nenhum imposto e nenhuma taxa é recolhida para este fim. Já passou da hora da Câmara Municipal de Carangola e Prefeitura estipularem o tráfego de carga máxima pelas ruas da cidade para que Carangola não continue sofrendo com a passagem de tais veículos pesados pela área urbana do Município.

Lacerdina ganha nova estrutura de acesso e urbanização

Asfalto que liga Carangola a Lacerdina foi concluído.

A Av. Juca de Souza, que liga o bairro Santa Maria e o Pontilhão de Ferro até o Distrito de Lacerdina já está totalmente asfaltada, melhorando o acesso para os milhares de moradores daquele Distrito.A obra, que havia gerado inúmeras polêmicas finalmente foi concluída, da mesma forma que foi concluída pela Prefeitura de Carangola a Caixa de Captação de Água que desce do morro do Cruzeiro e que há anos colocava em risco a vida dos moradores que residem naquelas imediações.




Ginásio Coberto está sendo construído na Praça em Lacerdina.
Também já está bem adiantada a construção de uma Quadra Poliesportiva, o que vem sendo realizado através de uma parceria entre o Ministério dos Esportes, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Carangola, no valor de R$ 499.649,29 e que teve início em julho de 2011 com a previsão de término para setembro de 2012.
A quadra de Lacerdina será a primeira Quadra Poliesportiva Coberta e oficial de Carangola.

Caminhão carregado com ossos continua circulando sem proteção e causando mau cheiro por onde passa

Caminhão aberto continua recolhendo ossos de
açougues e deixando forte odor por onde passa.

Apesar das várias reportagens feitas pela Folha sobre a coleta de ossos de bovinos e suínos em caminhões abertos, sem a devida cobertura e proteção, causando forte odor por onde passa, principalmente no centro da cidade de Carangola, o fato é que até o momento nem a Saúde Pública Municipal, nem a Fiscalização da Prefeitura conseguiram coibir a passagem de tais veículos pelo centro da cidade.
Os caminhões, que recolhem os restos de animais dos açougues, geralmente passam em velocidade excessiva pelas ruas da cidade, ao que tudo indica, no desejo de passarem despercebidos, tendo em vista que o mau cheiro exala após o veículo estar distante de um determinado ponto 50 a 100 metros.
É sabido que o código de postura do Município de Carangola é arcaico e data da década de 70. No entanto, isso não justifica o fato de a população continuar tendo que suportar o odor provocado pelos caminhões que recolhem os restos de animais.
É necessário que seja exigido, a bem da Saúde Pública e do bem estar da população, que tais caminhões sejam fechados, como o é o caminhão do Matadouro Público Municipal, que entrega nos açougues os animais abatidos.

Proprietários rurais emporcalham as margens de área Federal

Proprietários rurais fazem do trecho
da extinta Ferrovia grande lixão.

Proprietários rurais que residem próximos à antiga linha férrea que liga Carangola a Caiana, já próximo ao Município de Caiana, onde, ultimamente, o tráfego de veículos, caminhantes, ciclistas e cavaleiros não tem ocorrido, face a um grande deslizamento de terra, estão usando as margens da antiga ferrovia como lixão.
No meio do lixo, além de lixo doméstico, propagandas de revistas de políticos, embalagens, vidros, plásticos, latas, restos de comida, entre outros, são encontrados no local, numa total demonstração de falta de educação dos proprietários e falta de respeito para com o meio ambiente.
É preciso que os proprietários rurais daquelas redondezas solicitem aos seus empregados que depositem o lixo no local apropriado, onde sempre é recolhido o lixo do Município pela Prefeitura Municipal de Caiana. Afinal de contas, lugar de lixo é no lixo e não atirado no meio ambiente, tendo em vista que isto é crime.

Ivan Andrade agradece à família e ao povo de Tombos o apoio em três mandatos

Ivan Andrade ao lado do vice Mateus Pereira Júnior.

O Prefeito de Tombos, Ivan Carlos Andrade, falou, emocionado, na semana passada, sobre sua gratidão ao povo de Tombos, à sua família e amigos nos três mandatos exercidos à frente do Executivo Municipal.
Ivan lembrou que é gratificante saber que "o pobre menino entregador de pão nas ruas, que trabalhou na Padaria Niterói, filho de Clarindo Almeida de Andrade e Clarisse, chegou a governar sua terra durante três mandatos". A lembrança do tempo de menino pobre embargou os olhos do Prefeito, que lembrou que deixou sua cidade natal para estudar fora, tendo se formado em Engenharia no Rio de Janeiro.
Após sua formatura Ivan disse que teve a necessidade de voltar às suas origens "pois o carinho e o acolhimento de nossa gente é algo incomum e não é encontrado fora de Tombos. Por isso retornei. Além do mais, sempre tive um carinho muito especial pelas classes menos favorecidas, pois de minha cabeça não saíam as lembranças de minha infância de menino pobre".
De volta a Tombos casou-se com Maria Emília e do casamento nasceram as filhas Liana, Ivana e Mariana, assim as raízes se aprofundavam nas terras de Tombos, surgindo então seu nome como candidato à Prefeitura pela primeira vez e depois mais outras duas vezes. Assim, o Prefeito Ivan disse que procurou, durante os três mandatos, dar o máximo de si para realizar obras em favor de sua terra e de sua gente.
Ivan disse que queria aproveitar aquele momento para desculpar-se com aqueles que não pode atender da forma como desejava, mas lembrou-se que sempre procurou atender a todos sem discriminação e garantiu que, mesmo depois que deixar a Prefeitura, quer se colocar à disposição do próximo governante, seja ele quem for, "pois acredito que o dever e compromisso de todo homem público é fazer o melhor para sua terra e sua gente e que,  dentro desse princípio, não existem cores partidárias ou distinção de qualquer natureza".

Ginásio Poliesportivo de Faria Lemos está com as obras adiantadas

Clerinho lembra que o esporte “afasta os jovens das drogas”. 

José Clério Alves Terra, Clerinho, Prefeito Municipal de Faria Lemos, anunciou na semana passada que as obras da Quadra Poliesportiva coberta que está sendo construída ao lado do Centro Regional Ambiental e Ecoturístico José Carlos de Carvalho deverá ficar pronta dentro de 60 dias.
A quadra está sendo preparada pela Construtora Alto Caparaó ao custo de R$ 107.581,44 e será incorporada ao complexo esportivo do Município, fazendo parte de um programa estabelecido pela Prefeitura Municipal que já promoveu a reforma do Estádio, construção de arquibancadas, a instalação de uma academia popular no centro da cidade e também melhorias no campo do Cafarnaum.
"Entendemos que a prática esportiva leva a uma melhor qualidade de vida para os Munícipes e ajuda os jovens a manterem-se afastados das drogas" disse o Prefeito Clerinho.

Flash - Manoel Gomes Leal

O Prefeito de Faria Lemos, Clerinho,
cantando com a esposa Sueli durante
evento naquela cidade.

Alianças - Será no dia 25, no Santuário de Santa Luzia, em Carangola, o casamento de Priscila e Vinícius. Ela é filha de Antônio Rubens Ferreira e Bárbara Huth Ferreira e ele de Francisco José de Carvalho e Vinícia Carlosta Carvalho. Aos noivos, votos de felicidades da Coluna.
Alianças II - No mês de setembro acontecerá o casamento da Rainha do Café do Estado de Minas Gerais, Caroline Leoni Knupp e Giuliano (Panitália). Estamos aguardando... Beijos.
Visitando - Matando saudades em Carangola o simpático Walney, irmão do amigo e Diretor do Bela Vista - o Tide. Volte sempre.
Mil - Um sucesso na Expô de Carangola o 2º Encontro de Culinária Mineira e Resgate Cultural, sob a Coordenação de Mariinha Morando e Janice Melo. Tudo maravilhoso.

Dr. Ronald Gripp e a esposa D. Leda,
 proprietários do Grupo Caparaó Parque Hotel.
Expô - Vem aí, de 6 a 9 de setembro a FEFAL, com grandes atrações. Entre elas, o cantor Belo. O Secretário de Turismo Dê promete arrasar. Na festa acontecerá um show cover surpresa da cantora Alcione (a Marrom). Um doce para quem adivinhar quem vai dublar a cantora. Imperdível.
Agitando - Nos dias 10 e 11 de agosto aconteceu a grande festa agostina do bairro Caixa D'Água com shows da banda Abadauê, Pagode, DJ's e o arraso de Kátia Flávia rodeada de gogo boys. A Coordenação foi do Presidente do Bloco do Jacaré Marco Antônio Candinho.

O Secretário de Turismo de Tombos,
Sandrinho, ao lado da representante
no Concurso Rainha do Café, Manuelly.
Na moda - O azul é a cor da próxima temporada quente. Em algumas coleções ele aparece como referência do visual das águas do Mediterrâneo. Em algumas passarelas apareceu em looks inteiros. Combinado com outras cores, como laranja ou amarelo, proporciona um visual arrojado e animado às composições. Já com o branco inspira um olhar chic.
Conselho de Dona Madame - Mesmo que você tenha um compromisso depois do seu almoço ou jantar com amigos, não fique olhando para o relógio, em agonia. Dá a impressão de que você está louco para ir embora. Se não der para segurar, simule que está muito mal e chame uma ambulância.
Chegou a hora - Se você tiver que morrer, aproveite o momento. Não vão faltar candidatos às próximas Eleições para colaborar  chorando copiosamente no seu buraco e carregar o caixão.
Frase - É fácil falar em nome do povo: ele não te voz. (Carlos Drumond)