segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EDITORIAL - Abaixo os políticos corruptos e mal caráter que teimam em usurpar o dinheiro público

Durante mais de 20 anos o Brasil viveu sob a tutela da ditadura militar. Nesse período muitos brasileiros enganjaram-se na luta pela redemocratização do país e pela elaboração de uma nova Carta Constitucional, na esperança de que o Brasil pudesse ser um país mais livre e igualitário e também de que tudo fosse feito às claras, e que todos fossem iguais perante as Leis.
A luta nunca parou, apesar do fato de que já se vão quase 3 décadas do restabelecimento do regime democrático e da nova Carta Constitucional e não pode parar enquanto as Leis favorecerem a uns poucos em detrimento de uma grande maioria, enquanto a corrupção campear de norte a sul do país e enquanto muitos políticos procurarem enriquecer de forma ilícita com o dinheiro público..
O Brasil começa a ter um novo perfil desde o instante em que o Supremo reconheceu a importância da manutenção do Conselho Nacional de Justiça como órgão autêntico para investigar e punir Juízes, o que deveria ser extensivo aos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, a Imprensa, a Profissionais Liberais, Policiais Civis e Militares, Serventuários da Justiça, Fiscais Fazendários e outros, para que o povo não continue assistindo ao exercer da impunidade.
Outro avanço aconteceu também neste ano de 2012 com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que vai proibir que políticos que já exerceram cargo público, ou que exercem e foram condenados por um Tribunal, possam ser candidatos nas próximas eleições, fato que vai peneirar pelo menos uma boa parte daqueles que teimam em usar a política indevidamente ou meter as mãos nos Cofres Públicos. É bem verdade que alguns outros que se livraram através de manobras judiciais ainda poderão disputar as próximas eleições. No entanto, acredita-se que o povo saberá julgá-los nas urnas, pois o roubo é inadmissível, em qualquer instância.
A época dos discursos inflamados com fundamentos nem sempre qualificados para conquistar o eleitor, assim como as mentiras e falcatruas usadas em busca do voto não podem e não devem mais prevalecer sobre pena do eleitor ser o próprio carrasco de si mesmo e de sua família.
É preciso que os pretensos candidatos a Prefeitos e Vereadores discutam com a sociedade para descobrir suas necessidades e que tenham competência para mostrar capacidade, idoneidade e exemplo em sua vida privada e pública, para trazer soluções aos anseios da população, pois é inadmissível que ainda existam cidadãos que queiram o poder apenas para ostentação dos cargos, e a titularidade que os mesmos lhes atribuem.
Quanto aos Vereadores, eles não podem ser meros agentes de bajulação, outorgando à revelia, Títulos de Cidadania, beneméritos ou moções de aplausos em busca da conquista do voto do homenageado, que nem sempre merece o título e dos votos de sua família, tendo em vista que “legislar é criar Leis capazes de normatizar as questões fundamentais de proteção, segurança e bem estar da sociedade como um todo” e só elegendo homens capazes de criar tais Leis será possível construir uma sociedade melhor.
Viva a Lei da Ficha Limpa e os Ministros que a aprovaram e abaixo os políticos corruptos e mal caráter que teimam em usurpar o dinheiro público para seus enriquecimento e de seus apadrinhados, em detrimento do bem estar de toda a população.
Albino Neves
"Que obra torna-se grande se não for empregado amor em sua construção? O importante não é o tamanho da obra, mas o amor com que é feita".
Albino Neves

Governo do Estado continua com a propaganda enganosa

A faixa do Governo não condiz com a realidade: Mato
encobre as placas (d), os danos no asfalto continuam
e nada vem sendo feito (e). Pura propaganda!

Quem assistiu a propaganda do Governo do Estado de Minas Gerais com relação ao piso salarial dos Professores mineiros durante a greve dos mesmos, chegou até colocar em dúvida se o que os Professores estavam reivindicando era mesmo justo, tal foi o trabalho de marketing implantado pelo governo para não cumprir com seus deveres, e marketing é uma das especialidades do governo desde o primeiro mandato do ex-Governador Aécio Neves, que, ao que tudo indica, deixou de herança para o atual Governador Antônio Anastasia.
Na edição passada a Folha mostrou o estado crítico das estradas da região ao mesmo tempo em que lembrava que os cofres do governo estavam se abastecendo com as multas vindas do radar instalado na entrada do Bairro Armindo Cunha, em Carangola, na MG 111, que, segundo muitos usuários da rodovia que passam pelo local entre 50 e  55km/h está desregulado, atestando que os mesmos passam a mais de 60km/h.
Para surpresa geral, o estado crítico das estradas continua, tanto na Serra de Espera Feliz, quanto na estrada que liga o trevo de Faria Lemos a Tombos, sendo que em ambas foram instaladas faixas com os dizeres: "Governo de Minas trabalhando para sua segurança". Ora, se as estradas continuam na mesma e nada mudou, o que o Governo de Minas, que cobra do contribuinte o dobro de alguns outros estados do IPVA, entende por segurança? Fica no ar a pergunta!
Não bastasse a quedas de asfalto, os buracos e falta de sinalização nas estradas da região, outro fator também é agravante, que é o fato de grande parte das placas de sinalização estarem cobertas pelo mato, que em alguns trechos chega a invadir as próprias estradas. Enquanto isso, a Polícia Rodoviária Estadual, cumprindo seu dever e determinação do Comando, continua atuando nas estradas e multando os infratores, mesmo sem que o governo cumpra com seu dever de manter as estradas em estado condizente com a segurança dos que por elas trafegam.

ABRALUZ e Clube do Cicloturismo estudam novos produtos para a região

Dezenas de ciclistas na base da Cachoeira
de Tombos, início do Caminho da Luz.
Cicloturista fica encantado com a passagem no
"Túnel do Tempo", leito da antiga Ferrovia.
O turismo sobre duas rodas tem tido um crescimento significativo em todo o país e recebido grandes incentivos por parte do Ministério do Turismo, que acredita na força do cicloturismo como mais um importante filão do turismo brasileiro.

Desde julho de 2001, quando aconteceu a reativação de uma centenária rota indígena que recebeu o nome de Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, que se estende de Tombos, Portal de Minas, ao Pico da Bandeira, Montanha Sagrada do Brasil, e que tem sido percorrida por milhares de peregrinos do Brasil e exterior, que a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz -ABRALUZ- Presidida por Albino Neves, buscava uma parceria qualificada e idônea para a realização de uma coletiva de bike, a exemplo do que acontece na coletiva oficial, quando todo 3º domingo do mês de julho, centenas de peregrinos percorrem o Caminho da Luz.
Cicloturista saudando as
montanhas de Minas Gerais.

Em 2010, depois de estudos feitos com os dirigentes do Clube de Cicloturismo do Brasil, Rodrigo Teles e Eliane Garcia, a ABRALUZ fechou uma parceria com aquela entidade realizando naquele ano o 1º Bike Luz, reunindo dezenas de ciclistas de vários Estados da Federação em uma coletiva oficial.
O sucesso do Bike Luz proporcionou um crescimento da busca de ciclistas para percorrer a referida rota de peregrinação que sai de Tombos, passa por Catuné, Água Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Quicé, Pedra Menina, Caparaó, Galiléia até chegar a Alto Caparaó, porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, com 2.982 metros, o terceiro mais alto do país e o primeiro mais alto acessível.
Cicloturista chegando ao Sítio Tatuapé,
onde as opções de lazer são muitas.
Diante do crescimento do número de cicloturistas e do potencial histórico, natural, geográfico, cultural e a multiplicidade de beleza cênica, sempre exaltada pelos cicloturistas, fez com que a ABRALUZ, através de seu Presidente Albino Neves e o Clube de Cicloturistas, através de seus dirigentes Rodrigo Teles e Eliana Garcia, estudassem novas rotas de cicloturismo na região, o que já vem sendo estudado para ser colocado em operacionalidade.
As rotas devem possuir destinos definidos aproveitando o potencial da região devendo estar incluídos no percurso rotas que levem às fazendas centenárias, alambiques produtores de cachaça, às produções de café, leite, flores e fabrico de doce, entre outros, além das Estações de Trem centenárias, cachoeiras e reservas naturais.

Usina de Faria Lemos tem causado grandes danos ao meio ambiente

A construção de uma CGH em Faria Lemos está
causando uma grande destruição ambiental.

A falta de uma fiscalização efetiva por parte da Agência Nacional de Águas, no processo de implantação da PCH - Carangola e da CGH de Faria Lemos, ambas instaladas no Rio Carangola, tem trazido sérios problemas para a região.
No caso da PCH Carangola, várias vezes já foi noticiado pela Folha que, em épocas de seca, a área de vazão reduzida do Rio Carangola fica muito aquém do que foi falado pelos construtores da Usina para conseguirem a liberação da mesma, sendo que tal fato tem trazidos sérios prejuízos para a fauna e a flora ribeirinha ao longo daquele trecho.
Já em Faria Lemos, próximo a antiga Prainha, o estrago que vem sendo feito para a instalação da CGH tem sido assustador, tendo em vista o grande impacto sócio-ambiental causado naquele trecho, com a descaracterização da área e a mudança do leito do rio, sem contar que a Prainha, local que servia de lazer, esporte e turismo para os farialemenses e visitantes foi totalmente descaracterizado comprometendo tais práticas no mesmo.
A situação é crítica e a tendência é que os danos ambientais continuem a crescer.
Durante o primeiro seminário sobre meio ambiente de Faria Lemos, André Schaffer, da AS Ambiental, responsável por responder em nome da GS Souto, garantiu que a empresa tinha licença do IBAMA para intervir na área de preservação permanente, chegando a dizer que a Cachoeira deformada pelo projeto "vai ser recuperada". André também garantiu que a área seria recuperada e que tinha conhecimento de que ali ocorria a procriação do cágado de hogei, espécie ameaçada de extinção e que só existe, segundo o Pesquisador Prof. Braz Cosenza, no trecho do Rio Carangola, entre Carangola e Tombos.
Apesar das afirmações de André Schaffer, o fato é que a cada dia que passa, mais e mais vem acontecendo os danos ambientais a área.
É necessário que o Município de Carangola esteja atento para não sofrer novos danos ambientais com a construção de duas novas CGH, uma na Cachoeira do Boi, outra na Cachoeira do José Amaro, pois como diz o velho ditado "depois da porta arrombada não adianta colocar fechadura".

Padre Toninho deixa Carangola depois de 12 anos de serviços prestados

Ao lado de D. Hélio, Pe. Jamir, Albino Neves e Patrick,
Pe. Toninho inaugurou a Imagem de Santa Luzia
doada pela ABRALUZ.

Durante 12 anos e 3 meses, o Padre Antônio Feliciano Teixeira - Toninho, esteve à frente da Paróquia de Santa Luzia, em Carangola. Durante esse tempo participou de importantes momentos da vida da Igreja, como os Jubileus celebrados no Santuário de Santa Luzia, na recepção aos Bispos Dom Hélio Gonçalves Heleno, Dom José Eugênio Correa, Dom Odilon Guimarães Moreira e Dom Paulo Mendes Peixoto e do atual Bispo da Diocese de Cartinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira. Na reforma do espaço do Santuário, no reconhecimento pelo Papa Bento XVI, que elevou a Paróquia de Santa Luzia a categoria de Santuário, na parceria com a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ para construção do Monumento à Santa Luzia abençoando um peregrino deficiente visual, cuja escultura foi feita pelo artista Afonso Barra e doada por Albino Neves, Presidente da ABRALUZ. Padre Toninho foi à Mariana e veio acompanhando a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora até Carangola.

Pe. Toninho recebeu a Cruz dos Jovens
e o Ícone de Nossa Senhora.

Também foram designados pelo Bispo Dom Emanuel para outras Paróquias, além do Padre Toninho, o Padre Edmilson Sebastião Martins e o Padre Jusciano Aparecido de Freitas Ricardo, que também atuava na Paróquia de Santa Luzia foi designado para ser o Administrador da Paróquia de Faria Lemos.
Desde o dia 19 de fevereiro a Paróquia de Santa Luzia tem como Pároco o Padre Jamir Pedro Sobrinho.

Tombos continua apresentando o melhor desfile carnavalesco da região

A cidade de Tombos confirmou a excelência no desfile de Escola de Samba com a Escola Balança Roseira, que este ano trouxe como tema "Resgatando os antigos carnavais" onde o artista plástico Paulo Bastos caracterizou os principais personagens do Carnaval tombense, que foram expostos em Estandarte alegórico ao longo da Avenida do Samba. O enredo "A cor da pele de Adão Ventura" foi o tema da escola de samba Balança Roseira que, em 2011, homenageou o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, com o tema "Do mundo das águas ao Caminho da Luz".


A abertura oficial do carnaval de Tombos aconteceu no dia 17, quando o Prefeito Ivan Andrade e o vice-Prefeito Mateus Pereira Junior falaram aos tombenses ao lado da Rainha do Carnaval, Andressa de Oliveira. Outro que também usou da palavra foi o Ram do Bloco do Ram. 


Mesmo com a ausência das Escolas de Samba, Não venhas Assim e a Acadêmicos de São Sebastião, que já há algum tempo não desfilam na Avenida do Samba em Tombos, a Não Venhas Assim mantém a tradição do carnaval tombense com a beleza do enredo, a riquezas das fantasias e dos carros alegóricos e muito samba no pé,  fazendo do carnaval tombense o mais belo desfile de Escolas de Samba da região.

O trabalho realizado pelo Secretário de Turismo, Sandrinho Moreira, tem sido reconhecido por todos, e neste ano a presença maciça de tombenses que residem no Município e em outros rincões do país, não deixou dúvida de que o carnaval tombense está mais vivo do que nunca.
Além do desfile da Não Venhas Assim, diversos Blocos apresentaram-se na Avenida do Samba, com muita animação e riquezas nas fantasias. Também não faltaram no carnaval tombense os tradicionais bois e bonecas, que encantaram a todos com a versatilidade da roupagem e a vivacidade das cores.
Nos dois palcos montados o que se viu foi que a alegria do carnaval não parava e durante os 4 dias aconteceram apresentações com as Bandas Sambloco, Swing Braga Boys, Art Viva, Na Levada e Pele Urbana.

Tá Quem Guenta foi a grande atração do Carnaval de Carangola levando milhares de foliões ao delírio na Passarela do Samba

Liderada pelo Cantor e Compositor João Francisco, um dos Fundadores do Tá Quem Guenta, a Banda levou, nos dias 18 e 20, milhares de foliões na Passarela do Samba José Papuça, em Carangola, ao delírio.
A banda Tá Quem Guenta surgiu em Carangola na década de 80, quando o Município sofrera uma grande enchente perto da data do Carnaval e a Administração Pública não realizou o Carnaval daquele ano. Daí, amigos como José Luiz, Carlinhos do Pote, João Francisco e outros, resolveram fazer o Carnaval, e desde então, todos os anos o Tá Quem Guenta apresenta-se no Carnaval carangolense.


Neste ano a Banda apresentou as músicas feitas por João Francisco em diversas épocas e também homenageou Louzada, com a música Cobra Mandada, feita por João Francisco e interpretada por Louzada no Festipop 82, promovido pelo Jornal Folha da Mata no Cine Brasil. A música ficou entre as 5 primeiras colocadas.

Além de Louzada, João também homenageou outros nomes da música popular brasileira, como Tim Maia, Luiz Gonzaga e outros em um ritmo frenético que levou o público ao delírio.

Pontilhão de Ferro vem se deteriorando com o tempo

Tombado como Patrimônio Histórico de Carangola, o Pontilhão de Ferro por onde passava o trem saindo de Carangola para o Distrito de Lacerdina, há muito vem deteriorando-se com o tempo, comprometendo toda aquela estrutura.
No governo do ex-Prefeito Fernando Costa, após matéria publicada na Folha, comentando a deterioração do mesmo, foi colocada no local uma tela que nada representa em termos de preservação.
Além da erosão que está visível em vários trechos da ponte, comprometendo sua estrutura. Existe também o sério problema da infestação de pombos que habitam naquela ponte, contribuindo, dessa forma, para a proliferação de doenças.


A falta de manutenção no local preocupa todos, tendo em vista que na Rua Padre Cândido, no centro da cidade de Carangola, também existia uma Ponte de Ferro que havia sido construída em 1909 e que foi demolida, devido à corrosão em uma das pontas das vigas, conforme documenta Rogério Carelli, no livro Efemérides Carangolenses, à página 397.
É preciso que a Secretaria Municipal de Cultura apresse o processo de recuperação daquele Patrimônio Histórico.

Desabamento trouxe sérios prejuízos para Carangola que recuperou o tempo perdido

Durante quase 30 dias Carangola ficou isolada
devido ao grande deslizamento de terra.

Há mais de uma década a entrada de Carangola, nas proximidades da Avenida Capitão Antônio Carlos de Souza, apresentava uma séria falha geológica que, ao que tudo indica, com as cargas pesadas de explosivos utilizados na construção da PCH Carangola e também a vazamentos na tubulação de água do antigo DAE, tubulação essa construída há décadas, contribuíram para o aceleramento da deformação da área, fato que culminou com o deslocamento de grande quantidade de terra em abril de 2011, vindo a derrubar postes condutores de energia e destruir e comprometer a estrutura física de diversas residências, deixando inúmeras famílias desabrigadas e bloqueando a principal entrada na cidade.
A situação foi grave por demais, pois o desastre deixou Carangola por quase 30 dias sem acesso por sua via principal que leva aos Hospitais, Faculdades e Centro Comercial e só não se estendeu mais devido à determinação do Prefeito Patrick Drumond em assumir a obra.

Diversas máquinas e caminhões
trabalharam para a retirada da terra.
Diversas máquinas e caminhões trabalharam para a retirada da terra.O Prefeito Patrick Drumond, recebeu técnicos da Defesa Civil, do DER/MG e também da Universidade Federal de Viçosa que estiveram no local para avaliar a situação. Além do mais, o Prefeito tentou junto ao Governo do Estado que fosse retirada a terra com o máximo de urgência para normalizar a situação que estava trazendo sérios prejuízos para o Município. Face à morosidade de todo o processo, o Prefeito não viu outra alternativa senão arcar com a retirada de mais de 12 mil caminhões de terra, contratando caminhões e máquinas pesadas para a execução do serviço.
A Prefeitura de Carangola assumiu as despesas com o aluguel de residências para os desabrigados e, segundo a Assessoria do Prefeito, "está viabilizando a construção de novas casas" para aqueles que perderam as suas.
"Durante todo o processo muitos daqueles políticos que apregoam pelas ruas da cidade gozar de prestígio juntos aos Governos Estadual e Federal, sequer estiveram em Carangola para solidarizar-se com os afetados e a população que sofria com a interdição de sua principal entrada", alega um dos Assessores do Prefeito ao comentar que "é fácil andar dizendo pelas ruas que o Prefeito está fazendo menos do que o esperado, esquecendo-se que ele teve a coragem de arcar com uma obra de tal magnitude a fim de não deixar Carangola isolada, prejudicando aos Hospitais, Faculdades, ao Comércio local e toda a população".
O Prefeito Patrick Drumond garante que, ao contrário de que muitos dizem, o povo não tem "memória curta" e sabe muito bem "os esforços que fizemos para normalizar a situação e o que estamos fazendo para a realização de diversas obras e projetos a favor de Carangola, apesar do curto espaço de tempo e da situação financeira e administrativa em que assumimos a Prefeitura".

Prefeito de Faria Lemos cai na folia e vem à frente da Escola Azul e Branco

O Prefeito Clerinho e a Primeira-dama
 Suely desfilaram à frente da Escola.

O Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho e sua esposa Suely, de Faria Lemos, são dois dos Fundadores da Escola Azul e Branco, vem ká meu bem, que neste ano trouxe como homenageado Jonas Bexiga.
Clerinho é o único Prefeito da região que desfila em uma Escola de Samba, mostrando seu gingado e animação, incentivando aos foliões seguirem a Azul e Branco.
Outra tradicional Escola de Samba de Faria Lemos é a Unidos de São Mateus, que apresentou-se  sob o comando de Qualhada, nos dias 18 e 20.
A Azul e Branco apresentou-se nos dias 19 e 21, com Alegoria, a Bateria Nota 10 e participação maciça dos farialemenses, que cantavam junto com a escola o refrão do samba em homenagem a Jonas Bexiga.

O Secretário de Turismo Dê trouxe
 para a Avenida o "Boi do Ricardão".
Na Comissão de Frente da Escola o Secretário de Turismo Wanderson Braz (Dê), Sebastião (Baleia) e Andréa, seguidos logo atrás pelo Prefeito Clerinho e Suely. Quem também caiu na folia foi o vice-Prefeito Armandinho e sua esposa Maria Helena. O Carnaval farialemense é, como todos dizem, um Carnaval da família local e que recebe muitos visitantes durante esse período.
Além das escolas, o Carnaval de Faria Lemos teve na abertura a presença de Pardal Meirelles que, juntamente com a Corporação Musical José Ferreira reviveu as marchinhas dos antigos carnavais fazendo com que crianças, jovens e mais velhos brincassem a valer.


As famílias farialemenses compareceram
e acompanharam os desfiles.
Os Blocos dos Pijamas, as Piriguetes, Depois da Cachaça eu falo, Faria Lemos, Esquenta e das Raparigas também arrastaram os foliões pela Avenida do Samba, da mesma forma que o Boi do Ricardão animou os foliões.
Qualhada veio à frente da Escola
Unidos de São Mateus.
Além dos desfiles das Escolas, Blocos e Boi do Ricardão, também apresentaram-se as Bandas Swing da Bahia, o Grupo Só Pantas e a Banda Expresso 22. O Carnaval farialemense foi promovido pela Prefeitura Municipal com o apoio da Câmara Municipal.

Carnaval de Carangola superou as expectativas

A multidão seguindo o Bloco do Borel.
Vitor Hugo coordenou o Carnaval
e esteve presente todo o tempo.

Numa promoção da Prefeitura Municipal de Carangola, que tem à frente o Prefeito Patrick Drumond e organização do Departamento de Cultura, através de Vitor Hugo Cosenza Neves, o Carnaval de Carangola deste ano superou as expectativas reacendendo a luz dos antigos e bons Carnavais. Só faltou, segundos os mais tradicionais, o Desfile das Escolas de Samba.
Uma exposição fotográfica, “Carnaval é História”, realizada no Museu Municipal de Carangola, de 06 a 10 de fevereiro, anunciava a chegada do Carnaval 2012, que teve sua abertura oficial no dia 16 com a apresentação do tradicional Bloco do Baba, abrilhantado pelo som de Marquinhos Miragem.



Caricatas desfilaram à frente dos Blocos.
Os Blocos Carangola Bão Demais, Borel, Jacaré, Mocidade Independente do Triângulo, e Amigos do Santo Onofre, apresentaram-se na Passarela do Samba de 18 a 21, arrastando centenas de foliões, com muito samba no pé e,  no caso do Jacaré, a apresentação dos tradicionais Boi do Jacaré, tombado como Patrimônio Cultural de Carangola e os bonecos e mulinhas.
Também se apresentaram na Passarela do Samba as Bandas Swing Braga Boys, Comodor’s, Beto Kauê, Na Levada, Pegada Ousada, Marquinhos Miragem e o tradicional Tá Quem Guenta.
Durante os quatro dias do carnaval a Passarela do Samba ficou tomada por milhares de foliões que exaltaram a organização, as novas barracas de venda de bebidas e comidas e principalmente a praça de alimentação onde Breno Almeida montou um forno a lenha, servindo pizzas e outros quitutes feitos na hora. O local foi visitado principalmente pelas famílias carangolenses que puderam sentar-se à mesa com seus filhos menores, fora do tumulto do Carnaval.

Tá Bom de Mais e multidão atrás do bloco.
As Polícias Militar e Civil estiveram presentes dando segurança ao Carnaval 2012, que neste ano homenageou Louzada, grande incentivador da cultura afro em Carangola.
A organização contou com a sonorização de Art Local e com o apoio na programação e montagem das barracas de Adrian Carlos, representado por Quequé.
A 75ª Cia Esp./PM, o Conselho Tutelar e o JCC, durante o período das festividades carnavalescas, realizaram uma campanha de prevenção e combate à venda ilícita de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de idade, tendo à frente como orientador o SD/PM Fábio.
Segundo o colunista social Manoelzinho Leal “este foi um dos melhores Carnavais dos últimos 20 anos”.

Pardal Meirelles agita o Carnaval de Faria Lemos

A cidade de Faria Lemos reviveu os antigos carnavais com as marchinhas cantadas por Pardal Meirelles, com a participação da Corporação Musical José Ferreira.
Pardal Meirelles alegrou os foliões no dia 17, quando o tradicional Bloco do Pijama abriu o  Carnaval daquela cidade.
A alegria foi geral e o povo cantou e pulou com grande euforia e até o Prefeito José Clerio Alves Terra - Clerinho e a Primeira-dama Suely relembraram os velhos carnavais ao som das marchinhas que contagiaram crianças, jovens e velhos.

Bloco do Baba abriu o Carnaval de Carangola

Braz Cosenza e a esposa Elisa fazem parte
dos Fundadores do Bloco do Baba.

Criado por um grupo de jovens irreverentes, o tradicional Bloco do Baba abriu o Carnaval de Carangola na Rua Santa Luzia, próximo ao Spaço Solar.
A apresentação e animação do Baba deu-se através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Carangola e o Spaço Solar, este sob a Direção de Janice Melo, numa organização do Departamento Municipal de Turismo, sob o comando de Vitor Hugo Cosenza Neves.
O Baba mantém a mesma irreverência apesar dos jovens que o criaram serem hoje jovens senhores, pais de família, que mantém a alegria, vestidos de mulheres em um carnaval familiar e cativante.


Milhares de foliões participaram, com o Baba,
da abertura do Carnaval.
Aberto a todo o público, o Baba recebe carangolenses e visitantes, sempre com muito carinho, fazendo com que todos se sintam em casa e quando acontece alguma confusão certamente é provocada por foliões embriagados ou desajustados, que, com a presença da Polícia Militar, logo tratam de se acomodar.
Este ano um grupo de baderneiros obrigou a música parar mais cedo, por questões de segurança. No entanto, o pessoal do Baba manteve-se animando a todos com sua alegria e irreverência.

Boi do Jacaré, um Patrimônio que se mantém vivo

Jacaré à frente do Boi que foi
batizado em sua homenagem.

O Boi do Jacaré, tombado como Patrimônio Cultural de Carangola, mantém viva uma antiga tradição iniciada no Bairro Caixa d'água.
Jacaré que dá o nome ao Boi é um afro-descendente que cuida com muito carinho do Boi e costuma, durante os dias de Carnaval, sair pelas ruas da cidade acompanhado de algumas "mulinhas", animando os foliões e principalmente a criançada estimulando o surgimento de outros bois e mulinhas.
A tradição do Boi já virou notícia dentro e fora de Minas Gerais e precisa ser estimulada e vem sendo seguida em outros Municípios da região, como Faria Lemos e Tombos.

Carga pesada vem comprometendo as principais vias de Carangola

Foi assustador assistir a passagem de uma carreta com três blocos de granito de cerca de 40 toneladas cada um  pelo centro da cidade de Carangola na Avenida Machado de Assis, Praça Getúlio Vargas, nas Ruas Antônio Marques, Dr. Juarez Quintão Hosken e Magalhães Queiróz e Avenida Capitão Antônio Carlos de Souza.
Qualquer pessoa de bom senso, mesmo que não seja técnico no assunto reconhece que não há calçamento que resista a tamanho peso.
Com o elevado preço dos combustíveis brasileiros e visando reduzir a distância e o custo no transporte, as referidas ruas têm servido de constante passagem de veículo pesados.
Ligando a BR 482 a MG 111, tais ruas não possuem uma estrutura adequada para receber tal volume de trânsito e de carga pesada sendo necessário o estudo de uma nova rota a fim de tirar do centro da cidade este tráfego pesado, principalmente pelo fato de que os veículos pesados que aqui passam, não deixam para o Município nenhum tipo de benefício ou lucro, apenas prejuízos em sua estrutura física.
Há muito a Folha vem alertando sobre esta questão sugerindo inclusive a construção de uma estrada que ligue a BR 482, próximo ao Distrito de Lacerdina à estrada Carangola-Caiana, fato que, além de tirar o transporte pesado do centro da cidade, faria crescer em 5 vezes o espaço do perímetro urbano de Carangola.

Trem Elétrico Tá Quem Guenta vai esquentar o início do inverno

O líder da Banda Tá Quem Guenta já esteve reunido com o Prefeito de Carangola Patrick Drumond, e o Diretor de Turismo, Vitor Hugo Cosenza Neves, acertando os primeiros detalhes para a realização do Trem Elétrico Tá Quem Guenta que deverá partir da antiga Estação Ferroviária até o Parque de Exposições Dr. Fernando Quintão Hosken.
Segundo anunciou João Francisco, a previsão é de que o evento aconteça no 3º sábado de junho, ou seja, no dia 16. O  músico promete realizar um evento da mais alta qualidade e lembra que “este é um antigo sonho que esperamos que seja realizado”.