quarta-feira, 15 de junho de 2011

EDITORIAL

A Era da Informática e da comunicação imediata trouxe, para a vida moderna, inúmeras vantagens, tendo em vista que hoje, qualquer pessoa que tiver acesso à Rede Mundial, seja no Brasil, na Europa, Estados Unidos e nos países asiáticos, tem informação em todos os níveis de forma igualitária.
Quem parece não acompanhar a modernidade a não ser para tirar proveito próprio são os políticos, ou melhor, alguns políticos, que ainda teimam em utilizar-se de práticas que não correspondem à realidade do mundo atual, e a vítima torna-se sempre a sociedade, principalmente a de menor poder aquisitivo, de baixa renda, a que mais precisa dos serviços de responsabilidade do Poder Público, quer na área de Saúde, Educação ou Segurança.
Ao eleger políticos demagogos, desonestos e não compromissados com sua terra e sua gente, o povo perde assustadoramente, tendo em vista que no mundo moderno o tempo é aquilo que existe de mais precioso, e se não acompanhamos a evolução e o desenvolvimento que mudam a cada momento, corremos o risco de, ao invés de crescermos, incharmos; ao invés de nos desenvolvermos, regredirmos; ao invés de melhorarmos a qualidade de vida, piorarmos.
Há pouco mais de dez anos passados, uma parte muito pequena da sociedade tinha carro, casa própria e poder de consumo. O Brasil cresceu, e numa proporção maior, cresceram os problemas. Nos grandes centros urbanos, o caos do Trânsito, a Saúde Pública precária, a Educação comprometida. E nos Municípios que são pólo em Comércio, Saúde e Educação? O que está sendo feito para evitar o caos? - Entende-se por caos o aumento no índice de criminalidade, o consumo abusivo de drogas, a piora no Serviço de Saúde, entre outros - Seria esta a pergunta ou a pergunta seria o que poderíamos fazer para evitar o caos?
Podemos e devemos evitar o caos sendo cidadãos mais ativos dentro da sociedade, fazendo-nos ouvir. Fazendo valer nossos direitos, lembrando sempre que ao lado deles devem vir nossos deveres.
Devemos ter como critério na hora de escolhermos nossos representantes para as Câmaras Municipais e os Chefes dos Executivos, Prefeitos. A imparcialidade, a análise de tudo a favor do nós e não como eles querem, a favor do eu, porque o eu sozinho dentro da sociedade será sempre uma presa fácil para os políticos mal intencionados, os corruptos, os hipócritas e mentirosos; já o nós não, o nós pensa no bem estar como um todo, na sociedade como um todo, sabendo que  só como um todo, todos estarão protegidos, todos cuidarão uns dos outros e, assim sendo, todos serão felizes e terão um lugar ao sol no desenvolvimento de sua comunidade desfrutando todos dos mesmos benefícios.
Albino Neves

Super-Universidade: Fafile mais próxima de se tornar um Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais

*Desde o governo de Hélio Garcia que a questão da incorporação total da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, por parte do Estado, vem arrastando-se. No entanto, agora, na gestão do Secretário Nárcio Rodrigues à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, começa a nascer em Minas, dentro do Projeto de Super Universidade com a Estadualização dos Campi da UEMG.
Dentro desse processo que já se encontra em fase bem adiantada são destacadas duas etapas fundamentais. A primeira, a decisão do ex-Governador Hélio Garcia, e a segunda, a passagem do Professor Aluízio Pimenta pela UEMG, destinando inúmeros investimentos que trouxeram significativas melhorias para as Universidades que aderiram à incorporação pela UEMG.
Ao longo desse período de mais de quase vinte anos, dez dos quais de "dormência", o processo de incorporação da UEMG nunca avançou tanto quanto nos últimos seis meses em que Nárcio Rodrigues está à frente da Secretaria, o que o tem credenciado como "o grande arquiteto da reformulação e reestruturação do Ensino Superior Estadual.
A fim de acelerar o processo, Nárcio Rodrigues, em atendimento à proposta do Governador Antônio Anastasia, criou o grupo de trabalho formado pelas Secretarias de Estado de Fazenda, Planejamento e Gestão e Ciência Tecnologia e Ensino Superior, com a participação da UEMG, da União Estadual dos Estudantes, da Advocacia Geral do Estado e das Unidades de Carangola, Campanha, Diamantina, Passos Ituiutaba e Divinópolis, com o objetivo de promover a estadualização da UEMG até 2014.
A idéia da criação do Projeto de Super Universidade, com a realização da Universidade Multi-Campi vem acelerando-se dentro da proposta de trabalho definida pelo Secretário Nárcio Rodrigues, a fim de solucionar de uma vez por todas a questão da estadualização que se arrasta há mais de vinte anos. Para isso, o Secretário determinou um cronograma rígido e de responsabilidade, com as garantias de que o encampamento das Unidades associadas seja gradativo e baseado em estudos técnicos e disponibilidade financeira, mas que garanta a estadualização das seis Unidades.
O Subsecretário de Ensino Superior, Professor Fábio Pimenta, anunciou a realização de inúmeras reuniões para que seja feito um levantamento em tempo hábil e que contenha todas as informações sobre pessoal, patrimônio passivo e ativo dos seis Campi a serem estadualizados, lembrando que não existe uma ordem de encampamento, mas vários fatores determinarão quem será o primeiro e o último, com a garantia de que todos serão estadualizados.
Face ao trabalho desenvolvido pelo Secretário Nárcio Rodrigues, a determinação do Governador Antônio Anastasia, os Presidentes das seis Unidades a serem estadualizadas dizem a uma só voz que "pela primeira vez o projeto de estadualização torna-se uma realidade factível, e não apenas um sonho" e garantem, da mesma forma, que lutarão "com todas as forças, pra transformar e fazer a unificação da grande Universidade Mineira" arrematando "e mostrar a qualidade que temos, em nossas Unidades, a Pesquisa, Extensão e Educação. Seremos pólos e excelência, e com isso ajudaremos Minas a crescer ainda mais".
O Presidente da Fundação FAFILE/UEMG de Carangola, Professor Braz Cosenza, que há vinte anos acompanha o processo de estadualização foi categórico ao afirmar "desta vez é para valer. Particularmente nunca vi tanta garra, vitalidade e determinação de uma equipe e uma ação de Governo em prol do Ensino Superior mineiro" enfatizando "não tenho dúvidas de que em breve Carangola e as outras Unidades associadas contarão com um ensino 100% gratuito".
Braz Cosenza, em conversa com o Secretário de Estado Nárcio Rodrigues lembrou que "a estadualização representa a redenção de Carangola e da região que foi uma das mais ricas no passado e que hoje sofre com a falta de oportunidades". O Presidente disse ainda que até os anos 60 a região de Carangola possuía um dos maiores PIBs de Minas Gerais, e que hoje tais índices são similares à regiões do norte do Estado. Mesmo assim, Carangola continua sendo referência regional na Educação, Saúde e prestação de serviços, além de estar situada numa posição estratégica na temática ambiental e turística. Para Braz Cosenza a estadualização tornará a região em um referencial educacional de Minas Gerais, gerando renda, qualidade de vida e oportunidade para o crescimento, enfatizando "temos como aliado dentro desse processo o Prefeito Municipal Patrick Drumond, que não medirá esforços para ajudar no processo de estadualização, pois durante três anos foi o Diretor Executivo da Fundação FAFILE".
A FAFILE/UEMG possui cerca de mil alunos e a estadualização vai propiciar a criação de novos cursos e, consequentemente, o crescimento do número de alunos, lembra o Diretor Executivo da Unidade, Professor Eduardo  Pinheiro.
A unificação da UEMG representa um marco na política educacional de Minas Gerais "pois nos tornaremos uma 'Super-Universidade'. A terceira Universidade do Estado, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Viçosa. Serão 3 mil Professores, a grande maioria com Mestrado  e Doutorado e mais de 20 mil alunos e uma capilaridade em várias regiões de Minas, de norte a sul" afirma o Professor Dijon Morais, Reitor da UEMG.

Ciclistas de Norte a Sul do Brasil estão inscritos no Bike Luz 2011


*Dezenas de ciclistas de vários estados do Brasil estão inscritos no Bike Luz 2011 que acontece no período de 3 a 6 de julho, promovido pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ, presidida por Albino Neves e o Clube de Cicloturismo do Brasil, dirigido por Rodrigo Teles e Eliana Garcia, em parceria com a Operadora de Turismo Rastro de Luz, de propriedade de Vitor Hugo e Clarissa Assef. O evento conta com o apoio da Casa de Caridade de Carangola, Tecno-Med Tecnologia em Medicina, JS Diagnósticos - Laboratório de Análises Clínicas e Cardiomed - Diagnóstico Cardiológico não. Também apoiam o evento a Malharia Nilcolor e a Vitrine da Arte.
Albino Neves, Rodrigo e Eliana farão no dia 3 uma breve apresentação sobre o evento, que receberá as Bençãos do Padre Francisco Célio da Rocha, pároco de Tombos.
A reunião dos participantes acontecerá na base da Cachoeira de Tombos, 5ª maior em queda d'água do Brasil  onde está localizado o Monumento Itatuitim Ruas mum dos 5 monumentos erquidos pela ABRALUZ e esculpidos pelo escultor Afonso Barra. Os outros estão em catuné, Pedra Dourada, Faria Lemos e Carangola
Na base da cachoeira será servido um café da manhã aos participantes pelo secretario de turismo de Tombos, Alessandro Moreira.
O Caminho da Luz é uma rota de peregrinação que tem início na cidade de Tombos e termina em Alto Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira, 2892m.
Após percorrerem os 3 dias da rota de peregrinação muitos  ciclistas dormirão em Alto Caparaó para subir o Pico da Bandeira, sendo a expedição organizada pela filial da Operadora Rastro de Luz em Alto Caparaó por Marlon de Amorim Pinto, sendo a subida acompanhada por Marlon e o guia Josias.

Projeto Cágado de Hogei é mostrado no Dia do Meio Ambiente

*Orientado pelo Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental - CECO, com a participação de 12 alunos estagiários do curso de Biologia da Favale UEMG, o Projeto Cágado de Hogei tem como objetivo monitorar, preservar e pesquisar essa espécie de cágado que está ameaçada de extinção e que ocorre no Rio Carangola no perímetro de Carangola a Tombos, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o CECO, através de seu criador, o Professor Braz Cosenza, que coordena a parte de Botânica, sendo que a  Coordenadora Executiva é a Pesquisadora Glaucia Drumond, da Biodiverse.
O cágado de Hogei está entre as 25 espécies de tartaruga de água doce que estão ameaçadas de extinção no mundo, sendo que no Brasil esta é a única que entrou nesta lista.
Face à importância da preservação do Cágado de Hogei, que ocorre com maior incidência no perímetro que liga Carangola a Faria Lemos, este trecho, segundo o Professor e Pesquisador Braz Cosenza, vai ganhar uma RPPM para proteção da espécie, reserva esta patrocinada pela Brasil PCH como forma de compensação ambiental.

Pensamento

"Quem ama, ama sempre e se um dia alguém disser que já amou e não ama mais é porque o amor nunca existiu. O Amor é a plenitude de um sentimento e o sentir existe no interior do ser impregnado na memória das células, da vida e da alma".
 Albino Neves

Carga pesada passa pelo centro de Carangola e pode comprometer estrutura de casas

*A presença de empresas que estão trabalhando para o minerioduto Minas-Rio, da exploração de blocos de granito na região, o transporte de máquinas pesadas e de pedras (brita), tem trazido para Carangola o tráfego de veículos pesados pelas ruas do centro da cidade, veículos estes com 6, 8 e até 10 eixos, transportando dezenas de toneladas de material.
Tal realidade, aliada ao crescimento de Carangola e região, clama de forma urgente que medidas sejam tomadas para que o transporte de cargas pesadas seja retirado do centro da cidade, a exemplo do que ocorreu na vizinha cidade de Manhumirim e que também ocorre na cidade de Tombos.
É preciso que seja viabilizada, com o máximo de urgência, uma via alternativa para tirar o trânsito pesado do centro da cidade, tendo em vista que o constante tráfego de veículos pela Av. Machado de Assis, Rua Wady Mergh, Rua Antônio Marques, Rua Dr Juarez Quintão Hosken e Av Capitão Antônio Carlos de Souza pode comprometer a estrutura das residências e lojas comerciais existentes ao longo desse trajeto.
Outro fato que deve ser observado é a passagem de alguns caminhões com 3 e até 4 eixos, carregados, e máquinas pesadas pelas principais vias da cidade, tais como Ruas Pedro de Oliveira e Marechal Deodoro que, da mesma forma, podem comprometer, com o passar do tempo, a estrutura das habitações existentes nas referidas ruas.
A alternativa para o transporte de mercadorias para o centro da cidade deve ser veículos com 2 eixos que recolheriam as mercadorias nas entradas da cidade evitando que veículos com mais quantidade de eixos tivesse que transitar pelas principais vias comprometendo a estrutura física dos imóveis e também o trânsito no centro da cidade.

Carangola recebe novo paisagismo

*A Secretária Municipal Márcia Campelo vem desenvolvendo um trabalho de remodelamento no paisagismo de Carangola, melhorando os jardins e espaços públicos das entradas do Município e também no centro da cidade com diversas plantas, o que vem dando um novo aspecto visual na cidade de Carangola.
Na Av. Capitão Antônio Carlos de Souza foi realizado o projeto de jardinagem, visando, além do embelezamento daquela via, a proteção de barrancos ali existentes.
Márcia diz que para que o projeto paisagístico possa manter-se dando um novo aspecto para Carangola, é necessário que todos os carangolenses sejam cuidadores e fiscalizadores do mesmo.

Situação da MG111 fica pior a cada dia que passa

*Apesar dos reparos feitos no asfalto da MG 111 que liga Carangola a Tombos (Divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro), alguns pontos continuam críticos, colocando em risco o tráfego de veículos e até mesmo de interdição da estrada, como são os pontos próximos à fazenda do Dr. Fernando Campos e após o trevo de Faria Lemos.
Próximo à fazenda do Dr. Fernando Campos, há mais de quatro anos, a Folha chamou a atenção do DER/MG para uma erosão ali existente, erosão esta que tem crescido ano a ano e que, como consequência, já apresenta algumas rachaduras cobertas com massa asfáltica, mas que não resolvem o problema que avança em direção à parte inferior do asfalto e que, se não for devidamente cuidada, corre o risco de desabar.
Já após o trevo de Faria Lemos, a ruptura do asfalto tem sido progressiva e ao invés de solucionar o problema, o DER/MG tem apenas estendido a marcação indicando a ruptura e o perigo para aqueles que trafegam pelo local.

Estrada de Faria Lemos serve de depósito de lixo e entulho

*A estrada velha que liga Carangola a Faria Lemos tem servido de depósito de restos de construções, terra, podas de árvores e outros tipos de entulho, fato que está tomando proporções que certamente poderão comprometer o meio ambiente naquela área, além de prejudicar aqueles que trafegam por aquela estrada.
O descarrego vem sendo feito por carroças, caminhonetes e caminhões, inclusive veículos oficiais que deveriam ser os primeiros a darem exemplo de como não trazer prejuízos para o meio ambiente e para aqueles que transitam por aquela via.
Seria de bom grado que a Administração Pública instalasse naquele local uma placa de sinalização proibindo que o mesmo continue servindo de "bota-fora".

Pedra Dourada lança revista publicitária

*A Prefeitura Municipal de Pedra Dourada lançou na semana passada uma revista colorida com 20 páginas falando sobre as conquistas do Governo Municipal, as festas comemorativas, a APA e os principais atrativos turísticos daquele Município, que tem à frente da sua Prefeitura o Prefeito Silvanir Simplício de Andrade, e como vice, Márcio Gonçalves Carrara.
A revista  é toda em policromia e papel couché e, segundo o Prefeito, foram impressos 3 mil exemplares com o objetivo de divulgar o potencial da cidade.

Tombos sediará o Concurso Rainha do Café em 2012

*Desde que assumiu o Departamento de Turismo de Tombos, Sandro Moreira inseriu a cidade de Tombos no Concurso Rainha do Café de Minas Gerais.
Em 2004 Sandrinho levou, para participar do concurso, Gabriela Maria dos Santos Assis. Em 2005, Meire Cordeiro Cardoso, em 2006 Izabela Ferreira de Morais, em 2007 Izabela Guerra de Almeida, em 2008 Maíra Cassiano de Oliveira, em 2009 Munique Gonçalves Cortat Vicente, tendo esta sido a Rainha do Café do Estado de Minas Gerais daquele ano, em 2010 Ana Paula Lopes Cruz e em 2011 a concorrente ao título será Betânia Nery Bianchini.
O Município de Tombos sediou a 7ª Edição do Concurso Rainha do Café em 2007, quando foi vencedora Maíra Zurino, da cidade de Arcos. Na ocasião, o tema do concurso foi o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que tem início naquela cidade.
O Coordenador do Concurso Rainha do Café de Minas Gerais é Domingos Anastácio Neto, estando a Coordenadoria Regional a cargo de Sandro Moreira que promete, a exemplo do que aconteceu na 7ª edição, realizar um trabalho, em Tombos, de qualidade exemplar.

Mais de 300 motos participaram do encontro de Trilheiros de Carangola



*Mais de 300 motocicletas dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo participaram, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, do 5º Encontro de Trilheiros, promovido pelo Trail Clube de Carangola, presidido por Armando Cesar Peron.
A reunião dos trilheiros deu-se no Parque de Exposição Dr. Fernando Quintão Hosken, tendo os mesmos se deslocado para o centro da cidade onde foram saudados pelo Prefeito de Carangola Patrick Drumond e receberam a Bêncão do Padre Juciano Ricardo.
Após a Bênção, os trilheiros rumaram para a Comunidade de Conceição, retornando para o Parque de Exposições onde foi realizada uma grande confraternização.

Bebi da Água Santa na grota da rocha da montanha

Bebi da Água Santa na grota da rocha da montanha e, nu, banhei-me na cachoeira surpresa.
E a lavagem se fez de dentro pra fora e no caminhar nas trilhas mineiras, limpo minha mente.
Na harmonia com a mãe natureza, respeito meus limites e me compreendo por inteiro.
Assumo meus vícios e pecados na espera de um novo ser me tornar.
Aos amigos sinceros, abro meu coração e dos que não sinceros são,
entendo as diferenças e tento a conquista.
Deito-me embaixo de árvore majestosa, oro e sonho mundo melhor.
Onde haja alegria no viver da partilha da comunhão dos povos.
Em que as diferenças sejam apenas mais um motivo de crescimento cultural.
E que a troca seja justa e todos vivamos na mais profunda harmonia.
Os pássaros revoam acima de mim em canto suave e profundo.
Lembram-me das coisas boas do mundo e me acordo descansado.
Olho de lado e lindas flores de todas as cores é o que vejo.
E desejo a mistura racial onde todos tenham vez e lugar.
Onde o projeto de vida simples é Amar, Amar e Amar.
E vivo e acordado sigo o Caminho Sagrado que me foi designado.
Agradecido pela bela senda, um presente do Pai.
E no subir da alta montanha elevo meu Espírito na luz de um novo dia,
onde nada há para se perdoar e nem por perdão implorar.
É só descer e nova vida começar sem esquecer-me dos aprendizados passados.
                                 Caco- Senda Luminosa -18/04/2011

Passos de Anchieta: 14ª edição vai acontecer de 23 a 26 de junho

*A Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta - ABAPA, já tem tudo pronto para a realização da 14ª Edição dos Passos de Anchieta, rota de peregrinação que tem início na Catedral de Vitória, capital do estado do Espírito Santo e término em Anchieta, antiga Vila de Rerigtiba.
O primeiro dia de caminhada tem 25 km. Vai de Vitória à Barra do Jucú. Já no segundo dia, dalí até Setiba (28 km). No dia 25 os andarilhos caminham de Setiba à Meaípe (24 km) e, encerrando, no último dia, de Meaípe à Anchieta (23 km). Os interessados em participar podem acessar o site http://www.abapa.org.br/.

Temos muito que aprender com o Japão

*O Tsunami que atingiu o Japão devastando grande parte daquele país deixou o mundo perplexo, tamanho foi o furor das águas.
Apesar das grandes perdas materiais, do vazamento radioativo, das mortes e devastação, o Japão deixou para o Ocidente uma grande lição de vida e dela 10 coisas precisam ser aprendidas com o Japão e o povo japonês: 1- A calma - Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando 'que havia perdido tudo'. A tristeza por si só já bastava; 2- A dignidade - Filas disciplinadas para água e comida, nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo; 3- A habilidade - Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram; 4- A solidariedade - As pessoas compravam somente o que realmente precisavam para o momento. Assim, todos poderiam comprar alguma coisa; 5- A ordem - Nenhum saque à lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão; 6- O sacrifício - 50 trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da Usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados? 7- A ternura - Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos; 8- O treinamento - Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado; 9- A imprensa - Mostraram enorme discrição nos boletins de notícia. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos; 10 -A consciência - Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saíam calmamente. Nenhum arrastão contra o povo ou para roubar o comércio.
É evidente que se nos basearmos em exemplos que dão certo e que são bons para todos e não apenas para alguns, certamente o Brasil e os brasileiros poderão um dia ter uma vida muito melhor. Para isso, precisamos apenas entender essas 10 ações e colocá-las em prática em nossas vidas.

Secretaria de Saúde inicia reparo no PS de Santa Maria

*A Secretaria Municipal de Saúde de Carangola, após a publicação da matéria "Posto de Saúde do bairro Santa Maria encontra-se fechado ha um ano" feita na Edição de 15 de maio, cumprindo o que havia sido anunciado pela secretária, Drª Conceição Verdini, tiveram início as obras de reforma daquele PS pra que o mesmo possa voltar dentro em breve a funcionar e atender aos moradores daquele bairro e região.
A realização da reforma e do remodelamento paisagístico fazem parte de um compromisso assumido pelo Prefeito Patrick Drumond, de Carangola, com a população dos bairros Santa Maria e Pendura Saia e região.

Trator doado pela Anglo esta trazendo benefícios para o homem do campo

*O trator, com vários implementos, doado para a Prefeitura Municipal de Faria Lemos pela Anglo Ferrous, empresa responsável pela construção do minerioduto Minas-Rio como compensação ambiental tem sido, segundo informou o Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho,  de "grande valia, tanto para a realização de trabalhos na infra-estrutura do Município, como para o homem do campo".
Clerinho lembrou que durante o período das águas, graças ao trator recebido, foi possível manter o escoamento da produção leiteira do Município e que no período da seca, o trator vem ajudando na feitura de estradas, terreiros de café, abertura de valas e inúmeros outros serviços de auxílio ao homem do campo, tendo em vista que "a principal fonte de renda do Município é proveniente da produção agropecuária que, inclusive, abastece as principais indústrias, fontes de maior arrecadação".

Carangola comemora Dia do Meio Ambiente com extensa programação

*A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carangola realizou, no dia 5, a comemoração do Dia Nacional do Meio Ambiente, que teve como ponto alto o lançamento, em Carangola o Projeto do Cágado de Hogei.
A programação aconteceu na Pça. Cel Maximiano, onde foram montadas barracas, houve apresentação do folclore popular e da Lira 21 de Abril, tendo sido sorteados, após a Missa celebrada pelo Padre Toninho no Santuário de Sta. Luzia às 18 horas, vários prêmios para a população. Também receberam prêmios os vencedores dos concursos de desenho e frases alusivos ao Dia do Meio Ambiente.
A tenda da biodiversidade atraiu estudantes e visitantes, que puderam ver um pouco das riquezas da região e que ali foram expostas.

Contribuinte pode conseguir cancelamento

*Está tramitando no Congresso Nacional, desde 2001, o Projeto-lei nº 5476, que visa cancelar a taxa telefônica de R$ 40,37(residencial) e R$ 56,08 (comercial).
O projeto que já se arrasta há 10 anos pode ser acelerado e votado com maior agilidade e, para isso, é necessário que o cidadão se manifeste a favor do mesmo.
O cidadão brasileiro pode se manifestar de segunda a sexta feira, das 8 às 20 horas através do telefone 0800 61 9619 que é da Câmara dos Deputados Federal. Quando a secretária eletrônica atender, digite 1, logo depois, digite novamente 1 e, por fim, outra vez o número 1. Desta forma o cidadão terá votado a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.
Lamentavelmente, os grandes meios de comunicação de massa, TV e rádio, não dão a devida dimensão ao assunto fazendo tal veiculação, pois, se assim o fizessem, como a Folha o está fazendo, certamente o projeto já não estaria tramitando na Comissão de Defesa do Consumidor e  já teria sido aprovado e os brasileiros teriam sido isentados desse encargo descabido.
O que é preciso fazer é uma verdadeira corrente, divulgando tal notícia entre os parentes e amigos e também nas redes sociais da Internet, tendo em vista que o cidadão gasta menos de um minuto para fazer a ligação e seguir tal processo.

Deputado Sebastião Costa quer mudanças a favor dos municípios

*Depois de promover, na Assembléia Legislativa, um intenso debate sobre a transferência de recursos da União para os Municípios, o Deputado Sebastião Costa considerou a medida proposta pela Caixa Econômica, de simplificação da planilha a ser apresentada pelos Municípios," um avanço importante e uma oportunidade para reivindicar novas medidas de fortalecimento dos Municípios".
Essa nova modalidade de transferência foi anunciada pela própria CEF na reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização (requerida por Costa), quando foi informado, também, que, pelo novo sistema, as etapas a serem cumpridas pelas Prefeituras se reduziram de 21 para 11 as tarefas-base para conseguir os implementos financeiros federais específicos - uma vez que a medida atinge exclusivamente os repasses feitos a título de cooperação.
O Deputado explicou que "a simplificação proposta se tornará norma com uma Portaria Interministerial, onde os Ministérios manifestarão sua concordância com essa simplificação". Presente ao debate, o Relator da LDO Federal, Deputado Federal Márcio Reinaldo manifestou sua posição favorável à simplificação e afirmou que, caso os Ministérios não se manifestem sobre o tema proposto, ele fará inserir no texto de seu parecer a permissão legal para que a planilha seja simplificada.
Ao fazer um balanço do debate solicitado por ele, o Deputado Sebastião Costa voltou a afirmar que "são necessárias mudanças constitucionais urgentes para que o princípio federativo volte a vigorar nos moldes democráticos, isto é, sem o atual engessamento financeiro dos Municípios e dos Estados".  Contudo, considerou a medida anunciada como "um avanço significativo, diante da extrema penúria em que se encontram os Municípios brasileiros".  Ele assinalou, ainda, que continuará "lutando pelo fortalecimento dos Municípios, que são a base dos sistemas democráticos mas que foram esquecidos pelos atuais Gestores da União".
Durante a reunião na Assembléia Legislativa, também falou o Presidente da Casa, Deputado Dinis Pinheiro, criticando a concentração de recursos nos cofres da União, e o Presidente da Comissão, Deputado Almir Paraca.

Agência fazendária esta "à caça" de empresas que prestam declaração falsa

*Em nota distribuída à imprensa através da Agência Fazendária de Carangola,o Delegado Fiscal de Trânsito Cássio Grayson, de Ubá e a Delegada Fiscal Ângela Cristina, de Juiz de Fora, alertam sobre o Programa de Educação Fiscal que tem como objetivo geral "a promoção e a institucionalização da prática da educação fiscal para o pleno exercício da cidadania, sensibilizando o cidadão para a função sócio-econômica do tributo, levando à sociedade conhecimentos da Administração Pública e incentivando o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos".
A Superintendência Regional da Fazenda de Juiz de Fora, através das Delegacias Fiscais e Fiscais de Trânsito, tem realizado uma operação em massa "visando conferir a real situação das empresas cujas DAPI têm sido entregues sem informação de movimentação comercial". Para isso tem usado o cruzamento de operações de fornecedores com base nas informações prestadas pelas administradoras de cartões de crédito.
A operação e conferência não têm prazo para acabar, pois, segundo a Superintendência, "visa inibir a prática fraudulenta, prevista como crime pelo Código  Penal".
A Superintendência tem alertado aos contribuintes e contabilistas que os representam para a responsabilidade da declaração que prestam ao Fisco Estadual e fazem um alerta que "criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante constitui crime de falsidade ideológica".
No próximo mês a Superintendência alerta que fará um novo levantamento com base em novas informações junto aos arquivos SINTEGRA e declarações das Administradoras de cartões de crédito. Enquanto isso não acontece, a Superintendência informa que "os contribuintes têm a oportunidade de buscar providenciar a regularização de suas informações, bastando para isso que procurem seus contabilistas e peçam que suas DAPS sejam corrigidas e eventuais débitos tributários recolhidos".

Prefeito prepara infra-estrutura para loteamento popular

*Além de realizar o sorteio que contemplou 64 famílias de baixa renda na aquisição de lotes para a construção de casas, o Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho, Faria Lemos - está preparando toda infra-estrutura de ampliação do bairro São Mateus, onde estão localizados os lotes doados pela Prefeitura.
Clerinho garantiu que ali serão instaladas redes de água e esgoto, energia elétrica e, em breve, calçamento, e que o Deputado Estadual Bráulio Braz já está viabilizando junto ao Governo do Estado, através de Emenda Parlamentar, a inclusão de R$ 400 mil para ajudar na construção das casas populares. Outro fato citado pelo Prefeito é de que com a infra-estrutura e o título de propriedade dos lotes, os beneficiados poderão também adquirir financiamento através do programa Minha Casa, Minha Vida e concluiu "esperamos que até o final do nosso mandato pelo menos 90% da população tenha seu lote para transformar o sonho da casa própria em realidade".

Prefeitura adianta obras de infra-estrutura para

*Apesar do Prefeito de Carangola Patrick Drumpond ter anunciado que logo após o período das chuvas iniciaria as obras do asfaltamento da estrada que liga Carangola à Lacerdina, o mesmo viu-se impossibilitado de cumprir com o que estava planejado devido ao desabamento ocorrido na Av. Capitão Antônio Carlos de Souza dia 8 de abril, que obstruiu aquela principal via de acesso à cidade de Carangola e de onde foram retirados mais de 10 mil caminhões de terra durante mais de 20 dias de trabalho executados por 4 escavadeiras, 1 patrol, 4 carregadeiras e mais de 20 caminhões. Durante esse tempo, o tráfego foi desviado para a Av. Juca de Souza, estrada que liga Carangola à Lacerdina.
Tão logo foi desobstruída a Av. Capitão Antônio Carlos de Souza, Patrick determinou a imediata reconstrução do asfalto, iniciando pela feitura da Rede de Captação Pluvial e das caixas para recebimento da água, a fim de evitar que o asfalto continuasse recebendo grande quantidade de água, tendo sua vida útil reduzida.
Patrick também determinou a renovação de todo sistema de iluminação pública daquela estrada.
O Prefeito havia prometido aos moradores que faria uma calçada paralela ao asfalto a fim de dar maior proteção para aqueles que transitam pela referida via. Isso vai ocupar parte do asfalto e, se por um lado o Prefeito visa proteger e dar maior segurança aos pedestres, por outro lado já existem pessoas fazendo um movimento para que  não haja redução na via asfáltica.
"Estamos fazendo um trabalho visando maior durabilidade do asfalto, escoamento da água, segurança do cidadão, enfim, cumprindo com aquilo que ficou acordado em nossas reuniões com a comunidade, pois para nós a vida e a segurança estão em primeiro lugar" destacou o Prefeito Patrick Drumond.

Tombos se prepara para o desenvolvimento urbano

*A transferência do Parque de Exposições de Tombos para as margens da MG 111, próximo ao trevo, com sua nova estrutura, assinala para o Município de Tombos uma nova rota para o desenvolvimento urbano, tendo em vista que no outro extremo da cidade o bairro São Sebastião já ocupa todo o espaço urbano disponível.
A Assessoria do Prefeito Ivan Carlos de Andrade anunciou que o chefe do Executivo Municipal pretende estender, do bairro Quebra Copos até o novo Parque, um local para caminhadas e que está prevista na estrutura do Parque uma área para Exposição de artesanato e de produtos agropecuários do Município, para que a área não fique ociosa durante o ano e que isso vai ajudar na extensão do desenvolvimento urbano para aquele local, tendo em vista que no meio do trajeto encontra-se a entrada que dá acesso à Cachoeira de Tombos, que dá nome ao Município e que é seu principal atrativo turístico.

Projeto Barraginhas visa ajuda o meio ambiente e o produtor rural

*Um dos maiores problemas do mundo moderno é a questão da água, que é um dos principais elementos na manutenção da vida do ser humano.
A Fundação Banco do Brasil vem realizando em todo país o Projeto Barraginhas, que consiste na abertura de pequenas bacias com 16 metros de diâmetro e 1,80 metros de profundidade, a fim de, através desses mini açudes, armazenar, no período das chuvas, aproximadamente 150 metros cúbicos de água, o equivalente a 15 caminhões pipa. O armazenamento da água traz, como conseqüência, o crescimento do lençol freático, aumenta a proteção ambiental, evita os danos ambientais e torna o solo mais fértil.
O Município de Carangola firmou, através da Prefeitura Municipal, uma parceria com a Fundação Banco do Brasil, tornando-se um dos primeiros no estado a realizar esta parceria.
Segundo Assessoria do Prefeito Patrick Drumond, em Carangola serão construídas cerca de 300 barraginhas, sendo que dessas, cerca de 1/3 já foram construídas. Patrick destacou que Carangola é um Município com grande potencial agropecuário e que, por essa razão, seu governo tem dado atenção especial à zona rural, a fim de aumentar a produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida do homem do campo.

Justiça determina reforma da BR 482 que tantos prejuízos tem causado a Carangola

*Desde a época da construção da PCH Carangola que o trecho da BR 482, na altura do antigo motel Colina, vem sofrendo rebaixamentos sucessivos, colocando em risco a vida daqueles que trafegam por aquele trecho de rodovia  comprometendo até sua interdição, fato que chegou a ocorrer algumas vezes e que, como conseqüência, tem trazido, ao longo do tempo, sérios prejuízos para o comércio local, além dos acidentes e danos materiais causados a veículos. Por algumas vezes já aconteceu de veículos transportando grandes cargas ficarem presos na depressão asfáltica ali existente, tendo que ser retirados por máquinas pesadas ou caminhões guincho.
Após vários Ofícios enviados ao DNIT, sem obter uma solução para o problema, o Prefeito Patrick Drumond ajuizou uma representação junto à Justiça Federal solicitando daquele órgão o imediato início das obras naquele trecho da BR 482 alegando que o problema existe desde 2007 e que mais de 60% da pista já desabou, tornando a passagem estreita e perigosa.
Da representação impetrada pelo Prefeito em nome do Município, a Justiça Federal determinou que o DNIT executasse a obra imediatamente, imputando ao mesmo uma multa diária significativa. No entanto, aquele órgão recorreu da decisão judicial e, porisso o problema continua se arrastando apesar de que todos os proprietários de veículos automotores que por ali trafegam serem obrigados a pagarem o IPVA.
Um fato que torna-se incompreensível dentro do contexto é que o Governo do Estado de Minas sempre esquivou-se de ser responsável pela manutenção daquela rodovia mas mantém um contrato com o DNIT que credencia a Polícia Rodoviária Estadual a atuar como órgão de fiscalização no local, o que torna-se, no mínimo, incoerente, tendo em vista que não é oferecida a segurança necessária por parte do Estado àqueles que trafegam pela rodovia. No entanto, cobra-se deles o cumprimento de deveres, sendo que direitos e deveres não devem estar separados, mas sempre caminharem juntos.
O Prefeito Patrick Drumond destacou que a Prefeitura Muicipal de Carangola não pode fazer qualquer obra no local pois isso "foge à sua competência legal" e arrematou "quem continua perdendo com esse descaso a Carangola, aos carangolenses e principalmente ao comércio local, para nossa tristeza".

A Ciência e a Bíblia

Ciro Evangelista de Sousa - Biólogo  -    Região
A Bíblia nos informa acerca de um rei babilônico que se engrandecia e não reconhecia o poder nem a Soberania de Deus. Esse rei se chamava Nabucodonosor. Teve ele um aviso de Deus para que mudasse de vida. Mas, ele não atendeu ao aviso divino e, teve a sua natureza mudada.
No Livro de Daniel  4.29-33 lemos que: "... passeando sobre o palácio real de Babilônia, falou o rei, e disse: 'Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder, e para a glória da minha majestade?' Falava, ainda o rei quando desceu uma voz do céu: 'A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino. Serás expulso de entre os homens, e a tua MORADA será com os ANIMAIS DO CAMPO:' ... e foi expulso de entre os homens, e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas das águias, e as suas unhas como as das aves."
A humanidade precisa reconhecer que o céu domina; que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na eternidade passada Deus, antes de criar  o homem, já sabia que o mesmo pecaria contra Ele. Assim, preparou o meio de Salvação, que seria através do sacrifício do JUSTO, que é JESUS.
Não se pode mudar o que Deus estabeleceu. Deus estabeleceu que, a Salvação do pecador, seria através do SANGUE derramado de seu Filho Jesus. Romanos 3.22-25: "Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo JUSTIFICADOS GRATUITAMENTE, por Sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; a quem Deus propôs, NO SEU SANGUE, como propiciação." Salvação é de Graça, pela Fé.  Não é por obras.

Empresário não precisará mais de sócio

(*) Marco Antonio da Silva
EIRELI - Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada
O dia 1° de junho de 2011 marca o provável fim de um dos maiores apelos do empresariado brasileiro e dos advogados militantes no Direito Societário.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei 18/2011 (originado na Câmara dos Deputados), autorizando a criação de Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada. Ou seja, não será mais necessário ter ao menos duas pessoas para se montar uma empresa.
O empresário poderá, sozinho, constituir uma Pessoa Jurídica, gozando da proteção conferida pela separação entre o patrimônio do negócio e o seu pessoal.
Desta forma, acabará o uso de "laranjas" com pequena participação para criação de empresas.
Essa nova modalidade de pessoa jurídica permite ao pequeno empreendedor explorar atividade empresarial individualmente, sem colocar em risco seus bens particulares.
 O Projeto da Câmara, que institui na Legislação brasileira a modalidade de "empresa individual de responsabilidade limitada" foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, por unanimidade e deverá ir à sanção.
A proposta (PLC 18/11), altera o Código Civil (Lei 10.406/02), para incluir a Empresa Individual de responsabilidade limitada entre as entidades de direito privado. De acordo com o texto, esta nova modalidade de pessoa jurídica será constituída por apenas um titular e apenas o patrimônio da empresa constituirá seu capital social, correspondente, no mínimo, a cem vezes o valor do salário mínimo em vigor no país.
(*) Contador , proprietário do Escritório Contábil "Contécnica Assessoria Contábil",  e Delegado Seccional do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais