sábado, 30 de abril de 2011

Queda de casas deixa famílias desconsoladas



Tristeza e desolação com a queda das casas.
*O deslizamento de uma barreira no dia 08 de abril deu início a uma sucessão de deslizamentos de terra que deixou Carangola isolada em sua entrada pela Av. Capitão Antônio Carlos de Souza, nas imediações do bairro Pendura-Saia.
A Prefeitura Municipal de Carangola, a Defesa Civil e a Polícia Militar tomaram todas as medidas iniciais para que aquele desastre ambiental não virasse uma tragédia ceifando vidas humanas. Para isso retirou da área de risco 17 famílias, mais de 50 pessoas, que foram levadas para o antigo galpão do IBC, Ginásio Poliesportivo, na Av. Machado de Assis, no outro extremo da cidade.

Desde o dia 08 a terra não para de deslizar. Atravessou a Av. Capitão Antônio Carlos de Souza, destruiu postes de iluminação da CEMIG, padrões de água de luz e casas que encontrou pela frente, deixando várias famílias desalojadas e desoladas.
A quantidade de terra é tanta que não existe uma previsão para que seja retirada, tendo em vista que a terra, segundo orientação técnica, tem que ser retirada de cima para baixo.

A Prefeitura de Carangola não dispõe de homens, recursos e maquinários para executar o serviço e não fosse a ajuda do Governo do Estado certamente a situação se agravaria ainda mais.

Casas destruídas pelo deslizamento de terra.

Um fato lamentável no meio dessa tragédia é que muitos a utilizam politicamente na tentativa de desestabilizar e desacreditar o Governo Municipal com argumentos do tipo de que "a Camargo Correa teria oferecido maquinário, caminhões e homens para executar o serviço de retirada da terra e a Prefeitura não quis", o que é lamentável, tendo em vista ser uma forma vil de tripudiar sobre a desgraça alheia.

Membros do DER já estão fazendo a sondagem do terreno para saber seu real tamanho e a quantidade de água existente a fim de interromper o deslizamento de terra e, consequentemente, a destruição de outras casas.




A mais de um ano das eleições iniciam-se as especulações em Carangola


*Marcadas para 2012, as Eleições Municipais já começam a levantar em Carangola rumores sobre candidaturas e possíveis candidaturas e para isso o que não falta é imaginação e criatividade.

Luiz César Soares Ricardo e Eunice Soares,
ex-Prefeitos de Pedra Dourada.

O ex-Prefeito de Pedra Dourada, Luiz César Soares Ricardo, que na última eleição para Deputado teve uma votação significativa em Carangola surge na boca de muitos como pretenso candidato em Carangola e para isso tem gente que garante que, apesar de morar em Belo Horizonte, ele já comprou e/ou alugou casa em Carangola, da mesma forma que garantem que ele já transferiu o título eleitoral para Carangola e também vai realizar uma suposta separação matrimonial de sua esposa, ex-Prefeita de Pedra Dourada, Eunice Soares e que ela vai candidatar-se em Dourada e ele em Carangola. É tanto malabarismo e criatividade que não cabe nas mentes sãs.
Outro que já começa a rodear é o ex-Deputado e ex-Prefeito Paulo Pettersen, que tem residência na Rua Presidente Keneddy e que tem por costume aparecer na hora da eleição como candidato, apesar de não ter residência fixa em Carangola.
O que ninguém fala é sobre uma nova proposta administrativa que coloque Carangola no lugar de destaque que ela merece.
Fala-se também que os ex-Prefeitos Roberto Alves e Sebastião Carrara já não são mais inelegíveis e podem ser novamente candidatos nas próximas eleições.
A verdade é que Luiz Cesar SoaresRicardo, Paulo Pettersen, Roberto Alves e Sebastião Carrara não manifestaram suas candidaturas em Carangola, da mesma forma que Eunice Soares também não manifestou sua candidatura em Pedra Dourada.
Como se vê, as eleições de 2012 prometem muitas surpresas e a mais de um ano de sua realização já "borbulham no caldeirão político" as essências do que está por vir.
É esperar pra ver, como diz um velho político que aproveita o ensejo para citar o capitão Severino Fraga com sua célebre afirmação "Carangola é digna de melhor sorte".

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Situação do muro da Rua Dr. Juarez Hosken é preocupante

Muro na Rua Dr. Juarez Quintão Hosken
corre o risco de desabar em cima de
carros e transeuntes.
*Há cerca de um ano, parte do muro construído na Rua Dr Juarez Quintão Hosken, em Carangola, deslocou-se e vem apresentando risco de queda.
A cada dia que passa a situação agrava-se mais e sendo uma rua de grande fluxo de veículos a preocupação com a queda do muro e a possibilidade de atingir algum veículo ou pessoa que por ali esteja passando no momento da queda aumenta, tendo em vista que a poucos metros do local existe um semáforo que, quando está com sinal fechado para passagem daqueles que seguem pela Rua Dr Juarez Quintão Hosken em direção ao bairro Santo Onofre ou à saída da cidade, deixa os motoristas que estão em frente ao muro sem condições de "fuga", quer para frente ou para trás.
Diante do perigo da queda do muro o mais prudente seria interditar aquele trecho de rua para evitar uma tragédia. Entretanto, por tratar-se da única área que existe para passagem de veículos pesados, esta medida não deve ter sido adotada. Independente de se procurar quem é o culpado pela obra que ainda não foi concluída estar nessa situação, o fato é que medidas de precaução para garantir a vida dos cidadãos devem que ser tomadas com urgência.

Prefeito toma diversas medidas para tentar solucionar a questão do desabamento na entrada da cidade


Equipe do DER esteve no local fazendo a marcação
para o levantamento da água existente na área do desabamento.

*Desde que aconteceu o primeiro deslizamento de terra na Av. Capitão Antônio Carlos de Souza, entrada da cidade de Carangola pela MG 482 no dia 08, o Prefeito Patrick Drumond, acamado naquele dia, determinou a tomada de medidas urgentes para proteger os moradores do bairro Pendura Saia, pedindo ao Secretário de Planejamento João Paulo de Souza Machado que convocasse imediatamente o Sub-Tenente Maurílio da Silva Prado, Chefe da Defesa Civil, para que fosse imediatamente para o local a fim de tomar as providências necessárias.

João Paulo e Maurílio solicitaram a presença da Polícia Militar, que compareceu ao local notificando 17 famílias, cerca de 50 pessoas, a deixarem suas casas por questão de segurança.
Ainda no dia 08 houve remoção de terra por caminhões e máquinas da Prefeitura e também alugados, permitindo que o tráfego de veículos continuasse fluindo. No entanto, no dia 09, um novo deslizamento tomou conta de toda a pista, tendo o Prefeito determinado sua interdição até que seja sanado o problema.

No dia 11 Patrick Drumond foi para Belo Horizonte, onde encontrou-se com o Secretário de Estado de Obras Públicas, Deputado Carlos Melles, solicitando ajuda do estado, sob alegação de que o Município não dispunha de recursos, mão de obra e maquinário para resolver a questão. Obtendo do Secretário a garantia de que uma equipe do CEDEC/MG e do DER/MG chegariam a Carangola no dia seguinte para avaliar a situação, o que aconteceu.

Maquinas e caminhões do Governo do Estado
 estão trabalhando na retirada da terra.

Paralelamente, o Prefeito solicitou a presença de um especialista naquele tipo de desastre ambiental, tendo comparecido no dia 12 ao gabinete o Prof. Enivaldo Minetti, da Universidade Federal de Viçosa, ocasião em que também compareceram ao gabinete o Sargento Fagundes (CEDEC), o Geotécnico Carlos Eduardo Sales e José Flávio Santos, ambos do DER.
Na reunião do dia 12 o Prefeito Patrick aproveitou para anunciar que estava contando com uma estrutura do Governo do Estado para ajudar na empreitada e também disse que a Empresa Anglo Ferrous havia aventado a possibilidade de auxiliar na remoção da terra.

Desde o dia 13 vêm sendo retiradas do local  centenas de caminhões de terra por dia e os técnicos não sabem prever quando terão a situação totalmente sob controle.

O Diretor do Semasa e Diretor de Obras do Município, Engenheiro Juceleno Viegas tem acompanhado todo o processo dando suporte técnico para a equação do problema.
Mesmo com toda a ação, a terra que deslizou atingiu postes da CEMIG, padrões de água e luz e destruiu casas do bairro Pendura Saia.
"Temos procurado envidar todos os esforços para a remoção da terra, a destinação adequada da água que contribuiu pra o deslizamento, para a liberação do tráfego de veículos e, acima de tudo, para garantir a segurança das famílias que moram naquela área" destacou o Prefeito Patrick, enfatizando: "pedimos a compreensão de todos, pois este é um momento difícil e que requer a união dos carangolenses para auxiliar na sua solução".
Com a interdição da Av. Antônio Carlos de Souza, o trânsito foi desviado para a estrada da Varginha, Av. Juca de Souza, passando pelo antigo Pontilhão de Ferro.


EDITORIAL

*Larousse nos diz que comunidade é o "agrupamento social que se caracteriza por acentuada coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos que o constituem". Também é ele que nos diz que sociedade é o "conjunto dos membros de uma coletividade sujeitos às mesmas Leis". Pois bem, diante dessas classificações constatamos que tanto a comunidade quanto a sociedade fazem parte de um mesmo conjunto que busca a socialização e sobre esta o autor destaca ser o "desenvolvimento da consciência social, do espírito de solidariedade e de cooperação nos indivíduos de uma comunidade".
Como podemos ver, é importante que todos os cidadãos que fazem parte de uma comunidade e de uma sociedade socializem-se e socializar-se é desenvolver-se conscientemente de forma a ser parte integrante, ativa e produtiva dentro da sociedade. É ser solidário, é cooperar com o desenvolvimento do todo e certamente, partindo dessa premissa, a sociedade será mais justa e o indivíduo viverá melhor. E o que isso quer dizer? Que cada cidadão é responsável pela comunidade e pela sociedade em que vive.
Após fazermos esse preâmbulo lembramos que uma sociedade ou comunidade que viva de mexericos e mediocridade, difamações, maledicências e atitudes perniciosas certamente ainda está longe de ser uma comunidade socializada. Mas também não podemos dizer que ela é primitiva, pois, se observarmos a forma vivente dos silvícolas, vamos constatar que, verdadeiramente, são eles uma comunidade socializada.
O índio respeita o outro índio, respeita o meio ambiente, os animais, os vegetais, os rios, a natureza como um todo, não rouba para adquirir mais para si em detrimento do prejuízo do outro e muito menos age de forma espúria, na calada da noite, desejando o mal dos seus, pois, afinal, dentro de uma sociedade, o outro é eu e eu o outro e enquanto não pensarmos assim certamente não seremos socializados e se não nos socializarmos continuaremos marchando em um mesmo lugar, afundando no lodo de nossa ignorância, vendo a nau de nossa existência e da sociedade e comunidade em que vivemos naufragar. Porém ainda há uma esperança e a esperança é de que pensemos como sociedade, socializando-nos e ajudando a comunidade em sua socialização.
Não existe uma receita linear para a socialização, mas uma coisa é certa. Precisamos pensar que, ao invés de torcermos para que os Projetos ou Administração do outro resultem em erros, devemos querer fazer melhor, ser melhor, produzir melhor, pois a disputa do melhor pelo melhor certamente levará a sociedade como um todo a ser melhor, e assim todos serão verdadeiramente socializados. Albino Neves

Aécio Neves teve carteira de habilitação apreendida no Rio de Janeiro

*A Rede Globo de Televisão anunciou que, no dia 17, o Senador Aécio Neves (PSDB - MG) ex-Governador do Estado teve sua Carteira de Habilitação apreendida pelo fato de o documento estar vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa operação Lei Seca na Av. Bartolomeu Mitre, Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, segundo informou a Secretaria de Estado de Governo do Rio.
O Senador só não teve o seu carro apreendido por apresentar um condutor habilitado. No ato, Aécio disse aos policiais que "não sabia que a CNH estava vencida".
Os Deputados Estaduais Rogério Correa (PT), líder do Bloco Minas Sem Censura e Antônio Júlio (PMDB), encaminharam, no dia 18, Ofício ao Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Diniz Pinheiro, no qual diziam que eram sabedores que "não é política do Deputado cercear ou sonegar quaisquer informações aos demais parlamentares, ainda mais se tratando de matérias de conhecimento público", para logo em seguida solicitar providências quanto aos seguintes fatos: a) da edição do clipping do dia 18, de número 2.844 de responsabilidade da Gerência Geral de Imprensa e Divulgação foram subtraídas as seguintes matérias: Jornal O Estado de Minas - Aécio é parado em blitz e perde a carteira; Jornal hoje em Dia  - Aécio perde a CNH vencida em blitz; Jornal O Tempo - Usando documento vencido, Aécio tem carteira apreendida; Jornal O Estado de São Paulo  -Aécio é flagrado com CNH vencida e recusa bafômetro; O Globo - Aécio Neves tem carteira apreendida em  blitz da Lei Seca e Jornal do Brasil Online - ex-Governador Aécio Neves tem Carteira de Habilitação apreendida.
b) No edifício Tiradentes foi detectado que o som ambiente, ao reproduzir reuniões de plenário, tem seu volume aumentado quando estão fazendo uso da palavra Deputados da base do governo e seu volume reduzido quando está fazendo uso da palavra algum Deputado da oposição.
Face à gravidade dos fatos praticados no Parlamento, onde os princípios básicos são a democracia e o direito à informação, os Deputados solicitaram ao Presidente e à Mesa Diretora " providências urgentes para que cessem tais comportamentos,  não cabíveis no âmbito da Assembléia Legislativa".

Vereador apresenta projeto para proibir venda de bebidas alcoólicas na Rodoviária

*O Vereador Flávio Dias Queiroz, vice-Presidente da Câmara Municipal de Carangola, apresentou,  na reunião do último dia 25, o Projeto de Lei 039/2011, que dispõe sobre a comercialização de bebidas alcoólicas nas dependências do Terminal Rodoviário Windgston Mendes de Souza.
No Projeto, o Vereador lembra que o Terminal Rodoviário de Carangola é um prédio antigo, tombado pelo Patrimônio Público, além de ser cartão de visitas do Município, e que a venda de bebidas alcoólicas naquele local é inadequada aos bons costumes, tendo em vista que para o visitante "a primeira impressão é a que fica".
O Projeto estipula multa de mil UFIR para o infrator e dois mil UFIR para o reincidente.

MG 111 de Faria Lemos a Tombos está comprometida


Devido à queda de trecho do asfalto caminhonete
é obrigada a trafegar na contramão.

Buraco obriga motorista trafegar na contramão
perto de uma curva e do trevo de Pedra Dourada.

*A estrada que liga o trevo de Faria Lemos a Tombos está com vários buracos e, na noite do dia 22, quando nossa reportagem retornava de Tombos, encontrou 3 carros ocupados por familiares dos condutores parados à beira da estrada com pneus furados devido à quantidade de buracos existentes.
Não bastassem os buracos que, segundo o DER, já estão sendo tampados, a cerca de um quilômetro do trevo houve o desabamento de dois trechos de estrada que, juntos, tem um comprimento de cerca de cento e cinquenta metros, os quais vem aumentando dia a dia, o que requer uma medida urgente de reparação a fim de que o desabamento não se torne ainda maior.
Por falar em desabamento, próximo a Carangola, a cerca de 2,5 km da entrada da cidade, nas imediações da propriedade do Dr Fernando Campos, existe em uma curva uma grande erosão que já começou a invadir por baixo do asfalto, colocando em risco a vida daqueles que transitam naquelas imediações da MG 111.

Panfletos anônimos mostram a índole maliciosa dos que agem na calada da noite

*Carangola vive hoje como se estivesse vivendo na metade do séc. XX, quando aqueles que se opunham aos mandatários ou adversários políticos utilizavam-se de meios obscuros e, na maioria das vezes, mentirosos, para atacar e caluniar os opositores. Afinal de contas, na "calada da noite" e no meio das trevas é muito mais fácil fazer-se de forte e justiceiro.
Em pleno séc. XXI, com toda evolução tecnológica e a era digital torna-se inconcebível a sociedade ter que conviver com pessoas inescrupulosas, de índole má e com princípios tenebrosos, tendo em vista que o povo de Carangola é conhecido por sua hospitalidade, solidariedade e maneira amistosa de ser.
A prática da distribuição de panfletos anônimos atacando políticos e membros da sociedade merece o repúdio de todos, pois foi-se o tempo do autoritarismo e do arbítrio onde a Lei era o que menos valia. Portanto, faz-se necessário que a sociedade como um todo repudie veementemente tais práticas, tendo em vista que ela própria pode ser a próxima vítima.
O que fazer? Denunciar os autores de tais panfletos, pois com a exemplificação da Lei em um, certamente todo o bando "baterá em revoada". Coisas típicas dos covardes.
Fica aqui, portanto, o repúdio da Folha àqueles que não têm se mostrado dignos de viver em sociedade.

Tubulação de abastecimento de água de Carangola esta comprometida



É fácil encontrar manilhas rachadas e gastas pelo tempo.

Visitante constata o vazamento na tubulação
do antigo DAE e a precariedade da mesma.

*Com mais de 50 anos de uso, a tubulação que transporta água do Rio Carangola da entrada de Conceição até a Estação de Tratamento do bairro Caixa D'Água está um tanto quanto desgastada pelo tempo, razão pela qual os moradores do bairro Pendura Saia, onde aconteceu o desastre ambiental cujo desmoronamento de terra acabou por destruir casas naquela localidade, garantem que há mais de 10 anos havia vazamento na tubulação.

Existe vazamento em várias partes
da rede de água, comprometida pelo tempo.

Juceleno Viegas, novo Diretor do SEMASA, antigo DAE, tão logo tomou conhecimento dos vazamentos, determinou que os mesmos fossem reparados, fato que ocorreu. No entanto, o Prof. Enivaldo Minetti, da Universidade Federal de Viçosa, disse que a tubulação de cimento é estática. Já o solo é móvel, o que facilita a dilatação da tubulação e o vazamento de água.
Uma semana depois de Juceleno ter determinado e os reparos terem sido feitos, já se vê novamente na tubulação vários vazamentos. Isto que deixa claro que há uma necessidade urgente da troca da tubulação, pois se a tubulação de cimento for retirada de funcionamento apenas a tubulação construída no governo do ex-Prefeito Roberto Alves não será suficiente para atender a demanda da sede do Município.

Aterro próximo ao rio pode comprometer escoamento de água

Centenas de caminhões de terra foram
descarregados próximos ao Rio Carangola.
*Centenas de caminhões de terra foram estacionados próximos ao Rio Carangola, entre a BR 482 (Ponte Preta) e a estrada da Varginha (Av. Capitão Antônio Carlos de Souza) em uma área que, em período de cheia do Rio Carangola e do córrego que vem do alto do Papagaio servia para ampliar a área de recebimento de tais águas, provocando, conseqüentemente, uma maior carga de água dentro da cidade de Carangola. Além do fato de que, levada pelas águas, a terra pode vir a assorear o rio.
Por outro lado, a terra colocada naquele local além de reduzir a área de recebimento da água poderá, em época de cheia, servir de barreira para o escoamento da água que vem da Serra do Papagaio, o que pode vir a aumentar o volume de água dentro do Distrito de Lacerdina, que na última enchente chegou a invadir, em mais de um metro de altura de água, várias residências.

Durval Ângelo é indicado para compor Conselhos Estaduais e o Colegiado das Corregedorias

*A Assessoria do Deputado Estadual Durval Ângelo (PT), Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais anunciou na semana passada que o Presidente da Assembléia, o Deputado Diniz Pinheiro (PSDB), indicou Durval para representar a Assembléia no Conselho Estadual de Defesa Social e que o Deputado petista também foi indicado pela Assembléia para representar o Poder Legislativo mineiro no Colegiado das Corregedorias dos Órgãos de Defesa Social, o qual Durval já integra há vários anos.
Durval Ângelo disse que sua participação nas três instâncias "é de fundamental importância para a luta mais ampla em defesa dos direitos humanos e especificamente no que se refere a direitos fundamentais, como segurança e direito das crianças e adolescentes".

Estrada de Faria Lemos pode ruir se não for protegida

Manilhas de passagem de água já caíram
e a água escorre pelo barranco, comprometendo o asfalto.
*Entre o trevo que liga a MG 111 a Faria Lemos existe um trecho da estrada por onde passa grande volume de água cujas manilhas caíram e parte da água, que antes passava pelas mesmas, escorre pelo barranco que segura a referida estrada, o que tem comprometido sua estrutura, que corre o risco de desabar.
O Prefeito José Clério Alves Terra - Clerinho, disse que já comunicou o fato ao escritório do DER em Manhumirim já há algum tempo e lamentou o fato do reparo ainda não ter sido feito, ressaltando que "teme que o asfalto venha a se romper".

Centenas de Municípios mineiros estão sem telefonia fixa e móvel

*A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, atendendo requerimento do Dep. Antônio Júlio, PMDB, confirmou que 412 Municípios mineiros não possuem o serviço de roaming.
Luiz de Melo Jr, representante do Sindicato de Operadoras de Telefonia Fixa e Móvel, afirmou, durante a audiência pública realizada no dia 12 para discutir o assunto que iria levar às Diretorias das empresas Claro, OI, TIM e Vivo, bem como à Anatel, os questionamentos feitos pela Comissão de Parlamentares.
Nas comarcas de Carangola, Divino, Espera Feliz e Tombos, apesar das sedes dos Municípios possuírem telefonia fixa e móvel, muitas comunidades e distritos não possuem nem telefonia fixa nem móvel, estando desta forma sem o serviço.
Antônio Júlio lembrou que, em abril de 2008, há três anos atrás, as operadoras se comprometeram a acelerar as negociações para implantação do roaming em todo estado.
Gilberto Dias de Souza, representando do Procom na Assembléia foi categórico ao afirmar que o cidadão tem o direito de receber uma prestação de serviço eficaz arrematando, "é inaceitável a falta de comunicação entre as operadoras".
A esperança das comunidades de distritos rurais da região e também dos 412 Municípios mineiros é que a questão seja solucionada no menor prazo de tempo possível.

Região tem as mais belas paisagens para o Cicloturismo e Mountain Bike


Entre a mata e o córrego, em Carangola.


Na divisa entre Carangola e Faria Lemos.

Serra dos Lima, em Alvorada.
*Milhares de quilômetros de trilhas e estradas rurais nos Municípios de Tombos, Pedra Dourada, Faria Lemos, Espera Feliz, Carangola, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó, além de cachoeiras, fazendas centenárias, reservas naturais, patrimônios históricos, culturais e geográficos aliados a uma beleza cênica muito especial fazem parte de um contexto próprio para a prática de cicloturismo e mountain bike.
Eventos como o Bike Luz, Bike Trilhas e Ecotrilhas já são marca registrada e de sucesso entre os cicloturistas e praticantes do mountain bike que ano a ano vem aumentando graças, principalmente, à estrutura natural dos Municípios onde tais eventos são desenvolvidos.
O Município de Carangola é, dentre todos, um dos que possuem maior potencial para a prática do esporte, tendo em vista estar situado em um vale cercado por montanhas e trilhas, sem contar com suas comunidades rurais e Distritos como Lacerdina, Papagaio, Alvorada, Barroso, Ponte Alta, Serra da Galdina, Conceição, Serra da Suíça, Parada General entre outros, todos com grandes potenciais para o desenvolvimento do cicloturismo e mountain bike.
Com tamanho potencial para o desenvolvimento principalmente do mountain bike, a região tem tudo para se tornar um dos lugares mais procurados do Brasil, quiçá do mundo, com a criação da maior rota de mountain bike do mundo, segundo considerações feitas por Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ-, entidade responsável pela manutenção do Caminho hoje considerado um dos mais importantes caminhos de peregrinação do Brasil e conhecido nacional e internacionalmente. O Presidente disse que já há alguns anos vem fazendo levantamento das trilhas da região, mapeando-as, e acredita que seja possível implantar uma rota com mais de cinco mil quilômetros.

Ciclista faz uma saudação às montanhas da região.

O Bike Luz é um evento promovido anualmente pela ABRALUZ em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil, uma das entidades mais conceituadas no país na área do cicloturismo, o que representa uma importante porta de entrada para a prática do cicloturismo na região.
O Caminho da Luz, onde é praticado o Bike Luz, é o único roteiro na região em que o cicloturista ou praticante de mountain bike, independente de orientação por GPS, pode ser percorrido em qualquer época do ano pois é todo sinalizado.

ABRALUZ vai lançar novo guia do Caminho da Luz

*Depois da produção de seis Edições do Livro-Guia Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, de autoria do Jornalista e Escritor Albino Neves, a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ - estará lançando em breve um novo guia, desta feita em tamanho 41 x 64 cm, ao invés de livro e que trará todas as informações básicas das localidades por onde passa o Caminho como história, distância, etc, além de outras informações úteis, sendo a capa composta de 25 fotos dos principais locais por onde passa o Caminho da Luz, costumes, plantas, animais e belezas cênicas.
A idéia é de que o caminhante, ciclista e/ou cavaleiro que venha percorrer o Caminho, além de ter as informações necessárias, possa levar um poster com fotos variadas e se quiser, emoldurá-lo ou mesmo usá-lo para divulgação da rota de peregrinação. O guia, elaborado pela ABRALUZ, tem o apoio da Operadora Rastro de Luz, tendo a arte sido feita pelo Designer Fabrício "Gira", da Vitrine da Arte.

Bike Luz 2011 vai receber cicloturistas e ciclistas de vários estados do Brasil

Dezenas de cicloturistas na base da
Cachoeira de Tombos, início do
Caminho da Luz, o Caminho do Brasil
*O Bike Luz 2011, que será realizado de 03 a 06 de julho e que é promovido pela ABRALUZ em parceria com o Clube de Cicloturismo do Brasil, vai reunir cicloturistas e ciclistas de vários estados do Brasil.
O Engenheiro Rodrigo Telles e a Bióloga Eliana Garcia, que presidem o Clube de Cicloturismo do Brasil dizem que a parceria com a ABRALUZ fez acontecer um evento que já faz parte do roteiro de cicloturismo do país, não apenas pela importância que tem o Caminho da Luz ou pela beleza cênica da região de Tombos até o Alto Caparaó, mas também pela forma organizacional da produção e promoção do evento e da possibilidade que o cicloturista e o ciclista tem de, após a conclusão do evento, subir o Pico da Bandeira com 2892 metros de altitude, sendo o terceiro mais alto pico do país e o primeiro mais alto acessível, situado dentro do Parque Nacional do Caparaó, onde também é o término do Caminho da Luz para aqueles que fazem a rota de peregrinação à pé.
As inscrições e forma de participação do Bike Luz já se encontram nos sites www.caminhodaluz.org.br  e http://www.clubedecicloturismodobrasil.com.br/.

Cacau Bandeira é mais uma opção para o acolhimento turístico em Alto Caparaó


A chocolaterie Sirlene Cortez entre
os ovos de Páscoa produzidos por ela.

*O Caparaó Parque Hotel, situado em Alto Caparaó, próximo à entrada do Parque Nacional do Caparaó, é o maior e mais importante hotel de turismo da região.
De propriedade dos Empresários Ronald, Leda e Ronaldinho Gripp, o grupo de empreendedores do Caparaó Parque Hotel tem investido com eficiência, determinação e visão futurística no setor turístico daquela região. Depois do hotel o grupo construiu o Restaurante Estância Gourmet e a seguir a loja de conveniência Trem de Minas e em janeiro de 2011 o mais recente empreendimento, a Cacau Bandeira, que, a princípio, seria apenas uma casa de chá e cafeteria. No entanto, sentindo o mercado e a necessidade de ampliação do negócio, os empresários estenderam o empreendimento para o setor de chocolateria.
Como sempre fazem em seus empreendimentos, os empresários procuram profissionais altamente qualificados para o desempenho de suas funções à frente dos estabelecimentos e no caso da Cacau Bandeira não é diferente. Trouxeram de São Paulo a chocolaterie Sirlene Cortez para, juntamente com Alexandre Luiz Pereira do Nascimento, administrarem o empreendimento.

A chocolaterie Sirlene ao lado de
Ronaldinho, Dr. Ronald Gripp e
Alexandre na porta da Cacau Bandeira.

Sirlene, que já foi proprietária de um restaurante em São Paulo, participou naquela capital de cursos especializados na produção de chocolate, capacitando-se para estar à frente da produção da Cacau Bandeira. Segundo ela, a perspectiva do empreendimento é a melhor possível, pois os Empresários Ronald, Leda e Ronaldinho Gripp querem sempre o melhor e para isso oferecem todas as condições a fim de produzir sempre um produto e um serviço de qualidade exemplar, sempre objetivando a satisfação do cliente.
Alexandre também exaltou a preocupação do grupo do Caparaó Parque Hotel em seus empreendimentos e disse que a Cacau Bandeira tem sido um sucesso e que os consumidores  tem elogiado a qualidade e variedade dos chocolates produzidos pela chocolaterie Sirlene.

Os Empresários Ronald Gripp, Ronaldinho
e Vitor Hugo na Cacau Bandeira.

Santuário de Sta Luzia comemora Semana Santa com extensa programação

Fiéis carregam as imagens de N. Sra das Dores
e de N. Sr. dos Passos após a Procissão do encontro.

Fiéis carregando o Senhor dos Passos.



*A Paróquia de Sta Luzia, Sede do Santuário da Padroeira de Carangola, situado na Pça Coronel Maximiano, em Carangola, promoveu, no período de 17 a 24 de abril, extensa programação em comemoração à Semana Santa.
No dia 17, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, realizou-se o Dia da Coleta da Solidariedade, classificado pela comunidade católica como gesto concreto coletivo.
Fundamentada na Campanha da Fraternidade 2011, intitulada "Fraternidade e a Vida no Planeta", durante todos os dias nas Missas e Celebrações o tema foi lembrado.
Ainda no dia 17 aconteceu Missa no Santuário e a Procissão de Ramos, onde cada comunidade saiu com ramos até a Praça do Santuário, onde aconteceu a Bênção dos ramos.
Na segunda feira (18), aconteceu, no Santuário, com início às 19 horas, a Celebração da Misericórdia com as famílias, a qual foi celebrada pelo Padre Antônio Feliciano - Toninho. Um momento de grande comoção e introspecção da comunidade católica.
A terça-feira Santa teve em sua programação encontro e Novena da Sagrada Face, a Celebração Eucarística com os idosos e enfermos que reuniu centenas deles em busca da cura e do alento naquele Santuário que é um local de indulgência. Ainda no dia 19 aconteceu a Celebração da Misericórdia com os adolescentes e jovens.
No dia 20 uma procissão com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos saiu da comunidade do Rosário enquanto outra com N. Sra das Dores saía da Escola Regina Pacis encontrando-se ambas no Santuário de Sta Luzia, na Procissão do Encontro, onde, a seguir, aconteceu uma Celebração.

A Pastoral da Juventude interpretou o
nascimento, vida, morte e ressurreição
de Jesus Cristo na Cantata da Páscoa
realizada dentro do Santuário.

A Missa da Bênção dos Santos Óleos (catecúmenos) crisma e enfermos abriu a programação da quinta-feira Santa enquanto  na Diocese de Cataringa acontecia o Dia da Eucaristia e do Sacerdócio com a celebração da Missa da Unidade Diocesana. No Santuário aconteceu a Cerimônia do Lava-Pés e a Trasladação do Santíssimo Sacramento e após a Missa houve a Adoração ao Santíssimo tendo a programação se estendido até as 24 horas com a participação de fiéis das comunidades dos setores Santa Emília, Rosário e Centro.
Na sexta-feira Santa não houve Missa pois "o Sacrifício lembrado na Missa se realiza em Jesus Crucificado", tendo sido relembrada na Liturgia das 15 horas a morte de Jesus. Foi um dia de jejum e penitência e às cinco horas da manhã aconteceu a Via Sacra "A criação geme em dores de parto" que saiu da Igreja Senhor Bom Jesus (Coroado/Eldorado) 1ª Estação, até a chegada ao Santuário de Sta Luzia, 15ª Estação. Neste dia aconteceu ainda a Cerimônia da Paixão e Morte do Senhor e a Cerimônia da Descida da Cruz.
Vigília Pascal e dia de recolhimento e silêncio marcaram o Sábado Santo.
No domingo, dia da Ressurreição do Senhor, aconteceram Missas Às 7, 9 e 18 horas e também a realização da Procissão do Triunfo de Nossa Senhora.

A Procissão da velas entrando
no Santuário de Sta Luzia.

Encerrando a Semana Santa, aconteceu uma Cantata da Páscoa promovida pela Pastoral da Juventude que também encenou o nascimento, vida, morte e ressurreição do Senhor. Durante toda a semana, milhares de fiéis participaram da programação no Santuário de Sta Luzia.

Dentro do Santuário de Sta Luzia
o Padre Juciano celebrou a Missa da
Ressurreição de Cristo
ao lado da Imagem de N. Sra.

União de Prefeitos mostra que Estrada Parque pode fortalecer o turismo regional

O Empresário Ronald Gripp
tomou a iniciativa.
*Os Prefeitos Municipais José Jacomel Jr (Alto Caparaó), Daniel Guimarães Sathler (Alto Jequitibá), Dalmo Miranda (Caparaó) e Aloísio Barbosa (Espera Feliz) endossaram a solicitação encabeçada por Ronald Gripp, Presidente da Associação Comercial de Alto Caparaó e Noraney Maria Fernandes, Presidente do Rotay Club daquele Município endereçada ao Deputado Federal Carlos Melles, Secretário de Estado de Obras Públicas de Minas Gerais.
Na solicitação, os signatários reivindicam a construção de 33 quilômetros de estrada asfaltada para compor os 39 quilômetros que fazem parte do entorno do Parque Nacional do Caparaó, a denominada Estrada Parque. Para isso, pedem a interferência do Secretário junto ao Governador Antônio Anastasia para que a Estrada Parque seja incluída no plano rodoviário do Governo do Estado em caráter de prioridade e urgência.
Outro argumento usado é que a Estrada Parque vai favorecer aos produtores de café e hortifrutigranjeiros e ampliar na área rural o agro-turismo, ecoturismo, turismo ecológico, turismo rural, turismo de vivência, turismo ambiental, turismo de habitação, centro de vivências místicas, entre outros, além de melhorar a acessibilidade para produtores e visitantes, tanto para o setor de transporte escolar como transferência e transporte de pacientes para os Hospitais.
O entorno do Parque Nacional do Caparaó tem uma extensão de 135 km, sendo que a área pertencente a Minas Gerais tem 39,6 km, dos quais 4,1 são áreas urbanas e 2,5 km de percurso em asfalto, que são a estrada Agostinho Patrus, que liga Espera Feliz ao Paraíso, segundo os autores da reivindicação.
Na reivindicação, 2,80 km fazem parte do Município de Manhumirim, 4,90 km de Alto Jequitibá, 12,3 km de Alto Caparaó, 12,1 km Caparaó e 7,5 km de Espera Feliz.
Os autores da solicitação argumentam ainda que neste ano o Parque Nacional do Caparaó completa 50 anos de criação e que a estrada também vai ter um papel de destaque na preservação da natureza e no desenvolvimento sócio-econômico da região.